A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Karoline Lira Dantas da Costa, MsC - UFPB

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Karoline Lira Dantas da Costa, MsC - UFPB"— Transcrição da apresentação:

1 Utilizando a Educação a Distância na Promoção da Educação Continuada em Telemedicina
Karoline Lira Dantas da Costa, MsC - UFPB Lourdes Mattos Brasil, PhD - UCB Nilton Freire Santos, MsC - CEFET-PB

2 Apresentação Objetivos O TelEduc Metodologia Resultados Conclusões
Roteiro Apresentação Objetivos O TelEduc Metodologia Resultados Conclusões

3 Apresentação Este trabalho apresenta a criação e análise de um curso de capacitação à distância em telemedicina, denominado TELEINFO, desenvolvido na Internet utilizando o TelEduc como ambiente virtual de aprendizagem.

4 Instituições Participantes

5 Objetivos Desenvolver um curso à distância para capacitação em Telemedicina, utilizando a Internet, para promover a atualização e a educação continuada de estudantes e profissionais de saúde; Proporcionar o conhecimento e a interação dos participantes com um ambiente virtual de aprendizagem.

6 O TelEduc - Características
Um software colocado em um servidor ligado à Internet, que simula o ambiente de sala de aula, permitindo: administração do processo de autoria; disponibilização de material didático; interação entre alunos e professores; avaliação online; relatórios de acompanhamento; gerenciamento acadêmico.

7 O TelEduc - Características
Facilidade e rapidez de uso com interface amigável. O TelEduc foi desenvolvido no NIED/UNICAMP para servidores Linux e os usuários devem utilizar um browser para navegação na Internet. Atualmente encontra-se na versão

8 O TelEduc - Arquitetura
Mural Fóruns de Discussão Bate-Papo Correio Grupos Perfil Diário de Bordo Portfólio Acessos Estrutura Dinâmica Agenda InterMap Leituras Material de Apoio Perguntas Freqüentes Parada Obrigatória Avaliações Atividades Exercícios Administração Suporte

9 Perfil dos alunos Estudantes e profissionais da área de saúde; Possuir conhecimentos básicos em informática e Internet; Ter acesso a um computador com Internet.

10 Objetivo da Aprendizagem
No final do curso, os alunos deverão estar familiarizados com o ambiente de aprendizagem TelEduc, conhecer os principais aspectos da telemedicina, suas modalidades e os principais projetos existentes no Brasil.

11 Informações Gerais Título: TELEINFO – Um Curso à Distância Utilizando a Internet para Capacitação em Telemedicina; Ementa: Roteiro do ambiente TelEduc, aspectos gerais da telemedicina, modalidades da telemedicina e principais projetos em telemedicina no Brasil; Duração do curso: quinze dias. Número de participantes: 20 alunos e 4 formadores, com tutoria de 1 formador para cada 5 alunos..

12 Apresentação do Projeto
Informações Gerais Atividades: Foram disponibilizadas semanalmente duas aulas expositivas e três horários alternativos de bate-papo, devendo cada aluno participar de pelo menos um deles. Avaliação: diagnóstica, no início do curso; formativa, com atribuição de tarefas no final de cada atividade; através da participação nas atividades interativas. Apresentação do Projeto

13 Apresentação do Projeto
Informações Gerais Requisitos de Participação: Saber utilizar o Windows, Internet, editor de textos e os softwares Winzip e Acrobat Reader; Ter acesso à Internet e possuir uma conta de ; Ter disponibilidade de tempo em torno de 1 hora por dia para realizar as atividades propostas e participar das sessões de bate-papo. Material de Apoio: Todo o material (textos, manuais, slides e programas) foram disponibilizados no próprio ambiente do curso. Apresentação do Projeto

14 Estratégias Metodológicas
As aulas foram disponibilizadas no ambiente TelEduc de acordo com o calendário estabelecido; Cada aula foi apresentada através de um roteiro de atividades, contendo o conteúdo das atividades da aula, sugestões de leituras e material de apoio; A cada aula correspondeu uma atividade avaliativa individual, cujos resultados foram discutidos dentro de um ambiente de interação e colaboração. Cada aula foi programada para ser acessada pelos alunos em qualquer horário do dia. Apresentação do Projeto

