A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo dirigido - Fisiologia Renal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo dirigido - Fisiologia Renal"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo dirigido - Fisiologia Renal
1- Comente o gráfico ao lado 2- Conceitue depuração. 3- Uma determinada molécula apresenta seu valor de depuração = 148 mL/min. Considerando que a TFG desta molécula é igual da inulina, comente sobre a manipula renal deste soluto. 4- Em que situação a depuração é igual a TFG?

2 5- Se o FEC se torna ácido, qual o reflexo dos rins para a manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico? 6- Em que situação a taxa de excreção será maior que a taxa de filtração glomerular? 7- Explique os seguintes processos de reabsorção: do sódio no túbulo proximal, da glicose associada ao sódio no túbulo proximal e da uréia. 8- Relacione as alterações de resistência vascular com a variação das taxas de filtração glomerular. 9- O edema pode ser causado pelo extravasamento de líquidos em situações de alteração na osmolaridade. Os rins apresentam papel importante nesse contexto já que eles podem regular a quantidade de solutos orgânicos. Seria possível observamos edema como conseqüência da diminuição da eliminação da uréia pelos rins? Justifique?

3 10- A medida das concentrações plasmáticas (Cp) e urinárias (Cu) da creatinina são bons indicadores da função renal. Explique as bases desta afirmativa discutindo as diferenças entre as Cp e Cu deste metabólito. Quais as conclusões que podem ser obtidas a partir destes dois indicadores (Cp e Cu da creatinina). 11- Qual o fator principal que permite a filtração glomerular e como ela pode ser influenciada. 12- Explique o gráfico dando ênfase na região tracejada.

4 13- Explique porque a taxa de filtração glomerular não flutua com a alteração da pressão arterial. O que é a região de autoregulação? 14- Comente sobre a resposta miogênica e a retroalimentação tubuloglomerular. 15- Como os rins manipulam as concentrações de glicose sanguínea? 16- Sob a ótica do transporte da uréia pelo túbulo proximal, explique porque 50% desta molécula é excretada. 17- Graficamente, descreva a curva de concentração vs distância percorrida ao longo do túbulo coletor da glicose.

5 18- Na diurese, como fica a osmolaridade da urina? Justifique.
19- Como o ducto coletor regula a taxa de excreção de água pela urina. Fale sobre a regulação. 20- Muita vasopressina aumenta ou diminui a osmolaridade da urina? 21- Quais os estímulos para a liberação do ADH? 22- Quando ingerimos muito sal, como o organismo regula essa entrada excessiva de soluto? 23- Fale sobre a aldosterona. 24- Fale sobre o sistema renina-angiotensina-aldosterona. 25- Qual o papel do peptídeo natriurético atrial.


Carregar ppt "Estudo dirigido - Fisiologia Renal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google