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18 de novembro de 2010 Transformação Contínua, Inovação Contínua: O ‘case’ IBM Rogerio Oliveira Presidente - IBM América Latina Vamos usar a IBM como.

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1 18 de novembro de 2010 Transformação Contínua, Inovação Contínua: O ‘case’ IBM Rogerio Oliveira Presidente - IBM América Latina Vamos usar a IBM como exemplo de inovação nos negócios. Toda a jornada de transformação da empresa pode ser considerada um exemplo de inovação. Além disso, ao final, vamos ver exemplos de como essa inovação nos inspirou a oferecer soluções de valor aos clientes, para que eles também sejam inovadores e transformem seus próprios negócios. Durante os últimos sete anos, a IBM tem executado uma estratégia que está transformando nosso negócio. Com inovação e integração global no cerne dessa mudança: Saímos do modelo de comoditização (PCs e hard disks). Reforçamos nosso posicionamento através de investimentos estratégicos e aumento de foco em segmentos emergentes de maior valor, como consultoria de negócios, SOA e Information on Demand. Ao entender as mudanças no mercado, a IBM mudou seu negócio de componentes (hardware / software) para infraestrutura (por ex., SOA). Depois, de infraestrutura para soluções de valor de negócios (por ex., integration services and domain expertise). Isso resultou em uma diferenciação e mais rentabilidade . Ao mesmo tempo, a empresa se transformou em uma companhia globalmente integrada, o que melhorou a produtividade global e está direcionando o investimento e a participação nos mercados de crescimento de forma mais rápida. Atuação em 170 Países Cerca de funcionários 40% de trabalhadores móveis 50% da força de trabalho está na IBM há 5 anos ou menos Como resultado, a IBM é hoje um negócio de mais alto desempenho, mais resiliente do que era há vários anos.

2 A Transformação da IBM: Uma Jornada de Inovação
Século 20 Século 21 Uma companhia globalmente integrada -- negócios em um mundo inteligente e conectado A era internacional -- exportação A era multinacional -- replicação Uma Globally Integrated Enterprise (GIE) é uma organização aberta e modular, integrada à rede econômica com um modelo de negócios que busca o valor a partir do novo cenário global. O mundo está ficando INSTRUMENTADO O mundo está ficando INTERCONECTADO A evolução da empresa moderna passou por três modelos distintos. As organizações progressistas hoje estão adotando um novo modelo: a companhia globalmente integrada. A decisão de avançar para esse modelo operacional informa as escolhas que fazemos em uma base contínua -- estruturalmente, operacionalmente, culturalmente -- para capturar as oportunidades, gerenciar os riscos desta nova era de globalização, e otimizar produtos e serviços. Primeiro, foi o modelo 'internacional' do século 19. Para a empresa internacional, a maioria das operações estava centrada no país de origem, com vendas e distribuição no exterior. Essa estrutura básica de importação/exportação — de fabricação e distribuição internacional centralizada — se aplicava a quase todas as indústrias. No caso da IBM, fabricávamos equipamentos em plantas nos EUA, os quais eram, em seguida, exportados para o Canadá e América Latina e para alguns mercados no exterior. Em seguida, foi o modelo da 'multinacional' do século 20 — que, em muitos aspectos, foi uma resposta ao aumento das barreiras comerciais durante e após as Guerras Mundiais. Para ter acesso aos mercados locais, a multinacional criou versões menores da empresa matriz em diversos países do mundo, e realizou grandes investimentos locais. No caso da IBM, a manifestação desse modelo veio na forma de mini-IBMs em dezenas de países – IBM Japão, IBM França, IBM Canadá, e assim por diante, em todo o mundo. Cada uma dessas organizações atuava quase como uma empresa independente – com suas próprias demonstrações de resultado, suas próprias funções de equipe, seus próprios sistemas de TI e de finanças. Com base na dimensão interconectada da GIE, as organizações estão adicionando os novos recursos de instrumentação e de inteligência para se tornarem empresas mais inteligentes. A própria IBM está fazendo essa transformação. Global Supply Management Global Production Optimization Global Demand Capture Todas as coisas estão ficando INTELIGENTES

