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PLANO DE NEGÓCIO Rachel Soraggi

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Apresentação em tema: "PLANO DE NEGÓCIO Rachel Soraggi"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE NEGÓCIO Rachel Soraggi rachel@biodinamica.org.br

2 Transformar idéias em negócios com impacto social e ambiental.
OBJETIVO Transformar idéias em negócios com impacto social e ambiental.

3 Escrever um plano de negócio força você a pensar disciplinadamente
Escrever um plano de negócio força você a pensar disciplinadamente. Uma idéia pode ser genial na sua mente, mas quando você coloca detalhes e os números, tudo pode ser derrubado.

4 Por que um plano de negócio?
Promove o detalhamento da idéia que pode se tornar um grande negócio, gerando desenvolvimento social e econômico para as comunidades. Possibilita a análise dos grupos de agricultores, de sua missão e visão, de seus pontos fortes e oportunidades de melhoria. Permite a análise do negócio, suas viabilidades, estratégias e necessidades. Mobiliza o grupo a compartilhar as mesmas idéias e trabalhar na mesma direção. Define os recursos necessários para implementar as ações. Aumenta a credibilidade do grupo junto a potenciais investidores.

5 Estrutura final de um plano de negócios
Sumário Organização Produto/serviço Mercado Marketing Equipe gerencial Planejamento financeiro Riscos e Opotunidades Plano de implementação

6 Sumário Objetivo: fazer o leitor se interessar pelo resto do projeto.
Simples, conciso e claro Resumo do plano de negócio, com todos os seus elementos: fazer após o final do plano. Fornece uma visão geral e clara do plano. Destaca as conclusões mais importantes. Máximo 3 páginas Geralmente só ele é lido.

7 O SUMÁRIO NÃO É: Uma introdução genérica do plano
Uma carta de intenções Uma abertura para gerar suspense

8 Organização

9 MISSÃO e VISÃO Missão: Descrição de PORQUE o grupo existe
Visão: Descrição de O QUE o grupo quer atingir. Missão + Visão = Plano de atividades do grupo ou organização. Missão: Deve ser simples, clara e direta. Realista, específica e de fácil entendimento. Visão: Deve ser ousada, porém realista. Atingível e inspiradora.

10 PERFIL DE ATUAÇÃO DO GRUPO
Principais características: descrição da estrutura de gestão e suas principais atividades. Histórico: principais acontecimentos que marcaram a evolução da organização. Parcerias: apresentação dos parceiros dos setores públicos,privado e social que colaboram/financiam os projetos. Premios/certificados: informações que gerem credibilidade.

11 Como saber se as atividades estão produzindo impactos sociais/ambientais
Indicadores quantitativos e qualitativos Os indicadores devem ser definidos com base na missão. Exemplos de indicadores para projetos sociais: Impacto social e ambiental Relação com a comunidade Parcerias

12 Produto/Serviço – 7 elementos

13 Descrição do produto/serviço
Breve descrição do produto a ser oferecido Motivo para escolha deste produto Definição do público-alvo Proposta de valor do produto

14 Valor para o consumidor.
Qual a necessidade do público alvo? Como é o processo de aquisição? O que é importante na escolha? Como o produto será usado?

15 ? O que o consumidor deve estar pensando no momento da compra?
Associação a um determinado grupo? (respeito a alguma causa? Afiliação ao grupo?) Realização pessoal (sensação de bem estar? Paz espiritual? Contato com a natureza? Auto-estima? (status? Prestígio?

16 Segmentação Qual o público alvo e como ele pode ser segmentado?
Qual a importancia de cada segmento? Há produto específico para cada segmento? O que cada segmento valoriza?

17 Não adianta anunciar sabão em pó no
O gupo não pode oferecer TUDO para TODOS. Definir O QUE será oferecido PARA QUEM CADA GRUPO de pessoas Possui NECESSIDADES ESPECIFICAS a serem atendidas Não adianta anunciar sabão em pó no Final do campeonato brasileiro para vender Mais! Melhor anunciar no intervalo da Novela.

18 Critérios para segmentação
Demográficos: idade, sexo, renda, estado civil, escolaridade, profissão. Estilo de vida: atitudes, valores, atividades, interesse. Comportamentais: quantidade, momento do uso, frequencia.

19 Exemplo: Venda de camisetas biodinâmicas
Segmentos Tamanho do segmento Tomadores de decisão Fatores chaves da decisão Caracteristica do processo de decisão Alunos do fundamental 10.000 O próprio aluno Marca Preço Identificação com a causa Impacto da marca Identificação

20 Concorrência Que produtos competidores estão disponíveis no mercado?
Qual o nível de competição do mercado? Como seu produto se compara com a concorrência? Qual o diferencial de seu produto?

21 Mapeamento da concorrência
Quem são os principais concorrentes? Qual a qualidade do produto do concorrente? Quais os pontos fortes e fracos de cada um? Quais as melhores práticas que podem ser aproveitadas?

22 Definição dos diferenciais competitivos
O que temos que diferencia nosso produto? A reputação do grupo? O acesso aos canais de distribuição? O preço? A qualidade? A rede de contatos do grupo? As parcerias?

23 Capacidade de produção
Qual a atual capacidade de produção? Em que estágio de desenvolvimento o produto se encontra? Qual a necessidade de ferramentas e mão de obra? Qual a necessidade de desenvolvimento de fornecedores?

