A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gira, gira, girassol... Girassol.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gira, gira, girassol... Girassol."— Transcrição da apresentação:

1 Gira, gira, girassol... Girassol

2 “AMOSTRA DO PANO. ” - (Isto é, do iceberg) Nosso presente
“AMOSTRA DO PANO...” - (Isto é, do iceberg) Nosso presente... Esconde o passado...

3 Sociedade Espírita Allan Kardec Ribeirão Preto/SP
O DETERMINISMO, A FATALIDADE, A JUSTIÇA DIVINA

4 DETERMINISMO E EVOLUÇÃO
“O determinismo é o resultado natural das realizações em cada etapa da evolução. Pode ser absoluto ou relativo: a. absoluto: fatalidade do nascer e morrer - em corpo físico - em expiações mutiladoras e dilacerantes - em vários tipos de injunção penosa - em várias áreas sociais Leciona Manoel P.Miranda, em “Loucura e Obsessão” : - em várias situações financeiras b. relativo: alterável pelo livre-arbítrio em razão das realizações eleitas BOAS ESCOLHAS EM TODOS OS CASOS O ESPÍRITO EVOLUI !

5 DETERMINISMO DETERMINISMO FILOSÓFICO:
- Filosofia grega clássica: elimina o acaso, tudo se produz mediante uma causa - Os fenômenos naturais e fatos humanos são causados por seus antecedentes; - Encadeamento de causa e efeito entre dois ou mais fenômenos

6 DETERMINISMO LAPLACIANO
- Conhecendo-se as leis do universo pode-se prever estados futuros DETERMINISMO EINSTENIANO - É indispensável a todo procedimento científico ao menos supor alguma espécie de harmonia no mundo DETERMINISMO GEOGRÁFICO - O homem é fruto do meio ambiente

7 DETERMINISMO HUMANO - Expressa-se pela Lei Divina de Ação e Reação e é individual. - É sempre conseqüência do uso do Livre-arbítrio - Livre-arbítrio: “Edificação consciente do próprio destino, pela escolha do caminho que desejar, na rota evolutiva” (Martins Peralva, em “Estudando o Evangelho” – Ed. FEB, RJ/RJ) - Carma: “Para nós espíritas o carma é a conta de cada um — débitos/créditos — (conta do destino, criada por nós mesmos)” (Espírito Sânzio, em “Ação e Reação” – Ed. FEB, RJ/RJ) - Mapa de provas úteis (programas reencarnatórios) “Decisão antecipada das condições físicas e dos lugares mais adequados à evolução do Espírito a reencarnar” (Espírito Alexandre, em “Missionários da Luz” – Ed. FEB, RJ/RJ) Moratórias: “Concessões ofertadas a encarnados/desencarnados, por gênios angélicos das sublimadas regiões celestes de cada orbe”. Ex: Caso de Marita, em “Sexo e Destino” (morte adiada e posterior reencarnação antecipada) (Espírito Sânzio, em ”Ação e Reação”)

8 - Expressões do mundo físico: respirar / alimentar-se / repousar
ENFOQUES ESPÍRITAS DETERMINISMO DIVINO: A EVOLUÇÃO! Uma única lei: O AMOR UNIVERSAL! Cujas resultantes são: o Bem e a Felicidade (Emmanuel, em “O CONSOLADOR” – Edição: FEB, RJ/RJ) DETERMINISMO NATURAL - Expressões do mundo físico: respirar / alimentar-se / repousar

9 DETERMINISMO E LIVRE-ARBÍTRIO
DETERMINISMO E LIVRE-ARBÍTRIO COEXISTEM, EMBORA NEM SEMPRE SEJAM PROPORCIONAIS. DETERMINISMO ABSOLUTO: - Predomina nas baixas camadas evolutivas - É irresistível nas esferas primárias da evolução (Espirito Sânzio, em “Ação e Reação” – Ed. FEB, RJ/RJ)

10 LIVRE-ARBÍTRIO - Amplia-se pela educação e experiência
- Cria as circunstâncias presentes e futuras

11 FATALIDADE - Destino inevitável - Conseqüência inarredável desastrosa de algum acontecimento - Coincidência deplorável - Acaso infeliz FATALISMO Doutrina que atribui causa inarredável, única e sobrenatural a todos os acontecimentos. fatalistas arquivam a inteligência e o livre-arbítrio, duas ferramentas ofertadas por Deus para toda e qualquer situação. não reagem / não criam / nada decidem / nada resolvem. Seus adeptos abandonam-se passivamente aos acontecimentos.

12 REAÇÃO DIANTE DO FATALISMO
Exemplos: - nas regiões da seca, imperam a fome e a miséria, mas... – açudes, cisternas, captação das chuvas e a irrigação ofertam água potável ano inteiro, além de prósperas colheitas de melão, manga, uvas – etc — prosperidade, enfim; - alguém perdido no deserto, sem água e com sede: — poderá, no mínimo, orar e a prece não lhe trará água, mas algum Espírito protetor poderá orientá-lo que direção seguir para encontrá-la.

