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Conceitos Básicos de Acústica Para Sistemas de Forro e Parede

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Apresentação em tema: "Conceitos Básicos de Acústica Para Sistemas de Forro e Parede"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos Básicos de Acústica Para Sistemas de Forro e Parede
A Armstrong World Industries, Inc. está registrada no Sistema de educação contínua do AIA e está comprometida a desenvolver atividades de aprendizagem de qualidade em conformidade com os critérios do CES do AIA. De acordo com a avaliação, este curso consiste em uma hora de trabalho de curso e equivale a uma unidade de aprendizado. Ele também aborda uma unidade sobre saúde, segurança e bem-estar. Se você for membro do AIA, os créditos referentes a este curso serão repassados diretamente ao AIA, basta fornecer o número de sua assinatura no formulário de registro. Se você não for membro do AIA, envie um certificado de conclusão às organizações profissionais de sua escolha após concluir o curso. A Armstrong enviará este certificado por para você dentro de 5 dias úteis. Conceitos básicos de acústica para sistemas de forro e parede – 2005 [G – ABP – Vendas – Treinamento – Apresentações do CES – Conceitos básicos de acústica – 2005]

2 Introdução ao Seminário de Acústica
Revisar os termos e conceitos de acústica. Identificar aplicações práticas destas informações. Explicar o que perguntar quando você for apresentado a novos produtos. Discutir recursos de aprendizagem adicionais. Os objetivos deste curso são classificados em quatro grandes categorias: introdução aos termos de acústica, descrição dos fundamentos do som, revisão das medições de desempenho de forro e parede acústicos, e avaliação desses conceitos no design de diversos espaços comerciais. A acústica é definida como estando relacionada ao sentido da audição, e ao som, ou à ciência do som. Este curso estuda a acústica e sua aplicação ao controle de som, mesmo que isso signifique suprimi-lo, amplificá-lo, ou redirecioná-lo. A utilização do espaço ditará o requisito que melhor se adequa a um ambiente em particular.         

3 Pesquisas Independentes Confirmam Que o Ruído:
Então Por Que Devo Aprender Sobre Acústica? Pesquisas Independentes Confirmam Que o Ruído: Reduz a eficiência dos funcionários. Aumenta os níveis de estresse. Reduz a satisfação dos funcionários. É citado pelos funcionários como o principal problema que afeta a produtividade. Qual o impacto da acústica nos funcionários de um escritório e em estudantes? Pesquisas independentes confirmam que ruído no local de trabalho: • Reduz a eficiência dos funcionários. • Aumenta os níveis de estresse. • Reduz a satisfação dos funcionários. • É citado pelos funcionários como o principal problema afetando a produtividade. 70% dos funcionários declararam que sua produtividade aumentaria se seus escritórios ou locais de trabalho fossem menos barulhentos. 81% dos executivos disseram que não perceberam que suas instalações tinham problemas de ruído, enquanto os trabalhadores relataram distrações graves devido ao ruído (1995 ASID Study).   Fonte: Estudo sobre acústica ASID/Yankelovich

4 Pesquisas independentes Confirmam Que o Ruído:
Então Por Que Devo Aprender Sobre Acústica? Pesquisas independentes Confirmam Que o Ruído: É o principal problema nos ambientes em quase um terço dos sistemas de educação dos EUA. Leva os alunos a perderem um terço da comunicação verbal em sala. Interfere na compreensão do discurso. Um estudo realizado pelo GAO em 1995 mostrou que um terço dos sistemas de educação citaram o ruído como o principal problema do ambiente. Pesquisas indicam que níveis altos de ruído de fundo nas salas de aula afetam a compreensão da fala, o que interfere no aprendizado e nas habilidades de comunicação das crianças. Fonte: Coalizão para acústica em sala de aula

5 Ruído Ruído: Tendências por Aplicação
Escritórios: Telas de computador mais amplas (de 13" a 17") refletem mais ruído da fala, conferências em vídeo e computadores ativados por voz acrescentam ruído de fala ao plano aberto. Escolas: 28% das escolas dos EUA citam o ruído como o principal problema. O esforço para conter o ruído leva os professores à fadiga vocal, e prejudica a aprendizagem geral para todos os alunos. Além disso, as crianças mais jovens com infecções no ouvido médio costumam experimentam perda auditiva significativa. Centros médicos: As regulamentações do HIPAA que entraram em vigor em abril de 2003 solicitam que "garantias razoáveis​​" sejam tomadas para proteger as informações eletrônicas, escritas e orais do paciente. Como resultado de tendências como essas, arquiforros, decoradores, proprietários de edifícios e gerentes de estabelecimentos precisam se conscientizar mais sobre a privacidade das conversas, pois ela se tornou uma preocupação em uma variedade de edifícios, que vão de centros médicos (onde a confidencialidade médico-paciente é essencial) a prédios comerciais ocupados pelo proprietário ou alugados (onde a privacidade é necessária em salas de reuniões e nas salas de diretoria, bem como em escritórios abertos e fechados). A compreensão da fala e o controle de ruído são essenciais em áreas de trabalho focado, tais como salas de aula, onde a concentração dos alunos e distração limitada são necessárias para a aprendizagem. Da mesma forma, os funcionários de escritório necessitam de áreas propícias para a concentração para serem produtivos.