3 A Transformação da IBM: Uma Jornada de Inovação
Manutenção da integridade corporativa & estabilização dos negócios Controle da descentralização (exemplos: redução de 128 CIOs para 1; de 70 agências de publicidade para 1) Declarações de P&L das marcas: antes nacionais, agora globais Mudança para soluções integradas Crescimento em serviços “Acho que o maior desafio que enfrentamos é adaptar nossa estratégia, estrutura e cultura a um mundo de mudanças constantes. Não posso prometer que a jornada será fácil ou rápida. Nosso avanço não será lento. Iremos nos mover a passadas largas.” -- Lou Gerstner, 1993 Áreas de Foco 1993 1995 1997 1999 2001 2003 2005 2007 2009 Uma empresa que estava no auge de uma indústria quase faliu. Então, desafiando todas as expectativas, voltou para definir a pauta. Essa empresa é a IBM. Em 1993, a indústria de computadores havia mudado tão rapidamente que a empresa estava a caminho de perder um então recorde de US$ 8,1 bilhões. A IBM corria o risco de extinção, vítima de sua própria burocracia, uma cultura isolada, e da era PC que a própria IBM havia ajudado a inventar. A companhia manteve uma estratégia antiga por muito tempo – e o mais crítico: perdeu contato com seus clientes. Nós lutamos sob o peso de uma estrutura de gerenciamento que criou unidades de negócios independentes, com processos redundantes e sistemas de informações desconexas. Com um plano de dissolver a empresa sobre a mesa, a IBM contratou Lou Gerstner como CEO, em abril de Gerstner percebeu que o valor que a IBM oferecia aos clientes era a sua capacidade de fornecer soluções de ponta a ponta para problemas de negócios. Então Gerstner reverteu o curso, e definiu uma estratégia para criar uma empresa unificada, integrada. A execução bem-sucedida desta estratégia (“One IBM”) exigiria um foco intenso na reconstrução da IBM. Sem integração interna, nunca poderíamos concretizar a promessa de uma estratégia provedora de soluções ponta a ponta. Sob a liderança de Gerstner, a IBM arquitetou uma reviravolta na década de 90, considerada uma das maiores da história empresarial americana. No ano 2000, o lucro líquido da IBM tinha crescido para US$ 8 bilhões – uma virada de US$ 16 bilhões sobre os dias sombrios de 1993. Fase Um Era Gerstner (1993 a 2002)

4 A Transformação da IBM: Uma Jornada de Inovação
Transição para soluções de alto valor Mudança para uma cultura baseada em Valores Levar a tomada de decisões para níveis mais baixos Transformação da IBM na principal companhia globalmente integrada Manutenção e execução do foco corporativo, em um mercado que passa por mudanças radicais Agenda de Smarter Planet “A crise no mercado financeiro nos acordou abruptamente para as realidades e perigos dos sistemas globais de alta complexidade. A primeira década do século 21 tem sido uma sucessão de alertas para um único tema: a realidade da integração global." Sam Palmisano, Áreas de Foco 1993 1995 1997 1999 2001 2003 2005 2007 2009 Sob a liderança de Sam Palmisano, a IBM embarcou para a próxima fase em sua jornada de transformação, iniciada em 2003. A IBM é hoje uma empresa muito diferente do que era no início da década. A transformação contínua produziu efeito em constante melhoria do desempenho de negócios. A empresa continuou com a mudança constante em seu modelo de negócios, operações, processos e cultura para responder às demandas da globalização econômica. Em 2009, a IBM apresentou resultados sólidos, mesmo durante uma recessão econômica mundial. receita de US$ 95,8 bilhões, queda de 5% lucro recorde de US$ 18,1 bilhões Fase Dois Era Palmisano (2003 até o presente)

5 A mudança do portfólio IBM para software e serviços permitiu um maior foco em soluções de VALOR
41% 25% 34% 2003 Segment Profit Mix Portfólio atualizado, com foco em serviços, software e soluções integradas Componentes  infraestrutura de valor  valor aos negócios Posição fortalecida em: Consultoria de Negócios Arquitetura orientada ao Serviço Informação on-demand Virtualização Sistemas abertos, modulares A IBM conseguiu esta mudança por meio de uma estratégia agressiva de aquisições e alienação de investimentos Aquisições: Cognos, PWCC Alienação: Impressoras, PCs Software 42% 16% 2009 Segment Profit Mix Services Hardware & Financing A mudança de portfolio da IBM seguiu uma tendência no mercado mundial, que passou a procurar por mais software e serviço, e a diminuição na demanda por hardware. Na IBM, essa transformação foi realizada por meio de uma estratégia agressiva de aquisições de companhias de software e a diminuição no investimento em hardware, como por exemplo a venda da divisão de PCs para a chinesa Lenovo.

6 As recentes iniciativas de crescimento expandiram as oportunidades de negócio da IBM
Plano de Crescimento 2015 Business Analytics Smarter Planet Responsável por ~20% do crescimento da IBM ao longo do Plano Contribui com ~US$ 16B em negócios até 2015 Smarter Planet aumenta as oportunidades da IBM em mais de 40% Contribui com ~US$10B em negócios até 2015 Growth Markets Crescimento de mercados emergentes: velocidade maior que o dobro das principais economias Crescimento chega a mais de 25% da receita da IBM até 2015 Cloud Computing Até 2015, Business Optimization crescerá duas vezes mais rápido, em comparação com Business Automation As oportunidades em cloud computing estão crescendo 28% ao ano Contribui com ~US$3B de crescimento líquido até 2015. Combinação de tecnologia e serviços para o desenvolvimento de soluções de alto valor

7 Na vanguarda da inovação:
Construindo um Planeta Mais Inteligente VÍDEO – Decade of Smart Um planeta mais inteligente é o ponto de vista da IBM sobre como a interconexão das tecnologias estão mudando a forma como o mundo literalmente funciona. Ou seja, os sistemas e processos que permitem que: Bens materiais sejam desenvolvidos, fabricados, vendidos e comprados; Serviços sejam prestados; As coisas se movam: desde pessoas e dinheiro até óleo, água e elétrons; E bilhões de pessoas trabalhem, governem-se e vivam. Nesta apresentação, vou apresentar este ponto de vista e fornecer alguns exemplos de como a IBM está trabalhando com os clientes para construir um planeta mais inteligente. Essa visão é um sólido exemplo de como estamos inovando em nossos negócios.

