A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A base da ética na saúde: valorização da vida humana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A base da ética na saúde: valorização da vida humana."— Transcrição da apresentação:

1 A base da ética na saúde: valorização da vida humana.

2 BASES ÉTICAS DA EDUCAