Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
MÓDULO 2 Prof. Dr. Carlos Alberto Rodrigues da Silva
2
Introdução e conceitos
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Introdução e conceitos
3
Ações Não-Éticas na Empresa
Roubar a idéia dos outros; Mentir; Enganar; Omitir informações; Coagir ou abusar de outra pessoa; Permitir abusos na organização; Violar regras institucionais; Falar mal de colegas para você sobressair; Sabotar o trabalho dos outros;
4
Importância da Ética “Nenhuma sociedade pode sobreviver sem um código moral fundado sobre valores compreendidos, aceitos e respeitados pela maioria dos seus membros”. Jacques Monod
5
Para que Ética? Manter e aumentar a confiança nas instituições;
Manter a coesão e estabilidade na comunidade; No serviço público - Garantir a confiança do povo; Liderança – O exemplo do líder é mais forte que mil palavras; A ética e a moral são o cerne e a força de uma civilização;
6
“Fazer aos outros o que gostaria que fizessem para você”.
Como ser Ético? Ter caráter, cultura e bons princípios; Motivar e ter boas intenções; Procurar agir e ter boas ações; Gerar bons resultos; Em resumo: “Fazer aos outros o que gostaria que fizessem para você”.
7
Teste – Você e sua empresa são éticos
8
Leitura de artigo ALMEIDA, F.J.R. Ética e Desempenho Social das Organizaçőes: um modelo Teórico de Análise dos Fatores Culturais e Contextuais. RAC, v. 11, n. 3, P , 2007.
9
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Código de Ética
10
Níveis de Aplicação da Ética nas Empresas/Organizações
Individual Interno Interessados Social Influência das empresas/organizações na sociedade. Obrigações das empresas/organizações em relação aos interessados ou afetados por ela. Relações da empresa/organização com seus empregados. Relações interpessoais.
11
Código de Ética Empresarial
A base dos códigos de ética nas organizações e na sociedade é baseado em um sistema de valores criado por líderes e filósofos que têm uma visão mais ampla que das demais pessoas.
12
Código de Ética Empresarial
É um instrumento de realização da Missão, Negócio, Visão e Valores da empresa; Visa um comportamento baseado em valores justos e coerentes, seguidos por todos; Referência para a conduta pessoal e profissional; Minimizar a subjetividade das interpretações pessoais sobre os princípios da empresa; Padrão de relacionamento com públicos de interesse: clientes, fornecedores, concorrentes, acionistas, empregados, sindicatos, comunidade e governo;
13
Código de Ética - Composição
Valores Princípios de ação coletiva Código de Ética Código de Conduta Guia prático
14
Código de Ética - Composição
Valores: Respeito às pessoa e ao meio ambiente, solidariedade e Integridade; Princípios de ação coletiva: Resposta às expectativas dos interessados; Visa compor a imagem da empresa; Foco em clientes, fornecedores, acionistas, e comunidade; Guia Prático: Trata das leis, confidencialidade, presentes, conflito de interesses, assédio, atividades políticas, corrupção, manifestação pública, utilização dos recursos (bens, informática, etc.);
15
O Código de Ética - Elaboração
Identificar valores internos da empresa (Planejamento Estratégico); Identificar valores éticos tradicionais no mercado; Revisão dos valores, em conformidade com as leis vigentes; Identificar os valores que os interessados consideram fundamentais;
16
O Código de Ética - Elaboração
Exemplos de valores: honestidade, responsabilidade, respeito, solidariedade, justiça; Para cada valor, colocar pelo menos alguns exemplos práticos; Explicitar claramente o comportamento para o cumprimento do código de ética; O código de ética deve ser elaborado com a participação de todos os interessados; Deve ser amplamente divulgado, inclusive para fornecedores, cliente e público externo; Deve ser revisado com base no feedback dos interessados; Deve ter apoio explicito da gerência e alta direção;
17
O Código de Ética - Dinâmica
Forme grupos de 5 pessoas e elaborem um Código de Ética para uma empresa de sua escolha. Elabore pensando nos valores da empresa, do mercado e dos interessados. Leve em conta todas as áreas da empresa e todos os possíveis conflitos de interesse.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.