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DIVERSOS PORQUE OS GAMES ESTRATÉGICOS AJUDAM O EXECUTIVO A ATUAR MELHOR NO JOGO CORPORATIVO REAL br strategi 3.

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1 DIVERSOS PORQUE OS GAMES ESTRATÉGICOS AJUDAM O EXECUTIVO A ATUAR MELHOR NO JOGO CORPORATIVO REAL
br strategi 3

2 Importante: A fim de tornar fácil o entendimento do conteúdo dos slides, a “br strategi” sempre divide o material em “conceitos e “aplicações práticas” Para isso utilizamos o instrumento de gestão 5W2H que significa cobrir as 7 perguntas a seguir: What?(O que?, Qual é?); Why?(Por que?); Who?(Quem?); Where?(Onde?) When?(Quando?) How?(Como?) How much?(Quanto?) sugestões para assistir os slides : coloque o slide no modulo slide show, clicando no ícone abaixo a esquerda ou através do menu selecionar Slide Show clicar em view show, para avançar ou voltar os slides use as setas em seu teclado br strategi 1

3 Por que os games estratégicos ajudam os executivos a atuar melhor nos cenários corporativos ?
Porque o GAMES ESTRATÉGICOS simulam outros cenários e esta simulação facilita a adaptação a outras culturas ao choque cultural e a adversidade de relacionamentos e situações. br strategi 3

4 O que é um choque cultural?
O choque cultural é algo que provoca o que chamamos de dissonância cognitiva que significa ter a sensação exata do que você realmente é comparado ao que você gostaria de ser. O contato com outras culturas faz você desenvolver hábitos estranhos a sua cultura mãe influenciando em suas atitudes. Estas atitudes quando em contato com a cultura mãe do seu país de origem provoca o chamado choque cultural. br strategi 3

5 Por que os games provocam o choque cultural e qual é o impacto nos executivos?
Os games provocam um choque cultural que por sua vez provoca uma confusão mental, que faz desenvolver vários sentimentos contrários como: Depressão e alegria Frustração e euforia revolta e harmonia Tudo isto pode ser simulado durante um jogo em um determinado tempo. br strategi 3

6 Exemplo viajando ou vivendo em um outro país ou convivendo com outras pessoas em um game
É um momento que você ultrapassa as fronteiras geográficas e limites de seu pensamento A experiência e enriquecedora porque estar em um outro cenário ou país estrangeiro exige sacrifício e dedicação maior que no seu país de origem Neste novo cenário você é visto como um estranho na qual as leis não estão a seu lado passando a sensação de você esta a margem desta sociedade já estabelecida e é ai que você começa a desenvolver estratégias . br strategi 3

7 Como a dissonância cognitiva é notada no mundo empresarial?
Empresários de alto nível costumam ser mais confiantes e ter mais auto-estima tomando decisões firmes com base em estratégias diferenciadas. O poder e dinheiro é o principal fator motivacional destes executivos, fatores que são muito explorados nos games. A vantagem competitiva destes indivíduos tem como diferencial a grande habilidade na manipulação de pessoas, desenvolvendo o lado relacional. O fator negativo destes indivíduos e a impaciência que tende a abandonar projetos e pessoas quando percebem que seus planos não vão se realizar e a vaidade pessoal em não dividir tarefas é explicitado no mundo dos games br strategi 3

8 O que provoca a dissonância cognitiva no mundo corporativo ?
A super valorização da imagem das pessoas leva a superficialidade nas relações que geram instabilidade e inconstância distanciando da realidade gerando dissonância cognitiva. br strategi 3

9 Como o Jogo estratégico pode ajudar no desenvolvimento de executivos ?
Podem ajudar no conhecimento estratégico de cada área que é o diferencial para elaboração de estratégias Pesquisas realizadas pela universidade de Havard demonstraram que os jovens profissionais que cresceram na geração dos games desenvolveram uma maior sociabilidade do que as gerações anteriores que focavam mais em competição do que no aprendizado em grupo Esta sociabilidade é demonstrada pela facilidade de desenvolver o aprendizado em grupo que passa a ser um diferencial competitivo com relação a gerações anteriores br strategi