6 Áreas ou Locais Com Problemas Acústicos
Ginásios. Salas multi-uso (escola, igreja, centro comunitário). Refeitórios. Salas de aula. Centros médicos: salas para exames, consultórios. Escritórios em plano aberto e privados.                               A necessidade de design estrutural efetivo, bem projetado e intencional é fundamental. Mesmo que inicialmente o design acústico pareça menos importante, os problemas de comunicação e a utilização do espaço podem levar a repensar isso. Saber como o som interage com materiais ou superfícies pode afetar a integridade acústica geral de um espaço. Os efeitos podem contrariar os objetivos pretendidos da estrutura, e levar a uma variedade de problemas. Esta lista identifica apenas alguns espaços onde as considerações acústicas podem ser um fator importante em seu processo de seleção do produto.

7 Diferentes Requisitos de Desempenho por Espaço
Áreas ou Locais Com Problemas Acústicos Diferentes Requisitos de Desempenho por Espaço Espaços amplos (saguões e cafeterias). Áreas normalmente ativas. Controle acústico geral. Além da acústica, outros fatores influenciarão a sua seleção de forros e paredes acústicas para diversos espaços. Lembre-se que o departamento de serviços técnicos de um fabricante líder de forros acústicos recebe mais perguntas sobre problemas acústicos em ginásios do que sobre qualquer outro assunto. A solução para o desempenho acústico ruim é compreender a relação entre o design arquitetônico e as propriedades dos materiais acústicos. Espaços fechados. Necessidades de durabilidade: outros requisitos do forro. Controle acústico geral. Espaços fechados. Distração limitada para o aprendizado. Conversas privadas: administração.

8 Conceitos Básicos de Fala e Audição: Volume (Nível)
Ensurdecedor Muito alto Alto Moderado Baixo Muito baixo 120 dB 100 dB 80 dB 60 dB 40 dB 29 dB 0 dB Avião Prensa tipográfica Cafeteria barulhenta Conversa (fala) Residência tranquila Sussurro Limiar da audição Antes de discutirmos as propriedades dos materiais acústicos específicas para forros e paredes, vamos revisar os princípios acústicos principais que você vai ouvir falar durante a apresentação. É importante que você entenda estes termos básicos. Talvez você já esteja familiarizado com muitos destes conceitos. O som é energia sob a forma de vibrações. A vibração de um objeto, seja ele um tambor, um telefone, ou cordas vocais humanas, causa pequenas mudanças na pressão do ar. Quando ouvimos o som, os nossos ouvidos estão, na realidade, "sentindo" as pequenas diferenças de pressão no ar causadas pelo objeto vibrando. Quando as pessoas caracterizam o som, elas geralmente se referem ao volume e à frequência. O volume é determinado pelo tamanho das vibrações (diferenças de pressão). É medido em decibéis (dB). Quão alto você acha que seria o grito de uma pessoa? (Resposta: em torno de 80 dB). Neste seminário, vamos nos concentrar na fala humana e nas conversas típicas em escritórios, que estão em torno de 60 dB. Como referência, definiremos som e ruído como:  Som: energia vibracional que irradia a partir da fonte e emana através do ar, de sólidos e de líquidos. Ruído: som indesejado.

