A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEVANTE SUA VOZ CONTRA A INJUSTIÇA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEVANTE SUA VOZ CONTRA A INJUSTIÇA"— Transcrição da apresentação:

1 LEVANTE SUA VOZ CONTRA A INJUSTIÇA
"Fale a favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados. Fale por eles e seja um juiz justo.Proteja os direitos dos pobres e dos necessitados." Provérbios 31:8-9

2 POR QUE DEUS AMA A JUSTIÇA
POR QUE JUSTIÇA? POR QUE DEUS AMA A JUSTIÇA O amor de Deus pelos pobres e a Sua paixão pela justiça aparecem diversas vezes ao longo trechos da Bíblia. O desejo de Deus é defender a causa dos oprimidos e vulneráveis perante o povo e os governantes. Isto fica claro em muitas descrições sobre o caráter de Deus; de fato, Deus pode ser descrito como um “ativista”: “Ele faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe alimento e vestes” Deuteronômio 10:17

3 O QUE TEM A VER COM TESTEMUNHO CRISTÃO?
Porque torna verossímil nosso testemunho: A Bíblia também afirma que defender a causa dos pobres e dos oprimidos é parte do processo de conhecer o próprio Deus: Julgou a causa do aflito e do necessitado, e por isso lhe sucedeu bem. Não é isto me conhecer?” Diz o Senhor. Jeremias 22:16

4 BÍBLIA E JUSTIÇA No Velho Testamento, os profetas denunciavam práticas, padrões de comportamento e sistemas cujo caráter fosse explorador. Amós descreveu o trabalho pela justiça como sendo o tipo de culto que Deus deseja, e Isaías citou que este é o tipo de jejum que Deus aprecia. O trabalho pela justiça era visto como uma atividade espiritual.

5 AMÓS 5:11-12 “Portanto, visto que pisais o pobre, e dele exigis tributo de trigo, edificareis casas de pedras lavadas, mas nelas não habitareis; vinhas desejáveis plantareis, mas não bebereis do seu vinho. Porque sei que são muitas as vossas transgressões, e enormes os vossos pecados. Afligis o justo, tomais suborno, e rejeitais os necessitados na porta”.

6 ISAÍAS 58:6 A 8 Não é este o jejum que escolhi: Que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo, e que deixes livres os quebrantados, e despedaces todo jugo? Não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desterrados? E, vendo o nu, o cubras, e não te escondas do teu próximo?”

7 E JESUS? Quando Jesus descreveu seu chamado, afirmou que fora ungido por Deus para proclamar o ano do Jubileu: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres. Enviou-me para apregoar liberdade aos cativos, dar vista aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos e anunciar o ano aceitável do Senhor (o ano do Jubileu) ”. Lucas 4:18-19

8 O conceito do Jubileu estimulava a busca por uma sociedade mais justa, evitando o aumento excessivo da distância entre ricos e pobres. Quem estivesse ouvindo Jesus naquela época entenderia que isto significava criar uma sociedade justa, assim como libertar as pessoas espiritualmente.

9 DEFESA DE DIREITOS É... ... o processo de se usar a influência que possuímos devido a nossa presença, experiência, tamanho e programação para trazer benefícios a longo prazo e sustentáveis para os pobres. (WVI) ... procurar com os pobres e em seu nome resolver as causas fundamentais da pobreza, trazer justiça e apoiar o bom desenvolvimento, através da influência nas políticas e nas práticas dos poderosos. A defesa de direitos faz parte da missão de trazer as boas novas aos pobres, motivada pela compaixão de Cristo. (TearFund)

10 POR QUE DEFESA DE DIREITOS?
Em “Cristãos ricos numa era de fome” ,Ronald Sider conta uma história que ilustra por que precisamos fazer campanhas. Certa vez, um bispo indiano disse a ele que “um manicômio em seu país tinha uma forma fascinante de decidir se os pacientes estavam bem o suficiente para ir pra casa. Eles levavam a pessoa a uma torneira, colocavam um balde debaixo da torneira e enchiam-no de água. Então, deixando a torneira ligada, eles davam uma colher à pessoa e diziam: "por favor, esvazie o balde”. Se a pessoa começasse a tirar a água por colheradas e jamais desligasse a torneira, então eles sabiam que ela ainda estava louca!”

11  O autor segue dizendo: “Freqüentemente os cristãos, como o paciente indiano, tratam os problemas sociais com uma colherada de cada vez”. Trabalhamos freneticamente corrigindo os sintomas, o que é um trabalho vital, mas nunca fazemos nada para desligar a torneira para mudar sistemas legais e políticas econômicas que agridem as pessoas.

12 CICLO DE DEFESA DE DIREITOS:

13 REDE FALE é uma rede que une estudantes, jovens, homens e mulheres com o propósito de levantar a voz contra a injustiça, combinando campanhas e oração - pois ambos, juntos, são uma poderosa arma para promover transformações sociais.

14 FERRAMENTAS DE MOBILIZAÇÃO
Cartões ORE&ENVIE

15 BOLETINS DE ORAÇÃO

16 GRUPOS LOCAIS O QUE SÃO OS GRUPOS FALE? Os grupos FALE são formados por gente que se encontra regularmente para conversar, orar e organizar ações a respeito de temas de injustiça, para encorajar uns aos outros na caminhada cristã e para estímulo mútuo a um compromisso individual e coletivo com a justiça. Alguns são mais voltados à oração, enquanto outros se concentram mais na realização de campanhas públicas, manifestos, petições, ações assistenciais, palestras, oficinas de cidadania, etc.

17 Os grupos FALE existem para ser uma expressão da comunidade cristã no cenário do ativismo social em nosso país. Funcionam como parte de grupos de ABU e outras organizações cristãs, em igrejas, empresas e outras instituições não confessionais ou ainda vinculadas a grupos familiares e células. Alguns grupos FALE funcionam de forma independente, não vinculados a outros grupos. Ou seja, tem lugar para todo mundo! Os grupos FALE são flexíveis e agem de acordo com o que seus participantes compreendem como sendo o mais apropriado para sua cidade ou região. Alguns desses grupos desenvolvem campanhas com temáticas locais!

18 ATUAIS CAMPANHAS: SANEAMENTO AMBIENTAL – 2ª FASE;
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA JUVENTUDE ( CONJUVE E REJ).

19 PARCEIROS

20 SITE: www.fale.org.br E-MAIL: redefale@gmail.com
PARA SABER MAIS... SITE: "E que o Senhor pede de você? Pratique a justiça e ame a misericórdia e ande humildemente com Deus" Miquéias 6:8


Carregar ppt "LEVANTE SUA VOZ CONTRA A INJUSTIÇA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google