15 Estratégias Metodológicas
Recomendou-se que as atividades fossem realizadas no prazo estabelecido para o bom andamento do curso. Foram utilizadas ferramentas de comunicação (síncronas e assíncronas) para os alunos interagirem com os colegas e tirarem suas dúvidas com os formadores. Cada aluno deveria participar de, pelo menos, um bate- papo semanal dentre os 3 agendados para cada semana. Houve, no final do curso, uma avaliação através de questionário com o objetivo de conhecer o nível de satisfação com o curso. Apresentação do Projeto

16 TELEINFO

17 Agenda

18 Atividades

19 Atividades

20 Material de Apoio

21 Leituras

22 Fóruns de Discussão

23 Bate-Papo

24 Perfil

25 Perfil

26 Acessos

27 Acessos

28 Resultados O curso foi executado no período previsto, com uma tolerância de cinco dias para os participantes que tiveram problemas em concluírem suas atividades; O TELEINFO foi oferecido aos estudantes e profissionais de saúde, mas além desses, outros profissionais de ciências exatas e tecnologia também se interessaram e foram inscritos no curso.

29 Resultados Perfil dos Profissionais: Analista de Sistemas Assistente Social Biólogo Enfermeiro Engenheiro Biomédico Engenheiro Civil Estudante de Biomedicina Estudante de Farmácia Farmacêutico Médico Psicólogo

30 Resultados Instituições participantes: IMIP-PE CEFET-MT UCB-DF Unicamp-SP, Unimed-SP, Unesp-SP Hospital Garcia de Orta-Portugal Universidade Federal Fluminense-RJ Universidade São Francisco-SP Universidade Tiradentes-SE Facisa-PB CEFET-PB, UFPB

31 Resultados Inicialmente foram oferecidas 20 vagas, mas devido a grande procura foram inscritos 28 alunos, dos quais apenas 4 abandonaram o curso (14%). Um questionário de avaliação do curso foi aplicado com os alunos através das ferramentas do TelEduc. Dos 24 alunos que participaram do curso, 18 (75%) responderam o questionário no período solicitado.

32 Você já conhecia Educação a Distância?
Discussão Você já conhecia Educação a Distância?

33 Você já havia feito algum curso a distância?
Discussão Você já havia feito algum curso a distância?

34 Como você considera a sua participação neste curso?
Discussão Como você considera a sua participação neste curso?

35 De uma forma geral o curso:
Discussão De uma forma geral o curso:

36 O material didático estava adequado ao tema e ao objetivo do curso?
Discussão O material didático estava adequado ao tema e ao objetivo do curso?

37 A utilização do ambiente de aprendizagem (TelEduc) foi fácil?
Discussão A utilização do ambiente de aprendizagem (TelEduc) foi fácil?

38 A metodologia utilizada no curso foi?
Discussão A metodologia utilizada no curso foi?

39 Discussão A interatividade entre os participantes através das ferramentas de comunicação foi:

40 Os formadores estavam sempre presentes quando precisou deles?
Discussão Os formadores estavam sempre presentes quando precisou deles?

41 Você recomenda este curso para outras pessoas?
Discussão Você recomenda este curso para outras pessoas?

42 Conclusão O TELEINFO foi planejado e executado com êxito; O curso ofereceu aos estudantes e profissionais de saúde, a oportunidade de conhecer a telemedicina, proporcionando a atualização e educação continuada;

43 Conclusão Além dos profissionais da área de saúde, outros profissionais de ciências exatas e tecnologia também se interessaram pelo curso; O conhecimento e a utilização do TelEduc como ambiente virtual de aprendizagem, atendeu plenamente às necessidades e objetivos do curso;

44 Conclusão O ambiente de aprendizagem foi avaliado como simples e de fácil utilização e a metodologia do curso foi considerada adequada. O curso foi considerado um sucesso, sendo 100% recomendado para outras pessoas, apresentando conteúdo confiável com textos simples e objetivos.

45 Sugestões de Trabalhos Futuros
Oferecer o TELEINFO para um curso de Pós- Graduação em Serviços de Saúde Pública como complementação da disciplina Informática em Saúde; Utilizar o TELEINFO como modelo para a implantação da Educação à Distância no CEFET-PB.

46 Obrigada!


Carregar ppt "Karoline Lira Dantas da Costa, MsC - UFPB"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google