A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Dislexia? Dislexia é uma falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Dislexia? Dislexia é uma falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura."— Transcrição da apresentação:

1 O que é Dislexia? Dislexia é uma falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura.

2 O disléxico tem baixa inteligência?
A Dislexia não é causada por uma baixa de inteligência. Na verdade, há uma lacuna inesperada entre a habilidade de aprendizagem e o sucesso escolar. O problema não é comportamental, psicológico, de motivação ou social.

3 O disléxico é considerado um doente?
Dislexia não é uma doença, é um funcionamento peculiar do cérebro para o processamento da linguagem.

4 Pessoas disléxicas são únicas; cada uma com suas características, habilidades e inabilidades próprias.

5 Pode se constatar a dislexia através de exames clínicos?
As atuais pesquisas, obtidas através de exames por imagens do cérebro, sugerem que os disléxicos processam as informações de um modo diferente.

6 Sinais Comuns de Dislexia

7 Na Educação Infantil: Dificuldade para pronunciar alguns fonemas;
Demorar a incorporar palavras novas ao seu vocabulário; Dificuldade para aprender cores, formas, números e escrita do nome; Dificuldade para seguir ordens e seguir rotinas; Dificuldade de contar ou recontar uma história na seqüência certa; Dificuldade para lembrar nomes e símbolo.

8 Na Classe de Alfabetização e 1ª série do Ensino Fundamental:
Dificuldade em orientação temporal (ontem – hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano); Dificuldade em orientação espacial (direita – esquerda, embaixo, em cima...); Dificuldade na execução da letra cursiva; Dificuldade na preensão do lápis; Dificuldade de copiar do quadro ; Dificuldade em aprender o alfabeto; Dificuldade no planejamento motor de letras e números.

9 O Que Fazer? Mediante uma dificuldade específica de leitura e escrita, deve-se procurar profissionais especializados na área, para que sejam realizadas avaliações pertinentes a um caso de dislexia. Na busca de um diagnóstico preciso e do planejamento para uma intervenção e remedi ação, um completo diagnóstico diferencial deve ser administrado, considerando a totalidade da síndrome da dislexia. É necessário verificar se é uma dislexia propriamente dita, ou se é um atraso no desenvolvimento da leitura decorrente de fatores adversos como uma deficiência sensorial ou atraso cognitivo.


Carregar ppt "O que é Dislexia? Dislexia é uma falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google