A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coordenação de Gestão Escolar – CGE NRE Apucarana

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coordenação de Gestão Escolar – CGE NRE Apucarana"— Transcrição da apresentação:

1 Coordenação de Gestão Escolar – CGE cadeppr@yahoo.com.br NRE Apucarana
Dinâmica - Tarde Coordenação de Gestão Escolar – CGE NRE Apucarana

2 Formar grupos de 10; Analisar o “problema” levantado no Plano de Ação da Escola, à luz do PPP; Propor ações para uma possível superação do “problema” apontado; Apresentação dos grupos.

3 Estudo de caso Baseado em documentos de Escolas da Rede Estadual de Ensino NRE Apucarana: Projeto Político-Pedagógico Planos de Ação

4 Possibilidades para o Plano de Ação
Estudo de caso Conselho de Classe: Possibilidades para o Plano de Ação PPP Plano de Ação “Os conselhos de classe deverão possibilitar a inter-relação de profissionais e alunos, propiciar o debate sobre o processo de ensino e de aprendizagem, favorecer a integração e seqüência dos conteúdos curriculares de cada série/classe e orientar o processo de gestão de ensino, tornando-se uma importante instância de reflexão da escola.” “Não há participação de alunos, pais ou responsáveis no Conselho de Classe.”

5 Organograma de Conselho de Classe - NRE Ponta Grossa
1o. Momento - Pré-conselho - Acompanhamento pedagógico - Apontamentos da Coordenação pedagógica, alunos e professores com registro 2o. Momento - Conselho de Classe - Acompanhamento pedagógico - Análise do processo de ensino e aprendizagem - turma/aluno - Exposição e discussão sobre apontamentos do Pré-conselho - Apontamentos individuais dos casas relevantes - Ações concretas: plano de estudo / reunião de pais, alunos - Ata do conselho 3o. Momento - Pós-conselho - Encaminhamentos e acompanhamento das ações - Reuniões individuais e coletivas

6 Possibilidades para o Plano de Ação
Projeto Político- Pedagógico “Falta de coerência entre as ações e a redação do PPP; redação apresenta dupla interpretação; falta de continuidade Política.” Possibilidades para o Plano de Ação PPP Plano de Ação “Vemos dentro deste documento o aluno, como principal prioridade na prática educacional, este é o norte de todo planejamento, da elaboração deste documento e é extremamente importante para que a escola tenha a firmeza e concepções de homem, de educação, de sociedade, que cumpram com as necessidades da comunidade que a mesma atende. “

7 Possibilidades para o Plano de Ação
Recuperação de Estudos Possibilidades para o Plano de Ação PPP Plano de Ação “Diferentes tempos de aprendizagem dos alunos. Sala de Apoio, Projeto de recuperação com alunos do Ens. Médio (monitores).” “A recuperação de Estudos será planejada, constituindo-se num conjunto integrado ao processo de ensino, além de se adequar às dificuldades dos alunos. A carga horária da Recuperação de Estudos não será inserida no cômputo das 800 (oitocentas) horas anuais.” .”

8 Possibilidades para o Plano de Ação
Instâncias Colegiadas “Grêmio Estudantil: não saõ atuantes ativamente. APMF: não participam das atividades do colégio. Conselho Escolar: não há candidatos voluntários para a função, têm que ser indicados; só comparecem ao colégio quando solicitados para resolverem problemas graves. ” Possibilidades para o Plano de Ação PPP Plano de Ação O “Grêmio Estudantil’ tem seu estatuto próprio que rege as normas e funcionamento. Neste período, início do ano letivo/2007 estamos sem a atuação do Grêmio Estudantil, pois demanda de um certo tempo para se organizarem e prepararem para a eleição que é através do voto e tem perfil democrático. A APMF reúne-se uma vez por mês para tratarem de assuntos pertinentes ao Colégio, trazem sugestões de melhorias e inovações pensando sempre no bem estar dos alunos e qualidade da educação e participam das tomadas de decisões. O “Conselho Escolar” é atuante na vida da escola, de modo que todos têm ampla visão das atividades e compromisso com as decisões que têm que tomar. Participação das discussões que se fazem necessárias para o bom funcionamento do estabelecimento.

