A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SANTUÁRIO DE APARECIDA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SANTUÁRIO DE APARECIDA"— Transcrição da apresentação:

1

2 SANTUÁRIO DE APARECIDA

3

4 1. O que é uma Conferência Geral do Episcopado?
1.1 Precedentes: Colegialidade e comunhão dos bispos da América Latina e do Caribe: Colégio Pio Latino-Americano (Roma 1858) Concílio Plenário Latino-Americano (Roma 1899) Conferências Episcopais (princípios de 1900)

5 1.2 O que é uma Conferência Geral do Episcopado
É uma reunião do Episcopado Latino-Americano e do Caribe convocada pelo Santo Padre para: Refletir sobre a realidade do Continente e suas questões comuns: Em oração discernir nela o que Deus quer; Ajudar-se mutuamente com orientações comuns e apoios solidários. É um momento de Cenáculo: Atos 1,12-14; 2,1-4

6 1.3 O que é uma Conferência Geral do Episcopado?
1.3.1 Os agentes principais da CCGG Os principais agentes são as próprias CCEE convocadas pelo Santo Padre. Por isso, são as próprias CCEE as que implementam o processo “antes-durante-depois” em suas jurisdições. Propõem comissões para levar adiante a participação e contribuição de todas as Igrejas particulares, e entregam suas contribuições ao CELAM.

7 A serviço das CCEE está o CELAM em estreita colaboração com a Santa Sé, COORDENANDO E ANIMANDO os objetivos da CG oferecendo subsídios comuns a todas. No CELAM o último responsável é a própria Presidência acompanhada da Comissão Central e outras comissões ad hoc.

8 1.4 – Quantas CCEE tivemos? Rio de janeiro (1955) Medellín (1968)
Puebla (1979) Santo Domingo (1992)

9 2. Metodologia das Conferências Gerais
Pedido elaborado pelos bispos ao Papa da época: Rio de Janeiro ao Papa Pio XII; Medellín ao Papa Paulo VI; Puebla ao Paulo VI; Santo Domingo ao Papa João Paulo II; Aparecida ao Papa Bento XVI

10 2. Metodologia das Conferências Gerais
Forma de Preparação: Rio de Janeiro: As CE apresentaram seus relatórios Na CG se conheceram e discutiram Não havia intenção de elaborar documento conclusivo Ao final se fez uma publicação no Vaticano com caráter pro-manuscrito, para uso privado dos participantes.

11 2. Metodologia das Conferências
Forma de preparação: Medellín (1968) As temáticas foram preparadas pela equipe teológica do CELAM; Na CG os bispos discutiram as matérias apresentadas pelos perito no documento de trabalho; Se debateu para elaborar o documento conclusivo; Publicaram-se as conclusões.

12 2. Metodologia das Conferências
Forma de preparação: Puebla (1978): As temáticas foram preparadas pela equipe de teólogos do CELAM. Elaboraram o Documento de Consulta; Mudança fundamental da Metodologia: O Documento de Consulta foi discutido e enriquecido nas bases. Das contribuições se fez um Documento de trabalho, que é o que se usou na Conferência; O Documento de trabalho das temáticas que se debateram, elaborou o documento conclusivo; Publicaram-se as conclusões

13 2. Metodologia das Conferências
Forma de preparação: Santo Domingo (1992): As temáticas foram preparadas pela equipe teológica do CELAM. Elaborou-se o Documento de Consulta; O Documento de Consulta foi discutido e enriquecido nas bases. Foi elaborado um documento parcial que se submeteu de novo a consulta. Ao final se fez um Documento de Trabalho; Publicou-se as conclusões.

14

15 3. V Conferência Geral: 2007 Por que razão? 3.1 Uma mudança de época;
3.2 Nova situação da Igreja na nova sociedade; 3.3 Nova situação interna da Igreja; 3.4 Nova estratégia.

