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Como a estratégia fala com uma organização

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Apresentação em tema: "Como a estratégia fala com uma organização"— Transcrição da apresentação:

1 Como a estratégia fala com uma organização
Como a estratégia fala com uma organização? Através dos elementos organizacionais br strategi 3

2 Importante: A fim de tornar fácil o entendimento do conteúdo dos slides, a “br strategi” sempre divide o material em “conceitos e “aplicações práticas” Para isso utilizamos o instrumento de gestão 5W2H que significa cobrir as 7 perguntas a seguir: What?(O que?, Qual é?); Why?(Por que?); Who?(Quem?); Where?(Onde?) When?(Quando?) How?(Como?) How much?(Quanto?) sugestões para assistir os slides : coloque o slide no modulo slide show, clicando no ícone abaixo a esquerda ou através do menu selecionar Slide Show clicar em view show, para avançar ou voltar os slides use as setas em seu teclado br strategi 1

3 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
Quais são os elementos organizacionais que fazem a gestão das variáveis controláveis e incontroláveis em um negócio e como visualizá-los ? MISSÃO VISÃO VALORES ESTRATÉGIA e táticas MARKETING FINANÇAS OPERAÇÕES RECURSOS HUMANOS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO GARANTIA DA QUALIDADE Por que você existe? O que você quer ser ? O que é importante para você? Onde e Como você vai chegar ? O que você gosta de fazer? Quanto você quer ganhar ? O que você sabe fazer ? Com quem você vai? Quando você vai chegar O que você vai criar ? Qual será o seu estado quando chegar ? ELEMENTOS ORGANIZACIONAIS br strategi 3

4 TODOS ESTES FATORES INFLUENCIAM O CONSUMIDOR NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DE UM SERVIÇO OU PRODUTO
O marketing é um dos elementos organizacionais que fala com os cenários macro e micro econômicos Br strategy Cenário MACROECONÔMICO POLITICA LEGISLAÇÃO O MARKETING MIX EM UMA EMPRESA É O SEU PRODUTO OU SERVIÇO A SUA DISTRIBUIÇÃO COMUNICAÇÃO E PREÇO DE VENDA DEMOCRAFIA CONSUMIDOR CLIMA TECNOLOGIA ECONÔMIA CULTURA cenário microeconômico FORNECEDORES CANAL DE DISTRIBUIÇÃO CONCORRENTES QUAIS SÃO AS VARIÁVEIS INCONTROLÁVEIS? QUAIS SÃO AS VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS? DE QUEM SÃO AS NECESSIDADES E DESEJOS? br strategi 2

5 Como os elementos da sua organização se comunicam ?
ESTRATÉGIA Através da missão e visão VISÃO COLETIVA Aprendizado NOVOS COMPETIDORES MERCADO Sinergia Comunicação Relacionamentos MISSÃO GOVERNO TECNOLOGIA Priorização Desenvolvimento Pessoal Estrutura PARCEIROS ALIANCAS FORNECEDORES Times de Trabalho Organização CLIENTES br strategi 2

6 Ambiente organizacional
Por que você existe? MISSÃO O que você quer ser ? VISÃO Novos competidores Fornecedores O que é importante para você? VALORES Pessoas normas Comporta- mentos cultura organizacional VOCÊ Estrutura Organizacional Política Tecnologia Governo Parcerias Onde e Como você vai chegar ? Clientes Definir Estratégias e aplicar Quanto você quer ganhar ? FINANÇAS O que você sabe fazer ? OPERAÇOES O que você gosta de fazer? MARKETING O que você vai criar ? P&D Com quem você vai? RH 'in puts" Quando você vai chegar TI Qual será o seu estado quando chegar ? GQ "out puts" br strategi SOLUÇÕES PARA OS CLIENTES 3

7 O marketing MIX são os “out puts” soluções para os clientes O marketing fala com os cenários macro e micro econômico PRODUZINDO ESTRATÉGIAS br strategi 3

8 Como construir a sua estratégia ?
Definindo as suas competências “Core competences” Respondendo as perguntas :MISSÃO Por que minha empresa existe? Quais são as necessidades do meu mercado? Por que devemos investir recursos? Definindo horizonte de tempo:VISÃO O que faremos após a implantação de nossas estratégias? Qual será a nossa posição competitiva daqui a 2,3 e 5 anos ? O que gostaríamos de fazer para aumentar nossa posição competitiva? O que acreditamos para o futuro? Desenvolver o pensamento estratégico e criativo para construir estratégias e vantagens competitivas br strategi

