A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A) Escolha uma pessoa desconhecida para formar uma dupla

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A) Escolha uma pessoa desconhecida para formar uma dupla"— Transcrição da apresentação:

1

2 A) Escolha uma pessoa desconhecida para formar uma dupla
LIDERANÇA CRISTÃ A) Escolha uma pessoa desconhecida para formar uma dupla Cumprimentem-se Apresentem-se Pergunte de onde veio O que cada uma espera aprender hoje? B) Dupla escolhe outra dupla e refaz o processo C) Troquem os parceiros das duplas Escrevam 3 qualidades de bons líderes cristãos Entreguem o papel

3 REFLITA Não são qualidades para se escrever livros, liderar grandes corporações ou construir Fortunas. São o tipo de coisa que VOCÊ pode alcançar com Deus ao seu lado. Basta ser uma pessoa comprometida! PARA PENSAR General Norman disse que muitas das lições que aprendeu para ser um bom líder Foram aprendidas de seus “terríveis oficiais”, sob cujo comando servia quando jovem. A liderança deles foi tão ruim que ele se determinou a fazer exatamente o oposto.

4 seguirem o líder juntamente com um curso de ação socialmente
“A liderança é a apresentação feita por uma pessoa a respeito de alguns alvos e visão ou condição futura por ela desejada; e a geração de uma disposição entre as pessoas de seguirem o líder juntamente com um curso de ação socialmente responsável e mutuamente benéfico em busca do cumprimento desse alvo”.

5 Você só pode ser líder se as pessoas quiserem seguí-la
Você só pode ser líder se as pessoas quiserem seguí-la. Se encorajar pessoas. “Liderança é mobilizar outros com vistas a um alvo partilhado pelo líder e pelos seguidores”.

6 Estilos de liderança das mulheres em relação ao estilo dos homens
Mudanças Observadas na Liderança: Estilos de liderança das mulheres em relação ao estilo dos homens “As noções populares de sucesso na liderança agora abrangem características tradicionalmente associadas com mulheres” ... As mulheres tendem a exercer a liderança por meio de capacidades marcantes interpessoais e de comunicação” – Smith & Smith, 1994, 43. Família

7 Veja isto: Certo dia, uma mulher chamada Marta foi renovar a sua carteira de motorista. Quando lhe perguntaram qual era a sua profissão, ela hesitou. Não sabia bem como se classificar. O funcionário insistiu: “O que eu pergunto é se tem um trabalho”. "Claro que tenho um trabalho!", exclamou Marta "Sou mãe!" "Nós não consideramos isso um trabalho. Vou colocar dona de casa", disse o funcionário friamente.

8 Marta ficou pensando a respeito deste episódio
Marta ficou pensando a respeito deste episódio. Num outro dia, ela se encontrou numa situação idêntica. A pessoa que a atendeu era uma funcionária de carreira, segura e eficiente. O formulário parecia enorme, interminável. A primeira pergunta foi: “Qual é a sua ocupação?" Marta pensou um pouco e sem saber bem como, respondeu:

9 "Sou doutora em desenvolvimento infantil e em relações humanas
"Sou doutora em desenvolvimento infantil e em relações humanas." A funcionária fez uma pausa e Marta precisou repetir pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas. Depois de ter anotado tudo, a jovem ousou indagar; "Posso perguntar, o que é que a senhora faz exatamente?" Sem qualquer traço de agitação na voz, com muita calma, Marta explicou: "Desenvolvo um programa à longo prazo, dentro e fora de casa."

10 Pensando na sua família, ela continuou: “Sou responsável por uma equipe e já recebi quatro projetos. Trabalho em regime de dedicação exclusiva. O grau de exigência é de 14 horas por dia, às vezes até 24 horas”. À medida que ia descrevendo suas responsabilidades, Marta notou o crescente tom de respeito na voz da funcionária, que preencheu todo o formulário com os dados fornecidos. Quando voltou para casa, Marta foi recebida por sua equipe: uma menina com 13 anos, outra com 7 e outra com 3.

11 Subindo ao andar de cima da casa, ela pôde ouvir o seu mais novo projeto, um bebê de seis meses, testando uma nova tonalidade de voz. Feliz, Marta tomou o bebê nos braços e pensou na glória da maternidade, com suas multiplicadas responsabilidades. E horas intermináveis de dedicação... "Mãe, onde está meu sapato? Mãe, me ajuda a fazer a lição? Mãe, o bebê não pára de chorar. Mãe, você me busca na escola? Mãe, você compra? Mãe..."

12 Sentada na cama, Marta pensou: “Todas as mulheres, mães, esposas, amigas e companheiras são líderes na arte de fazer a vida melhor”.

