A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O uso dos softwares nas escolas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O uso dos softwares nas escolas"— Transcrição da apresentação:

1 O uso dos softwares nas escolas
Capítulo 5

2 Hoje temos uma grande diversidade de softwares no mercado , e também os softwares educacionais, mas o que é um software educacional? É um programa desenvolvido com a finalidade educativa,ou seja qualquer programa que seja utilizado para atingir resultados educativos ; ex : editor de texto, planilha eletrônica .

3 Classificação dos Softwares
Tutoriais:São softwares que apresentam conceitos e instruções para realizar algumas tarefas, são usados para ensinar. Funcionam e auxilia no processo de aprendizagem exibindo passo a passo o funcionamento de algo,ex: Introdução ao micro do SENAC.

4 Exercitação: Possibilitam atividades interativas por meio de respostas
Exercitação: Possibilitam atividades interativas por meio de respostas. Os professores podem teoricamente apresentar conceito de seus conteúdos , e na prática efetuar exercitações tornando este software muito interessante. Investigação: Encontramos nas enciclopédias , podemos localizar informações , sendo que seu conteúdo é muito seguro.

5 Jogos : Software de entretenimento ,
Simulação : Neste grupo temos os simuladores de vôos os gerenciadores de cidades e de hospitais . Estes softwares são recursos significativos para o aprendizado e atrativos para alunos e professores. Jogos : Software de entretenimento , para atividades de lazer e diversão . Na área educacional existe um certo preconceito por parte dos professores , Mas ele pode ser interessante e divertido para os alunos.

6 Aberto: São livres de produções , o que será elaborado depende da criatividade dos usuários, oferecendo várias ferramentas , são eles : Editor de Textos : Recursos para elaboração de textos , incluir fontes , tamanhos , cores, bordas etc.... Banco de Dados :Arquivo de Informação que podem ser relacionados , elaboração de gráficos de várias formas,planilhas eletrônicas que estimulam habilidades lógico matemáticas e de interpretação de gráficos ,formulas e funções . Pode ser usados por muitos professores com matérias distintas

7 Softwares Gráficos: Voltado a elaboração de desenhos e produções artísticxas . São bem aceitos pelos alunos pois disponibilizam diversas ferramentas na elaboração dos desenhos , e também existe software gráficos com formato pré estabelecidos ;convites ,cartão de visitas e envelopes , muito utilizado em datas comemorativas O scanner poder ser incluído nestes softwares, pois extrai imagens de fotos , revistas , onde são efetuadas diversas mudanças para melhoria desta imagem. Ex: Paint , Corel Drawl ,Print Photo .

8 Software de Autoria : É um software gratificante para alunos e professores pois tem recursos sem complicações , pode ser desenvolvido produções com desenhos , texto animações captura de imagens e sons . Ex:Visual Class, Everest e o hyperstudio Software de Apresentação : Elabora apresentações de palestras, produções de slides Ex: Power Point .

9 Software de Programação: São aqueles que permitem a criação de outros , estimula o raciocínio lógico , mas suas produções sã demoradas , requer domínio do professor . Ex: Delphi para o ensino médio e Logo para o fundamental . A utilização do logo na área psicopedagógica tem apresentado resultados positivos com as crianças que possuem dificuldades de aprendizado e concentração Híbridos: São os que apresentam recursos de multimídia e ainda interação com a internet , é adequado para explicações didáticas

10 Avaliação dos Softwares para finalidades educacionais
Capacitação dos professores , para serem utilizados como instrumentos pedagógicos. Os professores poderão aprender, ensinar, simular, estimular a curiosidade e produzir trabalhos. Pode ser criado uma ficha de avaliação dos softwares , para que os professores possam utilizar estes programas de forma adequada .

11 A escola , ao adquirir um software , deve estar atenta às questões legais dos direitos autorais, e com a licença para o uso para a quantidade de máquinas interligadas à rede. Projeto A elaboração de planos das aulas tem sido uma estratégia para fazer que o professor perceba mais claramente o computador como ferramenta pedagógica , aplicando em sala suas estratégias , é por em prática seu planejamento O único problema é que estes softwares tem custo alto para as escolas, onde buscam programas demonstrativos e livres, que podem ser capturados pela internet .

12 Acadêmicas: Cristina Oliveira Deyse Demarqui Michele Duarte


Carregar ppt "O uso dos softwares nas escolas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google