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Discussão do Projeto Para a Educação Flavio Ortigao

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Apresentação em tema: "Discussão do Projeto Para a Educação Flavio Ortigao"— Transcrição da apresentação:

1 Discussão do Projeto Para a Educação Flavio Ortigao

2 Dr. Flavio Ortigao (D-2566) Ciclista
Participou do Movimento Estudantil Contra a Ditadura Formado em Bioquimica e Biotecnologia Doutor em Quimica Macromolecular Empresario de Biotecnologia (Ulm, Londres, Huntsville)

3 Objetivo Discutir a intenção Discutir a situação
Discutir as propostas para o setor de Educação dos Democratas Propor ações

4 Quadro Legal A educação no Brasil, segundo o que determina a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) deve ser gerida e organizada separadamente por cada nível de governo. O Governo Federal, os Estados, o Distrito Federal e os municípios devem gerir e organizar seus respectivos sistemas de ensino

5 Estrutura da educação Educação Infantil Ensino Fundamental I + II
Creches pré-escola ate 6 anos Ensino Fundamental I + II 9 anos, 200 dias, 800 Horas por ano Ensino Médio 3 anos, 2200 horas Ensino Superior

6 Objetivo da educação no Brasil
Constituição 1988:  "educação é um direito para todos, um dever do Estado e da família” O objetivo eh de desenvolver plenamente o desenvolvimento integral da personalidade humana e a sua participação nos trabalhos com vista ao bem-estar comum; preparar os indivíduos e a sociedade para dominar recursos científicos e tecnológicos que permitirão a utilização das possibilidades existentes para o bem-estar comum; defesa, difusão e expansão do patrimônio cultural; condenando qualquer tratamento desigual resultante de cunho filosófico, político ou de crença religiosa, assim como qualquer classe social ou depreconceitos raciais.

7 Educacao USA: Nenhuma Crianca Deixada para Tras Decreto de 2001 (NCLB):
A missão é promover a preparação e a obtenção de qualificação para a competitividade global através da excelência e do acesso igual. Alvo1: Melhorar o rendimento, com foco em obter que todos os estudantes passem o Exame, em Leitura e Matemática ate 2014 Objetivo 1: melhorar o rendimento em Linguagem e Arte; Objetivo 2: Melhorar o Rendimento em Matemática Objetivo 3: Melhorar a Qualidade do Ensino.

8 A diferença entre os objetivos brasileiros e americanos?
Os americanos são SMART (inteligente) S Specific Especifico M Measurable Mensurável A Attainable Alcançável R Responsible Responsibilizados T Time-bound Temporal

9 PISA: Matematica

10 PISA: Leitura

11 PISA: Ciencia

12 Aonde esta o Brasil em PISA 2006?

13 Pisa Conclusão O sistema brasileiro de educação é de baixa qualidade
A baixa qualidade na educação é um problema serio em um mundo globalizado onde se compete com conhecimento

14 Brasil produz pouca inovacao tecnologica e perde mercado O Globo 11/07/10
Numero de Pedidos a WIPO 1 EUA 45.790 2 Japao 29.790 3 Alemanha 16.736 4 Coreia do Sul 8.066 6 China 7.946 7 Franca 7.166 8 Reino Unido 5.320 9 Holanda 4.471 10 Suecia 3.688 11 Suica 3.667 12 Italia 2.718 13 Canada 2.572 14 Finlandia 2.173 15 Australia 1.800 16 Israel 1.578 17 Espanha 1.423 18 Dinamarca 1.410 19 Austria 1.072 20 Belgica 1.034 21 India 761 22 Noruega 648 23 Russia 569 24 Singapura 594 25 Brasi 480 Producao Brasileira de Patentes e’ apenas 0,06% do total mundial Tempo medio da obtencao de uma patente no Brasil e’ de 8 anos, comparado com 1 ano nos EUA

15 Proposta para solução S M A
Adoção de um sistema e de uma métrica de Qualidade para a Educação com objetivos SMART. S Specific Especifico M Measurable Mensurável A Attainable Alcançável R Responsiblilized Responsibilizado T Time-bound Temporal

16 Ishikawa-analise na Educação
Ambiente Instituição Funcionários Desqualificados Mal fiscalizadas Mal avaliada Indiferença Desmotivados Manutenção Despreparados Ineficiente Baixos Salários Insuficientes Violência Mal planejadas A Educacao nao funciona Não Específicos Obsoletos Desmotivados Obsoletos Aprendizado Insuficiente Não Mensuráveis Manutenção Indisciplinado Nao Objetivos Insuficientes Métodos Materiais Alunos

17 Propostas Democratas Atribuir prioridade Nº. 1 à formação, atualização e remuneração condigna de professores municipais, estaduais e federais.   Estabelecer a meta nacional de, no mínimo, seis horas para o tempo diário de permanência do aluno na escola, obrigando os governos a criar instalações adequadas, treinar professores e pessoal de apoio em número suficiente para universalização da educação em horário integral.   Tornar realidade o ensino fundamental médio obrigatório de nove anos para todos os brasileiros. (Nos países desenvolvidos o tempo de permanência dos jovens na escola é de 16 anos, chegando até a 21 anos).   Inovar — acrescentando ao sistema educacional cursos alternativos — programas de repescagem visando atender jovens e adultos que deixaram a Escola e dependem de oportunidades de educação tardia para se ajustarem profissional e socialmente. (Uma estratégia para resgate dos que se atrasaram ou perderam oportunidades de educação na sua faixa etária).   Acabar com o exame vestibular para a universidade. (O ingresso no ensino superior deve resultar do aproveitamento do estudante durante o ensino médio, que precisa ser valorizado e classificar automaticamente, conforme as notas, para matricula na universidade).   Premiação de professores, individualmente, e das equipes de unidades do ensino público que atingirem e superarem metas de manutenção de matriculas e aproveitamento dos alunos (Tal como na empresa privada, em que os bons resultados são recompensados, os servidores públicos da educação deve ser promovidos e estimulados financeiramente).   Ampliação do número de CEFETs (Centro Federal de Educação Tecnológica), a mais bem sucedida instituição de formação profissional associada ao ensino médio convencional, atualmente com apenas 34 unidades espalhadas pelo pais.   Os cursos de curta duração no ensino superior — para atender à crescente demanda de profissionais atualizados com os avanços da ciência e tecnologia — devem ser estimulados.

18 O caminho a frente Revisar as propostas em termos importância à raiz do problema e prioridades Reformular as propostas como propostas SMART, especial atenção a temporalidade chegar aonde em que tempo.

19 PDE é insatisfatório Missão é socializar, não competir
Não tem objetivos SMART Visão eminentemente corporativa De modo relativo, 1,5 milhão de professores brasileiros são razoavelmente bem pagos. Eles recebem 56% a mais do que a média nacional de salários. (Por outro lado, os professores dos países da OCDE recebem em média 15% menos do que a média salarial em seus países.) A variação salarial dos professores brasileiros está estreitamente ligada ao tempo de serviço.(Relatorio do BIRD 2009)


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