9 Possibilidades para o Plano de Ação
Conhecimento e aprendizagem “(...) por exemplo, se em Língua Portuguesa o aluno apresentar dificuldades em estruturação textual, por apresentar falta de raciocínio lógico, as atividade que poderiam ser desenvolvidas seriam a de trabalhar de modo mais sistematizado, com pequenos textos e frases elementos de coesão textual, conjunções, pronomes, etc.” “Três alunos em particular têm problemas em Português, por trocar o P por B, a professora encaminhou à coordenação para procurar ajuda, os alunos têm consciência da falta de conhecimento na gramática. Trabalho de ação através da auto-estima, mostrar as notas e dizer que tem como recuperar, cobrar um compromisso ... e estudar mesmo”. Possibilidades para o Plano de Ação PPP Ata

10 Possibilidades para o Plano de Ação
RELAÇÃO ESCOLA/COMUNIDADE “Encontros anuais atrativos em horário adequado.” Possibilidades para o Plano de Ação PPP Plano de Ação Direção Vice-Direção Equipe Pedagógica Secretaria Professores Auxiliar Administrativo Serviços Gerais Alunos Comunidade - Reuniões com assuntos interessantes, constando no convite a pauta da reunião em 2 horários diferentes (cedo e noite). sugestões: - exposição de trabalhos manuais e artístico feitos pelos pais, alunos e pedagogos. - exposição de fato das famílias e retrato da memória do município. - apresentação de teatro, danças, jogral pelos alunos aos pais. - mostrar o levantamento de problemas com pedido de sugestões aos pais. - exposição de trabalhos dos alunos. - apresentação de vídeos de fatos reais. - depoimento de pessoas da comunidade com exemplo de superação. - deixar sempre claro que a escola está aberta à comunidade e aos pais compareçam na escola sempre que quiserem.

11 Possibilidades para o Plano de Ação
PPC e PTD Possibilidades para o Plano de Ação PPP Plano de Ação “Falta de aceitação da proposta da SEED por alguns professores; professores que organizam seu PTD conforme a PPC mas não cumprem em sala.” PLANO DE AÇÕES DA EQUIPE PEDAGÓGICA 1. Elaborar com o Corpo Docente o Currículo Pleno do Estabelecimento, conforme diretrizes orientadoras dos órgãos competentes. 2. Orientar e acompanhar o Planejamento Curricular, por série. 7. Incentivar e acompanhar os Projetos Educacionais programados pelos professores.” . “

12 Possibilidades para o Plano de Ação
Regimento Escolar Possibilidades para o Plano de Ação PPP Plano de Ação “Não cumprimento e participação das decisões tomadas em conjunto nas reuniões e itens prescritos no regimento.” “Cabe à escola buscar a união entre os diversos segmentos para uma ação integrada e participativa para que a prática educativa seja responsabilidade de todos e que o crescimento e desenvolvimento seja de toda a comunidade escolar.”

13 Possibilidades para o Plano de Ação
Relação Escola-Comunidade Possibilidades para o Plano de Ação PPP Plano de Ação ”A escola mantém uma boa relação com a comunidade, qual será mantida através de encontros, reuniões e disponibilização do espaço escolar para projetos educativos para a comunidade.”

14 Possibilidades para o Plano de Ação
Avaliação / Recuperação Possibilidades para o Plano de Ação PPP Plano de Ação “Os alunos não têm conhecimento a respeito do critério e sistema avaliativo do colégio; alguns docentes não estão realizando a recuperação paralela e ainda entendem a avaliação como forma punitiva.” “A avaliação além de ser útil para a verificação da aprendizagem dos alunos, servirá, também, para que o professor repense a sua metodologia e planeje as suas aulas de acordo com as necessidades de seus alunos. A partir do ato avaliativo, é possível perceber quais os conhecimentos merecem mais atenção, ou seja, que ainda não foram suficientemente trabalhados e que necessitam ser abordados para garantir a efetiva aprendizagem do aluno. ”

15 Possibilidades para o Plano de Ação
Desafios Educacionais Contemporâneos Possibilidades para o Plano de Ação PPP Plano de Ação “ Buscou-se desenvolver todos os temas solicitados em forma de projetos; porém não houve um trabalho com a comunidade, pais e responsáveis.” José Canale