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9 INSTRUMENTADO INTERCONECTADO INTELIGENTES Nosso mundo está ficando
Construindo um planeta mais inteligente Nosso mundo está ficando INSTRUMENTADO Nosso mundo está ficando INTERCONECTADO Praticamente todas as coisas, processos e formas de se trabalhar estão ficando INTELIGENTES Em uma palavra, o nosso planeta está se tornando mais inteligente. O que está tornando isso possível? Existem três fatores…

10 INSTRUMENTADO Agora, temos a capacidade de medir, sentir e observar as condições exatas de todas as coisas. Existem hoje 1 bilhão de transistores para cada pessoa no planeta. Até 2010, 30 bilhões de etiquetas RFID foram incorporadas no mundo, abrangendo ecossistemas inteiros. Tudo se tornará instrumentado: cadeias de suprimentos, redes de assistência médica, cidades e até mesmos os sistemas naturais, como os rios. Primeiro, nosso mundo está se tornando instrumentado: O transistor, inventado há 60 anos, é o produto de base da era digital. Agora, considere um mundo em que há um bilhão de transistores por pessoa, cada um custando um décimo de milionésimo de um centavo. Provavelmente haverá 4 bilhões de assinantes de telefonia móvel até o final de 2010… e 30 bilhões de tags de Identificação por Rádio Frequência produzidos globalmente dentro de dois anos. Sensores estão sendo embutidos através de ecossistemas inteiros—supply chains, redes de serviços de saúde, cidades… até mesmo em sistemas naturais, como rios.

11 Segundo, nosso mundo está se tornando interconectado:
Muito em breve teremos 2 bilhões de pessoas na Internet. Mas isso é só o começo. Em um mundo instrumentalizado, sistemas e objetos também podem agora, "falar" uns com os outros. Pense na possibilidade de um trilhão de coisas conectadas e instrumentalizadas—carros, aparelhos, câmeras, estradas, encanamentos...e até mesmo produtos farmacêuticos e gado. E agora pense sobre a quantidade de informação produzida pela interação de todas essas coisas. INTERCONECTADO Pessoas, sistemas e objetos podem se comunicar e interagir de maneiras completamente novas. A internet já alcançou 1 bilhão de pessoas conectadas. Quase um terço da população mundial estará na web até 2011. Existem quase 4 bilhões de assinantes de telefonia móvel no mundo. A internet “de coisas” – carros, eletrodomésticos, câmeras, estradas, tubulações, produtos farmacêuticos e até mesmo rebanhos – está alcançando 1 trilhão de itens.

12 INTELIGENTES Podemos reagir às mudanças de forma rápida e exata, obtendo melhores resultados por meio da previsão de eventos futuros. A cada dia, são gerados 15 petabytes de novas informações. Isto é 8x mais do que todas as informações contidas em todas as bibliotecas norte-americanas. Uma empresa média, com funcionários, gasta cerca de $5,3 milhões por ano para encontrar informações armazenadas em seus servidores. Os novos modelos de computação gerenciam imensas quantidades de dados gerados pela proliferação de aparelhos para usuários finais. Junto com as análises avançadas, essas tecnologias estão nos tornando mais inteligentes. Praticamente todas as coisas, processos e maneiras de trabalhar estão se tornando inteligentes. Novos modelos de computação podem administrar a proliferação dos dispositivos para usuário final, sensores e atuadores e conectá-los com poderosos sistemas back-end. Quão poderosos eles são? Em 2008, o supercomputador IBM Roadrunner quebrou a barreira do "petaflop"—mil trilhões de cálculos por segundo. O Roadrunner é feito a partir os mesmos chips que vão nos videogames de consumidores e no sistema operacional sem custo Linux. Combinado com funções analíticas avançadas, tais supercomputadores—e novos modelos de computação como "nuvens"—podem transformar montanhas de dados em inteligência. E essa inteligência pode ser traduzida em ação, tornando nossos sistemas, processos e infraestruturas mais eficientes e mais produtivos -- em uma palavra, mais inteligentes.