9 Quem define as estratégias ?
Não é um consultor ou conselheiro que vai dizer o que deve ser feito! Definir uma estratégia é tarefa da empresa e de seus principais dirigentes! A estratégia deve ser fruto de uma visão coletiva compartilhada para que tenha maiores chances de sucesso. Visualizar sempre :Ambição coletiva a longo prazo com oportunidades a curto prazo br strategi

10 O que é pensamento estratégico?
Pensamento estratégico é em síntese a reunião todos os elementos tangíveis e intangíveis em um todo Brief strategy É pensar a frente, criando planos de ações para o dia a dia fazendo adaptações a longo do percurso. O pensamento estratégico é a somatória de planos diários, definidos a medida que as demandas surgem A cada mudança do meio ambiente novos planos e decisões são tomadas alinhando a organização com a estratégia geral da companhia. br strategi 3

11 Como o tempo interfere na gestão do pensamento estratégico
Como o tempo interfere na gestão do pensamento estratégico? Retardando as atividades em seu negócio, aumentando assim o impacto de atividades urgentes e importantes? Tempo gasto com atividades Urgente e não importante Não Urgente e não importante 10% Urgente e importante 90% Importante e não Urgente Passado $ Presente $ Futuro $ Pense por antecipação em futuros importantes problemas para reduzir a urgência destes, antecipe, para evitar crises. Aumentando a prioridade no que e importante e não urgente ou seja pensar mais em planejamento para que tudo aquilo que é importante não venha a se tornar urgente Aprenda a dizer não para tudo aquilo que não interessa Se desejar que uma tarefa seja feita procure uma pessoa que não tem tempo para fazê-la pois ela vai se dedicar muito a esse problema br strategi 3

12 Exemplo de: Estratégias de Negócios Como detectar a ética nas empresas
Exemplo de: Estratégias de Negócios Como detectar a ética nas empresas? Neste exemplo Quem é o cliente? O Banco Real br strategi 3

13 Qual é a Missão do Banco Real?
Missão – Significa a razão de ser(de. existir) de seu negócio Satisfazer os clientes, gerando valor para os acionistas, funcionários e comunidade, através de postura ética, diferenciando-nos pela qualidade dos produtos, serviços e principalmente, por um atendimento exemplar br strategi 3

14 Qual é a Visão do Banco Real?
Brief strategy É uma imagem que o empreendedor tem em relação ao seu negócio dentro de um horizonte de tempo, esta focada no futuro A visão deve representar a percepção externa, ser orientada para o mercado , e deve expressar geralmente em termos motivadores ou “visionários” como a organização quer ser percebida pelo mundo no Banco REAL é a visão de sustentabilidade e diversidade br strategi 3

15 Quais são os benefícios do banco Real em declarar Missão e Visão ?
Brief strategy Ajudar a redefinir o negócio, seus objetivos suas metas e o caminho para alcançá-los, descrevendo também a sua posição futura. Ajudar os acionistas, clientes e empregados os stakeholders a compreender a razão de ser do Banco Real. br strategi 3

16 Como visualizar o Banco Real em termos de elementos organizacionais em um negócio?
ATRAVÉS DE UMA PIRAMIDE DE DISCIPLINAS ORGANIZACIONAIS Fazer mais que o possível! MISSÃO VISÃO VALORES ESTRATÉGIA MARKETING VENDAS OPERAÇÕES FINANÇAS RECURSOS HUMANOS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO GARANTIA DA QUALIDADE Diversidade Qual ou quais áreas a ética é destaque estratégico nesta organização? Integridade, respeito, profissionalismo e trabalho em equipe br strategi 3

17 ...eco eficiência nas áreas que o Banco Real define como “Nossas Praticas”
Exemplo de Redução, Reutilização e Reciclagem Agência Granja Viana em Cotia Reaproveitamento da água da chuva Tinta e massa corrida sem solventes Blocos em Carpete fabricado com uma parcela de fibras de garrafa pet reciclada Madeira certificada A comunidade da região foi convidada para conhecer a agência br strategi 3