16 Possibilidades para o Plano de Ação
Jornada Pedagógica Possibilidades para o Plano de Ação PPP Plano de Ação “Muitas vezes não houve o repasse de determinados conhecimentos no colégio.” José Canale

17 É preciso considerar que a prática não fala por si mesma; os fatos práticos, ou fenômenos, têm que ser identificados, contados, analisados, interpretados, já que a realidade não se deixa revelar através da observação imediata; é preciso ver além da imediaticidade para compreender as relações, as conexões, as estruturas internas, as formas de organização , as relações entre parte e totalidade, as finalidades, que não se deixam conhecer no primeiro momento, quando se percebem apenas os fatos superficiais, aparentes, que ainda não se constituem em conhecimento”(Kuenzer).

18 INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO
CONHECIMENTO E CULTURA

19 DCOCEB – Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para Educação Básica / SEB – Secretaria de3 Educação Básica / MEC – Ministério da Educação OBJETIVO PRINCIPAL : - Deflagrar, em âmbito nacional, um processo de debate, nas escolas e nos sistemas de ensino, sobre a concepção de currículo e seu processo de elaboração.

20 LIVRO DIDÁTICO COORDENAÇÃO CGE edyrmartins@seed.pr.gov.br
EDYR ELIZA DE OLIVEIRA MARTINS COORDENAÇÃO CGE EQUIPE DE ENSINO/ NRE APUCARANA Tel. (43)

21 Dermeval Saviani diz: “Vejo a iniciativa do Livro Didático Público, desenvolvida pelo Governo do Paraná, como uma ação positiva em favor da melhoria da educação pública”. “O Estado não pode abdicar das suas responsabilidades e políticas públicas de educação são fundamentais. É importante que políticas como a do livro didático público sejam uma política de Estado, permanente e continuada”.

22 Livro didático Diz: “Vejo a iniciativa do Livro Didático Público, desenvolvida pelo Governo do Paraná, como uma ação positiva em favor da melhoria da educação pública”. Saviani lembra que na prática o livro didático é o grande pedagogo no país (1984), pois são eles que acabam pautando a ação dos professores dentro da sala de aula.

23 O acesso ao conhecimento deve ser sistematizado e graduado e o livro didático é fundamental nesse processo”, afirma Saviani. “Mas só o livro não adianta. É preciso políticas e ações que melhorem a formação dos professores e melhorem suas condições de trabalho”.

24 Livro didático Saviani elogia a política do Livro Didático Público da Secretaria de Educação do Paraná. “O acesso ao conhecimento tem que ser sistematizado. O livro didático permite ao professor definir o que vai ser objeto de estudo e como o conteúdo vai ser trabalhado”.

25 LIVRO DIDÁTICO “Saviani comenta que a atual polêmica sobre a ideologização dos livros didáticos que compõem a lista do MEC não passa de uma reação com fundo comercial, provocada pelos apologistas do livro didático de mercado. “Nos anos 70 e 80 a ideologização dos livros didáticos tinham por objetivo perpetuar a ideologia dominante. No caso, a que dava sustentação para a Ditadura. Os conteúdos eram permeados de preconceitos e de idéias que reforçavam a ideologia dominante. A dita neutralidade só era um argumento para a defesa dos interesses dominantes”.

26 “A definição dos conteúdos dos livros didáticos é fundamental”.
“Agora a crítica contra a ideologização é inversa. A acusação é que a ideologia nos livros didáticos é a ideologia da subversão... ... As reações hoje são na defesa da ordem burguesa, do sistema capitalista e das teses dos neoconservadores, dos ditos pós- modernos e neoliberais (...)

27 LIVRO DIDÁTICO (...) São estes que agora se sentem ameaçados porque há mais democracia, diversidade e pluralidade nos conteúdos dos atuais livros didáticos”, comenta Saviani.

28 “É uma crítica que atende aos interesses comerciais das grandes editoras. Agora não funciona o discurso da neutralidade e sim a acusação simplista de ideologização, quando na verdade temos outra situação, onde há liberdade e democracia. Isso assusta os conservadores”.