9 Conceitos Básicos de Fala e Audição: Altura (Frequência)
8 16 31.5 63 125 250 500 1000 2000 4000 8000 16,000 20* 32,000 20,000 amplitude auditiva de um jovem amplitude auditiva de um idoso vogais FALA consoantes C-média estéreo de alta fidelidade piano piano A altura é outro importante conceito acústico. A altura é determinada pela rapidez com que o objeto gerando som está vibrando. Quanto mais rápidas as vibrações, maior a altura. Um termo técnico para altura é frequência. É medida por ciclos por segundo, ou Hertz (Hz). A amplitude auditiva de um jovem pode variar de cerde de 20 Hz a Hz, e para jovens adultos, de 20 Hz a Hz. À medida que envelhecemos, nossa capacidade auditiva diminui. Isso ocorre devido à longa exposição ao ruído, que torna menor o alcance efetivo da audição, especialmente em alta frequência. A voz humana tem uma gama de frequência que costuma variar entre 125 Hz e Hz. Como referência, a tecla C-média em um piano está em torno de 250 Hz. Sons crescentes, como um tambor ou as vogais em nosso discurso, são sons de baixos (baixa frequência). Sons sibilantes, bem como as consoantes em nosso discurso, são sons altos (alta frequência). Ao discutir faixas de absorção de som comuns, os níveis principais estarão entre 500 Hz e Hz, se estivermos preocupados com a fala. Frequência (Hz) *As vibrações abaixo de 20 Hz não são audíveis, mas pode ser sentidas. Referência: E. H. Berger et al (eds.), Manual de ruído e da conservação auditiva, Associação Americana de Higiene, Akron, Ohio.

10 Diretrizes do Desempenho Acústico por Espaço
Tempo de Reverberação O tempo que leva para o som parar de circular em uma sala após sua fonte cessar litúrgica sinfonia ópera auditório igrejas auditório multi-propósito pequeno teatro sala de conferência sala de aula Música Conversa e Música Como é determinado o desempenho aceitável? O tempo de reverberação é o tempo que leva para o som parar de circular em uma sala após sua fonte parar. A reverberação afeta a qualidade do som, o volume e a compreensão em um espaço. A reverberação e o tempo de reverberação de uma instalação são medidas utilizadas para determinar o desempenho acústico aceitável. As instalações que não se enquadram dentro dos limites aceitáveis ​​de tempo de reverberação podem ser muito agitadas ou barulhentas para seu uso pretendido. A aplicação e tamanho da sala ditam o tempo de reverberação apropriado para o espaço. Esta matriz mostra algumas faixas de desempenho típicas aceitáveis ​​em relação ao tempo de reverberação para diferentes tipos de instalações. Nota: Estas áreas são definidas por atividades de fala, fala e música, e música. Conversa

11 Informações Necessárias Para o Cálculo de Reverberação
Cálculos do Tempo de Reverberação Informações Necessárias Para o Cálculo de Reverberação Uso pretendido para a sala. Se houver assentos, de que tipo será o assento. Quantas pessoas ocuparão o espaço. Tamanho de cada superfície (paredes, pisos e forro). Material atual do qual cada superfície é feita, ou coberta. Valores de absorção para o material da superfície. Material desejado para o projeto (identificar as restrições orçamentárias). O tempo de reverberação é influenciado pelo volume do espaço e da absorção total no espaço. Os fabricantes podem fornecer assistência com estes cálculos. Você precisa fornecer as informações indicadas no slide, e um fabricante pode fornecer diretrizes de seleção de materiais para obter o desempenho acústico desejado. Várias combinações de paredes e forros podem ser recomendadas para atenderem ao seu orçamento e a outros requisitos de desempenho do espaço.

12 Quando o Som Atinge Uma Superfície
Materiais Forros Paredes 100% 10% Reflexão Transmissão Absorção 80% 1)Absorção 0,90 ou 90% 2) Reflexão 0,10 ou 10% 3) Transmissão 0,10 ou 10% Como o som interage com acabamentos de espaço para criar o desempenho acústico desejado? Quando o som atinge uma superfície de forro ou parede, ele pode ser absorvido, refletido de volta para o espaço, ou transmitido através do forro ou parede para um espaço adjacente. Dependendo das propriedades do material (densidade e espessura), mais ou menos som pode ser absorvido em certas frequências. Observe no slide que a absorção é todo som que não é refletido. O processo físico de absorção do material envolve uma mudança no estado de energia acústica para energia térmica, através do qual as moléculas param de vibrar.

13 Coeficiente de absorção
Absorção de Som Material: absorvente Reflexão Absorção Coeficiente de absorção Absorção em % O que acontece quando o som é absorvido? O som deve penetrar um material antes que possa ser absorvido. O som é convertido de energia acústica a energia térmica. O atrito causado pelas moléculas de ar em fricção contra o material acústico cria esta mudança física. Este método através do qual o som é absorvido e convertido em energia térmica explica porque os materiais fibrosos, como a fibra de vidro, são bons absorventes de som. O som pode penetrar facilmente o substrato poroso. Isso também explica porque a maioria dos forros de fibra mineral precisam de buracos ou fissuras para absorver o som. É difícil para um som penetrar substratos mais densos. Além disso, o som que transmite através do material faz parte da absorção total.

