A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EJA – Educação de Jovens e Adultos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EJA – Educação de Jovens e Adultos"— Transcrição da apresentação:

1 EJA – Educação de Jovens e Adultos
Rosarita Adriano Problemática: O QUE É E COMO SURGIU A AIDS? AIDS

2

3 E também é importante saber onde a doença surgiu.
JUSTIFICATIVA Resolvi pesquisar sobre a Aids porque eu quero mais conhecimento sobre o assunto e às vezes nos falta mais informação. E também é importante saber onde a doença surgiu.

4 O QUE É A AIDS?

5 Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
A sigla AIDS vem da língua inglesa e significa: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

6 SÍNDROME- É um conjunto de sinais e sintomas que se desenvolvem simultaneamente, como: diarréias, febre alta, suores noturnos, cansação, etc. IMUNODEFICIÊNCIA- O vírus HIV ataca o sistema de defesa das pessoas, causando-lhes deficiência no funcionamento, ou seja, desorganiza o sistema imunológico, deixando a pessoa vulnerável a doença para as quais o organismo normalmente reagiria por si só. ADQUIRIDA- Como a deficiência é causada por um vírus, dizemos que é adquirida ou seja, veio de algo estranho ao organismo (no caso, o vírus).

7 COMO SURGIU A AIDS? AIDS TEM DUAS HIPÓTESES: HIPÓTESE 1 Foi formulada uma hipótese segundo a qual a AIDS surgiu na África. HIPÓTESE 2 O vírus da AIDS teria sido obtido atráves da engenharia genética.

8 HIPÓTESE 1 Os retrovÍrus existentes em macacos africanos poderiam ter sofrido mutações e se tornado muito virulentos ao ser humano; mas os vírus mutantes estavam em macacos. Esses vírus teriam sido transmitidos ao ser humano através de mordidas ou pela ingestão de carnes de macacos contaminados. A África, nesse caso, teria sido o ponto de irradiação da doença para todos os paÍses.

9 HIPÓTESE 2 Foi levantado outra hipótese, segundo a qual o vírus da AIDS teria sido obtido através da engenharia genética. Ele poderia ser usado numa possível 3ª guerra mundial ou mesmo para controlar a explosão demográfica. Mas o vírus teria fugido do controle e contaminado muita pessoas. Isto explicaria o fato de os Estados Unidos ser o país mais atingido pela doença . Entretanto, essa hipótese vem sendo muito criticada porque existem muitas controvérsias.

10 COMO A DOENÇA É TRANSMITIDA?

11 A AIDS é uma doença infecto-transmissível.
Este tipo de doença tem um contágio mais difícil, pois só passa de uma pessoa para outra de maneiras muito bem definidas. A AIDS não se trasmite através do convívio social, pelo ar ou por objeto de uso comum.

12 As maneiras que o HIV pode ser transmitido são:
● Relações sexuais (vaginal e anal); ● Transfusão de sangue que não tenha sido previamente testado; ● As pessoas que compartilham seringas e agulhas não esterilizadas também podem se contaminar, como ocorre com os usuários drogas injetáveis; ● As mulheres portadoras do HIV podem transmitir o vírus para seu filho, na gravidez, no momento do parto ou na amamentação.

13 O que é vírus? Os vírus são seres infinitamente pequenos, que vivem dentro de outras células e delas se utilizam para se multiplicar e sobreviver. No caso da Aids, o vírus é o HIV.

14 QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS VÍRUS DA AIDS?
O HIV procura uma célula sangüínea chamada linfócito (glóbulo branco), e nela se reproduz, destruindo-a, desorganizando assim nosso sistema de defesa. O HIV pode, em média, ficar 8 anos adormecido, sem causar problemas ao organismo. O vírus da imunodeficiência humana é encontrado principalmente no sangue, esperma e secreção vaginal. Não sobrevivem no ar.

15 Manter parceiro mútuo e exclusivo é a melhor forma de prevenção;
Como a AIDS é prevenida? No ato sexual: Manter parceiro mútuo e exclusivo é a melhor forma de prevenção; Através do uso do preservativo (camisinha) nas relações sexuais de qualquer tipo (oral, vaginal e anal) se não houver parceiro mútuo e exclusivo.

16 Outras formas de prevenção:
Proteger as mãos com luvas de látex ou saco plástico sempre que for socorrer alguém que apresenta um sangramento; Não compartilhar agulhas e seringas; Nas transfusões sangüíneas, exigir que o teste de Aids seja feito pelo banco de sangue;

17 Tratamento

18 Como a síndrome pode ser tratada?
Apesar do vírus da Aids dificilmente ser destruído, já existem medicamentos que podem atrapalhar sua reprodução, como: AZT (Zidovudina): é um medicamento caro, tóxico, que afeta também as células sangüíneas e pode causar anemia.

19 CD4: é uma proteína associada aos linfócitos (células de defesa do organismo). Esta proteína pode ser produzida através de técnicas desenvolvidas pela engenharia genética. Estas proteínas são utilizadas no tratamento através da injeção das mesmas nos pacientes com a doença. Assim, a CD4 se une a outra proteína do vírus e assim consegue enganar o HIV.

20 Conclusão Com este trabalho eu aprendi que a Aids não é uma doença transmitida pelo beijo, abraço ou aperto de mão, e sim pelo ato sexual ou também através do contato do sangue entre pessoas feridas (sendo uma a portadora do vírus). Achei muito importante pois aprendi um pouco mais sobre esta doença que eu não sabia muito.


Carregar ppt "EJA – Educação de Jovens e Adultos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google