A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
Prof. Ms. Simone Flach DEMET - UEPG

2 Texto Norteador KUENZER, A. Z. Trabalho Pedagógico: da fragmentação à unitariedade possível. In: AGUIAR, M. A. S.; FERREIRA, N. S. C. (orgs.). Para onde vão a orientação e a supervisão educacional? Campinas/ SP: Papirus, 2002.

3 OBJETIVO Compreender as positividades e os limites do trabalho pedagógico e ampliar as possibilidades de intervenção;

4 FRAGMENTAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR
O trabalho escolar, conforme a forma como está organizado desempenha diferentes funções, as quais estão comprometidas com dimensões diferentes: Dimensão Conservadora: concepção ingênua; Dimensão Transformadora: concepção crítica.

5 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Divisão do trabalho A fragmentação do trabalho pedagógico não está sustentada na divisão técnica do trabalho, mas na conseqüência da contradição capital e trabalho. Trabalho humano = valor de existência do capital Capitalista Trabalhador meios de produção força de trabalho

6 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
A escola é capitalista porque contribui para a valorização do capital, e não porque o trabalho pedagógico é fragmentado.

7 PARA ENTENDER A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
TRABALHADOR CAPACIDADE DE TRABALHO PROCESSO DE TRABALHO CAPITAL

8 RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Segundo GRAMSCI, a pedagogia vem da fábrica e, portanto, é arte integrante e fundamental do processo de construção da hegemonia do capital sobre o trabalho. Fábrica e escola: processos pedagógicos(capacitação técnica) e processos amplamente pedagógicos (atitudes e comportamentos adequados ao processo de valorização do capital).

9 RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
É, pois, por meio do disciplinamento para a vida social e produtiva, ou seja, do desenvolvimento das capacidades (ou competências) necessárias ao trabalho e à participação social, sob a hegemonia do capital, que a escola desempenha sua função no que diz respeito ao processo de valorização do capital.

10 RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
O conhecimento científico e saber prático são distribuídos desigualmente contribuindo para a alienação dos trabalhadores; Saber teórico é divorciado da práxis; Saber elaborado é trabalhado a partir da cultura de uma classe social. A escola expressa e reproduz a fragmentação, por meio de seus conteúdos, métodos e formas de organização e gestão

11 HÁ ESPAÇOS PARA PROCESSOS EMANCIPATÓRIOS?
É preciso ter clareza dos limites do trabalho pedagógico; Necessidade de que o trabalho pedagógico se assente no campo da pedagogia emancipatória. Finalidade do trabalho pedagógico: disciplinamento para a vida social e produtiva. disciplinamento= transformação intelectual, cultural, política e ética.

12 HÁ ESPAÇOS PARA PROCESSOS EMANCIPATÓRIOS?
Deve-se convencer muita gente de que o estudo é também um trabalho, e muito cansativo, com um tirocínio particular próprio, não só intelectual, mas também muscular-nervoso: é um processo de adaptação, é um hábito adquirido com esforço, aborrecimento e até mesmo sofrimento. (Antônio GRAMSCI, 1932 – Caderno 12: Apontamentos e notas dispersas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais)

13 ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO: CONFRONTO DE PARADIGMAS?
Taylorismo Toyotismo Atender as demandas da educação dos trabalhadores e dirigentes. Pedagogia das competências. Controle da produção em série. Combate ao desperdício – qualidade total. Dimensão empresarial da gestão escolar : divisão de tarefas. Dimensão empresarial da gestão escolar: célula de produção. Trabalho fragmentado: divisão de tarefas. Trabalho reunificado: ampliação de tarefas.

14 NECESSIDADE DE PENSAR A ESCOLA EM SUA TOTALIDADE
Pensar a totalidade do trabalho pedagógico = polivalência ou politecnia? Polivalência Politecnia Ampliação de tarefas, sem que haja ampliação da capacidade intelectual; Juntada de partes, Domínio intelectual da técnica; Autonomia intelectual e ética; Mais do que a soma das partes fragmentada

15 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E POLITECNIA
Implica tomar a escola como totalidade, compreender a gestão como prática social de intervenção na realidade, tendo em vista a sua transformação, e sugerir uma nova qualidade na formação dos profissionais da educação, pedagogos e professores, a partir de um sólida base comum que tome as relações entre sociedade e educação, as formas de organização e gestão do trabalho pedagógico, as políticas, os fundamentos e as práticas educativas, base esta que os conduza ao “domínio intelectual da técnica”.

16 POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO UNITÁRIO
Não é possível pensar em: Administrador como gestor das atividades meio; Supervisor como especialista em currículo; Orientador com especialista em dificuldades de aprendizagem.

17 POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO UNITÁRIO
Não podemos esquecer que na escola a unitariedade do trabalho pedagógico será sempre limitada, não só pelo caráter capitalista, mas em decorrência dele, pela formação como espaço separado da prática.

18 POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO UNITÁRIO
A formação continuada: a partir da reflexão conjunta, tomando como eixo o PPP – totalidade que define e ao mesmo tempo articula as partes. A formação continuada passa a ter sentido e a estabelecer compromissos e cumplicidades, a permitir o enfrentamento compartilhado de problemas que são comuns, e a permitir mudanças significativas.

19 POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO UNITÁRIO
Trabalhar de forma transdiciplinar: A partir das relações sociais, do mundo do trabalho; O professor deve assumir um tratamento disciplinar competente e rigosoro; Trabalho coletivo; Transdisciplinaridade como parte integrante do PPP; Culminância: intervenção na realidade – prática de cidadania

20 POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO UNITÁRIO
Como organizar, de forma critica, o trabalho pedagógico na escola? “Clareza teórica, competência, compromisso político e possibilidades concretas de intervenção são os componentes da equação que definirá as possibilidades de fracasso e sucesso, sempre dialeticamente articuladas, nesse processo de transformação.”

21 ATIVIDADE PRÁTICA A partir do texto e discussões ocorridas, discuta com os colegas sobre as possibilidades e limites de organização do trabalho pedagógico para a construção de uma sociedade melhor.


Carregar ppt "ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google