A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elaboração de Projetos Culturais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elaboração de Projetos Culturais"— Transcrição da apresentação:

1 Elaboração de Projetos Culturais
Aldo Valentim – Mestre/Artes/Unicamp Mestrando em Gestão e Políticas Públicas - FGV Prof. Políticas Públicas e Aspectos Jurídicos da Cultura da Pós-Graduação em Gestão Cultural do SENAC

2 Proac – Programa de Ação Cultural
Lei 12268/2006. O Estado de SP já teve duas tentativas de Leis de Incentivo, uma primeira lei de 94, baseada no ICMS, que não foi aplicada. Segunda experiência com a LinC, em 97 e 98.

3 Proac Recursos Orçamentários Fundo Estadual de Cultura (1968).
Incentivo Fiscal / ICMS

4 Proac Montante: até 0,2 % do ICMS (c/ base no exercício anterior).
Quem pode incentivar: contribuintes do ICMS. Quem pode propor projetos: PF/PJ Execução de 1 projeto por vez. Há limites de orçamento por projeto, de acordo com a área artística.

5 2ª. – parte: Elaboração de projetos

6 O que é um projeto ? A ONU define que : “um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro de limites de tempo e de orçamento dados”

7 MOTIVO “Um projeto surge em resposta a problemas concretos, identificados por aquelas pessoas que se incomodam com eles”

8 observações surge de uma necessidade, como proposta de solução de um problema. passagem da ‘idéia’ para uma atitude de solução. apoiada pelas ferramentas de elaboração de projetos consegue-se comunicar por escrito todas as informações necessárias para se chegar aos objetivos propostos

9 Fluxo PROBLEMA IDÉIAS AÇÕES PESSOAS + DINHEIRO RESULTADOS

10 Um bom projeto deve comunicar todas as informações necessárias em um documento escrito
Objetivos Metas Justificativas Necessidades

11 O que é uma proposta ? A proposta é o documento de apresentação do projeto a um agente financiador para busca de recursos. Toda proposta deve responder as seguintes perguntas: O que se quer? Para quê? Quando?

12 Etapas básicas de elaboração
O que queremos fazer ? Um conjunto de problemas afeta determinado conjunto de pessoas em determinado espaço e tempo. É preciso definir a conjuntura (contexto), quem está sendo afetado e qual a proposta de solução. Coração do projeto.

13 Missão da instituição Declaração de missão. O que é no momento?
O que será no futuro? Ex.:missão do Carrefour: “todos os nossos esforços devem convergir para a satisfação dos nossos clientes”.

14 Objetivos Gerais Responder as seguintes perguntas:
Para quê? E para quem? A) qual é o impacto do projeto no público-alvo escolhido? ou B) que efeito se quer ver sobre as necessidades do público-alvo escolhido ?

15 Objetivos Gerais Determina o alvo geral

16 Metas Quais mudanças que espero ver nas pessoas ?
De quanto será essa mudança ? Quando posso esperar que ocorram? MENSURÁVEL ATINGÍVEL NUM TEMPO LIMITADO RELACIONADO A NECESSIDADE DO PÚBLICO-ALVO.

17 Metas 1- verbo de ação. 2 – uma declaração de resultados específico e mensurável a ser alcançado. 3- um prazo determinado.

18 Metas - exemplos Produzir 10 filmes até 2017.
Lançar 6 novos medicamentos por ano, com início em 2011. Vender 4 m de veículos até final de 2010.

19 Meta deve ser específica
Determinar o nível exato de desempenho esperado

20 Meta tem que ser mensurável
O progresso na realização das metas deve ser possível de monitorar.

21 Meta deve ter prazo Para sua realização a meta deve prever consigo um prazo para ser realizada.

22 Plano de trabalho: como vamos agir?
Ações no tempo e espaço. Atividades detalhadas para cada ação. Pessoas. Ou seja: definir o conjunto de procedimentos. Como ?---)Métodos de trabalho. Onde? ---) espaço. Quando?---) cronograma. Quem? ---) recursos humanos / equipe.

23 Etapas Básicas de elaboração.
Etapa I: o que queremos fazer ? Inclui: identificar o problema. Identificar o público-alvo. Definir objetivos e metas. Em função de: ---) conjuntura, fatos, contextos.

24 Etapas Básicas de Elaboração
Etapa II: como vamos agir? Inclui: desenvolvimento do plano de trabalho. Definição das ações e atividades. Elaboração do cronograma. Definição da equipe e responsabilidades. Em função de: ---) estrutura institucional.

25 Etapas de Elaboração do Projeto
Etapa III: como vamos avaliar e disseminar resultados? Inclui: desenvolvimento de formas de acompanhamento. Como o projeto será avaliado. Como os resultados serão disseminados. Em função de: ---) resultados esperados.

26 Etapas de Elaboração de Projetos
Etapa IV: quanto custará? Inclui: desenvolvimento de cotações. Organização de todos os custos em função do tempo e atividades previstas. Organização do orçamento final. Em função de: ---) cotações, estimativas, objetivos pretendidos.

27 Dicas para elaborar um CV
Cuidados com a redação. Seja claro e objetivo. Não misture atividades díspares. Máximo 2 folhas de sulfite. Letra / fonte 12. Não coloque foto, a não ser que seja exigido.

28 Roteiro Nome, idade e contato. Área de atuação principal.
Formação acadêmica. Experiência internacional. Atividades realizadas: (espetáculos, exposições, etc). Prêmios, títulos, homenagens. Outros itens (idiomas, atuação em outras áreas, etc.).

29 Mais dicas Sempre coloque as atividades da mais atual para a mais antiga. Atividades deve conter: nome, local, cidade e período. Exemplo: Espetáculo tal. Teatro tal, são paulo. Temporada de fevereiro a março de 2009. Não coloque número de documentos.

30 1- título 2- objetivos: para quê? / para quem? 3- metas 4- justificativa 5- metodologia: -como? Onde? Quando? Quem? Para quem?


Carregar ppt "Elaboração de Projetos Culturais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google