14 Que Materiais São Bons Para a Absorção de Som?
Tratamentos: Espumas, materiais fibrosos, tábuas perfuradas. Acabamentos: Tecidos: verdadeiros ou sintéticos. Películas: sólidas, perfuradas. Painéis perfurados de metal ou madeira. Aplicações: Distribuídos por todo o espaço (não concentrados em uma determinada área). Os níveis de som em uma sala podem ser reduzidos através do uso eficaz de tratamento para absorção de som. Como mencionado anteriormente, a fibra de vidro é um bom absorvente de som devido à capacidade do som para penetrar no material de fibra de vidro. Outros tratamentos e acabamentos também são bons para a absorção do som, se aplicados a um substrato absorvente. Eles incluem:   • Tratamentos: Espumas, materiais fibrosos, tábuas perfuradas.   • Acabamentos: Tecidos: verdadeiros ou sintéticos; películas: sólidas, perfuradas; e mesmo painéis perfurados de metal e madeira para forros.   • Aplicações: Distribuídos por todo o espaço (não concentrados em uma determinada área). Observe que em "aplicações", materiais absorventes de som devem ser distribuídos por todo o espaço. Se você tem uma quantidade limitada de material absorvente para utilizar em um espaço devido a restrições orçamentais, muitas vezes é melhor espalhá-lo, certificando-se de que ele não seja todo aplicado na mesma área.

15 Coeficiente de redução de ruído (NRC)
Conceitos Acústicos: Absorção de Som Coeficiente de redução de ruído (NRC) Indica a capacidade de uma superfície de absorver o som de todos os ângulos em um espaço fechado. Expressa por um número entre 0,00 e 1,00. Quanto maior for o número, melhor a superfície atua como um absorvente. Em termos de desempenho acústico do forro, dois conceitos de absorção sonora são importantes. O primeiro conceito é o NRC, Coeficiente de redução de ruído. O segundo conceito é a AC, classe de articulação, uma medida específica para escritórios em plano aberto. O material acústico absorverá quantidades diferentes de som em diversas frequências sonoras. Lembre-se que as baixas frequências podem estar associadas a equipamentos mecânicos (sons estrondosos), enquanto que as altas frequências estão mais associadas a vozes humanas. Usamos o coeficiente de redução de ruído (NRC) para indicar a capacidade de uma superfície, como um forro, para absorver o som de todos os ângulos em diferentes frequências. O NRC é relatado como a absorção média das quatro frequências de 250, 500, 1.000, e Hz. É expressa por um número entre 0,00 e 1,00, e indica uma porcentagem média de som que um forro absorve. Por exemplo, um NRC de 0,60 significa que o limite máximo absorve uma média de 60% do som que o atinja. Quanto maior for o número, melhor a superfície atua como um absorvente de som. Um material de superfície com NRC menor que 0,50 é considerado um absorvente ruim. Um material de superfície com NRC maior que 0,80 é considerado um absorvente de som muito bom. O ASTM C 423 é o método de teste para determinar o coeficiente de redução de som.

16 Índice de NRC dos Produtos de Forro Típicos
NRC Típico Para Materiais Acústicos Índice de NRC dos Produtos de Forro Típicos Forro acústico de alto desempenho NRC 0,80 a 1,00 Paredes acústicas de alto desempenho NRC 0,60 a 0,85 Forro acústico típico NRC 0,50 a 0,75 Carpete comercial NRC 0,20 a 0,25 Painel de parede de gesso de 1/2" NRC 0,05 Parede de concreto NRC 0,00 Como você interpreta o valor do NRC? O valor do NRC será expresso por um número entre 0,00 e 1,00. Um valor do NRC de 0,00 significa que o material não absorverá nenhum som. Um objeto sólido duro, como o concreto, tem um NRC de 0,00. Um valor do NRC de 1,00 significa que o material absorverá 100% do som. Um forro acústico de alto desempenho pode ter um NRC de 1,00. Se o NRC for de 0,50, o produto absorverá em média 50%, ou cerca de metade do som que atingir a superfície. Um forro acústico de comodidade pode ter um NRC de 0,50. Como você encontra o NRC de um forro? Fontes para o NRC de um material específico podem ser encontrada no: 1. Catálogo do fabricante e site da Web (exemplo: em "Resumo do desempenho acústico"); pesquisas especiais por produtos ou desempenho. 2. Amostras de produtos: cada rótulo de produto lista os atributos de desempenho, tais como os valores do NRC .

