A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a Teoria de Planejamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a Teoria de Planejamento"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a Teoria de Planejamento
Leila Queiroz Brasília, 04 de agosto de 2010

2 Planejamento - Pode dizer-me que caminho devo tomar?
- Isto depende do lugar para onde você quer ir. (Respondeu com muito propósito o gato) - Não tenho destino certo. - Neste caso qualquer caminho serve. (“Alice no País da Maravilhas” - Lewis Carrol)

3 Planejamento É um modelo de decisão, unificado e integrador, que:
Determina e revela o propósito organizacional em termos de Valores, Missão, Objetivos, Estratégias, Metas e Ações, com foco em Priorizar a Alocação de Recursos; Delimita os domínios de atuação da Instituição; Descreve as condições internas de resposta ao ambiente externo e a forma de modificá-las, com vistas ao fortalecimento da Instituição; Engaja todos os níveis da Instituição para a consecução dos fins maiores.

4 BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
AGILIZA DECISÕES MELHORA A COMUNICAÇÃO AUMENTA A CAPACIDADE GERENCIAL PARA TOMAR DECISÕES PROMOVE UMA CONSCIÊNCIA COLETIVA PROPORCIONA UMA VISÃO DE CONJUNTO MAIOR DELEGAÇÃO DIREÇÃO ÚNICA PARA TODOS ORIENTA PROGRAMAS DE QUALIDADE MELHORA O RELACIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO COM SEU AMBIENTE INTERNO E EXTERNO

5 CONDIÇÕES PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CONSCIÊNCIA DE SUA NECESSIDADE; DECISÃO PELA SUA UTILIZAÇÃO; ENVOLVIMENTO EFETIVO DA DIREÇÃO; CLIMA PROPÍCIO; INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA O PLANEJAMENTO; PARTICIPAÇÃO ORGANIZADA.

6 CONDIÇÕES PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
TRABALHAR (FAZER) Q U A L I F C R Planejamento Desejado de Gestão Estratégico

7 Planejamento Introdução
O planejamento estratégico trata das tarefas gerenciais de elaboração, implementação e execução do planejamento estratégico Reforçar a posição da organização no mercado Promover a satisfação dos clientes Estratégia: Atingir os objetivos de desempenho

8 Planejamento Qualquer organização pode se manter competitiva em ambientes cada vez mais incertos e turbulentos ??????? Estratégias: curto, médio e longo prazo e aprender a se adaptar rapidamente a cada ambiente

9 Planejamento Definição: É tudo aquilo que precede e preside a ação.
Planos dos outros Representa a sua intenção

10 Planejamento O que é Planejamento????????????
Procedimento lógico capaz de auxiliar os esforços de desenvolvimento econômico e social Países subdesenvolvidos - plano “o milagre” desenvolvimentista e o planejamento tornou-se um mito.

11 Planejamento A escassez de recursos humanos preparados para enfrentar as decisões no médio e longo prazos; Instabilidade política; a Visão imediatista dos governantes; Escassa visão política dos técnicos de planejamento; O burocratismo dos sistemas administrativos, governamentais e privados contribuíram para o insucesso de uma administração sob plano. Planejamento incorporou-se nas preocupações dos administradores modernos.

12 Planejamento O processo de planejamento é constituído por um conjunto de fases que se sucedem e interagem sistematicamente. Fases Conhecimento da realidade, Decisão, ação e Crítica

13 Dissociação entre a elaboração do plano e sua execução.
Planejamento Durante as relações que o homem estabelece com a natureza e com os outros homens para atender suas necessidades básicas, são gerados Problemas: “obstáculo se interpõe à um objetivo” Esforço humano complementar ao previsto se torna necessário para suplantar o obstáculo e essa passagem do processo lógico observado constitui a mais complexa e difícil da prática do planejamento. Dissociação entre a elaboração do plano e sua execução.

14 Planejamento Planejamento é um processo.
A forma como ele é aplicado depende da situação e de quem os aplica. Os instrumentos: plano, programa e projeto são objetos nas mãos de quem os manuseia. Não tem vida própria. A responsabilidade é de quem aplica ou adota.

