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Marketing de Moda Senac Lapa Faustolo Prof. Sergio Garrido Março/2009.

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1 Marketing de Moda Senac Lapa Faustolo Prof. Sergio Garrido Março/2009

2 Fundamentos do Marketing
Aula 1 Fundamentos do Marketing

3 O que é Marketing? Afinal, o que é Marketing?
Toda empresa "faz" Marketing? Marketing é uma ciência? Marketing é análise ou ação? Qual o papel do Marketing dentro da Organização? O que faz uma Gerência de Marketing? Como está o Marketing no Brasil? Professor Sergio Garrido

4 Afinal, o que é Marketing?
Marketing é um conjunto de meios de venda agressivos (propaganda e venda pessoal). Só pode ser aplicado a bens de consumo  Marketing é um conjunto de instrumentos de análise de mercado, utilizador para medir e prever demanda futura.  É caro, por usar técnicas sofisticadas e inacessível às pequenas empresas  Marketing é o arquiteto da sociedade de consumo, o grande corruptor das massas, que vive de forjar novas necessidades nos indivíduos, subjugando-os e tornando-os alienados 

5 Afinal, o que é Marketing?
Set de valores: Indivíduos buscam experiências gratificantes O que é gratificante varia:   de indivíduo para indivíduo  de cultura para cultura »» afinal, vivemos em um sistema pluralista Troca entre indivíduos e organizações são:  voluntárias concorrenciais Fundamento moral:  Os indivíduos são responsáveis pelos seus atos e capazes de decidir o que é melhor para eles.

6 Afinal, o que é Marketing?
Marketing envolve duas ou mais unidades sociais. Ao menos uma das unidades sociais está buscando uma resposta específica da(s) outra(s) unidade(s) envolvida(s) no que diz respeito a algum objeto social A probabilidade da resposta do mercado não é fixada Marketing é a tentativa de produzir a resposta esperada criando e oferecendo valor para o mercado.

7 Afinal, o que é Marketing?
Professor Sergio Garrido

8 Toda empresa faz Marketing?
Conceito de Produção Os consumidores preferem: A organização deve preços baixos produtos fáceis de encontrar melhorar eficiência de produção e de distribuição

9 Conceito de produto Os consumidores preferem: A organização deve
produtos de alta qualidade produtos de alto desempenho produtos com  muitos recursos melhorar continuamente seus produtos

10 Conceito de vendas Os consumidores preferem: A organização deve
não comprar fazer grande esforço de venda fazer grande esforço de divulgação

11 Conceito de Marketing Os consumidores preferem: A organização deve
ter suas necessidades atendidas identificar as necessidades do consumidor satisfazer essas necessidades, de forma mais eficiente e eficaz que os seus concorrentes

12 Conceito de Marketing Social
Os consumidores preferem: A organização deve ter suas necessidades atendidas por empresas responsáveis perante o indivíduo, a comunidade e o ambiente identificar as necessidades do consumidor satisfazer essas necessidades, de forma mais eficiente e eficaz que os seus concorrentes de maneira sustentável

13 Marketing é uma ciência?
Contribuições Recentes das Ciências do Comportamento a  Questões Práticas de Marketing 1. Facilitando o desenvolvimento de produtos como a chave para se obter diferenciais competitivos: · Difusão de Inovações · Modelos de Comportamento para a Solução de Problemas e Escolha · Medidas de Lifestyles e Necessidades 2. Descobrindo as múltiplas fontes de influência nas escolhas dos consumidores e respondendo a elas · Modelos de Influência Interpessoal e Comunicação Boca-a-Boca · Teoria dos Grupos de Referência· Classes Sociais e Estratificação 3. Criando campanhas promocionais e publicitárias mais eficazes · Teorias da Motivação · Modelos de Formação e Mudança de Atitude · Percepção e Processamento de Informações · Dissonância Cognitiva e Pesquisa de Informações Pós-Compra 4. Desenvolvendo Fidelidade de Marca · Teoria da Dissonância Cognitiva · Modelos Quantitativos (Bernoulli, Cadeia de Markov, e Aprendizado) de Fidelidade de Marca e Mudança de Marca   Fonte: ENGEL JF, BLACKWELL RD, MINIARD PW - Consumer Behavior. Forth Worth: Dryden Press, pg. 23.