16 3.1 Mudança de Época Sinais dos tempos a) o que não foi mudado
b) o que mudou “a globalização”

17 CULTURA DEMOCRACIA E PLURALISMO POLÍTICO PLURALISMO RELIGIOSO A SOCIEDADE CIVIL

18 Mudanças culturais Secularismo Relativismo ético Mercado de “símbolos” Identidades homem-mulher-família Democracia e pluralismo político A “secularização” Laicismo Crises e desencanto Falta de formação cívica

19 Pluralismo religioso Base católica corroida Alternativas religiosas Êxodo de católicos e causas A sociedade civil Rede de organizações Distâncias com a Igreja Poucas “mudanças” Tarefa: voltar a criar espaços

20 Situação interna da Igreja
Nova vitalidade Santidade Comunhão Movimentos e comunidades Transparência Solidaridade Evangelização Serviços pastorais Meios de Comunicação Social Educação

21 4. V CONFERÊNCIA GERAL: 2007 Seu itinerário
Uma reunião episcopal e um processo eclesial Objetivos Núcleo temático Programa e subsídios

22 Objetivo geral da reunião episcopal:
Objetivo geral da reunião episcopal: Refletir, orar e discernir no hoje da A-L+C, para formular orientações pastorais em comunhão com o Santo Padre para a Igreja e seu serviço ao mundo. Objetivo específico: Observar com espírito de fé, os procedimentos essenciais do mundo em que peregrina hoje a Igreja da A-L + C; Iluminação pelo Evangelho e do rico magistério pontifício diante destas novas causas; Discernimento de orientações pastorais para a atuação da Igreja neste contexto.

23 Objetivo Geral do processo eclesial que se está iniciando:
Objetivo Geral do processo eclesial que se está iniciando: Fazer da Igreja da A-L+C um povo de discípulos e missionários de Jesus Cristo com consciência de missão e ação (responsabilidade transformadora) no mundo. Objetivos específicos: Colocar na vida de cada católico sua condição de “discípulo e missionário” – vínculo pessoal e seguimento de JC – e pedagogia pastoral correspondente: Despertar neste Povo de Discípulos para uma participação missionária lúcida e responsável na missão da Igreja solidária e transformadora de seu mundo em coerência com o Evangelho de JC; Amadurecer sua espontaneidade “mariana” ao nível de Maria, Mãe e Modelo de Discípulos e Missionários.

24 Núcleo Temático: Entregue pelo Papa Bento XVI no dia 07 de julho de 2005 “Discípulos e missionários de JC para que nele nossos povos tenham vida” “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6)

25 DP – Documento de Participação
Sua lógica: Parte-se de um sujeito católico Que olha a Igreja nas suas riquezas e nas suas carências (VER) No início do III milênio: uma mudança de época marcada pela globalização que, junto a outras carências de nossos povos e da própria Igreja, traçam grandes desafios. A mudança diz respeito agora à natureza da cultura contemporânea (VER) Exige que a Igreja forme “discípulos e missionários” que usufruam dos grandes exemplos de seus santos. Para que nossos povos tenham vida “nele”, vida natural e sobrenatural (atuar).

26 0. Introdução O anseio de felicidade, de verdade, de fraternidade e de paz Um anseio universal À luz da revelação Desde a chegada do Evangelho vivemos nossa fé com gratidão Nossos povos receberam a benção do encontro com JC vivo Uma Igreja, viva, fermentada pela experiência da graça de Deus.

27 O início do 3º milênio Vivemos no meio das dores de parto de uma nova época; A globalização, um desafio para a Igreja; As esperanças e as tristezas de nossos povos nos desafiam Os católicos e a Igreja diante de outros desafios Fé, agnosticismo e a busca de Deus A presença da Igreja, suas luzes e sombras

28 Discípulos e missionários de JC
Pelo encontro com JC; Discípulos de JC; Discípulos em comunhão eclesial; Discípulo para a missão. Para que nossos povos tenham vida Anexo I – Santos discípulos e missionários Anexo II – Conteúdos e métodos de uma missão.

