A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?"— Transcrição da apresentação:

1 dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
Prof. Artur Motta Novas gerações e novas tecnologias: dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?

2 Todo Ponto de vista é a vista de um ponto. L. Boff

3 Especialista em Tecnologia
Meu “ponto de vista” Especialista em Tecnologia Sala de Aula Gestão Escolar Estudos Acadêmicos

4 Deixar-se provocar pela REALIDADE
+ VOCARE Frente Chamar AÇÃO INTENCIONAL

5 AÇÃO INTENCIONAL EXIGE...
Saber onde se está... Saber onde se quer chegar... Para definir o que fazer para chegar lá.

6 Saber onde se quer chegar (LDB)
Pleno desenvolvimento Formação da Cidadania Mundo do Trabalho

7 Saber onde se quer chegar Revela-se na APRENDIZAGEM ESCOLAR
de CONTEÚDOS de PROCEDIMENTOS de ATITUDES

8 PRÓPRIOS DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CADA INSTITUIÇÃO

9 AÇÃO INTENCIONAL EXIGE...
Saber onde se está... Saber onde se quer chegar... Para definir o que fazer para chegar lá.

10 Saber onde se está... REALIDADE

11 Saber onde se está... Alunos Famílias Educadores Sociedade QUAL É A REALIDADE DA MINHA ESCOLA? Comunidade

12 A REALIDADE NA QUAL NOS MOVEMOS E SOMOS

13 A REALIDADE NA QUAL NOS MOVEMOS E SOMOS

14 Saber onde se está... NUM MUNDO DIFERENTE

15 O professor e sua relação com as tecnologias emergentes

16 O professor e sua relação com as tecnologias emergentes

17 O professor e sua relação com as tecnologias emergentes

18 AÇÃO INTENCIONAL EXIGE...
Saber onde se está... Saber onde se quer chegar... Para definir o que FAZER para chegar lá.

19 Em nosso caso, o FAZER é da Escola ...
...e, para isso, ela precisa estar inserida na REALIDADE

20 Onde começam nossas dificuldades para enfrentar tudo isso COMO ESCOLA?
Começa na própria CONCEPÇÃO DE ESCOLA com a qual trabalhamos

21 Modelos Cartesianos Modelos Sistêmicos Cultura Gutenberg Cultura Net

22 Espaço das TROCAS DE SABERES da Comunidade
A Escola-Mesa (Pierre Babin) Espaço das TROCAS DE SABERES da Comunidade

23 Uma lição das lutas marciais... (ou aparentemente contrária...)
Usar a força contrária (ou aparentemente contrária...) a nosso favor

24 Ajuda informal dos Alunos Participação da Comunidade
Aceitar Contribuição dos Pais Acolher Ajuda informal dos Alunos Participação da Comunidade

25 Transformar tudo isso num PROJETO DE TRABALHO
Que traga RESULTADOS CONCRETOS buscados com INTENCIONALIDADE

26 Os ALUNOS devem aprender
Plano de aula O QUÊ Objetivos Conteúdo Recursos Estratégias Avaliação QUANDO COMO Os ALUNOS devem aprender

27 Nós, PROFESSORES, devemos aprender
O QUÊ Nós, PROFESSORES, devemos aprender QUANDO COMO

28 O que nós, PROFESSORES, devemos aprender
TAREFA PESSOAL Constitutiva da identidade profissional

29 O que nós, PROFESSORES, devemos aprender
TAREFA DA ESCOLA Constitutiva da responsabilidade social institucional

30 como e quando, para melhor respondermos INDIVIDUAL e COLETIVAMENTE
Desafio aos EDUCADORES PLANEJAMENTO Conteúdo Cronograma Metodologia Recursos Avaliação O quê? Quando? Como? Resultados? O que nós, EDUCADORES, precisamos aprender, como e quando, para melhor respondermos INDIVIDUAL e COLETIVAMENTE às necessidades ATUAIS e FUTURAS dos Alunos?

31 Não se trata de “E”, mas de “PORQUÊ”:
Novas gerações e novas tecnologias: dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar? Não se trata de “E”, mas de “PORQUÊ”: a dificuldade de ensinar está radicalmente ligada à dificuldade de aprender!

32 dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
Prof. Artur Motta Novas gerações e novas tecnologias: dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?


Carregar ppt "dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google