A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filme de animação - curta metragem: vencedor do Oscar 2012

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filme de animação - curta metragem: vencedor do Oscar 2012"— Transcrição da apresentação:

1 Filme de animação - curta metragem: vencedor do Oscar 2012
“The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore” Mistura técnicas de stop motion, animação computadorizada e desenho. Autor / ilustrador: William Joyce Co-director: Brandon Oldenburg

2 Prática de incentivo a LEITURA
na disciplina de Arte!

3 OFICINA Audiovisual

4 Audiovisual O audiovisual refere-se às formas de comunicação e expressão destinadas a serem percebidas, simultaneamente, pelo olho e pelo ouvido.

5 Segundo Cloutier (1975) audiovisual não é
apenas a fusão da imagem com o som, mas sim a fusão destes dois elementos com um terceiro, relacionado ao tempo.

6 Este terceiro elemento de caráter temporal é
o movimento, obtido mediante uma sucessão de imagens, em uma determinada velocidade, que o nosso cérebro é capaz de reter durante frações de segundo, permitindo assim a ilusão do movimento.

7 SOM + IMAGEM + MOVIMENTO.
Podemos definir, então, audiovisual como a relação entre SOM + IMAGEM + MOVIMENTO.

8 Animação A palavra Animação provém do latino "Anima",
que significa "Alma" ou "Sopro Vital". Em uma visão objetiva, animação é criar a ilusão de movimento a partir de uma sequência de imagens/quadros criadas a partir de algo estático. A ilusão de movimento é causada por um fenômeno denominado "persistência da visão"(onde os quadros anteriores ainda ficam "retidos" enquanto é tomado pelos posteriores, forçando a idéia de movimento).

9 Invenções foram a base para a arte da animação:
Sombra chinesa (5000 a.C.): técnica de projetar silhuetas numa parede ou tela;

10 Lanterna mágica (1600): equipamento, criado por Athanasius Kircher, que projetava numa tela imagens desenhadas em uma placa de vidro; Ilustração - Lanterna mágica semelhante à criada por Athanausius Kircher.

11 Representação de pessoas assistindo à projeção da lanterna mágica

12 Fotografia (1800): Processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas. É essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível. Primeira fotografia colorida data de James C. Maxwell.

13 Em 1878, Eadweard Muybridge tirou fotos sequenciais de um cavalo galopando.
Quando projetadas uma atrás da outra, o movimento do cavalo é reproduzido.

14 Corrida de cavalos - Animação das fotografias. Eadweard Muybridge

15 Esperando capitalizar em cima da atenção do público aos seus retratos, Muybridge inventou o
Zoopraxiscópio, onde as imagens possuíam um movimento realístico. O sistema foi o precursor do desenvolvimento da película de filme e suas apresentações foram aclamadas pelas audiência do público e dos cientistas. No ano de 1893 Chicago, Muybridge deu uma série de palestras sobre locomoção animal no salão, usando seu zoopraxiscópio para mostrar seus retratos movimentados a um público pagante, que fez com que o salão fosse considerado o primeiro cinema comercial. Casal em movimento. 13 quadros – 2,0 s.

16

17 Desenho, uma ilusão de movimento...
O desenho animado foi a primeira forma a dar a impressão de movimento em uma imagem. É a técnica de exposição que provoca a sensação de movimento. Flip-book – livro com muitas páginas desenhadas. Os desenhos que representam algo em ação ganham vida quando as páginas são viradas rapidamente.

18 Vídeo

19 Taumatrópio – criado em 1825 pelo físico John
Ayrton Paris, trata-se de um disco ou cartão de papel duro, preso em suas extremidades por um barbante com imagens diferentes em cada um dos lados. O objetivo é que as imagens se sobreponham ao torcer o barbante e destorcer, fazendo que o disco gire, e com rapidez vemos as duas figuras sobrepostas.

20 Ilustração – uso do Taumatrópio

21 Atividade: Para fazer um taumatrópio, siga as orientações: 1 – recorte um círculo; 2 –
Faça dois desenhos que se completem, um em cada lado do círculo. (Ex.: uma criança pulando corda, de um lado, a corda em cima e, do outro, a corda embaixo), ou qualquer outro par de imagens que representem movimento simples; 3 – fure o círculo nas extremidades. 4 – Amarre um pedaço de barbante em cada um dos furos. 5 – Segurando as pontas dos barbantes, gire o círculo delicadamente; 6 – Observe o efeito.

22 Efeito ou ilusão de óptica é dado pelo fenômeno da "persistência retiniana".
Pesistência Retiniana é a capacidade que o olho humano tem de reter a imagem, ou seja, as imagens permanecem por um determinado tempo em nossa retina - cérebro - de aproximadamente 1/16, dezesseis frames por segundo. Qualquer imagem que fique mais tempo que esse dará impressão de movimento. Então a imagem que captamos - acima dessa velocidade - não se apaga antes que a próxima chegue, isso acontece sucessivamente - eis ai o movimento, ou a impressão de movimento.

