A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Construindo um ambiente adequado para o exercício da Liderança Servidora” “Orem para que eu esteja livre dos descrentes da Judéia e que o meu serviço.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Construindo um ambiente adequado para o exercício da Liderança Servidora” “Orem para que eu esteja livre dos descrentes da Judéia e que o meu serviço."— Transcrição da apresentação:

1 “Construindo um ambiente adequado para o exercício da Liderança Servidora” “Orem para que eu esteja livre dos descrentes da Judéia e que o meu serviço em Jerusalém seja aceitável aos santos, de forma que, pela vontade de Deus, eu os visite com alegria e juntamente com vocês desfrute de um período de refrigério” (Romanos 15:31,32)

2 RECORDANDO O QUE JÁ VIMOS...
A) FEVEREIRO – “ESCADA DIFERENTE PARA O SUCESSO” (O CARÁTER DO LÍDER) B) MARÇO – “RELACIONAMENTO ENTRE LÍDERES E A QUESTÃO DA AVALIAÇÃO” (MATURIDADE NOS RELACIONAMENTOS) C) MAIO – “LIDERANÇA ESPIRITUAL” (A VIDA ESPIRITUAL DO LÍDER)

3 Nosso ambiente é adequado para o exercício de uma liderança servidora?
“Jesus falou muitas coisas por parábolas, dizendo: “O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um. Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!” (Mateus 13:3-9)

4 Aprendamos com a natureza criada por Deus: “não basta semear
Aprendamos com a natureza criada por Deus: “não basta semear... É preciso preparar também a terra para que ela seja adequada a fim de que a semente brote e dê muitos frutos”

5 “Não basta fazermos investimentos e implantarmos novas ações ou métodos: é necessário antes mudar o ambiente para que ele seja adequado para as mudanças” (Jonh Maxwell)

6 “O silêncio profético de 400 anos entre o AT e NT foram propositais para que a vinda de Jesus encontrasse um ambiente adequado entre o povo de Deus cujas esperanças haviam desaparecido e agora estavam mais abertos à vinda do Messias” (Clyde Francisco)

7  “Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão” (Mateus 7:6) “O ensino deve ser administrado em conformidade com a capacidade espiritual dos alunos” (BENVI)

8 “Grandes mudanças não acontecem por decreto
“Grandes mudanças não acontecem por decreto. Elas se dão quando o ambiente é propício... Lembre-se que a Igreja é um corpo e não uma máquina...”

9 Características de um ambiente impróprio para o exercício da liderança servidora
AGRESSIVIDADE Rispidez ao falar, vocabulário impróprio, acusações constantes, expressões faciais que afastam as pessoas; DESCONFIANÇA Acusações, termos pejorativos, julgamentos e inserção de assuntos fora de hora NEGATIVISMO Lembrança constante de fracassos antigos, interpretação negativa de fatos, projetos e frases. “quem está de óculos escuros vê todas as coisas escuras” HOSTILIDADE Debates pessoais, expressões de ira (e às vezes até ódio), discussões desnecessárias, criação de ‘pânico coletivo,’ terrorismo DISPUTA Busca de interesses comuns acima do interesse coletivo, ‘travamento’ de decisões para obter satisfação própria, busca de poder

10 FARISAÍSMO (LEGALISMO)
Características de um ambiente impróprio para o exercício da liderança servidora INFERIORIDADE Sentimento de perseguição ou distorção dos fatos sempre sentindo-se inferior; FALTA DE VISÃO Decisões sempre com base no passado, dificuldade para entender novos tempos, aceitar novos desafios e buscar visão divina para a igreja nesse tempo; FARISAÍSMO (LEGALISMO) Preocupação exacerbada com as regras desprezando o valor das pessoas, a flexibilidade e principalmente os princípios bíblicos de Igreja; INSATISFAÇÃO Constante descontentamento com tudo e todos. CARNALIDADE Falta da direção do Espírito Santo, falta de domínio próprio e outros valores espirituais que fazem a diferença do líder cristão.

11 PREJUÍZOS DE UM AMBIENTE INADEQUADO PARA A LIDERANÇA SERVIDORA
ESTAGNAÇÃO MEDO DO NOVO REUNIÕES IMPRODUTIVAS DISCUSSÕES DESNECESSÁRIAS TRAUMAS EMOCIONAIS AUMENTO DO TEMPO PARA SOLUÇÕES SIMPLES PERDA DE PESSOAS ESVAZIAMENTO DE REUNIÕES QUEBRA DE RELACIONAMENTOS ATAQUE A PESSOAS E NÃO A IDÉIAS

12 PREJUÍZOS DE UM AMBIENTE INADEQUADO PARA A LIDERANÇA SERVIDORA
CRIAÇÃO DE UMA GERAÇÃO DESPREPARADA PARA A LIDERANÇA FIXAÇÃO DE IDÉIAS EQUIVOCADAS SOBRE A LIDERANÇA OU IGREJA FALTA DE RENOVAÇÃO DA LIDERANÇA PERPETUAÇÃO DE PROBLEMAS SIMPLES INTERFERÊNCIA NA VITALIDADE ESPIRITUAL DA IGREJA FALTA DE CRESCIMENTO DAS PESSOAS, DA ESTRUTURA E DA IGREJA FALTA DE COMUNHÃO PERDA DA ALEGRIA EM TRATAR ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS

13 COMO MELHORAR O AMBIENTE?
1. CONFISSÃO DE PECADOS E ARREPENDIMENTO VERDADEIRO Salmos 32:5 – “Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado.”

14 COMO MELHORAR O AMBIENTE?
2. QUEBRANTAMENTO DE CADA LÍDER “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos. Por isso, me indignei contra essa geração e disse: Estes sempre erram no coração; eles também não conheceram os meus caminhos. Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.” (Hebreus 3:7-13)

15 COMO MELHORAR O AMBIENTE?
3. MANIFESTAÇÃO DO FRUTO DO ESPÍRITO “ Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22, 23)

16 COMO MELHORAR O AMBIENTE?
4. DESPREZO, REJEIÇÃO E PROIBIÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES COLETIVAS DA CARNE “Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.” (Gálatas 5:19, 20)

17 COMO MELHORAR O AMBIENTE?
5. SER MOVIDO POR UMA VISÃO “Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs.” (Atos 13:36)

18 COMO MELHORAR O AMBIENTE?
5. MELHORAR O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL ENTRE OS LÍDERES “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo..” “Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito” (Efésios 4:32; Colossenses 3:12-14)

19 COMO MELHORAR O AMBIENTE?
6. IMPOR LIMITES NO COMPORTAMENTO “ Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade” (Efésios 4:31)

20 CRIAÇÃO DE UMA NOVA LINHA HISTÓRICA
A construção de um novo ambiente (a nova linha da história por Fernand Braudel ( ) ) Até 3 semanas De 03 semanas a 60 semanas De 60 semanas até 05 anos De 05 a 20 anos Mais de 20 anos USO COSTUME TRADIÇÃO PARADIGMA DOGMA CRIAÇÃO DE UMA NOVA LINHA HISTÓRICA USO COSTUME TRADIÇÃO PARADIGMA

21 Vamos começar a semear um novo ambiente em liderança?


Carregar ppt "“Construindo um ambiente adequado para o exercício da Liderança Servidora” “Orem para que eu esteja livre dos descrentes da Judéia e que o meu serviço."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google