A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qualidade, Sustentabilidade e Responsabilidade Social… Uma Abordagem Empresarial Sustentável Marc P. Kelemen Brasil, Julho de 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qualidade, Sustentabilidade e Responsabilidade Social… Uma Abordagem Empresarial Sustentável Marc P. Kelemen Brasil, Julho de 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Qualidade, Sustentabilidade e Responsabilidade Social… Uma Abordagem Empresarial Sustentável
Marc P. Kelemen Brasil, Julho de 2011

2 Sobre o palestrante Marc Kelemen NanoSynopsis, LLC – Presidente e CTO
Sociedade Americana da Qualidade (ASQ), Conselho de Administração Líder de Responsabilidade Social SAC da ASQ Divisão de Gerenciamento da Qualidade da ASQ – Presidente Técnico de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Divisão de Eletrônicos e Comunicações da ASQ – Copresidente de Nanotecnologia Gerente de Qualidade e Excelência Organizacional Certificado pela ASQ Auditor de Qualidade Certificado pela ASQ Delta Mu Delta (Zeta) – Fraternidade de Honra de Administração de Empresas Theta Tau (Delta) – Fraternidade de Engenharia Profissional

3 Marc Kelemen CMQ/OE, CQA, MBA, BSE, KT-PE
“Porto Seguro” e Divulgação Integral por “S-Ox” … ou meus advogados simplesmente dirão “olá” Marc Kelemen CMQ/OE, CQA, MBA, BSE, KT-PE NanoSynopsis, LLC – Presidente e Diretor de Tecnologia Sociedade Americana da Qualidade (ASQ) - Diretor Divisão de Gerenciamento da Qualidade da ASQ – Presidente de Responsabilidade Social Divisão de Eletrônicos e Comunicações da ASQ – Nanotecnologia - Copresidente Instituto Americano de Engenheiros Químicos: Fóruns de ciência molecular computacional em nano escala Instrutor da Sociedade Americana de Materiais (ASM) - Comitê Diretivo da Base de dados do MEMS Conselho das Sociedades Técnicas de Cleveland (CTSC) – Conselho de governadores e ex-presidente Especialista e facilitador do processo de solução de problemas e tomada de decisão do Kepner-Tregoe Avaliador da ISO (Associação Americana de Credenciamento Laboratorial) Pilhas Energizer/Eveready – Líder de equipe global (mais de 30 anos) Associação de MEMS de Ohio – Diretor Pedagógico Delta Mu Delta (Comitê de Zeta) – Fraternidade de Honra de Administração de Empresas Theta Tau (Comitê de Delta) – Fraternidade de Engenharia Profissional Gerente de Qualidade Certificado (ASQ), Auditor de Qualidade (ASQ), Gerente de Projeto (PMO) Isto NÃO É um aviso JURÍDICO! Isto NÃO É um aviso MÉDICO! Esta apresentação reflete minhas visões pessoais e poderá não representar o posicionamento das organizações supracitadas.

4 O que é Responsabilidade Social?
Pessoas e organizações com Comportamento ético Sensibilidade quanto a questões de cunho: social cultural econômico ambiental

5 Por que ser socialmente responsável?
Demanda dos consumidores Faz sentido do ponto de vista empresarial Produz resultados finais Aumenta a credibilidade

6 Por que a Responsabilidade Social é importante
As estatísticas revelam que a Responsabilidade Social está ganhando força… Relatório da McKinsey 66% dos Diretores Executivos concordam que programas ambientais, sociais e de governança criam valor para os acionistas. Enquete da Quality Progress 83% concordam que a responsabilidade social e a sustentabilidade ambiental devem fazer parte da gestão da qualidade.

7 Interesse crescente na Responsabilidade Social
Os públicos buscam transparência Mundo de informações instantâneas Os governos estão se envolvendo Economias financeiras e impacto no mercado

8 Copo de companhia aérea
• Chris Jordan – A arte retrata o consumismo em grande escala • um milhão de copos são usados em voos de companhias aéreas dos EUA a cada seis horas Copo de companhia aérea

9 O impacto de uma única decisão… … apenas um dia no escritório!
Chris Jordan em RUNNING THE NUMBERS: e se 350 milhões de pessoas tomarem a mesma decisão? latas de alumínio são usadas a cada trinta segundos. Dois milhões de garrafas PET são usadas a cada cinco minutos. copinhos descartáveis de café são usados a cada quinze minutos. telefones celulares são descartados todos os dias. sacolas plásticas são usadas a cada cinco segundos.

