A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informática na Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informática na Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Informática na Educação
Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor na Atualidade Sanmya Feitosa Tajra

2 Cleópatra Cordeiro Cristiane Teixeira

3 O livro tem o objetivo de repassar aos professores, que já atuam ou irão atuar em ambientes ricos em tecnologias de informação e comunicação, os principais conceitos e mitos que cercam a utilização da informática na área educacional.

4 A Importância da Informática na Educação para o século XXI

5 OBJETIVOS Sensibilizar os professores e demais profissionais que atuam em ambientes educacionais quanto a importância da informática para o desenvolvimento das diversas habilidades, bem como para as atuais e futuras realidades das economias de mercado. Apresentar a informática como um recurso a ser utilizado na escola independentemente da metodologia utilizada. Expor uma reflexão sobre as principais mudanças na atual sociedade da informação.

6 Imagine um grupo de viajantes do século passado, entre eles um grupo de cirurgiões e o outro de professores, cada qual mais ansioso para ver o quanto as coisas mudaram em sua profissão nesses cem anos.

7 Imagine o espanto dos cirurgiões ao entrarem em uma sala de cirurgia em um hospital moderno e verem tantos aparelhos, embora pudessem adivinhar o órgão alvo, na maioria dos casos seriam incapazes de imaginar como seria feito o processo operatório em meio a tantas novidades. O que para nós hoje é tão comum para esse grupo de cirurgiões seria completamente estranho.

8 Já os professores responderiam de forma diferente a uma visão moderna de sala de aula, se sentiriam intrigados com alguns objetos estranhos, perceberiam que algumas técnicas mudaram, não saberiam se as mudanças melhoraram ou pioraram o ensino, mas facilmente assumiriam a classe.

9 Percebe-se que os professores estão sempre se questionando sobre as necessidades de mudança. E por que elas não ocorrem? Muitos respondem se justificando através da falta de computadores, capacitação profissional, baixo salário, ...

10 Os professores estão sensibilizados quanto ao uso da informática na área educacional?

11 Porque não, se os demais profissionais das diversas áreas do conhecimento humano já utilizam a informática como instrumento auxiliar de seus trabalhos?

12 Teoria das Inteligências Múltiplas
Gardner define a inteligência como a “capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais. A inteligência não pode ser medida; ela não é um produto acabado”. Teoria das Inteligências Múltiplas Inteligência Linguística; Inteligência Lógico-matemática; Inteligência Corporal-cinestésica; Inteligência Musical; Inteligência Espacial; Inteligência Intrapessoal; Inteligência Interpessoal;

13 Inteligência Pictórica;
Inteligência Naturalista; Inteligência Existencial. Exemplos de utilidade entre o computador e as competências relacionadas acima: Por meio de softwares abertos, mais especificamente, os editores de textos, é possível desenvolver diversas atividades que estimulam as habilidades linguísticas, tais como a escrita e a leitura, promovendo diferentes tipos de produções; (Inteligência Linguística).

14 Os softwares de simulações e de programação são excelentes recursos computacionais que permitem o aprimoramento das habilidades de lógica, matemática e de soluções de problemas.; (Inteligência Lógico-matemático). Os softwares gráficos disponibilizam uma série de recursos que facilita a criação de desenhos e representações artísticas; (Inteligência Pictórica).

15 A escola e os professores devem oferecer a seus educandos os recursos disponíveis nos seus meios. Recusar esta possibilidade significa omissão e não cumprimento da missão principal do educador: preparar cidadãos proativos para um mundo cada vez mais competitivo e, infelizmente, com grandes disparidades sociais. O computador é um dos recursos que devem ser inseridos no cotidiano da vida escolar, visto que já estão inseridos no cotidiano de todos nós, mesmo dos que pertencem às classes econômicas menos favorecidas.

16 Cabe aos educadores assumirem os riscos de novas experiências e reverem suas crenças enquanto facilitadores e coordenadores dos ambientes de aprendizagem.

17 Referência Bibliográfica
Tajra, Sanmya Feitosa. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. Editora Érica, 8 ª edição; São Paulo, 2010.


Carregar ppt "Informática na Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google