17 Dois Tipos de Práticas de Instalação de Teste: A e D
Métodos de Montagem do Material: Paredes Dois Tipos de Práticas de Instalação de Teste: A e D Método A: O material pode ser instalado diretamente em uma superfície existente da parede. Método D: Uma cavidade de ar é criada entre uma parede existente e o tratamento da parede; o que costuma melhorar a absorção do som em um ambiente Métodos de montagem por ASTM E 795. Há dois métodos de montagem utilizados para determinar a absorção da parede. Os painéis de parede fabricados podem ser instalados diretamente em uma superfície da parede existente ou em outro membro da estrutura na parte superior de uma superfície de parede existente que cria uma cavidade de ar. O método de montagem afeta a absorção de som em geral em uma sala. Normalmente, uma cavidade de ar melhorará a absorção geral do som ambiente, ou NRC. Em termos de forros, um método de montagem com uma área de forro de cerca de 16" é usado.

18 Classe de Articulação (AC)
Conceitos acústicos: Absorção de Som Classe de Articulação (AC) Medida do ruído da fala refletida que passa sobre a parte superior dos sistemas de mobiliário em estações de trabalho adjacentes. Quanto maior for o número, melhor. AC igual a/ou maior que 200 é melhor para áreas em plano aberto. Enquanto o NRC é uma indicação de absorção total de som geral, a AC é específica do plano aberto. Classe de Articulação (AC) - indica a capacidade de um forro para absorver o som que é refletido no forro entre dois espaços abertos adjacentes divididas por painéis de altura parcial móveis, tais como cabines de escritório. Quanto maior for o número, melhor é o desempenho do forro em termos de privacidade da conversa entre espaços adjacentes de plano aberto. Um forro com uma AC inferior a 170 é considerado de baixo desempenho, enquanto um forro com AC igual a ou maior do que 200 é considerado de alto desempenho. O ASTM E 1110 é o método de teste para determinar a classe de articulação.

19 Índice de AC do Sistema de Forro
AC Típico Para Produtos de Forro Índice de AC do Sistema de Forro Céu aberto (limite teórico) AC 240 Fibra de vidro de alto desempenho AC 210 a 190 Fibra mineral de alto desempenho AC 180 a 170 Fibra mineral padrão AC 160 a 140 Gesso/vidro AC 120 Forros de fibra de vidro de alto desempenho são ideais para plano aberto, no entanto, eles não são apropriados para escritórios particulares, onde o bloqueio de som também é fundamental. Em áreas plano fechado, uma fibra mineral de alto desempenho seria uma melhor escolha para bloquear o som que viaja entre os escritórios privados que compartilham um mesmo forro.

20 Absorção de Som: Comparando AV e NRC
Forros de Fibra Mineral de AC Alto Versus NRCAlto [NRC equivalente 0,70] Revisando, o NRC é a média de quatro frequências específicas. Observe que, embora as formas das curvas de absorção no gráfico sejam muito diferentes, a média das quatro frequências do NRC é igual (NRC 0,70). No entanto, as frequências importantes na medição da AC estão em uma faixa diferente das frequências do NRC. A caixa azul delineada no gráfico destaca a diferença de desempenho destes dois produtos de forro de fibra mineral nas frequências mais altas. Observe como o forro de fibra mineral em plano aberto tem melhor desempenho em frequências críticas no plano aberto (onde fontes sonoras, como pessoas falando, representam um dos maiores desafios). Enquanto os dados fornecidos têm base no protocolo do teste de NRC (ASTM C 423), a absorção de alta frequência é um indicador do desempenho esperado no teste de AC (ASTM E 1130).

21 Considerações Acústicas Adicionais
Absorção de Som: Design e Layout do Espaço Considerações Acústicas Adicionais A altura doforro pode ter influência sobre a absorção de som. Forros altos: um percurso maior para o som percorrer. Forros baixos: o desempenho do forro é fundamental. Tratamento acústico localizado pode afetar drasticamente os espaços com estrutura exposta. Desafio para o mascaramento de som uniforme em áreas de plano aberto. O “forro com nuvem acústica” absorve o som nas áreas necessárias. Luminárias e outros dispositivos no plano do forro As luminárias pendentes são a melhor opção. Além da absorção dos materiais escolhidos para o espaço, há outras considerações de design necessárias para otimizar o desempenho acústico. Esses problemas de design do espaço e layout do forro incluem: A altura do forro O design com laje aberta/sem forro. As penetrações no forro, como as luminárias. Até o momento nós discutimos a absorção, com ênfase na redução dos níveis sonoros gerais em um espaço. Agora vamos voltar nossa atenção ao som que é transmitido para as áreas adjacentes.