29 LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO
O educador Dermeval Saviani, que teorizou sobre a Pedagogia Histórico-Crítica, diz que o Estado não pode abdicar das suas responsabilidades com relação à educação e que políticas públicas como a do livro didático público do Paraná são positivas. Foto:SEED

30 LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO
Autoria dos professores da rede estadual de ensino; Textos disponibilizados on-line e impresso; Conteúdos utilizados em sala de aula; Distribuídos no ano de e para todos os alunos da escola pública de Ensino Médio do Paraná. Mary Lane Hutner

31 LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO
EXPRESSÃO DO CURRÍCULO; COM QUE OLHAR SE ANALISA O LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO? COMO AS CONCEPÇÕES SE EXPRESSAM NO CURRÍCULO ? AO ESCOLHER UM LIVRO, HÁ INTENCIONALIDADE ?

32 HÁ PREOCUPAÇÃO EM PERCEBER COMO OS LIVROS VÊM TRATANDO AS LEIS ÉTNICO-RACIAIS E A DIVERSIDADE PRESENTE NOS DISCURSOS DA ESCOLA ? A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS É ADEQUADA ? PARA QUEM ? PRA QUE ?

33 A SEQUÊNCIA APRESENTADA A PROGRESSÃO DE APRENDIZAGEM PLANEJADA POR SUA ESCOLA ?
DE QUE CURRÍCULO ELE ESTÁ FALANDO ? A LINGUAGEM É CLARA E PRECISA ?

34 O TEXTO É ACESSÍVEL PARA OS ALUNOS ?
QUL É O NÍVEL DE EXIGÊNCIA ? OS DADOS APRESENTADOS ESTÃO ATUALIZADOS ? OS CONTEÚDOS CONTEMPLADOS SÃO RELEVANTES PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA ?

35 AS IMAGENS SÃO NÍTIDAS ? POSSIBILITAM AO ALUNO LÊ-LA E INTERPRETÁ-LA OU NÃO ?
DE QUE QUESTÕES IDEOLÓGICAS ELE TRATA ? TRAZ PROPAGANDAS ? QUAL A SUA FINALIDADE ?

36 O livro didático : É um suporte de conhecimentos e de métodos para o ensino; serve como orientação para as atividades de produção e reprodução de conhecimento; pode nos transformar em reféns do livro, imaginando encontrar ali todo o saber verdadeiro e a narrativa ideal;

37 O livro didático : é também instrumento de transmissão de valores ideológicos e culturais, que pretende garantir o discurso dos autores; pode levar o professor a torna-se um reprodutor desses mitos e imagens errôneas e passa, ele também, a acreditar neles;

38 O livro didático : apresenta problemas e o professor deve estar sempre atento para trabalhar eventuais incorreções; Também é uma mercadoria do mundo editorial, sujeito a influências sociais, econômicas, técnicas, políticas e culturais como qualquer outra mercadoria que percorre os caminhos da produção, distribuição e consumo;

39 O livro didático : A organização das resenhas
selecionadas e elaboradas de maneira a oferecer uma visão objetiva de cada coleção. A avaliação dos livros didáticos de ... O professor encontrará a exposição da estratégia dos autores quanto ao trabalho com atividades práticas (...);

40 É importante... Professor ou professora, que no planejamento de suas aulas seja considerada a essência de seu próprio projeto pedagógico e as condições para colocá-lo em prática; Lembrar que quem define quando e como o livro será utilizado é o professor;

41 É importante... Escolher o livro mais adequado aos seus objetivos e ouse mudar a forma de apresentação ou de trabalho com os conteúdos sempre que julgar necessário. Critérios eliminatórios Alguns pontos a serem considerados como parâmetros ou critérios de eliminação na escolha do livro didático.

42 Aspectos teórico-metodológicos
estar em consonância com conceitos atuais da teoria pedagógica e do conhecimento científico, veiculando informação correta, precisa, adequada e atualizada; ser coerente com a proposta pedagógica expressa no manual do professor;

43 garantir o acesso a conceitos fundamentais para cada etapa de escolaridade, respeitando-se o princípio da progressão; ser coerente com a proposta pedagógica expressa no manual do professor;

44 considerar, na seleção de conceitos, textos e atividades, que o desenvolvimento cognitivo dos alunos se caracteriza por estruturas diferenciadas de pensamento; contemplar a iniciação às diferentes áreas do conhecimento científico; veicular ilustrações adequadas, que induzam à construção de conceitos corretos;