13 Mudanças Observadas na Liderança:
Líder como senhor (liderança de cima) Influência por meio do exercício do poder legítimo (posição) Competitividade (injustiça) Individualismo (por mim, para mim) Exclusivismo (dividir e conquistar) Para: Líder como colega (liderança de dentro) Influência por meio da persuasão (rede interpessoal) Cooperação (justiça) Coletividade (a equipe em primeiro) Inclusão (poder partilhado, senso de família)

14 “As características da boa
liderança nestes dias tendem a espelhar os atributos normalmente encontrados nas mulheres – tipicamente ... os líderes estão adotando comportamentos e táticas que enfatizam a mudança para o comportamento cooperativo ... tal como capacitação, comunicação aberta, confiança”.

15 Cada dia mais se confirma a máxima de que: “A mão que balança o berço é a mão que governa o mundo”.

16 O Princípio do Mestre dos mestres
Mc. 10:43-44 Ser líder na igreja de Deus implica no requisito de estar disposto a ser servo. A grandeza vem mediante a disposição para o serviço.

17 Modelo de Liderança na Vida de Cristo
Isaías 42:1-4 Dependência de Deus (v. 1) Deus Se deleita em você! (v. 1) Modéstia (v. 2) – Jesus evitava as oportunidades de chamar a atenção para Si mesmo. Empatia (v. 3) Perseverança (v. 4) Consagração (v. 1)

18 Liderança em desenvolvimento
“Quando Deus quer fazer um cogumelo, Ele o faz da noite para o dia; mas quando quer fazer um carvalho gigante, leva cem anos. Grandes almas são desenvolvidas através de lutas, tempestades e períodos de sofrimento. Tenha paciência com o processo”. Desconhecido

19 Liderança em desenvolvimento
Auto-análise Parecer honesto dos que trabalham contigo Análise objetiva (avaliação)

20 As líderes lidam com a direção A administradora lida com a velocidade
ADMINISTRADORA X LÍDER As líderes lidam com a direção A administradora lida com a velocidade A líder lida com a visão – mantendo sempre a missão em vista, ... motivando as pessoas a trabalharem ... A administradora lida com a estrutura estabelecida e para que o sistema obtenha resultados Liderança é o componente mais elevado da administração.

21 Para a Líder – As funções básicas são
promover o respeito mútuo e estabelecer uma equipe complementar onde cada ponto forte é tornado produtivo.

22 Quem lidera, precisa de uma tremenda energia
Para a Administradora – As funções básicas são usar a influência para multiplicar o trabalho. Quem lidera, precisa de uma tremenda energia A energia é necessária no processo, e ela surge em meio às convicções pessoais e gera entusiasmo.

23 Equipe = Partilha

24 PRINCÍPIOS EDIFICADORES DA EQUIPE
Montando a Equipe Escolha uma líder dotada e comprometida. Mulheres “cujo coração Deus” tocou. Mulheres dispostas a se unirem sob o senhorio de Jesus Cristo. Isso permitirá ao grupo evitar confusão, desconfiança e desunião. Tenha enfoques claros e compreensíveis.

25 PRINCÍPIOS EDIFICADORES DA EQUIPE
Montando a Equipe 5. Escolha mulheres dotadas nas áreas que você necessita. 6. Estabeleça, desde o início, a expectativa de que cada membro irá manter a líder informada. 7. Proveja oportunidades de aprendizagem. 8. Os membros da equipe devem mostrar respeito uns pelos outros e pela líder. 9. Encoraje o grupo a assumir riscos!

26 PRINCÍPIOS EDIFICADORES DA EQUIPE
Montando a Equipe 9. Reconheça que ocorrerão fracassos. Determine-se agora a encarar os fracassos como um processo de refinamento. 10. Seja flexível! 11. Delegue! 12. Modele e espere sinceridade e transparência. 13. Dirija-se diretamente a um membro da equipe com quem esteja em conflito.

27 PRINCÍPIOS EDIFICADORES DA EQUIPE
Montando a Equipe 14. Encare cada membro da equipe como um líder em treinamento. 15. Promova a mentalidade de equipe. (“Nós” é melhor do que”eu”). 16. Permaneça no alvo.

28 DELEGUE A relutância em deixar a paixão pelo poder escorregar das mãos e o sentimento de ameaça (medo de sombra), fazem com que o líder tema reconhecer os talentos dos outros e portanto, delegar responsabilidades.

29 quanto à arte de delegar:
Princípios ensinados por Jetro quanto à arte de delegar: “... pois isto é pesado demais para ti; tu só não o podes fazer”. Êxodo 18:18 “Sem dúvida, desfalecerás, tanto tu como este povo que está contigo”. Êxodo 18:18 Os resultados serão mais satisfatórios a todos se você delegar. (“Se isto fizeres, ... todo este povo tornará em paz ao seu lugar”) – Êxodo 18:23

30 quanto à arte de delegar:
Princípios ensinados por Jetro quanto à arte de delegar: Moisés ainda seria o líder. “Se isto fizeres, e assim Deus to mandar, poderás, então, suportar”. Êxodo 18:23

31 Benefícios que Moisés recebeu ao delegar:
Menos exaustão física e mental. Pessoas mais satisfeitas. Capaz de concentrar-se nas questões mais importantes. Capaz de usar os dons dos outros. Desenvolveu uma equipe de “aliados” determinados a cumprir o mesmo alvo. Pôs em funcionamento um sistema que se conservaria eficiente quando ele já não mais fosse líder.

