A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem, esta baseada nos ensinos bíblicos, e nas mais diversas fontes, incluindo-se: Livros históricos, enciclopédias, Internet e escritos de Ellen White. Neste estudo, apresentaremos fatos esclarecedores, tomando sempre o máximo cuidado para preservar a autenticidade das citações apresentadas. Que Deus lhe de sabedoria e o dirija neste estudo!

3 Importante Não inicie este estudo sem antes orar a Deus pedindo-lhe iluminação Espiritual. Que Deus o abençoe!

4 O Pai, o Filho e o espírito Santo
Adilson de Souza

5 Parte XI

6 As Saudações de Paulo às Igrejas

7 Romanos “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras, com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor.” (Romanos 1:1-4).

8 I Corintios “Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” (I Corintios 1:1-3).

9 II Corintios “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos em toda a Acaia, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!” (II Corintios 1:1-3).

10 Gálatas “Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos, e todos os irmãos meus companheiros, às igrejas da Galácia, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do nosso Senhor Jesus Cristo. ” (Gálatas 1:1-3).

11 Efésios “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: Graça a vós outros e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.” (Efésios 1:1-2).

12 Filipenses “Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos, que vivem em Filipos: Graça e paz a vós outros da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.” (Filipenses 1:1-2).

13 Colossenses “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, e o irmão Timóteo: Aos santos e fiéis irmãos em Cristo que se encontram em Colossos: Graça e paz a vós outros da parte de Deus nosso Pai. Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos.” (Colossenses 1:1-4).

14 I Tessalonicenses “Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz a vós outros.” (I Tessaloniceses 1:1).

15 II tessalonicenses “Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz a vós outros da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.” (II Tessaloniceses 1:1-2).

16 I Timóteo “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, a Timóteo, verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.” (I Timóteo 1:1-2).

17 II Timóteo “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus, ao amado filho Timóteo: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus nosso Senhor.” (II Timóteo 1:1-2).

18 Tito “Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade, na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos e, em tempos devidos, manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por mandato de Deus, nosso Salvador, a Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum, graça e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador.” (Tito 1:1 e 4).

19 Filemom “Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, também nosso colaborador, e à irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa, graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” (Filemom 1:1-3).

20 Comentário Por que Paulo, em suas saudações, não se apresenta como servo de Deus Pai, de Jesus e do Deus espírito Santo? Por que não lemos versos como graça e paz a vós outros da parte de Deus nosso Pai, do Senhor Jesus Cristo e do Deus espírito Santo? Não seria estranho, Paulo ter ignorado em suas saudações, a terceira pessoa da trindade, se ela realmente existisse?

21 Diante de tantas inconsistências e incompatibilidades com o restante dos escritos sagrados, Mateus 28:19 tem sua autenticidade questionada. A história demonstra que na era apostólica batizava-se apenas em nome de Jesus, sendo que batismos em nome do Pai, do Filho e do espírito Santo só foram realizados muitos anos após a morte dos apóstolos.

22 Os livros de Mateus e Marcos são considerados livros sinóticos, ou seja, são livros que apresentam uma ampla coincidência quanto a narrativa dos temas apresentados. A maioria dos fatos apresentados no livro de Mateus também são encontrados no livro de Marcos. Diante destes fatos, se Mateus 28:19 fosse um texto autentico, era de se esperar que estivesse repetido no livro de Marcos, no entanto não é isto que acontece.

23 Lucas, ao iniciar seu livro, relata que o mesmo é fruto de uma apurada investigação de todos os fatos desde a sua origem, no entanto, seu relato, não cita a formula trinitariana de batismo, o que concorda com a citação encontrada no livro de marcos:

24 Marcos 16:15-16 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” Lucas 24:47 “E que em Seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém.”

25 Se a ordem de Jesus realmente fosse para os batismos serem realizados em nome do Pai, do Filho e do espírito Santo, com certeza Marcos e Lucas não teriam omitido esta ordem do mestre ao escreverem seus livros.

26 Diante de tantas evidências não nos resta a mínima duvida de que os batismos eram realizados em nome de Jesus e não em nome de uma trindade.

27 A Balança das Evidências
Batismos Jesus trindade A Balança das Evidências

28 Vejamos o que as enciclopédias dizem a respeito da origem da trindade e do batismo em nome do Pai, do Filho e do espírito Santo:

29 Enciclopédia Britânica
A fórmula batismal foi mudada do nome de Jesus Cristo para as palavras Pai, Filho e espírito Santo pela Igreja Católica no 2º Século." - 11a Edição, Vol.3 - págs (em inglês)... "Sempre nas fontes antigas menciona que o batismo era em nome de Jesus Cristo." - Volume 3 pág.82.