23 Animação 2D ou Tradicional:Desenho animado. Técnica de desenho
Animação 2D ou Tradicional:Desenho animado. Técnica de desenho. Animação desenhada a mão. Mesmo com mais de 80 anos o estilo está em alta. Animação Digital: é a arte de criar imagens em movimento utilizando computadores. Animação Stopmotion: com a técnica de FOTOGRAFIA de Objeto, Personagens (pessoas, bonecos, massinha de modelar), Desenho, Pintura, Filmagem;

24 STOP MOTION Stop motion é uma técnica de animação
fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) com recurso tecnológicos como uma máquina fotográfica, máquina de filmar, e computador.

25 Etapas para elaboração do Stopmotion:
Definir um tema (Sobre o que será a animação? Como vou falar sobre isso? O que vou filmar/fotografar?); Roteiro/Storyboard: estudo dos planos, definição das sequências das imagens, espaço de movimentação dos personagens e cenário; Fotografia e/ou (Gravação) Edição: computador (imagens/sonoplastia);

26 Image coutersy of Aardman Animations and Wieden + kennedy

27 O comercial foi realizado a partir de:
Desenhos? Filmagem? Fotografia? Pintura? Foi usada alguma câmera especial?

28 O que a imagem representa?
Como foi o resultado da composição visual ? E a relação entre imagem e som?

29 Como foi feito o comercial da Gulp?
Making of - GULP

30 Diretores: KIM PAPWORTH , TONY DAVIDSON
Foto aérea – Gulp Fonte:

31 “O ESTRANHO MUNDO DE JACK”
Stop motion no Cinema Um dos primeiros filmes de longametragem produzidos com a técnica de stop motion foi “O ESTRANHO MUNDO DE JACK” Diretor: Henry Selick - produzido e co-escrito por Tim Burton(EUA -1993). Conta a história de Jack Skellington da "Cidade do Halloween" que abre um portal para a "Cidade do Natal“.

32 “O estranho mundo de Jack”
parte: O que é isso ?

33 Algumas curiosidades:
- No total foram quadros tirados para o filme; Jack Skellington – cerca de 400 cabeças (permitindo a expressão de todas as emoções possíveis); Composição de dez músicas para o filme; Cineastas construíram 227 bonecos para representar as personagens do filme; - 200 trabalhadores;

34 Sincronia entre imagem + som + movimento
As imagens são movimentadas quase que de forma imperceptível para cada foto. Para cada vogal e consoante falada é modelada uma cabeça, ou seja, cada boneco teve de 25 a 30 cabeças para acontecer a sincronia perfeita entre imagem, som e movimento. Os objetos usados no cenário eram pintados e reposicionados para as cenas assim como a iluminação.

35 “MINHOCAS” O primeiro filme de longametragem da América Latina, produzido com a técnica de stopmotion. Diretores: Paolo Conti e Arthur Nunes (Brasil-2011) Vídeos: Reportagem TV e vídeo Entrevista Luciano do Amaral

36 Trabalhos realizados com Stopmotion:
Stopmotion com objetos (Dot: Menor stopmotion do mundo) - (Chanel-Food- Paper-Barbie); Personagens (Conto de Fadas - Target);

37 Storyboards Dinâmica visual, informa visualmente todas as etapas da história mas também sua sincronização com os elementos da linguagem sonora e musical. Como a representação visual da narrativa, exibindo uma sucessão de imagens, de modo a proporcionar uma pré-visualização da animação. Sua criação é resultado de um processo de decupagem do roteiro e permite visualizar melhor a história por meio de uma perspectiva ilustrada sequencial e não apenas por meio de palavras escritas, como acontece no roteiro. Neste caso, vale o ditado popular: “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Desenho aproximado das imagens (ou planos), descrição das fotografias, enquadramentos, movimentos da câmera, efeitos visuais, trilha sonora, movimentação de personagens que serão utilizadas para “contar a história” das cenas.

38

39

40 Onde a animação em Stop Motion é usada atualmente?
Presenciamos o uso de animações em Stop Motion em comerciais para TV, curtas metragens para internet, vinhetas comerciais e pedagógicas, séries animadas para TV e no Cinema.

41 ATIVIDADE Roteiro: escolher um conto de fadas e reescrevê-lo para os
dias atuais. Produzir um stopmotion contando esta história com todos os elementos de composição cênica (figurino, sonoplastia, iluminação, cenário entre outros) de tal modo que, ao final da apresentação as outras equipes percebam a que “conto de fadas” se refere à aquela história.

42 Referências BRESSON, R. Notas sobre cinematógrafo. 1ª ed. São Paulo:
Iluminuras, 2005. BURGI, S. Haruo Ohara: Fotografias. Instituto Moreira Sales , SESI, 2008. CLOUTIER, J. A era de EMEREC ou a comunicação audio scripto-visual na hora dos self-media. Lisboa, Instituto de Tecnologia Educativa, 1975, pp HERNÁNDEZ, F. Catadores da Cultura Visual: Transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007. MCKEE, R. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiros. 1ª ed. Curitiba:Arte & Letra, 2006. Paraná. Secretaria de Estado de Educação. DITEC. Cadernos Temáticos. Curitiba:SEED/DITEC Paraná. Secretaria de Estado de Educação. Caderno de Arte 2. Projeto de Correção de Fluxo. Curitiba Consultas on line:


Carregar ppt "Filme de animação - curta metragem: vencedor do Oscar 2012"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google