14 Marketing é uma ciência?
Contribuições da Teoria Econômica ao Marketing Alguns conceitos e instrumentos da Economia estão intrinsecamente ligados ao Marketing: a relação de valor (troca de valor por valor) os princípios de utilidade (da forma, de tempo, de lugar, de posse) a relação entre oferta e demanda a elasticidade de preço Acima de tudo, o Marketing lida com as cinco funções do mercado definidas pela teoria econômica:  estabelecimento de valores organização da produção distribuição do produto racionamento provisão para o futuro BILAS RA - Teoria Microeconômica. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1973

15 Marketing é uma ciência?
Escolas Características Macromarketing perspectiva de marketing do ponto de vista da sociedade como um todo, não apenas do ponto de vista da firma Consumerismo proteção dos direitos do consumidor Enfoque sistêmico integração da demanda e oferta de um ponto de vista holístico Comportamento do consumidor tenta produzir uma teoria comportamental sobre o ato de compra Comportamento das organizações foco em aspectos comportamentais (poder, conflito e interdependência) principalmente entre canais de distribuição Planejamento estratégico equilíbrio entre fatores ambientais externos e recursos internos

16 Marketing é análise ou ação?
Marketing Estratégico Marketing Operacional     Cenário Médio e longo prazo Curto prazo Eficácia Eficiência Voltado para fins Voltado para meios Empresa e ambiente Área funcional Baixa reversibilidade Alta reversibilidade O quê? Como? Pensamento Ação Incerteza Riscos calculados Professor Sergio Garrido

17 Qual o papel do Marketing dentro da Organização?
As áreas funcionais de uma organização/ empresa são: Contabilidade  Finanças  Recursos Humanos Administração Produção Suprimentos Marketing Segundo Peter Drucker, o maior autor sobre administração e negócios,  "marketing e inovação geram resultados; todo o restante gera custos"

18 Qual o papel do Marketing dentro da Organização?
Processo Administrativo  Atividades gerenciais Estratégicas Tático-operacionais Planejamento Organização  Análise de oportunidades  ciclo de vida produto  curva experiência  portfolio  atratividade  competitividade segmentação Análise mercados atuais  delineamento de mercado  organização de compra operação de compra Direção   Controle  Decisões targeting  posicionamento  estratégia competitiva  estratégia de crescimento Decisões  produto  preço  comunicação  distribuição  transação  pós-transação

19 O que faz uma Gerência de Marketing?
Avaliar os recursos corporativos Estabelecer os objetivos Estabelecer a estratégia de Marketing Organizar o esforço de Marketing Formular o Marketing Mix Estimar as vendas Controlar e avaliar a função de Marketing Implementar ações corretivas

20 Como está o Marketing no Brasil?

21 Avaliar os recursos corporativos
Área Fatores de análise financeiros caixa capital instalações  equipamentos  redes de comunicação humanos habilidades  capacidade  disponibilidade  equipe de vendas Pesquisa & Desenvolvimento instalações  pessoal  patentes suprimento disponibilidade  garantia de recebimento  contratos mercado sistemas de distribuição  marcas  programas promocionais

22 Estabelecer a estratégia de Marketing

23 Organizar o esforço de Marketing
Estrutura Funcional Estrutura Geográfica Estrutura por Gerência de Produto Estrutura por Gerência de Mercado Estrutura por Gerência de Produto/ Mercado

24 Estrutura Organizacional de Marketing
Estrutura Funcional

25 Estrutura Organizacional de Marketing
Estrutura Geográfica

26 Estrutura Organizacional de Marketing
Estrutura por Gerência de Produto

27 Estrutura Organizacional de Marketing
Estrutura por Gerência de Mercado

28 Estrutura Organizacional de Marketing
Estrutura por Produto e Mercado


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