22 Perda de Tansmissão Materiais Forros Paredes 100% 80%
10% Reflexão Transmissão Absorção 80% 1)Absorção 0,90 ou 90% 2) Reflexão 0,10 ou 10% 3) Transmissão 0,10 ou 10% Lembre-se que quando o som atinge uma superfície de forro ou parede, ele pode ser absorvido, refletido de volta para o espaço, ou transmitido através do forro ou parede. A perda de transmissão é importante para manter a privacidade em espaços fechados.

23 Classe de Atenuação do Forro(CAC)
Conceitos Acústicos: Perda de Transmissão Classe de Atenuação do Forro(CAC) Mede a capacidade do forro embloquear o som de uma sala para a outra (salas que compartilham o mesmo forro). Quanto maior for o número, melhor. Forros com CAC de 35 ou maior são comuns em escritórios fechados. Enquanto o NRC e a AC medem a capacidade de um material para absorver som, a CAC e a STC medem a capacidade de um material para bloquear o som. A classe de atenuação do telhado (CAC) indica a capacidade de um sistema de forro instalado para bloquear o som em um espaço fechado, impedindo que ele passe para dentro do espaço do forro do forro e transmita de volta para um espaço adjacente fechado que compartilhe o mesmo forro. Quanto maior for o número, melhor o sistema de forro atuará como uma barreira contra a intrusão de somente espaços fechados. Um sistema de forro com uma CAC inferior a 25 é considerado de baixo desempenho, enquanto um forro com CAC igual a ou maior do que 35 é considerado de alto desempenho. O ASTM E 1414 é o método de teste para determinar a classe de atenuação do forro.

24 CAC dos Forros Típicos Painel de fibra mineral de alto desempenho CAC de 40 Painel de fibra mineral típico CAC de 35 Painel de fibra de vidrio com revestimento acústico CAC de 25 Fibra de vidro sem revestimento acústico CAC de 15 Lembre-se que a CAC é uma propriedade do material testada em laboratório. A perda total de transmissão em um espaço é impactada pela CAC do sistema de forro, mas é realmente determinada pelo desempenho combinado da construção geral da sala.

25 Classe de Transmissão de Som (STC)
Conceitos Acústicos: Perda de Transmissão Classe de Transmissão de Som (STC) Mede a capacidade de uma parede em bloquear o som de um lado de um ambiente para o outro. Quanto maior for o número, melhor. Uma parede com um STC igual a/ou maior que 55 é considerada de alto desempenho. A classe de transmissão de som (STC) é também uma propriedade de material, e indica a capacidade de uma parede ou painel de mobiliário para bloquear a transmissão de som através dela e para um espaço adjacente. Quanto maior for o número, melhor a construção atua como uma barreira contra a transmissão de som. Um sistema de paredes com uma STC inferior a 35 é considerado de baixo desempenho, enquanto um sistema com STC igual a ou maior do que 55 é considerado de alto desempenho. O ASTM E 90 é o método de teste para determinar a classe de transmissão de som.

26 STC das Paredes Tipicas
Alicerces de metal padrão com duas camadas STC 50 a 54 GWB de 1/2" com isolamento R-11 Alicerces de metal padrão com GWB de 1/2" STC 45 a 49 com isolamento R-11 Alicerces de metal padrão com GWB de 1/2" STC 35 a 39 O som percorre o caminho de menor resistência. Uma chave para a privacidade sonora em espaços fechados é equilibrar o desempenho de forros e paredes. Ao especificar a construção de parede de alto desempenho, um sistema de forro de CAC alta também deverá ser selecionado.

27 Aonde Mais o Som é Transmitido de/para Uma Sala Típica
Transmissão de Som Aonde Mais o Som é Transmitido de/para Uma Sala Típica Moldura da porta. Tomadas elétricas. Luminárias de forro. Difusores de ar. Aspersores. Para a privacidade total de uma sala em espaço fechado, não se esqueça de outras penetrações de forro e parede que podem criar vazamentos de som.

28 Aplicando o que Você Aprendeu
Teoria em Prática Processo de Design Acústico em Três Etapas 1. Compreender a necessidade acústica básica. 2. Aplicar a estratégia acústica correta. 3. Escolher os materiais acústicos apropriados. Vamos rever alguns estudos de casos reais em áreas potencialmente problemáticas. Utilizaremos o processo de design acústico em três etapas como nossa abordagem. Analisaremos os desafios acústicos nesses espaços, e desenvolveremos uma solução acústica adequada. Também vincularemos as propriedades acústicas adequadas com base no desempenho acústico desejado para a aplicação.

