A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. João Carlos Gomes Presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. João Carlos Gomes Presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. João Carlos Gomes Presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE COM A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM JORNALISMO

2 Surgimento das Universidades no Brasil
1912: Criação da UFPR – Surgimento de uma instituição integradora de diversas áreas do conhecimento 1934: Criação da USP 1950: Federalização das universidades – aumento no número de vagas.

3 Surgimento das Universidades no Brasil
Ditadura Militar: Reforma no sistema de ensino superior e incentivo às instituições privadas (modelo americano) Investimento no ensino superior promove maior evolução na sociedade Hoje, no Brasil, as universidades representam um dos principais vetores de desenvolvimento nacional.

4 Cursos de jornalismo no Brasil
Tentativa em 1935, na Universidade do Distrito Federal. 1947: Surge a Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero, em São Paulo, com grade curricular baseada nas escolas norte americanas. Década de 60: boom dos cursos de comunicação. Motivos: regulamentação da profissão e exigência do diploma para o exercício da prática jornalísitica.

5 Cursos de jornalismo no Brasil
Hoje: mais de 500 escolas de jornalismo no Brasil ABRUEM: reúne 17 delas (15 estaduais e 2 municipais)

6 Cursos de jornalismo no Brasil
TABELA DAS UNIVERSIDADES DA ABRUEM COM CURSO DE JORNALISMO

7 A formação profissional
Jornalista: papel essencial na sociedade Formação universitária permite o “candidato a jornalista” ampliar sua visão de mundo para contribuir com o processo de transformação da sociedade Jornalismo: necessidade de uma formação teórica, técnica e ética

8 Regulamentação da profissão
17 de junho de 2009: STF suspende a obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo Qual o sentido da formação universitária? Ensinar técnicas para serem usadas como ferramentas para o verdadeiro caráter do jornalismo, que é um intenso exercício intelectual. Jornalismo não se resume ao fato de saber escrever bem

9 Regulamentação da profissão
Formação sólida permite ao acadêmico exercitar a reflexão e apurar o senso crítico. Conduta dos profissionais jornalistas: deve primar pela responsabilidade, respeito e ética. Função do diploma: legitimar o profissional através do reconhecimento legal e social e mostrar a trajetória de sua formação acadêmica, que inclui uma rica grade curricular.

10 Por uma formação específica
Como formar jornalistas nas circunstâncias atuais? Jornalismo é um serviço público e informação é conhecimento. Defendendo a formação universitária, valoriza-se o papel social dos jornalistas que, ao longo do tempo, tiveram reconhecida contribuição na manutenção da sociedade.

11 Por uma formação específica
Não basta apenas a técnica para o jornalista atuar com qualidade na situação atual, onde há uma convergência dos meios de comunicação. A ética é outro fator importante e necessário para o exercício correto do jornalismo.

12 Por uma formação específica
A ética no jornalismo é de formulação simples. Jornalistas devem basear-se: a) Na reverência diante dos fatos e das verdades científicas; b) No descompromisso com teorias e versões de fator; e c) No respeito às pessoas que, sendo fonte ou público, sustentam tais teorias e versões.

13 Por uma formação específica
Nos últimos 15 anos, cresceu significativamente o número de professores de carreira e pós-graduados em Jornalismo. Cursos de Jornalismo devem ser coordenados por jornalistas competentes e ministrados dominantemente por jornalistas atentos à realidade da profissão.

14 Do que deve constar um curso de Jornalismo?
Disciplinas técnicas, que são importantes para a formação. É preciso estabelecer estudos das teorias da informação e da comunicação, com ênfase para os estudos teóricos de inferência. Responsabilidade social, preceitos éticos e formação humanística é a base para o bom profissional do jornalismo.

15 Do que deve constar um curso de Jornalismo?
Independente da exigência ou não do diploma, as instituições de ensino superior continuarão se pautando pela meta da qualificação profissional dos cursos de jornalismo, uma vez que a qualidade da informação e do profissional é uma prerrogativa que fará o diferencial no mercado de trabalho.

16 Obrigado pela atenção.


Carregar ppt "Prof. João Carlos Gomes Presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google