A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprendizagem Informal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprendizagem Informal"— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizagem Informal
O modelo educacional da era do conhecimento

2 O QUE É A APRENDIZAGEM INFORMAL?
Aprendizagem informal é um modo não-instititucional, e não programado, das pessoas aprenderem. É uma nova maneira onde a função de nossa rede pessoal é otimizada para permitir trocas de conhecimento e aprendizado.Assim podemos aprender mais, uns com os outros.

3 ISTO É UMA NOVIDADE? Não exatamente, as pessoas sempre conversaram, desde o início dos tempos, nossa espécie se desenvolveu através de conversações cotidianas por milhares de anos. Nas empresas também as pessoas aprendem a trabalhar geralmente de modo informal.Conversando, observando seus colegas, errando e acertando ou simplesmente trabalhando com outras pessoas que já sabem.

4 AS CONVERSAÇÕES SÃO IMPORTANTES?
São o foco central da Aprendizado Informal. Conversando é possível criar e compartilhar conhecimento. Conversas livres e frequentes geram inovação. E as pessoas adoram conversar. Conversar nos mantém ativos e estimulados!

5 APRENDIZAGEM INFORMAL
O aprendizado informal surge e prospera em um sofisticado ambiente que podemos chamar de “horizonte de aprendizado” Pavimentar um caminho que leve ao ”horizonte de aprendizado” implica em remover os obstáculos hierárquicos, multiplicar e ampliar os canais de relacionamento, encorajar as conversações e incentivar a formação de redes.

6 PARADOXO INVESTIMENTO/RESULTADO
Treinamentos e capacitações respondem por apenas 10% ou 20% do que as pessoas aprendem nas empresas. O investimento em educação formal, sempre é muito alto enquanto o aprendizado informal é negligenciado e até mesmo desestimulado!

7 ENSINANDO PRÁ QUEM JÁ SABE?
Os Departamentos de Treinamento concentram toda a energia e gerenciam todo o tráfego do conhecimento nas empresas. Sempre organizando turmas e classes como em nossos tempos de colégio. E o time mais bem preparado, que ocupa as melhores posições na empresa, passa pelos processos por pura obrigação. Sem aproveitamento e sem troca com o resto da equipe!

8 APRENDIZADO EMERGENTE
O aprendizado informal surge e prospera em um sofisticado ambiente que podemos chamar de "horizonte de aprendizado" Pavimentar um caminho que leve ao "horizonte de aprendizado" implica em remover os obstáculos hierárquicos, multiplicar e ampliar os canais de relacionamento, encorajar as conversações e incentivar a formação de redes.

9 O APRENDIZ HESITANTE Educação formal é como um passeio de ônibus.
O motorista decide o momento da partida, o trajeto, as paradas do caminho e para os passageiros resta uma visão da paisagem pela janela. Quem ainda é novo no pedaço e inseguro talvez prefira viajar assim a se arriscar no caminho montado em uma bicicleta.

10 O APRENDIZ COM PRÁTICA Aprendizado informal é como um passeio de bicicleta. O ciclista decide sobre a partida, a rota, o ritmo e a velocidade. É possível parar a qualquer momento para apreciar a paisagem ou até mesmo perder algum tempo para ajudar um colega em dificuldade.

11 APRENDIZADO PUXA-E-EMPURRA
Treinamento é sempre algo empurrado para você. Aprendizado informal é algo que você chama para si. Muitas pessoas afirmam coisas do tipo: "Gosto muito de aprender coisas úteis, mas odeio treinamentos". Pessoas assim precisam de liberdade para decidir como, quando, onde e com quem aprender.

12 COMPARANDO ANTIGO Empurrando Treinamento Rigidez Programação Ordenado
Formal NOVO Atraindo Aprendizado Flexibilidade Plataforma Espontâneo\ Informal

13 MAIS COMPARAÇÕES... CUSTO APRENDIZADO Formal Informal Informal Formal

14 Resultados Diretos Aumentar o capital intelectual da empresa
Destravar o potencial de todos liberando o mecanismo: "seja tudo que você pode ser". Transformar a passividade em atividade e a impotência em capacidade Trazer resultados inesperados com avanços e ousadias tecnológicas Reduzir o stress, o absenteísmo e os custos de planos de saúde Promover uma maior interação na empresa através de um repertório comum de conhecimento

15 Resultados Indiretos Ampliar a capacidade produtiva dos colaboradores;
Aumentar os negócios através do uso da internet e de seus inúmeros canais de relacionamento; Transformar prejuízos em oportunidades através da interação de capacidades de cada um Adotar a Googlelização como ferramenta de acesso à informação e promoção da empresa Incentivar novas idéias e fomentar a inovação Aumentar o moral e a a auto-estima.

16 Quer saber mais? A Papagallis está pronta para apresentar para sua equipe os fundamentos básicos da Aprendizagem Informal. Faça contato:


Carregar ppt "Aprendizagem Informal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google