A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIMULAÇÃO EMPRESARIAL Marketplace Apresentação Inicial VERIS IBMEC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIMULAÇÃO EMPRESARIAL Marketplace Apresentação Inicial VERIS IBMEC"— Transcrição da apresentação:

1 SIMULAÇÃO EMPRESARIAL Marketplace Apresentação Inicial VERIS IBMEC
1 1

2 Pano de Fundo

3 Objetivo da simulação Colocar os alunos em um ambiente de negócios realista, competitivo e internacional, onde possam exercitar de forma prática os conceitos de gestão de empresas, capacitando-se para entrada no mercado de trabalho.

4 Benefícios esperados Desenvolver habilidades de planejamento estratégico e aprender a implementar essas estratégias em um ambiente altamente competitivo e em rápida alteração. Obter uma visão integrada do funcionamento da empresa e das diversas áreas que a compõem como marketing, produção, vendas, finanças, etc. Utilizar corretamente as informações gerenciais (pesquisas, relatórios gerenciais, etc.) de maneira a diagnosticar corretamente seu desempenho para ajuste do plano estratégico e das táticas operacionais.

5 Ambiente virtual Os alunos são organizados em equipes responsáveis pela gestão de uma empresa no mercado internacional de computadores, atuando em quatro regiões geográficas.

6 Segmentos de mercado Cada empresa terá uma estratégia comercial para venda direta a empresas, com foco em três segmentos do mercado de computadores. Todas as empresas ainda se encontram numa fase de start-up, ainda no início do ciclo de vida do produto.

7 Postura competitiva Market Taker : em inúmeras simulações mais simples, os participantes têm suas equipes inseridas num mercado já definido, cabendo aos mesmos apenas lutarem por um aumento em sua participação de mercado Market Maker : no Marketplace TecTrain, o tamanho dos diversos segmentos de mercado dependem fundamentalmente das decisões dos participantes, cabendo aos mesmos estimular a demanda potencial a realmente adquirir seus produtos

8 Cronograma de decisões
Trimestre 1 Trimestre 5 Trimestre 3 Formação Equipe Pesquisa Mercado Canal de Vendas Design Modelo Capacidade Produtiva Análise de Desempenho Evolução BSC Licenciamento P&D Análise de Desempenho Balanced Scorecard Trimestre 2 Trimestre 4 Trimestre 6 Teste de Mercado Design Modelo Canal de Venda Design Anúncio Simulação Fábrica Análise de Desempenho Evolução BSC Feira Investidores Análise de Desempenho Evolução Balanced Scorecard

9 Capitalização das empresas
Cada empresa receberá um aporte de $ 4 milhões dos próprios executivos nos primeiros três trimestres. Cada empresa terá a oportunidade de atrair mais $ 4 milhões de investidores externos no trimestre 4. Cada empresa poderá recorrer a empréstimos bancários a partir do trimestre 4. E se nada disso for suficiente para manter o caixa positivo ....

10 Financiamento “especial”
... A empresa poderá contar com as linhas de empréstimos de emergência do Guido, nosso agiota de plantão. Para cada $ 100 de empréstimo, o Guido exigirá que a empresa lhe entregue uma ação ordinária, o que o tornará permanentemente um acionista da empresa. O pagamento desse empréstimo pode ser feito no trimestre seguinte, caso a empresa tenha disponibilidade de caixa.

11 Quem vence no Marketplace?
Vencer no Marketplace significa implementar com sucesso sua estratégia, conquistando uma posição dominante no mercado e maximizando o balanced scorecard

12 Logística

13 Regras (“incentivos”)
Multa celular: $ / toque ou atendimento Multa atraso entrega decisões: $ / 5 minutos Multa propaganda enganosa: $ / item Multa falsa acusação: $ / item Consultoria (Coach): $ / pergunta Formação de Cartel: $ / trimestre

14 Desafios da simulação Tempo disponível Simulação versus realidade
Administração do tempo Comprometimento e motivação: O que eu ganho com isso?

15 Papel do professores Participar de uma simulação representa
uma experiência inesquecível. O modelo pedagógico de uma simulação não prevê aulas tradicionais sobre conceitos e modelos teóricos. O papel dos professores será motivar e assessorar as equipes de alunos a tomarem suas decisões e a avaliarem os resultados de suas ações.

16 Neste contexto, os alunos devem adotar
Papel do alunos A simulação permite aos alunos testarem hipóteses e decisões num ambiente livre de riscos, sem a pressão real do dia-a-dia no mundo dos negócios. Neste contexto, os alunos devem adotar uma postura pró-ativa e comprometida na busca pelas melhores ações estratégicas.

17 Avaliação de Desempenho

18 Balanced Scorecard Desempenho Financeiro Desempenho de Mercado
Desempenho Geral (Balanced Scorecard) Processos Internos Crescimento e Aprendizado

19 Formação das Equipes de Alunos

20 Estrutura organizacional
Presidente (CEO) VP Finanças VP Recursos Humanos VP Marketing VP Inteligência de Mercado VP Vendas VP Produção

21 CEO: Como escolher sua equipe?
Não confunda amizade com trabalho: tente selecionar os melhores profissionais do mercado Busque a diversidade: tente trabalhar com competências complementares Seja franco com seus candidatos: procure apresentar seu estilo de liderança e suas expectativas com relação aos seus colaboradores Não se esqueçam que todos serão sócios da empresa: sua habilidade como líder está diretamente relacionada à sua capacidade de motivação e influência, e não sobre estruturas hierárquicas (poder formal)

22 VPs: Como escolher sua equipe?
Não confunda amizade com trabalho: procure pelos CEOs potencialmente mais aptos a conduzir a empresa ao sucesso Tenha foco em sua escolha: defina no máximo duas áreas de atuação (vice-presidências) para oferecer aos CEOs Busque a diversidade: tente convencer outros VPs com competências complementares a se juntar na mesma equipe Seja franco com os CEOs: procure apresentar seu estilo de trabalho e suas expectativas com relação aos seus colegas

23 Cadastramento de Alunos e Equipes

24 Cadastramento dos Participantes
Para acesso ao software de gestão Marketplace TecTrain os alunos deverão se cadastrar no sistema conforme as orientações a seguir: 1. Usando o Internet Explorer, acesse o endereço 2. Clique em <Português> 3. Clique em <Logar como aluno> 4. Clique em <Registro para um jogo> 5. No campo “License (serial) number", insira o serial number (veja o formulário) 6. Clique em <Submeter> 7. Na tela seguinte, digite o “ Game ID ” (veja o formulário) 8. Clique em <Submeter> 9. Selecione o número de sua equipe (veja o formulário) 10. Digite seus dados pessoais como participante 11. Verifique seus dados, aceite os termos de uso e confirme a inscrição. Depois de completar o cadastro de toda a sua equipe, quando quiser retornar à simulação, siga as instruções abaixo: 2. Clique em <Logar como aluno> 3. Digite seu endereço de (o mesmo usado no cadastramento) e sua senha

25 Bom trabalho!


Carregar ppt "SIMULAÇÃO EMPRESARIAL Marketplace Apresentação Inicial VERIS IBMEC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google