29 1º caso de estudo: Ginário de educação física
Tamanho: m² (27m x 12m) Altura do Forro: 3,65m Paredes: Bloco de concreto para a laje. Piso: Piso vinílico. forro atual: Painel de fibra mineral de 625 x 1250 x 16mm " em uma grade de barra em T de 24mm(NRC de 0,55). Necessidade acústica: Reduzir o ruído no ginásio e tornar o espaço menos ativo. O tempo de reverberação atual é de 93 segundos – muito barulhento para a compreensão da fala. Tempos de reverberação longos devido a superfícies de parede e piso duras criam um ambiente ativo demais, dificultando o entendimento e o cumprimento das indicações do terapeuta.

30 Ginásio de Educação Física
Soluções e Resultados do Desempenho Acústico Ginásio de Educação Física Necessidade Reduzir o ruído no ginásio e tornar o espaço acústica: menos ativo. Reduzir o tempo de reverberação de segundos para .60 segundos (40% de melhora). Estratégia Acústica Melhora absorção de som do forro. : Material: Apropriada Instalar forro de fibra de vidro 625 x 1250 x 25mm. Painéis com NRC = 0,95. Resultados: Reverberação reduzida para 57 segundos. Os peritos da indústria sugeriram que um tempo de reverberação máximo de 0,60 segundos era adequado para o espaço. Ao instalar um forro acústico de fibra de vidro de 1" de espessura com um NRC de 0,95, o tempo de reverberação será de 0,57 segundos. Material adequado: Instale painéis de forro de fibra de vidro de 24" x 48" x 1" (NRC = 0,95). Resultados: Reverberação reduzida para 0,57 segundos.   Naturalmente, espaços diferentes têm necessidades acústicas diferentes. Nesta sala, o objetivo foi tornar o espaço menos ativo ao reduzir o tempo de reverberação. Em outros espaços, talvez um teatro de escola, o objetivo seria ter um espaço mais ativo. Não existe nada como 'uma solução para tudo' quando se trata de acústica.

31 Área de equipamentos mecânicos (fotocopiadora, fax, etc.)
2º Estudio de Caso: Sala de Trabalho no Computador Área de equipamentos mecânicos (fotocopiadora, fax, etc.) Tamanho: 12m2 (4 x 3m Altura do Forro: ,5m Forro/Paredes: Atualmente feita de gesso. Piso: Piso vinílico de 3mm Necessidade acústica: Reduzir o ruído no ambiente impedir a intrusão de ruído nos espaços adjacentes (o tempo de reverberação atual é de 2,11 segundos). Estratégia acústica: Melhorar a absorção de som do forro e da parede; Melhorar o bloqueio de som através da parede adjacente. Como material com diferentes valores do NRC pode afetar a capacidade da sala para absorver o som e reduzir o ruído? Este exemplo demonstra como a aplicação de materiais acústicos nas paredes e forros reduz a quantidade de ruído na sala de trabalho. Observe os acabamentos atuais, assim como o objetivo - reduzir o ruído no espaço e evitar a intrusão de ruído em espaços adjacentes. Lembra de nosso gráfico anterior sobre as diretrizes de tempo de reverberação aceitáveis​​? Apesar de os 2,03 segundos serem comuns para algumas áreas com muitas superfícies duras, este tipo de condição é consistente em espaços que soam como se houvesse sobreposição de palavras ou sons. Isso significa que os ocupantes achariam difícil para se concentrar em tarefas de trabalho nesse determinado ambiente.

32 Escolher os Materiais Acústicos Apropriados
Soluções e Resultados do Desempenho Acústico Escolher os Materiais Acústicos Apropriados Instalar forro suspenso de NRC 0,50. Tempo de reverberação = .74 segundos. Redução de som = significativa e perceptível. Instalarforro suspenso de NRC 0,50 e painéis de parede acústica de 19mm resvestidos em tecido de fibra mineral em uma parede longa Tempo de reverberação = 0,43 segundos. Redução de som = grande redução perceptível de ruído. Isolamento melhorado = a classificação de STC agora é 43 (era 38). Instalar forro suspenso de NRC 0,70. Tempo de reverberação = 0,58 segundos. Redução de som = redução significativa na altura do som. Aqui estão alguns exemplos de diferentes forros fabricados e opções de parede combinadas para obter desempenho acústico aceitável neste espaço de trabalho. Dependendo das restrições de arquitetura e orçamento, juntamente com preferências estéticas, uma variedade de opções pode ser considerada para atender o resultado desejado.

33 Exercícios aAcústicos
Exemplo 1: Piscina Tamanho: m² (27 x12m) Altura do Forro: 7,5m Paredes: Bloco de concreto. Laje: Bloco de concreto. Forro atual: Laje de metal exposta.                       Agora é sua vez de aplicar o processo de design acústico de três etapas. Pense em uma piscina interna. Quais são as necessidades acústicas deste espaço? Qual seria a sua estratégia acústica? Que condições ambientais afetarão suas escolhas de sistema de forro acústico? Dica: Altos níveis de umidade e corrosivos químicos afetam o desempenho do escorrimento e a sustentabilidade total do sistema do forro .