18 ...nas áreas que o Banco Real define como “Nossas Praticas”
1 – Fundo ethical: áreas Automotivas Alimentícias Engenharia Distribuição Metalúrgica Eletroeletrônica Agrícolas Odontológica Farmacêutica Medica hospitalar 2- No Financiamento sócio ambiental Analisando infra-estrutura: Energia Água Tratamentos Descartes 3 – Investimento social e cultural: Na gestão Médica, esportiva, Alimentícia etc. Palestras Cursos 4- Nos Fornecedores e Ecoeficiência Redução, Reutilização e Reciclagem br strategi 3

19 RESPONSABILIDADE CORPORATIVA – ATENDENDO AOS STAKEHOLDERS
Como visualizar o Banco Real em termos de elementos organizacionais em um negócio? ATRAVÉS DE UMA PIRAMIDE DE DISCIPLINAS ORGANIZACIONAIS A ESTRATÉGIA DO BANCO REAL FOCA NA SUSTENTABILIDADE A CURTO E LONGO PRAZO RESPONSABILIDADE CORPORATIVA – ATENDENDO AOS STAKEHOLDERS DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL- MELHOR DESEMPENHO LOCAL E INTERNACIONAL AFETANDO O AMBIENTE E OS RECURSOS ENVOLVIDOS Fazer mais que o possível! MISSÃO VISÃO VALORES ESTRATÉGIA MARKETING VENDAS OPERAÇÕES FINANÇAS RECURSOS HUMANOS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO GARANTIA DA QUALIDADE Diversidade Integridade, respeito, profissionalismo e trabalho em equipe br strategi 3

20 Como entender a estratégia do Banco Real?
Aplicando o pensamento estratégico A Estratégia consiste em selecionar e executar um conjunto de atividades entrelaçadas que criam valor para o cliente e diferenciação sustentável frente os concorrentes. Esta abordagem é do profissional líder e pioneiro na área de estratégia de negócios – “Michael Porter” que considera que : A necessidade de um negócio tem como base as declarações de missão, visão e valores que como vimos conversam com a estrutura organizacional através da estratégia. Observamos que no Banco Real o que cria valor para o cliente não é só o Lucro mas também as pessoas satisfeitas e o planeta com ambiente equilibrado ( que são os elementos estratégicos). br strategi

21 Como a estratégia se comunica com os elementos da organização?
Através da missão e visão VISÃO COLETIVA Aprendizado NOVOS COMPETIDORES MERCADO Sinergia Relacionamentos Comunicação MISSÃO GOVERNO TECNOLOGIA Priorização Desenvolvimento Pessoal Estrutura PARCEIROS ALIANCAS FORNECEDORES Organização Times de Trabalho RESULTADO PARA OS STAKEHOLDERS LUCRO + PESSOAS SATISFEITAS+ PLANETA EQUILIBRADO br strategi 2

22 Conclusões Fazer o tempo trabalhar a seu favor adotando uma postura pro ativa em qualquer situação. Em qualquer comunicação com outra pessoa tentar compreender antes de ser reativo, evitar reprovar e investigar com uma quantidade infinita de perguntas, agindo como um promotor ou um detetive. Em uma situação em que outra pessoa esta precisando se abrir, não usar a sua história de forma autobiográfica pois isto fará você se distanciar do problema do outro perdendo foco e tempo. Escutar mais o que o outro tem a dizer em primeiro lugar para criar sinergia e confiança isto fará otimizar o seu tempo realizando o que é verdadeiramente importante. Não deixar que a pessoa sinta que você é um político manipulador barato, fazer com que a pessoa ache seu próprio ritmo na busca de soluções para os problemas. br strategi 3

23 Fim da apresentação www.brstrategi.com.br
O material aqui apresentado não poderá ser reproduzido por quaisquer meios eletrônicos.Todos os direitos reservados e protegidos pela lei 5988 de 14/12/73 Código br strategi Bibliografia, Gestão estratégica Kellogg; Mapas estratégicos Kaplan, Norton;Estratégia em perspectiva, BCG; o Estrategista Luis Gaj;Negociação, Harvard Business;O poder sem limites Anthony Robbins;Metamanagement Fred Kofman. Em caso de duvidas entrar em contato pelo br strategi


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