45 privilegiar a apresentação da terminologia científica, fazendo uso, quando necessário, de aproximações adequadas sem, no entanto, ferir o princípio da correção conceitual; explicitar termos que têm diferentes significados e contextos, tomando o cuidado de evitar confusões terminológicas;

46 trazer, nas ilustrações (fotos, esquemas e desenhos), citação de fontes, locais, datas e outras informações necessárias ao crédito; enfatizar temas atuais, objetos de debate na sociedade, estabelecendo relações entre conhecimento científico e exercício da cidadania;

47 respeitar a diversidade cultural, étnico- racial, de gênero, religiosa ou qualquer outra forma de manifestação individual ou coletiva, evitando estereótipos e associações que depreciem grupos étnicos ou raciais, ou que desvalorizem a contribuição de todos os diferentes segmentos da comunidade;

48 enfatizar temas atuais, objetos de debate na sociedade, estabelecendo relações entre conhecimento científico e exercício da cidadania; respeitar crenças e mitos, permitindo o debate sobre as relações entre o conhecimento popular e o conhecimento científico.

49 Aspectos teórico-metodológicos
valorizar a manifestação pelo aluno e a identificação pelo professor do conhecimento que o aluno detém sobre o que se vai ensinar; relacionar o conhecimento construído com o historicamente acumulado, considerando que a descoberta tem um ou mais autores e um contexto histórico que deve ser enfatizado e trabalhado;

50 Aspectos teórico-metodológicos
buscar a sistematização de conhecimentos por meio de textos, desenhos, figuras, tabelas e outros registros característicos das áreas de ...; estimular o emprego (construção e análise) de recursos de comunicação comumente como tabelas, diagramas e gráficos;

51 Critérios de qualificação
propiciar situações, tanto coletivas como individuais, para observações, questionamentos, formulação de hipóteses, experimentação e elaboração de teorias e leis pelo aluno; estimular a leitura de textos complementares, revistas especializadas e livros paradidáticos;

52 selecionar adequadamente as ilustrações (fotos, esquemas, gráficos, tabelas desenhos, molduras, pano de fundo etc.), apresentando uma diagramação que encoraje a leitura. valorizar a comunicação da ... utilizando diferentes propostas (seminários, teatro, painéis, exposições, experi- mentos), linguagens e formatos apropriados para o público ao qual se dirige;

53 Aspectos socioculturais e preceitos éticos
realizar o debate sobre a ética da ... e as relações entre conhecimento e poder, abordando de forma sistemática as repercussões, relações e aplicações do conhecimento; O livro apresenta coerência com a proposta pedagógica expressa no manual do professor?

54 O livro contempla uma iniciação equilibrada às diferentes áreas do conhecimento científico?
O livro garante o acesso a conceitos fundamentais para cada etapa de escolaridade, respeitando-se o princípio da progressão?

55 O livro considera, na seleção e abordagem de conceitos, textos e atividades, o desenvolvimento cognitivo dos alunos? O livro estimula a utilização de procedimentos científicos para a construção do conhecimento?

56 Os conceitos estão em consonância com atuais conhecimentos científicos, veiculando informações corretas, precisas, adequadas e atualizadas? Os conceitos e informações são utilizados adequadamente, evitando indução a aprendizagens equivocadas?

57 O livro integra o tratamento de fatos, conceitos, valores e procedimentos por meio de uma coerência de princípios? O livro privilegia a apresentação da terminologia científica, fazendo uso, quando necessário, de aproximações adequadas sem, no entanto, ferir o princípio da correção conceitual?

58 O livro explicita termos que têm diferentes significados e contextos, tomando o cuidado de evitar confusões terminológicas? O livro assegura que os experimentos propostos sejam factíveis, com resultados confiáveis e permite uma interpretação científica coerente?

59 O livro enfatiza temas atuais, objetos de debate na sociedade, estabelecendo relações entre conhecimento científico e exercício da cidadania? O livro permite o debate sobre as relações entre o conhecimento popular e o conhecimento científico?

60 O livro valoriza a manifestação pelo aluno e a identificação pelo professor do conhecimento que o aluno detém sobre o que se vai ensinar? O livro busca a sistematização de conhecimentos por meio de textos, desenhos, figuras, tabelas e outros registros característicos da área de ciências?