30 Enciclopédia da Religião - Canney
A religião primitiva sempre batizava em nome do Senhor Jesus até o desenvolvimento da doutrina da trindade no 2° Século." - pág. 53 (em inglês).

31 Nova Enciclopédia Internacional
"O termo "trindade" se originou com Tertuliano, padre da Igreja Católica Romana." - Vol. 22 pág. 477 (em inglês).

32 Enciclopédia da Religião - Hastings
"O batismo cristão era administrado usando o nome de Jesus. O uso da fórmula trinitariana de nenhuma forma foi sugerida pela história da igreja primitiva; o batismo foi sempre em nome do Senhor Jesus até o tempo do mártir Justino quando a fórmula da trindade foi usada." - Vol.2 pg (em inglês).

33 O Pastor Adventista do Sétimo Dia Alejandro Bullón, no livro “O Terceiro Milênio” fala de alguns conflitos internos enfrentados pela igreja da idade média por causa de doutrinas estranhas: “Naquele período, a Igreja cristã passou a ter conflitos internos por causa de doutrinas estranhas que pretendiam misturar-se às verdades bíblicas. Entre as doutrinas em conflito, podemos mencionar: o pecado original, a trindade, a natureza de Cristo, o papel da virgem Maria, o celibato e a autoridade da Igreja.” - O Terceiro Milênio e as Profecias do Apocalipse - Alejandro Bullón - págs. 41 e 42.

34 A Bíblia de Jerusalém incluiu o seguinte comentário de rodapé a respeito de Mateus 28:19:
“É possível que, em sua forma precisa, essa fórmula reflita influência do uso litúrgico posteriormente fixado na comunidade primitiva. Sabe-se que o livro dos Atos fala em batizar “no nome de Jesus”. Mais tarde deve ter-se estabelecido a associação do batizado ás três pessoas da trindade.”

35 Em 1960, a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira publicaram um Novo Testamento em Grego e a alternativa apresentada para Mateus 28:19 foi “en to onomati mou” (“em meu nome”). Eusébio foi citado como autoridade em favor desta versão. Algumas Bíblias que provavelmente utilizam-se de outros critérios na crítica textual adotam outras versões para estes textos controversos.

36 A tradução do texto em inglês que consta no mesmo volume é a seguinte:
O Evangelho de Mateus em Hebraico de George Howard é um exemplo que não contem a fórmula batismal em nome do Pai, e do Filho e do espírito Santo. A tradução do texto em inglês que consta no mesmo volume é a seguinte: “Jesus, aproximando-se deles, disse-lhes: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide e ensinai-os a observar todas as coisas que vos ordenei para sempre.”

37 Na página 156, encontramos a seguinte declaração:
O Livro Judaico de David Flusser também confirma a inserção da fórmula trinitariana em Mateus 28:19. Na página 156, encontramos a seguinte declaração:

38 “De acordo com todos os manuscrito de Mateus que foram preservados, o Jesus ressuscitado ordenou aos seus discípulos batizar todas as nações “em nome do Pai e do Filho e do espírito Santo”. A fórmula trinitaria franca, aqui, é de fato notável, mas já mostrado que a ordem para batizar e a formula trinitária faltam em todas as citações da passagem de Mateus nos escritos de Eusébio anteriores ao Concilio de Nicéia. O texto de Eusebio de Mt 28:19-20 antes de Nicéia era o seguinte: ‘Ide e tornai as nações discípulas em meu nome, ensinando-as a observar tudo o que vos ordenei.’

39 Parece que Eusébio encontrou essa forma do texto nos oráculos da famosa biblioteca cristã em Cesaréia. Esse texto mais curto está completo e coerente. Seu sentido é claro e tem seus méritos óbvios: diz que Jesus ressuscitado ordenou que seus discípulos instruíssem todas as nações em seu nome, o que significa que os discípulos deveriam ensinar a doutrina de seu mestre, depois de sua morte, tal como a receberam dele.”

40 Vejamos o testemunho apresentado nas páginas 82 e 83:
O testemunho de Eusébio de Cesaréia, que viveu entre os anos 263 e 340 d.C. o qual é apresentado no Livro História Eclesisastica, reforça o que acabamos de expor. Vejamos o testemunho apresentado nas páginas 82 e 83:

41 “Após a ascensão de nosso Salvador, os judeus, além de seu crime contra Ele, tramavam incessantemente contra seus apóstolos. Primeiro, mataram Estêvão apedrejando-o; depois dele, Tiago, o filho de Zebedeu e irmão de João, por decapitação, e, por fim, Tiago, que primeiro obteve o episcopado em Jerusalém, após a ascensão de nosso Salvador, tendo sido morto da maneira já mencionada.