10 Como foi desenvolvida esta capacidade estratégica ?
Os adeptos aos jogos desenvolveram a capacidade estratégica devido aos inúmeros erros e acertos com imensas derrotas nos games que jogaram. Estes jovens gostam de exercitar suas capacidades diante de obstáculos, identificam-se com o jogo que estão participando que se traduz em uma participação mais efetiva nas organizações. Desenvolveram também a capacidade de suportar ambientes diversos e de conviver com diferentes culturas pessoas e indivíduos. Estes jovens quando adultos são mais persistentes, flexíveis e otimistas entendendo melhor as regras de um jogo corporativo. br strategi

11 O que é um jogo estratégico?
Para compreender um jogo estratégico precisamos antes entender como um jogo estratégico é elaborado. De um modo geral e necessário quatro áreas, três ligadas ao produto e uma ligada ao gerenciamento do negócio. br strategi

12 Quem são os profissionais dos jogos estratégicos?
Game designer Programador Artistas modeladores e ilustradores Tester br strategi

13 Qual é a função de cada um deles?
O game designer é o responsável pelo projeto do jogo, agrupa as idéias dentro do mapa e define o sistema de regras e as conseqüências das ações do personagem, alem disso é necessário conhecer o processo de funcionamento de um jogo e ter muito domínio na área de comunicação. O programador tem como função dominar a área técnica da ciências da computação pois é ele que cria toda interface do game. Os artistas modeladores e ilustradores tem como função criar toda parte visual do games em 3D na qual o jogador vai interagir. O “tester” são os caras que vão jogar exaustivamente o protótipo para corrigir possíveis erros. br strategi

14 Qual é o jogo estratégico mais utilizado atualmente ?
A comunidade virtual “second life” é um jogo em três dimensões capaz de simular situações reais da vida de um personagem definido por você É um Universo digital tridimensional que tem como objetivo transformar o universo virtual em palco de experiências interativas interessantes e envolventes. No jogo não há missões fases ou objetivos previamente definidos, os residentes do “meta verso” como são chamados os usuários podem negociar produtos e serviços, comprar terrenos e imóveis. O jogo estimula empreendedores a desenvolverem suas habilidades aproveitando oportunidades com idéias criativas. br strategi

15 Como é o cenário do jogo “second life”?
O game tem moeda própria chamada (L$)linden na qual você pode converter em kaiser cash(KC$) moeda valida para o Brasil. Dentro do universo do Second Life existem caixas eletrônicos que convertem os créditos em kaiser cash para linden. O jogo permite que os usuários comprem terras e imóveis dentro do game além de garantir uma renda mensal para o seu “avatar’ nome que é dado ao personagem criado por você . Os jogos foram desenvolvidos com base na vida real, os jogadores simulam suas experiências nos jogos e trazem para a vida real fechando o ciclo. Conhecer gerir informações, conhecendo marcas e se relacionando com outros avatares faz desenvolver conhecimento e a capacidade de pensar em aplicações práticas no mundo real. Simular no mundo virtual para aplicar no mundo real traz uma visão tangível da aplicação do planejamento de vida, ajudando a compreender a influência de atividades importantes versus urgente. br strategi

16 Por que aplicar um Jogo estratégico?
Porque é uma ferramenta de marketing que usa estratégia e logística para atingir objetivos e buscar clientes No caso do jogo sencod life o mais utilizado hoje pelo mercado é uma nova ferramenta de marketing muito utilizado por empresas como Citibank, TAM, Procter & Gamble, Intel que vêem o jogo como uma oportunidade de br strategi

17 O que são avatares em jogos estratégicos ?
Os avatares são os personagens criados pelos jogadores que demonstram comportamento e personalidade baseados na cultura e nos valores pessoais de de cada jogador Os avatares visitam o lounge de grandes empresas e acumulam pontos nos programas de fidelidade da TAM NO MUNDO REAL E UMA OPORTUNIDADE PARA AS EMPRESAS CRIAREM UMA INTERACÃO ENTRE O MUNDO REAL E VIRTUAL COM SEUS PRODUTOS. Hoje circulam 2,7 milhões de avatares e uma população interessante para fazer testes de consumo, fidelidade em relacionamentos com marcas, desenvolver políticas voltadas para atingir o consumidor. Neste universo 32 % são americanos sendo que os brasileiros correspondem a 7% da população deste mundo metaverso, a maioria dos avatares 60% da população tem entre 25 e 44 anos. br strategi

18 Fim da apresentação www.brstrategi.com.br
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