A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VÍRUS, PROCARIONTES E EUCARIONTES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VÍRUS, PROCARIONTES E EUCARIONTES"— Transcrição da apresentação:

1 VÍRUS, PROCARIONTES E EUCARIONTES
AULA 02 VÍRUS, PROCARIONTES E EUCARIONTES

2 CÉLULA ANIMAL CÉLULA VEGETAL

3 DIFERENÇAS CÉLULA VEGETAL CÉLULA ANIMAL PAREDE CELULAR PRESENTE
AUSENTE VACÚOLO PLASTÍDEOS FOTOSSÍNTESE RESERVA ENERGÉTICA AMIDO GLICOGÊNIO

4 Dependendo do tipo de estrutura celular que apresentam, os seres vivos podem ser divididos em:
procariontes eucariontes.

5 CÉLULA PROCARIÓTICA As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência da membrana carioteca (invólucro) individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelos e pelo pequeno tamanho.

6 São desprovidas: Mitocôndrias Plastídeos ou plastos Complexo de Golgi Retículo endoplasmático Cariomembrana (DNA disperso no citoplasma) A este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais: Bactérias Cianófitas (Cyanobacterias) ou algas azuis Micoplasmas (bactérias sem parede celular)

7

8 CÉLULAS EUCARIONTES São mais complexas que as procariontes.
Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. É provável que tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes, o que chamamos de Endossimbiose.

9 Representantes Fungos Protozoários Animais Plantas Um importante aspecto evolutivo das células eucarióticas é a individualização de um núcleo ou carioteca, delimitado por membrana nuclear ou cariomembrana, restringindo em seu interior o material cromossômico.

10 Exocitose e endocitose
Células procariontes Células eucariontes Envoltório nuclear Ausente Presente DNA Desnudo Combinado com proteínas Cromossomas Únicos Múltiplos Nucléolos Ausentes Presentes Divisão Fusão binária Mitose e meiose Endomembranas Mitocôndrias Cloroplastos Presentes em células vegetais Parede celular Não celulósica Celulósica em células vegetais Exocitose e endocitose Citoesqueleto

11 VÍRUS

12 Características Gerais
Acelulares Não tem metabolismo próprio Dimensão submicroscópica Constituídos de uma cápsula protéica(Capsídeo) que contém em seu interior uma ou poucas moléculas de ácido nucléico (DNA ou RNA), envoltas por moléculas de proteínas Não estão encaixados em nenhum tipo de Reino específico, mas uma solução possível seria formar um novo Reino: o Reino Vírus Parasitas intracelulares obrigatórios

13 São responsáveis por várias doenças infecciosas, embora em alguns casos não trazem prejuízos ao hospedeiro. ex: flores de tulipa. Benefícios???

14 Benefícios Pesquisa Científica (Biologia Molecular e Engenharia Genética). Terapia Gênica (usar a capacidade dos vírus de invadir células para implantar genes sadios em células portadoras de defeitos genéticos).

15 Mas por que classificá-los como seres vivos?
Característica básica de qualquer ser vivo: Possuir pelo menos uma célula (unidade básica de formação de um ser vivo) Ser capaz de se intercruzar livremente na natureza, produzindo descendentes férteis Ter a capacidade de fazer a síntese protéica

16 Exemplos Figura 2 Figura 1 Figura 3 Figura 4 Figura 4 Figura 5
Figura 1: Cão – Reino Animal Figura 2: Flores do Campo – Reino Planta Figura 3: Cogumelo – Reino Fungi Figura 4: Bacilos (bactérias) – Reino Monera Figura 5: Vírus do HIV Figura 6: Trypanossoma cruzi – Reino Protista

17 E por que não classificá-los?
. Não possuem características de seres vivos fora da célula . Se assemelham a um mineral, pois fora de um organismo vivo o vírus se torna um “cristal” . Fora da célula de qualquer indivíduo são inofensivos, ou seja, não são causadores de doenças

18 Bacteriófago: O Vírus “comedor” de Bactéria
O vírus bacteriófago T4, um dos mais antigos e conhecidos, é parasita de bactérias Possui uma estrutura peculiar e exclusiva, formada por uma carapaça protéica, dotada de uma cauda, específicas para a parede bacteriana. No interior da carapaça existe uma molécula de DNA e, na cauda, há uma proteína que fará contato com proteínas da membrana plasmática da bactéria. O encontro do bacteriófago com a bactéria é meramente casual e as fibras de fixação prendem o vírus à parede.

19 Reino Monera Formado pelas bactérias e cianobactérias, seres procariontes. Se as bactérias deixassem de existir, talvez não houvesse muitas doenças, mas as atividades vitais da terra “parariam”. Cadáveres se amontoariam, lixo seria acumulado...

20 Conhecendo a Estrutura das Bactérias
Bactérias são microorganismos unicelulares, procariotos, podendo viver isoladamente ou constituir agrupamentos coloniais. É comum a ocorrência de material genético (DNA). Algumas espécies de bactérias possuem, externamente à membrana esquelética, outro envoltório, mucilaginoso, chamado de cápsula.

21 As Bactérias Apresentam uma Parede Celular
A parede da célula bacteriana, também conhecida como membrana esquelética, reveste externamente a membrana plasmática. Fato notável é que o antibiótico penicilina, produzido pelo fungo Penicillium, impede a síntese de parede celular em bactérias, e sem parede, elas não conseguem sobreviver, pois a água penetra por osmose até arrebentar a célula.

22 A Reprodução nos Moneras
A Reprodução Assexuada: As bactérias reproduzem-se assexuadamente por divisão binária É um processo extremamente rápido: em condições favoráveis, uma bactéria produz duas em cerca de 20 minutos.

23 A Reprodução Sexuada Uma bactéria doadora envia parte do seu DNA para uma receptora. Essa se divide e origina bactérias diferentes. CONJUGAÇÃO

24 Reprodução Sexuada TRANSDUÇÃO Uma bactéria recebe DNA de um vírus e ao se dividir produz linhagem diferente.

25 As Cianobactérias São procariontes.
São todas autótrofas fotossintetizantes, mas suas células não possuem cloroplastos. encontradas no Há espécies que possuem células isoladas e outras que outras que formam colônias de diferentes formatos. Nas cianobactérias unicelulares, a reprodução assexuada dá-se por divisão binária. Desconhece-se, atualmente, a ocorrência de reprodução sexuada entre as cianobactérias.

26 REINO PROTISTA São unicelulares e eucariontes. Representantes:
Protozoários Algas unicelulares.

27 Os protozoários dividem-se em:
Sarcodíneos Mastigóforos Tripanossoma cruzi Ameba

28 Cilióforos Esporozoários Plasmódio


Carregar ppt "VÍRUS, PROCARIONTES E EUCARIONTES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google