Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Projeto Competências em EAD
44° Seminário Brasileiro de Tecnologia Educacional 2ª Jornada de EAD-DECEx e 5ª Jornada de EAD-CEP/FDC “Tecnologias e Humanidades: Educação para Sustentabilidade do século XXI." Projeto Competências em EAD " Ivete Palange - ABED
2
Apresentação O cenário (educação e educação a distância)
O projeto: Competências em EAD Etapas da construção das matrizes: referenciais teóricos (EAD e competências) matrizes e suas dimensões processo de validação ABED Junho de 2012
3
Cenário : Que mundo é esse?
Sociedade de produção sociedade de consumo Fragmentação (vida em episódios) Certeza X Probabilidade Individualidade e pertencimento Identidade... Redefinições do eu M.C.Escher Quais as mudanças mostram-se irreversíveis? Les Demoiselles d'Avignon" Pablo Picasso ABED Junho de 2012
4
O que é irreversível? Multiplicação das conexões
(dependemos um dos outros... e todos estamos no mesmo barco) Gestão da natureza pelo ser humano ABED Junho de 2012
5
O que é educar hoje? Nativos e imigrantes digitais
Sociedade da informação Redes sociais Nativos e imigrantes digitais Multitarefas Tempo e espaço ABED Junho de 2012
6
E a Educação a distância?
Materiais de qualidade? (adequados ao público, informações com significado, com linguagem adequada, desafiadores,dialógicos e flexíveis...). Bom acompanhamento? (interação com o público, ouve,percebe falhas e faz correções, apoia as dificuldades dos alunos no percurso, estimula a interação aluno x aluno, a cooperação....). ABED Junho de 2012
7
O projeto ABED : preocupação com a qualidade de EAD Subsidiar
Processo de capacitação Subsidiar Processo de Avaliação Processo de Certificação ABED Junho de 2012
8
O projeto ABED Junho de 2012
9
Competências Conceito polissêmico ABED Junho de 2012
10
Referencial teórico Competência
“competência representa a mobilização de saberes de diferentes naturezas – saber conhecer,saber fazer,saber conviver e saber ser – que se expressam por meio do desempenho profissional em um determinado contexto” ABED Junho de 2012
11
saber o que fazer, fazer bem feito
“Competência é em síntese: saber o que fazer, fazer bem feito melhorar cada vez mais o que se faz” Mark Prenski ABED Junho de 2012
12
Referenciais Teóricos : Educação a Distância
E learning EAD Projeto pedagógico competências tutoria interatividade tecnologia qualidade Design instrucional Modelos pedagógicos ABED Junho de 2012
13
Referenciais EAD : é um processo educacional
exige competências multidisciplinares implica em compartilhamento de saberes Matriz é.... Orientação para tomada de decisão Competência é...... mobilização de saberes num determinado contexto ABED Junho de 2012
14
Dimensões da matriz ser e conviver Fazer (trabalho) Conhecer (áreas)
Planejamento Produção Implantação Avaliação/Validação Fazer (trabalho) ser e conviver Pedagógica Comunicacional Tecnológica De Gestão Conhecer (áreas) ABED Junho de 2012
15
Dimensões da matriz ABED Junho de 2012
16
Competências gerais Desenvolvimento de projetos EAD: Propor, elaborar, implantar e avaliar projeto pedagógico para modalidade de EAD, contemplando as dimensões pedagógicas, comunicacionais, tecnológicas e de gestão, voltado para a aprendizagem dos alunos, buscando a melhoria contínua, no desenvolvimento de boas práticas a partir de princípios éticos. Ações de tutoria Propor , elaborar, implantar e avaliar ações de tutoria para modalidade de EAD, contemplando as dimensões pedagógicas comunicacionais, tecnológicas e de gestão , voltado para a aprendizagem dos alunos e buscando a melhoria contínua no desenvolvimento de boas práticas a partir de princípios éticos. ABED Junho de 2012
17
Matriz de desenvolvimento de projetos EAD
Dimensões do processo de trabalho Dimensões do conhecimento Pedagógica Tecnológica Comunicacional Gestão Planejamento Produção Implementação Avaliação ABED Junho de 2012
18
Matriz de desenvolvimento de projetos EAD
