A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Imigrantes e Nativos Digitais Homo Zappiens Algumas contribuições...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Imigrantes e Nativos Digitais Homo Zappiens Algumas contribuições..."— Transcrição da apresentação:

1 Imigrantes e Nativos Digitais Homo Zappiens Algumas contribuições...
Margô

2 Imigrantes e Nativos Digitais
(Marc Prensky, 2001) Homo Zappiens (Veen e Vrakking (2009)

3 Imigrantes e Nativos Digitais
(Marc Prensky, 2001) Imigrantes Digitais: Representam as gerações que assistiram ao nascimento da Internet e se adaptaram a ela, ou seja, estão em um processo de inserção no ciberespaço. Nativos Digitais: Têm contato com a tecnologia logo após o nascimento; Crianças com menos de dois anos têm atração por vídeos e fotos digitais e com aproximadamente quatro anos já são íntimas do computador e dos games; Desde cedo aprendem a jogar através da descoberta e da experimentação, sem punições e com a possibilidade de começar e recomeçar indefinidamente.

4 X Imigrantes Digitais Nativos Digitais

5 Homo Zappiens (Veen e Vrakking (2009)
Geração nascida no final de receberam vários apelidos como: geração de rede, geração digital, geração instantânea, geração cyber; Aparelhos que tiveram grande importância: controle remoto da televisão, o mouse do computador e o telefone celular. Caracteriza uma geração que pertence a redes (técnicas e humanas) e faz uso delas para resolver problemas, por isso não pensa de uma forma linear: “Pensa em redes e de maneira mais colaborativa do que as gerações anteriores. (...) O modo de ser do Homo zappiens é digital, e não analógico. Suas estratégias de aprendizagem, por isso mudaram – se aceitarmos que por meio de jogos de computadores e da comunicação com outras crianças de fato se aprende” (p.46-47). Nativos Digitais/Homo Zappiens: Se comportam, pensam e aprendem de uma forma diferenciada.

6

7 Estudantes Digitais X Educadores Analógicos

8 X Educadores analógicos Estudantes Digitais

9 Homo Zappiens (Veen e Vrakking (2009) Capítulo 6: O que as escolas poderiam fazer?
“Reescolarização”= nova posição da escola na sociedade/elemento vital na rede social/inclusão de mais metas não-cognitivas no currículo; Permitir maior diversidade nas rotas de aprendizagem; Sistemas educacionais= mistura em rede, diversa e inovadora, de ambientes acadêmicos e corporativos;

10

11 Princípios da educação do futuro:
BLOCOS DE CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA EDUCAÇÃO E DE UMA NOVA ESCOLA Princípios da educação do futuro: Confiança: do profº para o aluno que irá aprender; Motivação intrínseca: força que guia a aprendizagem Relevância: do conteúdo apropriado para conexão da experiência dos alunos; nos métodos de ensino e de avaliação; Currículo voltado para as competências e habilidades dos alunos e não para as disciplinas;

12 Princípios da educação do futuro:
Talento e desafio: desafiar os alunos para que busquem a solução dos problemas; Imersão – experiência em ambientes de aprendizagem/mundos virtuais direta em Paixão + motivação= aprendizagem Autodirecionamento: os alunos precisam ser responsáveis quando assumem o controle de suas trajetórias de aprendizagem.

13 Mudanças nas escolas: As TDVs capacitam as escolas a fazer escolhas e a redesenhar sua Organização: Programas anuais: (abandonar) Exames padronizados: sistema que compara todos a um padrão ideal; Currículos (únicos e padronizados/especificação de um padrão =abandonar) – aberto à diversidade; Janelas de tempo (intervalos de 45 a 50minutos): fazer um planejamento lógico ou rítmico ao longo do ano; Disciplinas separadas: conteúdo contextualizado e inter ou transdisciplinar.

14 Que tipo de escola queremos?
Rede de aprendizagem

15 Aprendizagem colaborativa – rede de aprendizagem sem distinção entre idade e série, mas que considere o aluno de acordo com seus méritos, habilidades e competências

16 VAMOS CONSTRUIR UMA NOVA EDUCAÇÃO E UMA NOVA ESCOLA?
Vídeos: Criança “Nativa digital” ensinando a usar o Iphone Reportagem do Fantástico: Túnel do tempo

17 VAMOS CONSTRUIR UMA NOVA EDUCAÇÃO E UMA NOVA ESCOLA?


Carregar ppt "Imigrantes e Nativos Digitais Homo Zappiens Algumas contribuições..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google