13 Estamos produzindo uma avalanche de informações
Volume 988 exabytes: Em 2010, haverá uma quantidade de informações digitais equivalente à altura de uma pilha de livros que vai duas vezes do Sol a Plutão . Variedade 80% dos novos dados são gerados por s, com uma contribuição crescente de documentos, imagens, vídeo e áudio. Velocidade 77% dos executivos afirmam que não possuem acesso a informações estratégicas em tempo real para tomar decisões de negócios importantes. Volume de Dados Digitais: By 2010, the amount of digital information will grow to 988 Exabytes (equivalent to a stack of books from the sun to Pluto and back) Every day, 15 Petabytes of new information are being generated. This 8 times more than the information in all U.S. libraries The number of s sent every day is estimated to be over 200 billion Variedade de Informação: 80% of new data growth is unstructured content, generated largely by , with increasing contribution by documents, images, and video and audio 38% of archiving decisions receive input from a C-level executive and 23% from legal/compliance professional The average car will have 100 million lines of code by 2010; the Airbus A380 alone contains over 1 billion lines of code Velocidade da Tomada de Decisão: Every week, the average information worker spends 14.5 hours reading & answering , 13.3 hours creating documents, 9.6 hours searching for information, 9.5 hours analyzing information For every 1,000 knowledge workers, $5.7 million is lost annually in time wasted reformatting information between applications. Not finding the right information costs an additional $5.3 million per year An Institute for Business Value Agile CFO Study in 2007 indicated that only 9% of senior finance executives believe they excel at gathering, interpreting & conveying information to senior management 42% of managers say they inadvertently use the wrong information at least once per week Fonte: Diversos Estudos da IBM e de Domínio Público

14 + + = Uma oportunidade para pensar e agir de novas maneiras —
do ponto de vista econômico, social e tecnológico À medida que o mundo se torna mais instrumentado, interconectado e inteligente, temos a oportunidade de pensar e agir de novas maneiras—do ponto de vista econômico, social e tecnológico.

15 Um planeta mais inteligente promete um enorme progresso.
A combinação de instrumentalização, interconexão e inteligência promete um imenso progresso.

16 Progresso para as empresas
Construir um planeta mais inteligente é o ponto de vista da IBM sobre como as tecnologias interconectadas estão mudando a forma como o mundo literalmente funciona. Ou seja, os sistemas e processos que permitam: que bens materiais sejam desenvolvidos, fabricados, vendidos e comprados; serviços sejam prestados; tudo de pessoas e dinheiro até óleo, água e elétrons se mova; e bilhões de pessoas trabalhem, governem-se e vivam. Nesta apresentação, vou lhes apresentar este ponto de vista e fornecer alguns exemplos de como a IBM está trabalhando com os clientes para construir um planeta mais inteligente.

17 As organizações que pensam no futuro ganham a dianteira do mercado
Principais Vantagens Características Vencedoras Informações de alta qualidade 32,5% 25% 22,7% 21,9X Apoio sólido para decisões 5,6X 15X 4,4% 1,5% 1,5% Desafio Antecipação Poder Grande enfoque no estímulo às mudanças nos negócios Organizações de alto desempenho primam em diversas características-chave a taxas muito mais elevadas do que as de mais baixo desempenho. As organizações de alto desempenho exibiram três características diferenciadoras: • Desafio. Capazes de quebrar o status quo em sua organização, criando um ambiente mais receptivo à inovação, e mais audaciosas em sua aplicação de novos insights e inteligência. As organizações de alto desempenho se classificaram no mais alto nível dessa característica 22 vezes mais frequentemente do que as de mais baixo desempenho. • Antecipação. Capazes de prever e preparar-se com antecedência para eventos previstos pela avaliação de resultados de negócios e trade-offs de forma proativa para otimizar suas organizações na busca de novos objetivos. As organizações de alto desempenho se classificaram no mais alto nível dessa característica 15 vezes mais frequentemente do que as de mais baixo desempenho. • Poder. Capazes de dar aos funcionários autoridade para usar a informação, tomar decisões e agir sobre os seus insights para proporcionar mudanças. As organizações de alto desempenho se classificaram no mais alto nível 5,6 vezes mais frequentemente do que as de mais baixo desempenho. Combinados, esses três vetores de desempenho constituem uma abertura e prontidão fundamentais para mudança. Eles conduzem a novas formas de trabalho e novas abordagens para a inovação de conjuntos de produtos, operações e modelos de negócios. Juntamente com os princípios básicos BAO, eles determinam o curso para a “ruptura”. Quebrar o status quo para melhorar os negócios e criar novas oportunidades Prever e preparar-se para o futuro por meio da avaliação proativa de trade-offs Capacitar e dar poder aos funcionários para que possam analisar, decidir e agir O gráfico mostra diferenças nos níveis mais altos de realização Legenda: Empresas de melhor desempenho (isto é, 1o quintil em relação aos pares no mesmo setor) Empresas de pior desempenho (isto é, 4o e 5 o quintis em relação aos pares no mesmo setor) Diferença relativa entre empresas com melhor e pior desempenho Fonte: Breaking Away with Business Analytics and Optimization: New intelligence meets enterprise operations, disponível em

18 SMART ENERGY A IBM lidera 7 das 11 iniciativas de medição inteligente de energia elétrica no mundo, incorporando inteligência nos serviços públicos para reduzir os custos dos consumidores e melhorar o equilíbrio da rede. O Pacific Northwest National Laboratory, nos EUA, ajudou os moradores de Washington a diminuírem seus gastos com energia elétrica em até 10%, transformando os termostatos normais em day traders de energia, o que garantiu o melhor custo para o consumidor e melhor balanceamento de carga para a rede.