13 FATALIDADE (André Luiz, em “Nosso Lar” – Ed. FEB, RJ)
“A fatalidade é um efeito inteligentemente corretivo de uma causa das ações praticadas pelo homem, na Terra ou no além” (Espírito Rosália, em “Memórias de Um Suicida”) “Deus criou o livre-arbítrio, nós criamos a fatalidade” (André Luiz, em “Nosso Lar” – Ed. FEB, RJ) Dessa forma,pelas ações do indivíduo, pode-se prever seu futuro. E assim, fica excluída a fatalidade cega, “fatal”

14 “FATALIDADES” - INDIVIDUAIS OU COLETIVAS
- Acidentes inevitáveis - Perda de seres amados - Reveses da fortuna - Flagelos naturais - Enfermidades de nascença - Desemprego - “Balas perdidas” - Todos esses acontecimentos são conseqüentes (efeitos), cujos antecedentes (causas) estão no passado. - Do contrário, não se admitiria a Justiça Divina, perfeita! - Não existe maior evidência filosófica das vidas sucessivas

15 (Espírito Clarêncio, em “Entre a Terra e o Céu” – Ed. FEB, RJ/RJ)
RESGATES “Programas que significam uma espécie de fatalidade relativa, onde nossa conduta pode gerar benefício ou desfavor” (Espírito Clarêncio, em “Entre a Terra e o Céu” – Ed. FEB, RJ/RJ)

16 A FATALIDADE Segundo o “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”, de Allan Kardec
Q. 853: De fatal, só o instante da morte (Cuidado com a questão das vidas em moratória, onde ainda nelas o instante da morte submete-se a Leis Divinas) Q.859: A fatalidade só consiste nestas duas horas: nascimento e morte

17 Sim: Cuidado com “CERTEZAS”...
OBS: Será sempre perigoso radicalizar: como vimos, no caso “Marita”, na obra “Sexo e Destino”, de André Luiz, (Ed. FEB, RJ/RJ), tanto o instante da morte foi prorrogado, quanto a próxima reencarnação, antecipada. Não há contradição: o que há é nosso desconhecimento integral das Leis de Deus. (Tanto leis da VIDA, quanto leis da MORTE)

18 poderão ser aumentadas ou diminuídas
Provas físicas: escolha feita pelo Espírito antes de reencarnar Q. 851, 856, 860, 862 e 866, (ainda de “O Livro dos Espíritos) Provas morais: poderão ser aumentadas ou diminuídas

19 A maneira de morrer pode ser modificada, por lutas a sustentar
COMO MORRER: ESCOLHA? A maneira de morrer pode ser modificada, por lutas a sustentar (Assim, há fatalidade nos acontecimentos materiais e inexiste nos atos da vida moral, os quais podem ser desviados)

20 O ANJO GUARDIÃO: - Avisa perigos?
Q. 855 (“O Livro dos Espíritos”) Os perigos são advertências (Quanto às previsões espirituais — sonhos pré-monitórios, por ex. —, são também advertências e não certeza de acontecimentos fatais).

21 SORTE - ACASO - TENTAÇÃO
Q. 261 e 865 de “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” Sorte no jogo: ganho como homem... ... e perda como Espírito. Essa é uma espécie de alegria escolhida anteriormente (provação), sendo-lhe concedida como tentação, isto é, prova para seu orgulho e cupidez.

22 Cassação do livre-arbítrio

23 Com a “CASSAÇÃO” do LIVRE-ARBÍTRIO
QUANDO ERROS ACUMULAM-SE SOBRE ERROS... Por bondade do Pai entra em ação a COMPULSORIEDADE DIVINA Com a “CASSAÇÃO” do LIVRE-ARBÍTRIO Q. 262 de “O Livro dos Espíritos”: “Deus pode impor uma existência ao Espírito com má-vontade”

24 Sustando a queda livre no abismo...
“As tribulações podem ser impostas a Espíritos endurecidos, ou extremamente ignorantes, para levá-los a fazer uma escolha com conhecimento de causa”. (A.Kardec, em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de A.Kardec, Cap V, n°8)

25 (Espírito “Irmão João”, em “Memórias de Um Suicida”
Reencarnação punitiva - Operação dolorosa que nos pesa fazer, mas à qual não vacilamos em conduzir os pacientes, certos de que somente depois de realizada é que entrarão eles em convalescença”. (Espírito “Irmão João”, em “Memórias de Um Suicida” – Ed. FEB, RJ/RJ)

26 A dor, como agente da Lei Divina do Progresso
“Quando não funcionem os estímulos para o progresso e o Espírito deseje postergá-lo, imposições da própria Lei jungem-no ao processo de crescimento, mediante as expiações lenificadoras que o depuram, cooperando para a eliminação das sedimentadas mazelas que o martirizam...” (Espírito Manoel P.Miranda, em: “Nas Fronteiras da Loucura” – LEAL Editora, Salvador/BA)

27 Bênçãos de paz para o planeta Terra!

28 Com nossos agradecimentos: – Primavera de 2010 - Ribeirão Preto/SP -
ESTAMOS ENCERRANDO... MUITA PAZ JESUS NOS ABENÇOE Com nossos agradecimentos: Eurípedes Kühl – Primavera de Ribeirão Preto/SP -


Carregar ppt "Gira, gira, girassol... Girassol."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google