A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NÚCLEO ESPÍRITA A CAMINHO DA LUZ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NÚCLEO ESPÍRITA A CAMINHO DA LUZ"— Transcrição da apresentação:

1 NÚCLEO ESPÍRITA A CAMINHO DA LUZ
Tema: REENCARNAÇÃO

2 DEFINIÇÃO E PREMISSAS Ato de reencarnar; nova encarnação.
Existência do Espírito e do Perispírito. Lei do Progresso

3 PROGRESSÃO DOS MUNDOS Santo Agostinho
O progresso é uma das leis da natureza. Todos os seres da Criação, animados ou inanimados, estão submetidos a ela, pela bondade de Deus, que deseja que tudo se engrandeça e prospere. A própria destruição, que parece, para os homens, o fim das coisas, é apenas um meio de levá-las, pela transformação, a um estado mais perfeito, pois tudo morre para renascer, e nada volta para o nada.

4 A REENCARNAÇÃO NO PASSADO
BUDA: Príncipe Sidarta “Não procuro ter discípulos.Procuro apenas o fim dos ciclos dos nascimentos e a pacificação duradoura.” Conceitos- KARMA / SAMSARA / NIRVANA

5 PITÁGORAS/SÓCRATES O Homem é uma alma encarnada;
A alma impura precisa renascer. A tese de Sócrates, herdada de Pitágoras, é de que existe um ciclo de renascimentos, estando cada renascimento condicionado pelo que o procedeu, e esse ciclo tem como objetivo uma purificação que visa alcançar esferas superiores. (Sócrates, Jesus e Buda, Frédéric Leonoir)

6 CONCEITOS DE VIDA ETERNA E RESSURREIÇÃO
O MESTRE JESUS Existência do Reino dos Céus após a morte, portanto existência de um ente além da matéria (oposição ao Judaísmo); CONCEITOS DE VIDA ETERNA E RESSURREIÇÃO

7 RENCARNAÇÃO NO EVANGELHO
“E os discípulos lhe perguntaram, dizendo: Pois por que dizem os escribas que importa vir Elias primeiro ? Mas ele, respondendo, lhes disse: Elias certamente há de vir, e restabelecerá todas as coisas: digo-vos, porém, que Elias já veio, e eles não o conheceram, antes fizeram dele quanto quiseram. Assim também o Filho do homem há de padecer às suas mãos. Então conheceram os discípulos que de João Batista é que ele lhes falara.” (Mateus, 17:10-13 e Marcos, 9:10-12) “Na verdade, na verdade te digo que não pode ver o reino de Deus, senão aquele que nascer de novo.” “Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; o que é nascido do Espírito é Espírito. Não te maravilhes de eu te dizer: importa-vos nascer outra vez.” (João, 3:3) ÁGUA COMO SÍMBOLO DA NATUREZA MATERIAL.

8 LIVRO DOS ESPÍRITOS - CAP. II
132 Qual é o objetivo da encarnação dos Espíritos? – A Lei de Deus lhes impõe a encarnação com o objetivo de fazê-los chegar à perfeição. Para uns é uma expiação; para outros é uma missão. Mas, para chegar a essa perfeição, devem sofrer todas as tribulações da existência corporal: é a expiação. A encarnação tem também um outro objetivo: dar ao Espírito condições de cumprir sua parte na obra da criação. Para realizá-la é que, em cada mundo, toma um corpo em harmonia com a matéria essencial desse mundo para executar aí, sob esse pontode vista, as determinações de Deus, de modo que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.

9 A JUSTIÇA DA REENCARNAÇÃO
Única explicação que satisfaz a razão em relação: diferenças sociais, enfermidades, poder, saúde, satisfação de sentidos, caráter, morte prematura etc..; Oportunidade do arrependimento e do crescimento, inexistência do mau eterno; Inexistância de um Deus que pune e condena, lei de causa e efeito; Somos os nossos Juízes e algozes.

10 O LIVRE ARBÍTRIO Personifica a grande bondade do Pai;
O Espírito necessita construir sua jornada com liberdade; Nada lhe é imposto, ou previamente traçado pelo destino ou por planos pré-estabelecidos; Nossa encarnação é conduzida por tendências/aptidões, não por obrigatoriedades, imposições ou “planos reencarnatórios”. Vencer tendências ruins, evoluir, progredir.

11 LEI DE CAUSA E EFEITO As Leis naturais são harmônicas e perfeitas;
Todo ato e pensamento implica em um registro em nosso perispírito; Esses registros são constituídos de cargas negativas e positivas, ligadas a determinados Centros de Forças; Um registro negativo somente pode ser anulado por um registro positivo; O registro no perispírito constitui um instrumento da Justiça Divina, estabelecendo o mecanismo de causa e efeito; A energização do perispírito, resultado dos registros ocorridos, determinará as tendências reencarnatórias do espírito.