19 SMART SUPPLY CHAINS Empresas a aumentar a inteligência de seus transportes com um inovador sistema de rastreamentos. Isso ajuda as transportadoras com o gerenciamento da cadeia de suprimentos, além de reduzir a incidência de contêineres vazios e monitorar as condições da carga. O sistema de transporte inteligente fornece leituras de temperatura e umidade, alarmes anti-intrusão, trâmites aduaneiros mais rápidos e mais... tudo comunicado de forma sem fio e compartilhado com os parceiros via internet.

20 SMART RISK MANAGEMENT Banco Itaú, Brasil
O banco adotou um único sistema para lidar com as questões de conformidade, privacidade e segurança, entregando o tipo certo de informação detalhada aos usuários. A visão das informações em tempo real permite que o banco adote medidas corretivas imediatas para ajudar a reduzir o risco e implementar mudanças. Tudo em prol do cliente. Banco Itaú Holding Financeira S.A.: gerenciamento de risco mais inteligente com o IBM Cognos inteligência de negócios O Itaú trabalhou com a IBM para implementar um banco de dados de informações gerenciais e sistema de inteligência de negócios para consolidar informações do seu novo sistema de auditoria. O sistema baseado em IBM Cognos implementado pela equipe IBM Global Business Services oferece análises ad-hoc, referências cruzadas de informações e cockpits executivos. O sistema permite a referência cruzada de informações de conformidade e auditoria e a criação de cockpits executivos para análise de dados e melhoria da tomada de decisões. O Que o Torna Mais Inteligente: O banco agora tem um único sistema que ajuda a lidar com as questões de conformidade, privacidade e segurança, entregando o tipo certo de informação detalhada aos usuários, em tempo real A visão das informações em tempo real permite que o banco adote medidas corretivas imediatas para ajudar a reduzir o risco e implementar mudanças O Banco Itaú obteve novos insights pela combinação dos dados e informações dos diversos setores de Segurança.

21 SMART ANALYTICS Marketec, Argentina
Com a ajuda da IBM, a Marketec criou uma solução inteligente na área de cupons. O sistema lê as compras do consumidor e imprime os cupons com base no que o cliente comprou. O sistema também registra as compras e fornece relatórios de vendas aos clientes varejistas da Marketec. O uso dos cupons também é rastreado, de forma que os clientes possam facilmente visualizar o quanto estão economizando com as promoções. A Marketec Targeted Solutions (Marketec) oferece aos varejistas na América do Sul soluções inteligentes, imprimindo cupons de desconto para os consumidores na saída com base em suas compras. A solução também potencializa padrões de compra históricos que estão normalmente armazenados em sistemas tradicionais de cartões de fidelidade. Os clientes se beneficiam da análise dos padrões de compra e podem utilizar essa informação para melhorar a eficácia de suas práticas promocionais.   SOLUÇÃO Ao trabalhar com a IBM, a Marketec foi capaz de fazer o sistema de cupons funcionar de forma eficaz e confiável. A empresa agora fornece mais de 3,5 milhões cupons semanais através de lojas pertencentes a quatro redes de supermercados locais e regionais. BENEFÍCIOS Conecta os padrões de gastos e as ofertas do consumidor em tempo real, ajudando os clientes do varejo a posicionar seus produtos com os compradores corretos Proporciona aos seus clientes informação na tomada de decisão—incluindo estoque nas lojas, progressão de vendas e retornos de campanha sobre o investimento—dessa forma capacitando-os e dando à Marketec uma vantagem competitiva Relaciona a aquisição de bens com as ofertas em curso do cliente e os padrões de compra do consumidor, produzindo cupons de desconto direcionados em tempo real

22 E progresso para as cidades, através de soluções para as indústrias

23 Isto é, 6,4 bilhões de pessoas.
Um planeta de cidades mais inteligentes: em 2007, pela primeira vez na história, a maior parte da população mundial - 3,3 bilhões de pessoas - estava vivendo em cidades. Até 2050, os moradores urbanos deverão representar 70% da população total da Terra. Isto é, 6,4 bilhões de pessoas. Ao olhar para a população mundial, em 1900, apenas 13% da população mundial vivia nas cidades. Em 2007, pela primeira vez na história, a maioria da população mundial—3,3 bilhões de pessoas—vivia em cidades. Em 2050, esse número terá subido para 70% da população total da Terra. Nós estamos acrescentando o equivalente a sete Nova Yorks ao planeta a cada ano. Um mundo urbanizado significa que as cidades precisam ganhar um maior controle sobre seu desenvolvimento, economicamente e politicamente. Nossa visão é trazer um novo nível de inteligência sobre como o mundo funciona — como cada pessoa, empresa, organização, governo, sistema natural e sistema artificial interage. Cada interação representa uma oportunidade de fazer algo melhor, de forma mais eficiente e mais produtiva. Porém, mais do que isso, à medida que os sistemas do planeta se tornam inteligentes, temos a oportunidade de abrir novas possibilidades de progresso.