10 Agora pense na soma de mais de um bilhão de decisões repetidas...
Cidade Proibida Pequim, RPC Julho de 2010 Agora pense na soma de mais de um bilhão de decisões repetidas...

11 Qual é a relação entre a qualidade e a responsabilidade social?

12 Ferramentas de qualidade
Os Profissionais da Qualidade têm as ferramentas necessárias para motivar o consenso Diagramas de Ishikawa (Espinha de peixe) Desenvolvimento e conformidade com as Normas ISO Critérios Baldrige Métodos Lean Seis Sigma

13 A conexão com a qualidade
Evolução da Responsabilidade Social Valores organizacionais essenciais (Ética, comunidade, cidadania, força de trabalho, saúde pública, segurança) Boa vontade de fazer caridade Pressão pública Meio ambiente (ISO 14000) Evolução das partes que compõem a responsabilidade social Qualidade (ISO 9000) Estudo de viabilidade econômica Governança (Sarbanes-Oxley) Critérios Baldrige

14 A consolidação da norma se fez necessária
Havia uma série de normas que media a “Responsabilidade Social” ou a Sustentabilidade... … mas essas normas adotavam critérios diferentes. Uma empresa podia ter uma nota alta em uma lista, e uma nota muito baixa em outra. Uma norma podia se concentrar na responsabilidade ambiental, enquanto outra podia valorizar as relações de trabalho.

15 Uma Norma para Todos ISO 26000 A implementação é voluntária
A orientação ajuda a definir a responsabilidade social A ASQ administra o Grupo de Assessoria Técnica dos EUA (TAG) sobre a Responsabilidade Social

16 ISO 26000 inclui SETE assuntos principais
Governança Organizacional Direitos Humanos Práticas Trabalhistas Meio Ambiente Práticas Operacionais Justas Questões do Consumidor Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade

17 Elementos-alvo O foco inicial da ASQ recairá sobre TRÊS áreas para a produção do maior valor à comunidade da qualidade governança organizacional meio ambiente envolvimento comunitário Alinhamento do seu corpo de conhecimento e competência na redução de resíduos, defesa do consumidor e sustentabilidade, para fornecer informações de áreas sobre as quais a qualidade pode ter um impacto real.

18 ISO 26000 Auxiliar as organizações no trabalho com a Responsabilidade Social Fornecer orientação prática Enfatizar os resultados de desempenho e a melhoria Aumentar os níveis de confiança e satisfação dentre clientes e públicos Ser consistente

19 Outra conexão com a qualidade
Critérios de Excelência Malcolm Baldrige Procedimentos de conformidade com normas de segurança, saúde e meio ambiente Mecanismos de suporte corporativo de atividades de garantia de qualidade fora da empresa Responsabilidade pela governança

20 Critérios Baldrige Critérios de Excelência em Desempenho Malcolm Baldrige

21 A última linha tripla da qualidade

22 Métodos Lean Princípios de Lean manufacturing:
Eliminar atividades que não agregam valor Eliminar o desperdício do negócio Princípios de Lean enterprise: Estender os conceitos por toda a cadeia de valor ou de fornecimento

23 Métodos Lean Tipos de desperdício: Superprodução Espera, tempo em fila
Transporte Processos que não agregam valor Estoque Movimento Custos da qualidade: sucata, retrabalho, inspeção Utilização de capital humano

24 Seis Sigma Prevenção de defeitos X detecção de defeitos
Satisfação do cliente e resultados finais Aplicação em qualquer lugar onde houver variação e desperdício Aplicação na inovação e melhoria da satisfação do cliente O Seis Sigma é usado para desenvolver métodos estatísticos para identificar e eliminar as causas de defeitos e erros em questões sociais, ambientais e financeiras, além de criar uma infraestrutura especial de pessoas para tratar do conceito na organização. O que é: • Uma filosofia factual e com base em dados de melhoria de qualidade. Ela valoriza a prevenção de defeitos em detrimento de sua detecção. • O desempenho de qualidade Seis Sigma significa não mais que 3,4 defeitos por milhão de oportunidades. Também existem padrões de desempenho para três, quatro e cinco sigmas. • Aumenta a satisfação do cliente e os resultados finais ao reduzir a variação e o desperdício, assim promovendo uma vantagem competitiva. • O Seis Sigma se aplica em qualquer lugar onde haja variação e desperdício, então todos os colaboradores podem desempenhar uma papel importante nos projetos de Seis Sigma.