24 A capacidade de produção depende de 2 elementos chave
Necessidade de estrutura: (fornecedores, matéria prima, mão de obra, local) para produzir o volume desejada/atender o público-alvo. Avaliação da estrutura de custos para produzir cada unidade de produto.

25 Plano de expansão Qual a capacidade de expansão da produção?
Que medidas de garantia da qualidade estão planejadas? Qual a necessidade de recursos para a expansão?

26 Manter ou Expandir? Manter: O negócio é sustentável na escala inicial
Grupo não pode administrar maior complexidade. Não há recursos para expansão Não é possível replicar o negócio. Expandir: O negócio não é sustentável na escala inicial Há recursos para expansão O negócio é facilmente replicável.

27 Impacto social e ambiental
Qual o impacto social e ambiental do negócio proposto? Como o impacto se relaciona à missão? Quais os indicadores de impacto devem ser utilizados? Qual o benefício gerado para a comunidade?

28 Mercado Potencial- Abordagens
Segmentação do público-alvo Quantificar o público-alvo em cada segmento Estimar o tamanho total do mercado Estimar o potencial de participação no mercado (captura do mercado total)

29 Segmentação do público alvo Tamanho do segmento Localização geográfica
Tamanho do mercado Mercado Potencial Naturalistas/ Vegetarianos pessoas Em bairros de classe A e B 40.725 pessoas pessoas Espíritas Todas as regiões da cidade. pessoas pessoas População da classe A e B pessoas Em bairros da classe A e B pessoas Restaurantes Vegetarianos 36 lojas Bairros da classe A e B 32 lojas Comunidade Antroposófica de São Paulo 2.000 pessoas - Sto. Amaro, - Gj. Viana, - Broklin, - Vila Madalena 1.600 pessoas 1.120 pessoas TOTAL pessoas e 32 restaurantes

30 Captura de mercado Quanto do mercado total posso capturar?
Temos que analisar fatores internos do grupo e fatores externos.

31 AMBIENTE EXTERNO AMBIENTE INTERNO Concorrência: A concorrência É forte ou fraca? Equipe: a equipe Gerencial possui Capacidade de executar O previsto no plano? Produto: o produto Possui um diferencial Frente a concorrência? Demanda: a demanda Pelo produto é grande E crescente, ou pequena?

32 Desfavorável Favorável: Concorrência - Concorrência Forte. Fraca.
- Equipe c/ grande Capacitação. Produto com alto Diferencial. Desfavorável: Equipe necessita Reforço. Produto com Diferencial baixo. 4º. Quadrante médio 3º. Quadrante + favorável A M B I E N T R O 1º. Quadrante desfavorável 2º. Quadrante médio Desfavorável Favorável: Concorrência Concorrência Forte Fraca. Demanda Demanda alta. Baixa. AMBIENTE EXTERNO

33 Marketing

34 O que é um canal de distribuição?
É o meio que será utilizado para entregar o produto. Opções: Venda direta: lojas, equipe de venda, feiras, cestas Venda indireta: internet, atacadistas, distribuidores.

35 Preço de venda Custo do canal de distribuição:
Lojas em feiras populares = custos baixos Lojas em shopping = altos custos Perfil do consumidor: Classe A = permite preços mais altos Concorrência: Pouca competição = preços mais altos Grande competição = preços mais baixos

36 Comunicação Principais necessidades de cada segmento do público-alvo.
Objetivo da comunicação: divulgar atributos do produto, destacar a imagem do grupo, conscientizar pessoas. Tática: rádio, internet, outdoor, jornal regional, TV, marketing direto, marketing de guerrilha, palestras, feiras,etc.

37 Equipe gerencial Olhar o plano de negócio e analisar a equipe
O que queremos? Como a estrutura deve ser adequada? Há necessidade de novas funções? Quais? Quais as responsabilidades de cada um? Quantas pessoas serão necessárias? Quais as habilidades necessárias para a implementação do plano? Como desenvolver estas habilidades?

38 Organograma Cobre as funções necessarias À realização do negócio
Deixa claro as responsabilidades Confere a cada pessoa responsabilidades Que exijam habilidades.

39 Riscos e Oportunidades
Levantar as incertezas existentes em 4 dimensões: Organização: avaliar se esta preparada para implementação do plano: estrutura, pessoas, habilidades, etc. Financiamento: necessidade e viabilidade de captação dos recursos necessários. Legislação: requerimentos necessários para viabilização do plano. Mercado: variáveis que podem impactar o potencial de captura do mercado.

40 Avaliação das incertezas
Avaliar possíveis cenários para considerar as incertezas em cada uma das dimensões. Avaliar com que nível de incertezas seu negócio pode lidar.

41 Aplicando no negócio Avaliação das incertezas Principais riscos
Ações para minimizar os riscos Possível impacto no negócio Organização Financiamento Legislação Mercado

42 Aplicando no Plano Avaliação das incertezas Principais oportunidades
Ações para capturar oportunidades Possível impacto no negócio Organização Financiamento Legislação Mercado

43 Plano de Implementação
Mapear os recursos disponíveis e necessários Desenvolver um cronograma de atividades com responsabilidade e prazos. Verificar os maiores gargalos e pensar em ações corretivas Definir o modelo de avalização com base em indicadores de desempenho para medir o progresso da implementação.


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