24 É hora de agir: cada vez mais, as cidades - mais do que os estados, as províncias ou mesmo as nações - serão os locais onde o sucesso ou o fracasso do nosso planeta será determinado.

25 Uma oportunidade de reduzir o uso de energia em até 15%
Transportes mais inteligentes Uma oportunidade de reduzir o trânsito em até 20% Segurança pública mais inteligente Cerca de 45% do orçamento municipal é gasto com segurança pública Energia mais inteligente Uma oportunidade de reduzir o uso de energia em até 15% Educação mais inteligente Uma oportunidade de cuidar do nosso recurso mais valioso Transportes mais inteligentes: A cidade pode incorporar inteligência em todo seu sistema de transportes, melhorando o trânsito para os motoristas, fornecendo melhores informações aos gestores urbanos, aumentando a produtividade das empresas e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos. Segurança pública: Cerca de 45% do orçamento municipal é gasto com segurança pública. Uma cidade mais inteligente utiliza tecnologias avançadas e abordagens baseadas em cada comunidade para prever e prevenir os crimes e as emergências – e não apenas reagir a eles. Energia e serviços públicos: Ao fornecer informações em tempo real sobre o fluxo de energia, o sistema inteligente de serviços públicos ajuda os cidadãos e as empresas de utilities a fazer escolhas mais inteligentes e responsáveis em relação compra, venda e gerenciamento de eletricidade. Educação: As cidades mais inteligentes adotam uma visão sistêmica de seus sistemas educacionais, avaliando os estudantes em múltiplas dimensões e equipando-os para ter um melhor desempenho, tanto dentro quanto fora do ambiente da sala de aula tradicional. Saúde: um sistema de assistência médica mais inteligente cria parcerias e faz melhor uso dos dados, de forma a proporcionar um excelente atendimento, prever e prevenir doenças e dar às pessoas o poder de realizar escolhas mais inteligentes. Serviços públicos: O aumento no compartilhamento de informações e na colaboração geram um processo decisório mais inteligente em todas as agências, prestadoras de serviços e outros componentes do governo. Saúde mais inteligente Uma oportunidade de reduzir o custo dos tratamentos em até 90% Serviços públicos mais inteligentes Uma oportunidade de disponibilizar serviços essenciais a todos os cidadãos 25

26 Cingapura Segurança pública mais inteligente EUA
Transporte mais inteligente Cingapura The NYPD Crime Information Warehouse gives officers mobile access to more than 120 million criminal complaints, arrests and 911 records, as well as 5 million criminal records, parole files and photographs—resulting in a 27% reduction in crime. A Polícia de Nova Iorque proporciona aos seus agentes de campo acesso móvel a mais de 120 milhões de queixas criminal, detenções e 911 registos, além de 5 milhões de registros penais, de liberdade condicional e arquivos de fotografias. O acesso rápido às informações ajudou a Polícia a reduzir em 27% a taxa criminalidade. Para incentivar a população a usar os diversos modos de transporte e diminuir o impacto do trânsito sobre o meio ambiente, as autoridades públicas de Cingapura implementaram um gerenciamento de taridas inteligente, com cartões que podem ser utilizados para pagar a passagem de ônibus, trem, táxi, pedágios e estacionamento.

27 SMARTER LOS OLIVOS, PERU
A IBM está ajudando o município de Los Olivos, em Lima, no Peru, a interconectar as instituições públicas do distrito – como as escolas, delegacias de polícia, hospitais, universidades, corpo de bombeiros e postos de saúde – a mais de 60 mil residências, permitindo que a cidade automatize e otimize a prestação de serviços aos cidadãos. Los Olivos foi nomeada a cidade mais digital do Peru e, agora, espera tornar-se o município mais digital da América do Sul. A Solução: O distrito construiu uma rede privada metropolitana utilizando hardware de padrão industrial e conduzindo soluções de gerenciamento e monitoramento para a prestação de serviços em todo o distrito. Uma topologia mesh [em malha] interliga as instituições públicas do distrito com quatro nós de transmissão e um centro de dados central, e nove anéis de fibra ótica fornecem mais de 50 pontos de presença para conectar as residências do distrito à rede. O Que o Torna Mais Inteligente: Automatiza a prestação de serviços de escolas, delegacias, hospitais e corpos de bombeiros para mais de casas. Prepara o terreno para um sistema de saúde integrado no qual os dados clínicos dos cidadãos podem ser acessados por qualquer centro de saúde autorizado no distrito. Monitora dados de elementos da infraestrutura, tais como semáforos, câmeras de segurança, medidores de água e redes elétricas para que o distrito possa, proativamente, detectar problemas e tomar medidas. Centraliza os dados para tomada de decisão e planejamento, e corta custos através processos padronizados em todo o distrito.