32 Coragem “Coragem é resistir ao temor e dominá-lo – não a ausência dele”. Mark Twain

33 Esteja certa de que o estresse virá!
ENFRENTE O ESTRESSE Esteja certa de que o estresse virá! 1. Em tudo dai graças. (Ver I Tessalonicenses 5:18). 2. Construa seu senso de segurança em Cristo. Jesus nos diz: “permanecei em mim, ...”. (João 15:4) Está escrito: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros”. (Tiago 4:8). Fique sozinha, sempre que puder, firmando-se no Mestre. Sua segurança em Cristo é algo que nunca mudará mesmo em meio à tempestade. A força vem do permanecer.

34 CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA EFICIENTE
Estar comprometida com Deus Ter o propósito de servir Visão (“Quem não sabe aonde vai não chega a lugar algum”) Aprendiz (Liderança desenvolvente) Confiança e Respeito (Compartilhando informações) Formar a equipe (Decisões em grupo) Crer nos outros (Compassivo e Perdoador/Rotular) Capacitação (Prover oportunidades)

35 “Estabelecer o exemplo não é o meio principal de influenciar os outros;
É o único.” Albert Einstein “A prova definitiva de um líder é deixar nos outros a convicção e o desejo De prosseguir.” Walter Lippmann

36 CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA EFICIENTE
Entusiasmo (Semblante agradável – I Cor. 14:8) Resolução de problemas (Problemas = Crescimento) Comunicadora (Falar/Ouvir/Discrição)

37 COMUNICADORA Frases Construtivas Gosto disso!
Podemos fazer muito com esta idéia; Grande! Como podemos fazer isto? Onde estaríamos sem você? Sei que isto vai funcionar! Será divertido; Gosto de desafios como este! Seria interessante tentar; Estou satisfeito por você ter criado isto.

38 COMUNICADORA Frases Destrutivas O problema com esta idéia é...
Não é má idéia, mas... Nunca fizemos isto antes! Você não levou em conta... Temos muitos projetos agora! Isto não está no programa! Discutiremos isto em outra ocasião; Já sei que isto não funciona; Sejamos práticos.

39 CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA EFICIENTE
Agente de mudança (Apreciar o novo/Futuro) Organizada, Eficiente e Competente (Reduzem o estresse) Crescimento pessoal

40 “Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo
Leo Tolstoy “Devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo.” Ghandi “A habilidade para fazer vem do fazer.” Ralph Waldo Emmerson

41 Crescimento Pessoal É importante “exercitar-se” de modo regular:
Fisicamente, Mentalmente, Emocionalmente e Espiritualmente.

42 O que tens nas mãos? I Samuel 17:40     Davi ao enfrentar Golias, tinha na mão, uma funda e algumas pedras, com elas, venceu o gigante Golias, que durante muitos dias, afrontava o povo de Deus.         Juízes 7:16     Gideão tinha uma trombeta e foi ela, que usou para conclamar o exército de Israel, para a batalha.         Juízes 15:15     Sansão tinha um osso e com ele feriu mil filisteus.

43 O que tens nas mãos?     Neemias 2:1-2     Neemias tinha um copo e com ele, aproximou se do rei e conseguiu permissão para reconstruir Jerusalém.         II Reis 2:08     Elias tinha um manto e com ele abriu caminho no rio Jordão.         I Reis 17:10     A viúva de Sarepta, só tinha um bocado de farinha e uma botija de azeite e com ela, alimentou o homem de Deus e recebeu a multiplicação.

44 O que tens nas mãos?     Atos 9:36,39     Dorcas tinha uma agulha, que usou para fazer roupas, para os necessitados.         João 6:9     Um rapaz, tinha cinco pães e dois peixinhos, que serviu para alimentar uma multidão. Deus lhe deu talentos e capacidades como líder desta igreja, para cumprir o propósito Dele na terra. Faça como Isaías: “Eis me aqui Senhor, usa me a mim”.

45 Nossa oração “Querido Senhor: Ajuda-me a ser uma Líder de oração e uma Líder de palavra. Ajuda-me para que faça sempre de Cristo o primeiro, o último e o melhor em todas as coisas”. Robert Pierson

46 Que tenhamos: Mais Menos Ação Palavras Zelo Desinteresse
Lutas Conflitos Vitórias Derrotas Confiança Temor Inspiração Desânimo

47


Carregar ppt "A) Escolha uma pessoa desconhecida para formar uma dupla"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google