42 Mas os outros apóstolos que eram perseguidos de várias maneiras, no intuito de destruí-los, foram expulsos da terra de Judéia e seguiram caminho pregando o evangelho a todas as nações, confiando no socorro de Cristo, que disse: ‘Ide e ensinai todas as nações em meu nome’.”

43 Mesmo que o texto de Mateus seja original, não indica necessariamente que o espírito Santo seja uma pessoa, pois poderíamos ser batizados em nome do Pai e do Filho e do espírito Santo, uma vez que o espírito Santo é parte integrante do Pai e de Jesus Cristo, Seu Filho. “Vós, porém, não estais na carne, mas no espírito, se, de fato, o espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o espírito de Cristo, esse tal não é dele.” (Romanos 8:9).

44 Igreja Adventista de Israel tem doutrina especial:
Sem Cruz e sem trindade

45 What Seventh-day Adventists believe
(Em que acreditam os Adventistas do Sétimo Dia) Adventists base their faith in G-d the father (Hashem) as revealed through Yeshoua (ha Masshiah) and as shown through the Bible, inspired by the Holy Spirit (Rouah ha Kodesh). Os Adventistas fundamentam sua fé em Deus, o Pai (Hashem) conforme revelado através de Yeshoua - há Masshiah (Jesus Cristo) e como apresentado através da Bíblia, inspirada pelo Santo espírito (rouah ha Kodesh).

46 Nem a História da Igreja escapou das mudanças!

47 Você conhece a Igreja a que pertence?
Tem certeza de que ela vem de um movimento profético?

48 Se você é um adventista que possui um conhecimento razoável de nossa história não terá nenhuma dificuldade em responder as seguintes perguntas:

49 O Movimento Adventista teve como marco inicial o ano de 1844, data essa conhecida pelo grande desapontamento? X Sim Não

50 O Movimento Adventista teve como seu grande precursor, Miller, que através da poderosa pregação do Advento de Cristo, com base nas profecias de Daniel, principalmente a das 2300 tardes e manhãs, agitou os Estados Unidos, de onde se alastrou para a Europa e outras partes do mundo? X Sim Não

51 Se as respostas foram sim, (e esperamos que tenham sido) você mostrou que conhece a história da nossa Igreja, mas tira ZERO na nota, porque oficialmente, errou todas as respostas.

52 Confira a seguir, as respostas segundo o site oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia:
(

53 O Movimento Adventista teve como marco inicial o ano de 1844, data essa conhecida pelo grande desapontamento? Resposta: Não, A Igreja Adventista do Sétimo Dia (o nome adventista é uma referência à sua crença no advento, segunda vinda de Jesus), surgiu entre as décadas de 1850 e 1860.

54 O Movimento Adventista teve como seu grande precursor, Miller, que através da poderosa pregação do Advento de Cristo, com base nas profecias de Daniel, principalmente a das 2300 tardes e manhãs, agitou os Estados Unidos, de onde se alastrou para a Europa e outras partes do mundo? Resposta: Não, O padre jesuíta chileno Manuel Lacunza, que nasceu em 1731, escreveu um livro singular – La Venida Del Mesias em Gloria y Majestad. Conhecido desde 1785, o livro do padre jesuíta foi impresso em Esta publicação agitou os meios religiosos e foi precursora do movimento Adventista, dos que crêem na segunda vinda de Jesus.

55 No início do século passado, no seio das igrejas evangélicas, o movimento alastrou-se, tendo como foco o advento, ou o retorno pessoal de Jesus. Daí surgiu a palavra Adventista, caracterizando uma das crenças fundamentais da Igreja.

56 O texto mostra claramente, não a verdade, mas sim, o que a Igreja hoje tenta vender ao mundo como sendo nossa história profética. E por que faz isso? Porque tem vergonha de assumir diante do mundo que a luz foi dada a um “iletrado ignorante”, que não fez teologia em nenhum dos colégios de Roma, e também porque assume de vez seu compromisso ECUMÊNICO a nível mundial, esquecendo-se que: “Nada temos a temer do futuro, a menos que esqueçamos da maneira como Deus nos conduziu no passado...” (Ellen White - Life Sketches, pág. 196).


Carregar ppt "Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google