29 Processo Eclesial Participação em 2006 Processo Episcopal 13 a 31 - maio de 2007 Missão continental

30 2. A programação Preparação Outubro 2005 a Novembro de 2006 Realização
2. A programação Preparação Outubro 2005 a Novembro de 2006 Realização Maio de 2007 Projeção Maio 2007 a (2011) Início na XXX Assem-bléia Ord – Lima (março 2005) Seguem nas CCEE e Igrejas Particulares Subsídio: DP Antes: Doc de Síntese Depois: Doc Final Nas CCEE e Igrejas Particulares (missão continental) Participação, Identificação e adesão Discernimento e Plano Impulso e ação (plano global ) Teologia Pastoral: Pós-ressurreição Cenáculo Envio em Missão

31 6. Subsídios Sinal corporativo (acompanha todas as etapas do processo)
Uma logo Um tema Uma oração Cânticos

32 B. Eventos e gestos comunicacional:
Encontros de Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades. Em Bogotá (PCL + CELAM), março de 2006 Congresso de teologia-pastoral mariana na cidade do México (CELAM), setembro de 2006 A V Conferência Geral em Aparecida – Brasil (CELAM), 13 a 31 de maio de 2007 Congresso Missionário de A-L em Quito, 2007 (OMP + COMLA + CELAM)

33 C. Estudos contextualizados da parte do CELAM
Bíblico: sobre o discipulado Foco de observação: AL: sociedade em mudança Católicos e políticos: uma identidade em tensão Seitas Seminários especializados: Sobre o presbiterato (março 2006) Leigos construtores da sociedade: em postos de decisão (setembro 2006) Leigos construtores da sociedade: cultura e animação (setembro 2006) Articuladores de opinião pública (setembro 2006) Históricos

34 7. Fontes de informação Setor de imprensa do CELAM
Portal da V CG no CELAM: RIIAL (PCCS) Organismos Nacionais de Comunicação das CCEE Organismos Diocesanos (departamentos e secretariados) Setor de imprensa diocesano Meios de comunicação (eclesiais e laicos)

35 PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO DOCUMENTO DE PARTICIPAÇÃO
PARÓQUIAS GRUPOS MOVIMENTOS INSTITUIÇÕES OUTROS ORGANISMOS LATINO AMERICANOS BISPADOS CONFERÊNCIAS EPISCOPAIS O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO IMPLICA NA PROPOSTA DE CONTRIBUIÇÃO POR PARTE DE TODOS OS NÍVEIS DA IGREJA. ESTA ETAPA CULMINARÁ EM NOVEMBRO DE 2006.

36 PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO ESQUEMA PARA O ENVIO DAS CONTRIBUIÇÕES
BISPADOS PARÓQUIAS GRUPOS MOVIMENTOS INSTITUIÇÕES OUTROS CONFERÊNCIAS EPISCOPAIS SECRETARIADOS DEPARTAMENTOS CELAM NOVEMBRO DE 2006 O CELAM RECEBERÁ AS CONTRIBUIÇÕES DAS CONFERÊNCIAS EPISCOPAIS MEDIANTE UM MECANISMO ELETRÔNICO QUE SERÁ CHAMADO DE SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO ONLINE – SPOL.

37 O BRASIL TEM UM PASSO INTERMEDIÁRIO: OS REGIONAIS
DIOCESES - ARQUIDIOCESES PARÓQUIAS, GRUPOS, MOVIMENTOS, INSTITUIÇÕES, ETC.

38

39

40

41

42 Oração para a V Conferência Geral do Episcopado
Latino-Americano e Caribenho Dai-nos sempre o fogo de vosso Santo Espírito, que ilumine nossas mentes e desperte entre nós o desejo de contemplar-vos, o amor aos irmãos, sobretudo aos aflitos, e o ardor por anunciar-vos no início deste século. Discípulos e missionários vossos, queremos remar mar adentro, para que nossos povos tenham em Vós vida abundante, e com solidariedade construam a fraternidade e a paz. Senhor Jesus, Vinde e enviai-nos! Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém. BENTO PP. XVI Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, rosto humano de Deus e rosto divino do homem, acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu e a alegria de sermos cristãos. Vinde ao nosso encontro e guiai nossos passos para seguir-vos e amar-vos na comunhão de vossa Igreja, celebrando e vivendo o dom da Eucaristia, carregando nossa cruz, e ungidos por vosso envio. 


Carregar ppt "SANTUÁRIO DE APARECIDA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google