34 Processo de design acústico em três etapas
Exercício da Piscina Exemplo 1: Piscina Processo de design acústico em três etapas Necessidade acústica básica. As paredes e a laje ao redor da piscina são em bloco de concreto. Reduzir o ruído total no espaço. 2. Aplique a estratégia acústica: Forro com NRC alto. Forro que pode resistir à umidade e a produtos químicos. 3. Escolha os materiais acústicos: Forro com base em cerâmica de NRC 0,55 Grade resistente à ferrugem e à corrosão.                       Aqui está um exemplo de como aplicar a abordagem ao exercício da piscina. O sistema de forro recomendado é uma das muitas opções que você pode utilizar, considerando as restrições ambientais e orcamentárias.

35 Exemplo 2: Sala Multiplo-Uso
Exercícios Acústicos Exemplo 2: Sala Multiplo-Uso Tamanho: m² (24 x15m) Altura do forro: 5,5m Paredes: Paredes de bloco selado. Piso: Piso resistente. Forro atual: Laje metálica exposta. Utilizações: Cafeteria, Ginásio, Salão de Reuniões. Aqui está uma segunda aplicação típica em muitos edifícios da área de educação. Neste exemplo em particular: Qual pode ser a necessidade acústica? Qual é a sua estratégia acústica? Como os espaços adjacentes poderiam ser afetados pela sua seleção de materiais?

36 Exemplo 2: Sala Múltiplo-Uso
Exercício da Sala Múltiplo-Uso Exemplo 2: Sala Múltiplo-Uso Processo de design acústico em três etapas Necessidade acústica básica. Reduzir o ruído no espaço. Reduzir o som transmitido aos espaços adjacentes. 2. Aplique a estratégia acústica: Forro com NRC e CAC altos. Material da parede com STC alto. 3. Escolha os materiais acústicos: Forros que podem resistir aos fatores externos. Potencial para segurar grampos e impedir o deslocamento.                       Aqui está outro exemplo de como aplicar o processo de design acústico de três etapas. Novamente, o sistema de forro recomendado fornece apenas diretrizes de desempenho. Há muitas opções para escolher.

37 Avaliação de Um Produto Acústico
Todos os grandes fabricantes gerenciam instalações acústicas aprovadas pela NVLAP - para propósitos de testes internos. Sempre baseie a sua seleção de produtos em forros com desempenho acústico classificado pela UL. Isso garantirá que o forro cumpra ou exceda os valores publicados. Alguns fabricantes classificarm o desempenho de NRC e CAC apenas por meio da UL em seus forros de fibra mineral. O NVLAP (programa nacional de credenciamento de laboratórios voluntários), é uma certificação de terceiros realizada por uma agência governamental para verificar a credibilidade das instalações de teste. A classificação da UL é uma validação de terceiros do desempenho acústico publicado. Diferente de um teste independente, a classificação UL significa que os processos de produção documentados garantem valores consistentes de desempenho todas as vezes. Esteja ciente de que alguns fabricantes podem classificar o desempenho de NRC e CAC apenas em seus forros de fibra mineral. Para não restarem dúvidas, quando os valores do produto não forem publicados ou certificados, insista em relatórios de testes independentes para todas as medidas em seus trabalhos. O fabricante deve fornecer essas informações para que o material real seja instalado em seus projetos.

38 Recursos Adicionais Mais cursos do CES do AIA disponíveis:
Acústica em sala(s) de aula Privacidade da conversa (fala) no design de escritórios Privacidade da conversa (fala) em centros médicos Estratégias de design acústico para paredes            Para fontes adicionais de informação sobre acústica, consulte os cursos e materiais mencionados acima.

39 Resumo Revisamos: Por quê o conhecimento da acústica é importante em muitos espaços de escritório, educação e saúde. Coeficiente de redução de ruído (NRC) e classe de articulação (AC) como as principais medidas de absorção de som. Classe de transmissão de som (STC) e classe de atenuação do forro (CAC) como as principais medidas de transmissão de som. O processo básico de três etapas para aplicações adequadas de forros e paredes acústicas. Como revisão, abordamos: Porque o conhecimento de acústica é tão importante em tantos escritórios, escolas, e locais de cuidados com a saúde. NRC e AC como as principais medidas de absorção de som. STC e CAC como as principais medidas de transmissão de som. O processo de design acústico de três etapas.


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