25 Trabalho de Sustentabilidade da ASQ
O que a ASQ está fazendo para promover a Responsabilidade Social? Vendo os resultados poderosos que a Responsabilidade Social pode ter, quais iniciativas a ASQ está desenvolvendo para promover a Responsabilidade Social?

26 Resposta da ASQ em Responsabilidade Social
Conferência sobre a Responsabilidade Social 16 e 17 de junho de 2011 San Francisco TheSRO.org Ajuda o mundo a entender como a responsabilidade social e a qualidade podem alcançar resultados sustentáveis. Para demonstrar que a ASQ está desempenhando um papel mais ativo no âmbito da Responsabilidade Social, realizaremos a primeira Conferência de Responsabilidade Social da ASQ em San Francisco no ano que vem! Será de 16 a 17 de junho de 2011 no Marriott Marquis. Para saber sobre todas as atividades em Responsabilidade Social que a ASQ está desenvolvendo, por favor visitem o site theSRO.org. Este site foi criado para ajudar o mundo a entender como a responsabilidade social e a qualidade podem alcançar resultados sustentáveis. Quando entrar no site, envolva-se e partilhe suas próprias histórias, e conte-nos sobre as iniciativas da sua organização em responsabilidade social!

27 Resposta da ASQ em Responsabilidade Social (II)
Pathways to Social Responsibility Práticas bem-sucedidas para um futuro sustentável. Medalha de Responsabilidade Social Spencer Hutchins Reconhece pessoas que demonstraram uma liderança de destaque em defesa da responsabilidade social.  Estas são algumas outras causas relacionadas à Responsabilidade Social que a ASQ desenvolve: Pathways to Social Responsibility (Caminhos da Responsabilidade Social): É uma publicação que destaca a criatividade de organizações que conseguiram integrar a Responsabilidade Social em suas missões. Atualmente, existem duas edições da Pathways sobre organizações renomadas como Johnson Controls, Northwestern Mutual, MillerCoors, Intel, Boeing, Abbott, dentre muitas outras. A Medalha de Responsabilidade Social Spencer Hutchins foi concedida pela primeira vez na Conferência Mundial da ASQ em Reconhece pessoas que demonstraram uma liderança de destaque em defesa da responsabilidade social. Queremos continuar concedendo essa medalha por muitos e muitos anos a quem demonstrar seu compromisso verdadeiro com as atividades de responsabilidade social!

28 Pathways to Social Responsibility 2010 ASQ
1,2 bilhão de pessoas estão com sua saúde em risco devido à falta de água limpa. ~ Aprox. a população da Índia em 2010 2,6 bilhões de pessoas carecem de saneamento principalmente devido a problemas ligados à água. ~ Aprox. as populações da Índia e da China em 2010 pessoas morrem por dia em decorrência de doenças transmitidas pela água—isso significa quase 10 milhões de pessoas por ano

29 Social Responsibility Response (cont.)
O último programa que quero mostrar a vocês é o Quality for Life. Este programa busca partilhar as histórias de profissionais que usam ferramentas de qualidade para impactar de maneira positiva a vida de outras pessoas. Esta tela é a página inicial do site do Quality for Life. Como vocês podem ver, é um site muito dinâmico, que inclui um mapa interativo, uma caixa de vídeo e redes sociais. Explorem esse site e vejam algumas dessas histórias incríveis que os seus membros contaram!

30 Mais informações Sociedade Americana da Qualidade TheSRO* Quality for Life

31

32 Thank you Obrigado!


Carregar ppt "Qualidade, Sustentabilidade e Responsabilidade Social… Uma Abordagem Empresarial Sustentável Marc P. Kelemen Brasil, Julho de 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google