61 O livro utiliza recursos (cores, escalas etc
O livro utiliza recursos (cores, escalas etc.) que contribuem para a formação correta do conceito na apresentação das ilustrações? O livro apresenta os conteúdos de maneira contextualizada? A linguagem do texto é adequada a quem se destina?

62 Destaque os aspectos positivos do livro analisado;
Destaque os aspectos negativos do livro analisado;

63 Assim como o de outras áreas, o livro didático de Língua Portuguesa deve pautar-se pela clareza e correção, quer dos conceitos, quer das informações que transpõe; Para que cumpram com eficácia os propósitos, é indispensável que os livros estejam isentos de erros e/ou de formulações que induzam a erros.

64 Ainda que os objetivos do ensino, nesta área, sejam essencialmente práticos, é necessário recorrer a informações e conceitos capazes de conduzir o educando tanto à reflexão sobre os fatos de linguagem envolvidos quanto ao desenvolvimento das capacidades necessárias ao uso da linguagem escrita ou oral;

65 Requisitos metodológicos básicos:
explicitar sua proposta metodológica, abordando os preceitos básicos que lhe dão identidade e permitem identificá-la e compreender seu alcance; considerando-se as opções teórico- metodológicas

66 mobilizar e desenvolver o maior número possível das capacidades básicas do pensamento autônomo e crítico (como a compreensão, a memorização, a análise, a síntese, a formulação de hipóteses, o planejamento e a argumentação), envolvidas em leitura, produção de textos, práticas orais e reflexão sobre a linguagem;

67 articulação pedagógica entre os diferentes volumes que integram uma coleção didática;
percepção das relações entre o conhecimento construído e suas funções na sociedade e na vida prática.

68 Preceitos éticos Contribuir para o desenvolvimento da ética necessária ao convívio social e à construção da cidadania, no livro didático de Língua Portuguesa, por exemplo, significa: Não veicular, nos textos e nas ilustrações, preconceitos que levem a discriminações de qualquer tipo, especialmente no que diz respeito aos diferentes falares regionais e sociais;

69 Não fazer do livro didático um instrumento de propaganda e doutrinação;
Não fazer do livro didático um veículo de publicidade e difusão de marcas, produtos e serviços comerciais;

70 Estimular o convívio social e a tolerância, abordando a diversidade da experiência humana, com respeito e interesse, inclusive no que se refere à diversidade lingüística; Colaborar para a construção da ética democrática e plural (formação de atitudes e valores), sempre que questões éticas

71 O conjunto de textos que um livro didático apresenta é um instrumento privilegiado – às vezes único – de acesso do aluno ao mundo da escrita. Portanto, é imprescindível que a coletânea, respeitado o nível de ensino a que se destina, ofereça ao aprendiz uma amostra de qualidade o mais possível representativa dos textos em circulação social.

72 A escolha do livro didático é um momento de muita responsabilidade, pois você decide sobre um interlocutor que vai dialogar com você e com seus alunos durante o ano letivo inteiro; E que continuará presente em sua escola por três anos, no mínimo. Embora seja apenas um elemento do processo de ensino-aprendizagem, o livro didático tem sido muito importante em nossas escolas.

73 Este livro também deve conter uma proposta pedagógica que leve em conta o conhecimento prévio e o nível de escolaridade do aluno e que ofereça atividades que o incentivem a participar ativamente de sua aprendizagem e a interagir com seus colegas.

74 Sua tarefa não é nada fácil: você terá de se debruçar sobre as propostas de cada livro e pensar qual delas é mais adequada às condições do trabalho de sala de aula e também perceber se pode haver concordância entre tal proposta e o projeto político pedagógico de sua escola.

75 O Guia não contém apenas as resenhas
O Guia não contém apenas as resenhas. Em suas páginas, você encontrará os critérios que foram utilizados na avaliação dos livros e a própria ficha usada pelos avaliadores, além de um texto com as considerações teórico-metodológicas referentes às coleções aprovadas. Todo esse material pode ser de muita valia para a escolha e o posterior uso do livro, além de contribuir para a formação docente.

76 Lembre-se, no entanto, que a escolha do livro didático é um direito e uma responsabilidade do professor e, por isso, você deve exercê-los com autonomia. Boa escolha!


Carregar ppt "Coordenação de Gestão Escolar – CGE NRE Apucarana"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google