A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Desenvolvendo e disseminando modelos inovadores de conservação da biodiversidade que promovam benefícios socioeconômicos por meio de ciência, educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Desenvolvendo e disseminando modelos inovadores de conservação da biodiversidade que promovam benefícios socioeconômicos por meio de ciência, educação."— Transcrição da apresentação:

1 “Desenvolvendo e disseminando modelos inovadores de conservação da biodiversidade que promovam benefícios socioeconômicos por meio de ciência, educação e negócios sustentáveis.”

2 O que é o IPÊ ? O IPÊ é uma instituição dedicada à conservação da biodiversidade em bases científicas. Atualmente o IPÊ atua : Em pesquisas. Formação de profissionais. Educação ambiental. Programas de geração de renda e negócios sustentáveis.

3 Missão Pesquisar espécies raras e/ou ameaçadas e implementar planos de manejo conservacionistas, integrando natureza e sociedade. Desenvolver programas de educação ambiental e extensão agroecológica junto às comunidades vizinhas às áreas naturais. Influenciar políticas públicas que beneficiam a conservação da biodiversidade. Restaurar, regenerar e reconstruir o habitat de espécies ameaçadas de extinção. Obter apoio financeiro para os projetos em andamento. Promover a capacitação de profissionais em várias áreas da conservação. Promover parcerias com empresas que adotam responsabilidades socioambientais de modo a ajudar a disseminar o potencial do mundo empresarial nas mudanças

4 Conquistas Hoje, o IPÊ é considerado uma das maiores ONGs ambientais do Brasil. Conta com mais de 90 profissionais especializados. Possui mais de 40 projetos pelo Brasil nas mais diversas regiões. Já recebeu mais de 25 prêmios nos últimos anos. O IPÊ envolve por ano cerca de 10 mil pessoas com projetos de educação ambiental.

5 Projetos Baixo Rio Negro Pará Pantanal

6 Pará Os trabalhos do IPÊ no Pará se iniciaram em 2007 em mais de hectares de florestas da Fazenda Jutaituba, no município de Portel. Três grupos de ações já foram desenvolvidas: estudos de quantificação dos estoques de carbono, diagnóstico sócio- ambiental, e envolvimento comunitário.

7 Pantanal O Pantanal é uma das maiores áreas pantanosas contínuas do planeta e cobre cerca de km² de planícies alagáveis de baixa altitude. A vegetação sofre influência de quatro biomas: Floresta Amazônica, Cerrado (predominante), Chaco e Mata Atlântica. No bioma, o IPÊ desenvolve a Iniciativa Nacional de Conservação da Anta Brasileira.

8 Baixo Rio Negro O IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas atua desde o ano 2000 na região Amazônica, mais especificamente na região do baixo Rio Negro, realizando projetos que visam à conservação da biodiversidade e a sustentabilidade socioambiental. Há cerca de 1.800,000 hectares em conservação nesta região.

9 Negócios Sustentáveis
É o projeto mais elaborado pelo IPÊ que desde 2003 atua no desenvolvimento de estratégias de negócios que aliam a melhora de vida da comunidade e a conservação da biodiversidade. Costurando o futuro. Fantoches Eco Buchas Sabores da natureza

10 Costurando o Futuro Capacita mulheres na atividade de costura garantindo o aumento na renda familiar. Costuram bolsas e camisetas com 100% de algodão. Retratam animais pesquisados pelo Instituto. Os produtos tem feito sucesso no mercado internacional. O projeto conta com o auxílio de estilistas especializados.

11 Fantoches Este projeto, assim como o anterior, visa a melhoria da qualidade de vida da comunidade , assim como a valorização do meio ambiente onde vivem. Os bonecos têm formas de animais em extinção na região. A fabricação e venda dos fantoches aumentou cerca de 37,5% da renda familiar da comunidade. Os fantoches são comercializados com zoológicos da Dinamarca Inglaterra e Itália.

12 Eco Buchas Agricultores aumentam seus ganhos com a plantação e venda de buchas vegetais livres de agrotóxicos Este projeto contribui para a restauração da Mata Atlântica ,pois aumenta a biodiversidade. Há incentivo para que os agricultores plantem mudas de árvores nativas da Mata Atlântica junto às buchas. Já foram plantadas cerca de 1 milhão de mudas As Eco Buchas tem grande aceitação no mercado, pois é produzida sem a utilização de agrotóxicos. As buchas ganham formas de animais que correm risco de extinção na Mata Atlântica

13 Sabores da Natureza Mulheres que vêm desenvolvendo biscoitos e geleias amanteigados com muita qualidade e grande aceitação até mesmo em eventos realizados na cidade de São Paulo. O projeto gera alternativas sustentáveis de renda; Amplia o conhecimento da natureza local; Estimula o empreendedorismo; Eleva a auto - estima das mulheres. As mulheres participam do plantio de árvores frutíferas.

14 Transferência de Conhecimento
O IPÊ transfere seu conhecimento adquirido nas pesquisas. Capacita seus profissionais e dá oportunidades e incentivo a seus estagiários O IPÊ conta com 10 doutores e 20 mestres Centro de Biologia da Conservação (CBBC) ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade O IPÊ vê a Educação como a chave de todo projeto social e ambiental.

15 ESCAS O IPÊ e a Natura se uniram para a criação deste projeto inovador: a ESCAS. Fica em Nazaré Paulista (São Paulo). A Escola oferece o Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável (Ecologia). O curso é voltado aos profissionais de empresas privadas, governo e terceiro setor, além dos interessados em trabalhar nesta área. O programa é aprovado e reconhecido pela CAPES. Fornece ao aluno diploma de mestre.

16 Parceiros e apoiadores
O IPÊ ainda conta com mais de 110 parceiros e 70 apoiadores entre eles:

17 Havaianas

18 GM 3 Bandeirante Camila de Paiva Gomes
Camila Dhabata Teixeira Oliveira n° 06 Edson Beltrane Júnior n°08 Emília Emiko Tanaka n°10 Mateus Carneiro da Rocha n°29 Bibliografia :


Carregar ppt "“Desenvolvendo e disseminando modelos inovadores de conservação da biodiversidade que promovam benefícios socioeconômicos por meio de ciência, educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google