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Projeto Mudar Marcos Yamashita Marina Borges Pascoal Gomes

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Apresentação em tema: "Projeto Mudar Marcos Yamashita Marina Borges Pascoal Gomes"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Mudar Marcos Yamashita Marina Borges Pascoal Gomes
Patricia Simionato

2 O MUDAR é uma Associação de interesse público filantrópica.
A Organização O MUDAR é uma Associação de interesse público filantrópica. O objetivo do MUDAR é a proteção dos direitos dos cidadãos que vivem na rua e da rua com fornecimento de roupas, alimentos, medicamentos, produtos de higiene pessoal, encaminhamento para retirada de documentos, para casas de recuperação, retorno à família etc.

3 Forças Fraquezas Ameaças Oportunidades Análise SWOT
Relacionamento e Rede de contatos Localização Parcerias Organização Variedade de Atendimentos Fraquezas Fornecimento não é garantido Rotatividade do Voluntariado Falta de serviço psicológico Falta de direção estratégica dos serviços prestados Ameaças Serviços e programas sociais do governo Novas ONG´s Legislação Oportunidades Parcerias com Universidades e Faculdades de Psicologia para estágio e atendimento gratuito Parcerias com empresas e governo Conclusão: Utilizando-se seu networking, a ONG pode negociar e viabilizar as parcerias para as oportunidades apontadas, as quais, podem garantir a satisfação das comunidades atendidas, bem como garantir os recursos necessários para a sua sustentabilidade.

4 Análise das Forças Competitivas
AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS (Forte) Albergues e abrigos podem passar a fornecer melhor serviço e assistência, novos restaurantes de preço simbólico podem ser abertos, serviços de assistência social e educativos podem ser ampliados. PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES (Forte) Diversas instituições concorrem com os mesmos recursos financeiros e voluntariado. RIVALIDADE INTERNA Projetos sociais do governo, como assistência social e albergues, bem como projetos de grandes ONGs tem uma grande lacuna a preencher quanto aos moradores de rua. PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS CLIENTES (Fraco) Moradores de rua estão em uma posição de extrema carência, serão atendidos pelas instituições e pessoas que se habilitarem. AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES (Forte) Novas iniciativas de atendimento a população carente aparecem a cada dia, prioridades políticas devido a mídia ou eleições podem mudar a situação de uma hora para outra. Conclusão: Existe grande vulnerabilidade da ONG em relação aos grandes players da área, novos entrantes e fornecedores. Essa ameaça pode ser tornar oportunidade, ao se conseguir apoio oficial do governo e aumentar parcerias com outras ONG´s e instituições assistenciais, para troca de serviços e voluntariado.

5 Análise da Cadeia de Valores
Gestão de Voluntariado Gestão de Infra-estrutura Recursos Humanos Comunicação Atividades Secundárias Gestão Financeira Planejamento Estratégico Captação de Recursos Operações Gestão de Stakeholders (Clientes, Sociedade, Famílias etc) Gestão de Fornecedores Divulgação externa da Instituição Atividades Primárias Conclusão: Embora bem estruturada, muitas funções estão nas mãos de poucos, o que pode dificultar a performance especializada das atividades e o crescimento da ONG. 20

6 Análise Cadeia de Valores
Doações de Pessoa física/ voluntários Outras ONGS Doações de Pequenas Empresas Triagem/organização e armazenamento Beneficiado Doações de Igrejas Albergues Família Documentação, etc... Associações/ Universidades Encaminhamento Conclusão: O maior problema da ONG é na rede de fornecimento, pois não possui um fluxo de recebimento de doações constante. Exceto a doação da Rosa Cruz que é destinada ao pagamento do aluguel do local onde esta instalada a ONG, os outros são doadores esporádicos. A partir do recebimento das doações, a ONG não apresenta maiores problemas na sua cadeia de valor.

7 Análise de Posição Competitiva
Projeto Mudar (M) Concorrentes: Atelier Sonhar e Construir (S) e ASA – Associação Santo Agostinho (A) Valor para o cliente Posição Competitiva (tópicos para avaliação) fraca ameaçada favorável forte dominante serviços acessibilidade A S M variedade S A M atendimento A atenção pessoal M S rapidez no atendimento M S A pós-atendimento acompanhamento M S A custo total custos fixos A S M Conclusão: Os diferenciais da Mudar frente aos seus concorrentes estão justamente no acesso e na diversidade de seus serviços. Um outro fator importante são seus baixos custos fixos e estrutura enxuta, porém isto, em parte, significa falta de investimento em pessoal (efetivo e treinamento), o que prejudica seu atendimento e pós-atendimento.

8 Estratégia Competitiva
Retornar a taxa de crescimento da ONG em 20% ao ano, melhorando a qualidade do atendimento e a diversidade dos serviços prestados através do estabelecimento de novas parcerias e capacitação dos colaboradores, de forma transparente tanto com os colaboradores como para a sociedade. Formalizar as parcerias já existentes e aumentar a rede de colaboradores: procurar apoio de Universidades, programas governamentais como a “Farmácia Popular”, albergues, hospitais públicos etc... Desenvolvimentos de Treinamentos para capacitação dos colaboradores e gestores: rápidos treinamentos para as pessoas responsáveis pela administração da ONG de forma a possibilitar que o know-how não fique centralizado nas mãos de poucas pessoas. Aumento de transparência e da publicação da utilização de recursos doados, assim como na situação legal da empresa.

9 Plano de Ação

10 Comentários Para uma estratégia de competitividade eficaz, o MUDAR deve focar no aumento da arrecadação de recursos para investimento na organização, focando na excelência no atendimento aos beneficiados e transparência na divulgação de seus esforços. O fator crítico de sucesso seria a divulgação das propostas do MUDAR e seus resultados. A maior barreira que o MUDAR encontra e a grande quantidade de ONGs que atuam no setor de assistência social, por isso, e muito importante que seus processos estejam estruturados e seus resultados, claros.

11 Quadro sumário 1)Que rumo a empresa deve tomar? Foco na arrecadação de recursos financeiros e atração e retenção de voluntários. 2)Como buscar a competitividade? Através de parcerias e transparência financeira. 3)Como promover a qualidade? Processos internos bem estruturados e treinamento dos recursos humanos. 4)Como estimular a inovação? Através da adoção de práticas sugeridas pelos voluntários e pelos próprios beneficiados. 5)Como garantir a sustentabilidade? Através da adoção de práticas transparentes e orientação aos beneficiados. 6)Como buscar a lucratividade? O Projeto MUDAR não tem fins lucrativos. 7)Como promover a conectividade? As empresas parceiras podem promover o projeto com toda a comunidade, funcionários e fornecedores, divulgando assim, seu envolvimento em projetos sociais. 8)Como sincronizar os processos? Através de equipes bem treinadas auxiliando a conservação dos benefícios prestados. 9)Como gerenciar os projetos? Através do controle da qualidade de informação e acompanhamento dos beneficiados. 10)Como gerenciar o desempenho? Analisando o aumento da quantidade de beneficiados atendidos no período.

12 Conheça o Projeto Você acredita na mudança?
Visite o site: O lugar mais importante do mundo é aquele onde você está. O lugar onde você vive é o mais importante. É ali que você deve ser útil, prestativo, amigo, porque este é o seu lugar. A tarefa mais importante do mundo não é aquela que você desejaria executar... mas é aquela que você deve fazer. A vida é um constante MUDAR.


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