15 Planejamento Conceitos: O planejamento é um processo sistematizado através do qual poderemos dar maior eficiência a uma atividade para num prazo maior ou menor alcançar o conjunto de metas estabelecidas (Carvalho, 1975); ..... Determinação de objetivos e metas para o desempenho organizacional futuro, e decisão das tarefas e recursos utilizados para alcance daqueles objetivos (Silva, 2002, p. 10); Planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios eficazes de alcançá-lo (Ackoff, 1982, p.1); É o processo que visa ao estabelecimento, com antecedência, das decisões e ações a serem executadas em um dado futuro, para atingir um objetivo definido (Valeriano, 1998, p.15 );

16 Planejamento Processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa (Oliveira, 2001:33).

17 Características do Planejamento: Unidades organizacionais:
5 dimensões para estabelecer a amplitude e abrangência do planejamento: (Steiner, George A., Strategic Planning, Londres, 1979) Características do Planejamento: Complexidade ou simplicidade, qualidade ou quantidade, estratégico ou tático, confidencial ou público, Formal ou informal, Econômico ou dispendioso Unidades organizacionais: QUEM?? Planejamento corporativo, de subsidiárias, de divisões etc.. Tema ou assunto abordado produção, pesquisa, novos produtos, finanças etc. Elementos do planejamento: Propósitos, objetivos, estratégias, políticas, programas, orçamento etc. Tempo: Longo, médio e longo

18 O planejamento não pode ser confundido com:
previsão: Verificar que eventos poderão ocorrer, com base em probabilidades projeção: Futuro tende a ser igual ao passado em sua estrutura básica predição: Futuro tende a ser diferente ao passado e a empresa não tem governabilidade sobre o processo resolução de problemas: Correção de certas descontinuidades e desajustes plano: Documento formal que consolida informações e atividades

19 Planejamento O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório, que precede e preside a ação e tende a reduzir a incerteza. Não funciona de forma linear. Não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes (Drucker, 1962: 131) Não se constitui em ato isolado e exige que seus objetivos e hipóteses sejam viáveis Constitui-se em processo muito mais importante do que seu produto final

20 Planejamento Princípios Gerais
Contribuir com os objetivos máximos da empresa e hierarquizá-los; Separar e seqüenciar as funções administrativas (precedência); Provocar modificações nas características e atividades na empresa, mediante uma maior penetração e abrangência (treinamento, avaliações, transferências, descentralização, comunicações etc.); Atribuir maior eficiência, eficácia e efetividade. Maximizar resultados e minimizar deficiências.

21 Planejamento Princípios Específicos:
Processo participativo de elaboração; Atuação interdependente pela coordenação de todos os esforços; Integração de todos os escalões da empresa; e Processo permanente.

22 Planejamento Tipos de Planejamento Planejamento estratégico
Processo gerencial que possibilita estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da empresa com o seu ambiente. É de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para a sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à sua evolução esperada.

23 Planejamento Tipos de Planejamento Planejamento tático
Objetiva otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. É desenvolvido em níveis organizacionais inferiores, tendo como finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos fixados.

24 Planejamento Tipos de Planejamento Planejamento operacional
São os planos de ação ou planos operacionais que formalizam as metodologias de desenvolvimento e de implementação estabelecidas.

25 Planejamento OBJETIVOS E METAS
- O planejamento se baseia na crença de que o futuro pode ser melhorado por uma intervenção ativa no presente. - Isto pressupõe uma projeção de referência, ou seja, uma previsão que tenta especificar qual será o futuro da organização para a qual se planeja, se nada de novo for feito.

26 Planejamento OBJETIVOS E METAS
- Se a projeção de referência não é satisfatória, os planejadores partem para a formulação de uma projeção desejável. (É uma idéia que indica onde a organização quer chegar e quando ela deseja atingir esse ponto). - A diferença entre a projeção de referência e a projeção desejável define a lacuna a ser preenchida pelo planejamento.

27 O Planejamento Estratégico e as Dimensões Organizacionais
Planejamento Implementação Controle Organizar dados Analisar os dados Implantar decisões Planejamento Institucional Planejamento dos Centros Planejamento dos Deptos. Planejamento das Áreas Mensurar os resultados Avaliar os resultados Adotar ações corretivas

28 Planejamento EXERCÍCIO:
Na visão de gestores, faça uma abordagem sobre como vc vê o planejamento na Aviação Civil.


Carregar ppt "Introdução a Teoria de Planejamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google