12 QUAIS SÃO AS REGRAS DA REENCARNAÇÃO ?
O regresso da alma à carne está sujeita às Leis da atração e da afinidade. Quando um Espírito encarna, é atraído para um meio conforme às suas tendências, ao seu caráter e grau de evolução. (Léon Denis) Os laços de família não são destruídos pela reencarnação e sim fortalecidos.

13 HEREDITARIEDADE Transmitem os pais aos filhos uma parcela de suas almas, ou se limitam a lhes dar a vida animal ? Dão-lhes apenas a vida animal, pois que a alma é indivisível. Um pai obtuso pode ter filhos inteligentes e vice-versa. (Livro dos Espíritos) Herdamos, assim, de nós mesmos tudo aquilo que se nos afigura embaraço e miséria no cálice do destino. (Emmanuel)

14 ? QUAIS SÃO OS LIMITES DA ENCARNAÇÃO
Conforme o mundo em que é levado a viver, o Espírito reveste o invólucro apropriado à natureza desse mundo. O próprio periespírito passa por transformações sucessivas. Torna-se cada vez mais etéreo, até à depuração completa, que é a condição dos puros Espíritos. Se se considerar do ponto de vista material a encarnação, tal como se verifica na Terra, poder-se-á dizer que ela se limita aos mundos inferiores. Depende, portanto, de o Espírito libertar-se dela mais ou menos rapidamente, trabalhando pela sua purificação. Deve também considerar-se que no estado de desencarnado, isto é, no intervalo das existências corporais, a situação do Espírito guarda relação com a natureza do mundo a que o liga o grau do seu adiantamento. Assim, na erraticidade, é ele mais ou menos ditoso, livre e esclarecido, conforme está mais ou menos desmaterializado.

15 O PROCESSO REENCARNATÓRIO
O espírito que vai reencarnar deve ser preparado para tal. Isso se deve a necessidade de “ajustar” seu perispírito às necessidades específicas de desnvolvimento do ser humano, desde a fecundação até o desenvolvimento físico completo do corpo físico. O espírito é colocado em “dormência”, então seu perispírito tem seus processos energéticos ajustados e condensados, de modo a poder trabalhar em conjunto com os recursos genéticos do óvulo fecundado.

16 Ocorrendo a possibilidade de nidação (fixação do óvulo fecundado ao útero) do óvulo fecundado, a espiritualidade superior providencia a ligação do espírito a esse óvulo, pela via do perispírito; Essa ligação desencadeia a interação energética entre o perispírito e os gens. Isso possibilita que se estabeleçam o “plano conjunto” de desenvolvimento do feto, de acordo com as “necessidades” e “compromisos” do espírito. Só a genética não é capaz de explicar todo o processo de formação do corpo humano, mas acoplando-se simultaneamente o registro energético do perispírito, tem-se a explicação completa.

17 Os Espíritos Construtores começaram o trabalho de magnetização do corpo perispirítico, ...
...”alguma coisa da forma de Segismundo estava sendo eliminada”... Tornava-se ele mais pálido,...tornava-se vago, menos lúcido. Agora – continuou o instrutor Mentalize sua volta ao refúgio maternal da carne terrestre ! Lembre-se da organização fetal, faça-se pequenino ! Imagine sua necessidade de tornar a ser criança para aprender a ser homem ! A operação não foi curta, nem simples. Por fim, ...., verifiquei que a forma de nosso amigo assemelhava-se à de uma criança. Meus amigos, o nosso Herculano permanecerá em definitivo junto de Segismundo, na nova experiência, até que ele atinja os sete anos, após o renascimento, ocasião em que o processo reencarnacionista estará consolidado. Tão logo o meu orientador se calara, alguma coisa parecia responder à sua súplica. Leve rumor, que apenas encontrava eco em nossos ouvidos, se fazia sentir acima de nossas cabeças. Ergui-me, surpreso, e pude ver que uma coroa brilhante e infinitamente bela descia do alto sobre a fronte da mãe, ... Seu brilho feria o olhar e o próprio Alexandre, ao fixá-la, curvou-se, reverente. Foi então,...que a vi apertar a “forma infantil” de Segismundo de encontro ao coração... Então compreendi que, desde aquele momento, era alma de sua alma aquele que seria carne de sua carne. (Missionários da Luz – André Luiz)

18 Já observei o gráfico referente ao organismo Físico que o nosso amigo receberá no futuro, verificando, de perto, as imagens da moléstia do coração que ele sofrerá na idade madura, como consequência da falta cometida no passado. Pode informar se o meu modelo está pronto? Creio que poderá procurá-lo amanhã, já fui observar o gráfico inicial e dou-lhe parabéns por haver aceitado a sugestão amorosa dos amigos bem orientados, sobre o defeito na perna. Certamente, lutará você com grades dificuldades nos princípios da nova luta, mas a resolução lhe fará grande bem. Sim, preciso defender-me contra certas tentações de minha natureza inferior e a perna doente ser-me-á um antídoto à vaidade, uma sentinela contra a devastação do amor-próprio excessivo.


Carregar ppt "NÚCLEO ESPÍRITA A CAMINHO DA LUZ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google