28 SMARTER TRANSPORTATION, CIDADE DE SÃO PAULO
A Controlar é a empresa responsável por testar as emissões dos seis milhões de veículos que transitam na cidade de São Paulo. O sistema conecta os proprietários dos veículos à empresa de testes de emissão e ao Departamento Nacional do Trânsito (DENATRAN). Com uma infraestrutura robusta baseada em servidores IBM, a Controlar pode reduzir a poluição em São Paulo ao monitorar e testar mais de seis milhões de veículos Todas as inspeções são agendadas pelos proprietários de veículos através do website da Controlar, que é criptografado. Depois de pagar o imposto adequado, o proprietário pode então escolher a data, hora e local mais conveniente para a inspeção. O sistema conecta o proprietário do veículo, a Controlar, a Câmara Municipal de São Paulo e o Detran, Departamento Nacional de Trânsito do Brasil. A Controlar precisava de uma infraestrutura robusta, dinâmica, segura para suportar a solução Oracle Enterprise Resource Planning (ERP), que operaria e gerenciaria o processo. A Controlar também precisava se assegurar de que a infraestrutura seria capaz de escalar para atender suas futuras necessidades de crescimento. O Que o Torna Mais Inteligente: Reduz a poluição total na quinta cidade mais poluída do mundo Permite que os proprietários de veículos definam as inspeções e paguem o imposto utilizando o Website da agência Conecta os proprietários de veículos à agência de emissões e às agências de tráfego da cidade e do estado

29 SMARTER TRANSPORTATION, RIO
A frota de ônibus da Fetranspor é muito grande: cerca de veículos trafegam em mais de duas mil linhas e rotas intramunicipais, transportando os passageiros em mais de dez milhões de viagens diárias. Com a IBM, a Fetranspor construiu um sistema de bilhetagem que cortou os custos em cerca de 1,5%, o que representa uma economia de US$ por mês A emissão, verificação e validação de bilhetes para um número tão grande de passageiros eram caro e complicados—e frustrante para os consumidores em pé na fila. A Fetranspor queria agilizar suas operações de bilhetagem, reduzir fraude e cortar custos, e ao mesmo tempo melhorar a experiência do consumidor. SOLUÇÃO: A Fetranspor contratou o Provedor de Serviços de TI, Montreal Informática, para projetar, construir e executar um sistema eletrônico de bilhetagem completo com base em um smartcard, reutilizável, recarregável chamado "RioCard". A Montreal Informática selecionou a tecnologia System z Application Assist Processor da IBM para reduzir os custos associados ao gerenciamento da compra online de milhões de bilhetes por mês. BENEFÍCIOS: Redução de viagens fraudulentas Menores custos de administração de bilhetes Novos recursos de coleta de informações para auxiliar no gerenciamento de negócios Redução do tempo gasto na fila pelos consumidores Melhor experiência total de viagem

30 O que o mercado está dizendo (resultados CEO Study 2010)
In our 2010 Global CEO Study we set out to explore leadership in the new economic environment. What we heard was that this new environment is distinctly different. Most of all, it is increasingly complex. This study is the 4th edition of our biennial global CEO Study Series. IBM has interviewed CEOs and Senior Public Leaders across 60 countries spanning 33 industries 25 percent of the CEOs interviewed were in growth markets, 21 percent in North America, 42 percent in Europe, and 12 percent in Japan.

31 A inovação e a transformação dos negócios
Forças externas que afetarão as organizações nos próximos três anos, de acordo com CEOs Fatores de mercado 56% 58% Qualificação de pessoas 37% 50% Fatores macro-econômicos 38% 42% Assuntos regulatórios 35% 39% Fatores tecnológicos 39% 29% Technology is clearly contributing to growing complexity – creating a world that is massively interconnected, with broad-based convergence of systems of all kinds. This includes man-made systems such as supply chains or cities. Or natural systems like weather patterns. With many elements interconnected, any decision can ripple across business ecosystems with unprecedented speed. The latest economic crisis is a good example – impacting nearly every economy around the globe and leading to one of the most pronounced economic downturns since the 1930s. At the same time, the emergence of advanced technology can help organizations manage in this more complex environment. Fatores sociais 19% 26% Problemas ambientais 21% 23% Mundial Globalização 23% Brasil 18% Fonte: Global CEO Study, IBM.

