A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Poluição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Poluição."— Transcrição da apresentação:

1 Poluição

2 Perguntas 1 - De que maneira a poluição pode levar ao fim do mundo?
2 - Como a separação do lixo se relaciona com a poluição? 3 - Quais os países mais poluídos do mundo? 4 - E a poluição sonora? Ela pode nos afetar? Como? O que deveríamos fazer para diminuir a poluição do ar ? 6 – O aviões contribuem para o aquecimento global?

3 O que é poluição? A poluição é a introdução pelo homem, direta ou indiretamente de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos na saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ali presente. Os agentes de poluição, normalmente designados por poluentes, podem ser de natureza química, genética, ou sob a forma de energia, como nos casos de luz, calor ou radiação.

4 Poluição no mar O derramamento de petróleo nas águas do mar causa enormes desequilíbrios nas regiões afetadas. O petróleo flutuando não permite que a luz do Sol penetre na água, inviabilizando o processo de fotossíntese da vegetação aquática. Sem oxigênio e alimento, a morte dos peixes, em grande escala, é inevitável. Aqueles que chegam à superfície ficam impregnados de óleo e morrem por asfixia.

5 Poluição na Atmosfera A poluição atmosférica refere-se às alterações da atmosfera suscetíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, liquidas em suspensão, material biológico ou energia. A adição dos contaminantes pode provocar danos diretamente na saúde humana ou no ecossistema, podendo estes danos ser causados por elementos resultantes dos contaminantes. Para além de prejudicar a saúde, pode igualmente reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis.

6 Separação do lixo 1- Para montar um sistema de coleta seletiva na sua casa, compre sacos de lixo de quatro cores para distinguir onde você deve jogar os vários tipos de lixo. Se preferir, coloque etiquetas em sacos da mesma cor, indicando o que deve ser colocado em cada um (lixo inorgânico, papel, vidro, metal). 2- Separe os resíduos orgânicos (restos de comida, fezes animais e lixo vegetal) dos inorgânicos (plástico, vidro ou metal). 3- Separe os vidros porque esse material pode ser fundido para produzir objetos de decoração ou novas embalagens. 4- Coloque em um saco à parte os restos de papel e papelão secos, porque eles podem ser reciclados e transformados em novos produtos.

7 Como a separação do lixo se relaciona com a poluição?
A questão da coleta seletiva do lixo urbano não vem sendo pensada organizadamente no Brasil, e tampouco se têm considerado em conjunto seus diversos aspectos, como por exemplo: a coleta do lixo; a sua disposição final e os eventuais danos ecológicos; a questão social representada pelos “catadores”; a questão sanitária e a reciclagem do lixo, ou seja: o aproveitamento do composto orgânico na agricultura; e o uso, como insumo industrial, dos elementos recicláveis – vidro, papel, plástico e metal. Na maioria das cidades brasileiras, além de o serviço de coleta ser insuficiente, o destino final do lixo é inadequado. Pela própria dificuldade de manejo e alto custo de manutenção, o lixo compromete diretamente o meio ambiente, causando a poluição do solo, do ar e dos recursos hídricos, e afeta a condição sanitária da população.

8 Os 10 países mais poluídos no mundo
1 - Estados Unidos % - 5,844,042,000 t 2 - China % - 3,263,103,000 t 3 - Rússia % - 1,432,513,000 t 4 - Índia % - 1,220,926,000 t 5 - Japão % - 1,203,535,000 t 6 - Alemanha % - 804,701,000 t 7 - Reino Unido % - 543,633,00 t 8 - Canadá % - 517,157,000 t 9 - Coréia do Sul % - 446,190,000 t 10 - Itália % - 433,018,000 t O Brasil ocupa o 17º lugar no ranking da emissão poluidora de CO², contribuindo com 313,757,000 de toneladas, o que equivale a 1,3% da emissão total.

9 Poluição sonora? Ela pode nos afetar? Como?
Órgãos Genitais: passam a receber menos sangue.O homem fica com dificuldade de ereção e a mulher pode perder o desejo sexual. Músculos: Eles se contraem ao máximo e começam a liberar na corrente sangüínea uma série de substâncias inflamatórias. Pulmões: a respiração se acelera e esses órgãos passam a funcionar a toda velocidade.Com o tempo,a sensação de cansaço é inevitável. Coração: ele começa a bater rapidamente e de maneira descompassada.Os vasos se contraem e a pressão arterial sobe.O risco de infarto e derrame cresce.

10 Como diminuir a poluição do ar ?
- Estipular limites dos níveis de poluição nos ambientes urbanos e rurais. - Critérios rigorosos quanto às normas de emissão de gases. - Controle diário da qualidade do ar. - Promover o reflorestamento de áreas degradadas. - Incentivar o uso de tecnologia menos poluente. - Controlar as queimadas (lavouras,pastagens e florestas).

11 Aviões Voar diminui distâncias, aproxima as pessoas, impulsiona os negócios. Mas pouco se ouve falar sobre as conseqüências deste tipo de transporte para o meio ambiente. Em uma viagem de ida e volta entre Rio de Janeiro e São Paulo, um avião com capacidade para 150 passageiros emite 34,5 toneladas de gás carbônico.

12 Conclusão Um vídeo a que assisti dizia: “Daqui a 100 anos,se NY estiver abandonada,imagino alguns seres futuristas,talvez humanos,ou extraterrestres,olhando para ela e dizendo:Que povo ignorante!Como esperavam sobreviver ? Resumindo,nós todos seres humanos temos que ajudar a preservar o nosso mundo para nossos filhos,netos e até bisnetos.

13 Nome:Matheus Kolás Turma:82 Matéria:Interdisciplinar 80 Assunto:Poluição Tutora:Clarissa Mombach


Carregar ppt "Poluição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google