Dimensões do processo de trabalho Dimensões das áreas de conhecimento Pedagógica Tecnológica Comunicacional Gestão Planejamento Elaborar projeto pedagógico propondo soluções em relação ao desenvolvimento dos diversos saberes, levando em conta a seleção, contextualização, relações entre partes e todo e aplicação das informações, na prática, a partir da análise das características da necessidade, do público, do orçamento disponível e da adequação dos modelos pedagógicos Propor alternativas tecnológicas para as modalidades de ensino que atendam à demanda (necessidades, possibilidades e limites) aplicando pesquisas, teorias e instrumentos legais à solução.. Analisar as características do público, do orçamento disponível, do conteúdo e do modelo pedagógico, indicando a solução mais adequada do ponto de vista comunicacional para a aprendizagem. Mapear oportunidades, tendências de mercado e analisar a concorrência a partir do planejamento estratégico institucional, da caracterização da demanda, da legislação pertinente e dos recursos humanos e financeiros disponíveis. ABED Junho de 2012
19
Dimensões do processo de trabalho
Matriz de tutoria EAD Dimensões do processo de trabalho Dimensões do conhecimento Pedagógica Tecnológica Comunicacional Gestão Planejamento Desenvolvimento do curso Desenvolvimento de recursos complementares Avaliação ABED Junho de 2012
20
Dimensões do processo de trabalho
Matriz : tutoria Dimensões do processo de trabalho Dimensões das áreas do conhecimento Pedagógica Tecnológica Comunicacional Gestão Planejamento Analisar o contexto do curso e todos os seus componentes, de modo a conhecer com profundidade os conteúdos, recursos de ensino e atividades a serem realizadas. Avaliar o funcionamento de todos os recursos e ou suportes tecnológicos e atividades do curso subsidiando os responsáveis na tomada de decisões para a correção de problemas. Planejar ações para estimular participação dos educandos, a aprendizagem colaborativa com a interação entre eles, a busca e o compartilhamento de diversas fontes de informações na construção do conhecimento. Gerenciar o conteúdo de aprendizagem, os recursos de ensino e tecnológicos tendo em vista as características dos alunos e sua permanência no curso. ABED Junho de 2012
21
Matriz Transversal : saber ser e saber conviver
Cidadania Cumprir o seu papel social de profissional de educação a distância, valorizando essa modalidade de educação, respeitando as diferenças regionais, econômicas e sociais e propondo alternativas de EAD que primem pela qualidade e que possam intervir positivamente na formação dos educandos Humanismo A postura humanista em EAD deve ser voltada para as relações educador/educando, tendo como foco o educando em todas suas dimensões (física, cognitiva, emocional, religiosa) com o uso dos recursos tecnológicos como instrumentos para enriquecer esta relação. Deve buscar superar a distância física, usando os recursos disponíveis e estabelecendo vínculos baseados na inclusão daqueles que desejam aprender. ABED Junho de 2012
22
Processo de Validação Montagem dos instrumentos Grupo focal
Consulta pública ABED Junho de 2012
23
Algumas “pistas” do processo de validação
Aceitação das matrizes (no geral) Necessidade de alguns acertos específicos nas competências Mudança de nome da matriz de tutoria Melhorar representação gráfica das matrizes ABED Junho de 2012
24
“Havia um homem apaixonado pelas estrelas.
Para ver melhor as estrelas ele inventou a luneta. Aí formou-se uma escola para estudar a sua luneta. Desmontaram a luneta. Analisaram a luneta por dentro e por fora. Observaram os seus encaixes. Mediram as suas lentes. Estudaram a sua física ótica. Sobre a luneta de ver as estrelas escreveram muitas teses de doutoramento. E muitos congressos aconteceram para analisar a luneta. Tão fascinados ficaram pela luneta que nunca mais olharam para as estrelas.” Rubem Alves ABED Junho de 2012
25
Obrigada! ABED: Ivete Palange www.abed.org.br www.nosnaead.com
ABED Junho de 2012
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.