32 Visão dos CEOs: as expectativas dos clientes vão mudar
O caminho da inovação: ficar atento às mudanças Visão dos CEOs: as expectativas dos clientes vão mudar Melhor entendimento das necessidades dos clientes 82% 88% Serviços novos ou diferentes 70% 71% Mais colaboração e informações 69% 61% Produtos novos ou diferentes 61% 53% Novos canais de relacionamento 51% 65% Customer expectations and preferences are changing rapidly – and CEOs are challenged to get in sync. We asked CEOs how their customer expectations for them would change over the next five years. Eight of of ten CEOs say that customers expect them to better understand their needs. They also see changes in the types of services their customers expect, closely followed by an increased need for more collaboration and information sharing. Understanding customer needs, collaborating and sharing information are themes we have discussed in our previous CEO studies. But we see an interesting evolution in two main respects. 1. From collaboration to co-creation: Our previous studies have clearly highlighted the need for more customer collaboration. But in today’s connected world, we are moving beyond two-way communication to collaboration – one to one, one to many and many to many. The new watch-word is “co-creation”. 2. The social networking explosion: Between June 2008 and June 2009, Twitter grew 1,928 percent and today has more than 21 million unique visitors each month. In 2009 alone, Facebook. Grew from 150 million users to 350 million. If facebook were a country, it would be the third largest country in the world. Maior foco em responsabilidade social 46% 55% Maior foco em custo-benefício 45% 45% Mundial Brasil Fonte: Global CEO Study, IBM.

33 Criatividade e Integridade: as características do líder do futuro
Total de entrevistados Brasil Criatividade 60% 59% Integridade 52% 56% Dedicação 27% 38% Influência 30% 36% Pensamento global 35% 35% Sustentabilidade O que os CEOs acreditam ser as características principais do líder do futuro. •CEOs chose “creativity” as the most important leadership quality to succeed in the future, a break from the past focus in areas such as managerial discipline or operational rigor. •More than ever, CEOs are prepared to break from proven approaches, upset the status quo and disrupt legacy business models – even in the face of uncertainty. By doing so, they are essentially declaring that what’s gotten them to where they are today won’t be good enough for the next leg of the journey. •Business model innovation: CEOs who selected creativity as one of the top three leadership capabilities were 81% more likely to view innovation in general as a factor crucial to their success. They were 20% more likely to pursue a more pervasive approach to innovation through business model change. 26% 24% Humildade 12% 15% Abertura 28% 12% Fonte: Global CEO Study, IBM. 33

34 O foco das mudanças para os próximos cinco anos
Total de entrevistados Brasil Processo 67% 77% Capacitação 71% 76% Tecnologia 65% 68% Métricas de desempenho 56% 68% Customer experience 72% 65% Sourcing & alliances 56% 53% Organiz. & Govern. 50% 50% Cultura 53% 47% Assets & locations 39% 26% Fonte: Global CEO Study, IBM.

35 A Transformação da IBM: o que aprendemos na nossa jornada de inovação
Produtividade Tecnologia da Informação Novos processos Pesquisa e desenvolvimento Estratégia & crescimento Globalização Estrutura flexível Alianças Visão de mercado Experiêndia do cliente O sucesso da transformação da IBM levanta questões importantes. Questões que os líderes empresariais podem levar em consideração quando analisam seus negócios e o seu próprio processo de mudança. Estratégia e crescumento O apoio por parte do CEO é essencial Criar uma "sensação de urgência" Pensar, agir e otimizar em nível global Setores de alto crescimento e novos mercados Alavancar as análises de negócios Aprimorar a experiência do cliente, de ponta a ponta Produtividade Transformação do negócio e alinhamento de TI Aposentar ferramentas e sistemas conforme novas opções surjam Construir habilidades e metodologias de processo Mudança Cultural Engajar as lideranças em todos os níveis Engajar os funcionários de maneira geral Criar uma cultura tangível Mudança Cultural Capital humano Engajamento das lideranças

36 Para reflexão: 1) As lideranças sênior devem abraçar a globalização e a necessidade de um desenho de empresa mais flexível? 2) As lideranças de grandes multinacionais podem se beneficiar com a compreensão e aplicação de alguns dos princípios e ações observados na experiência de transformação da IBM? 3) Outras empresas podem utilizar, adaptar e estabelecer alguns dos elementos-chave do sistema de gestão que permitiram à IBM transformar-se e ter um bom desempenho nos últimos anos?

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38 Tough questions to consider
So how are CEOs reinventing customer relationships? Recommendations Honor your customers above all else: Focus as never before, make it easy for customers to connect with the right employee and measure what customers value Use two-way collaboration to sync with customers: Make customers part of your team, solicit customer wants, co-innovate and interact with customers in new ways, deliver true process transparency. Profit from the information explosion: Tap the value of limitless data, use analytics to translate data into insight into action that creates business results, share information freely to build trust and improve customer relationships. Tough questions to consider How will you engage customers in new ways that increase interest and loyalty to generate new demand and revenue sources? How can you involve customers more effectively and directly in product and service development? Can you hear the voice of your customers through the vast amount of data? Can you understand and act upon the information? Back up


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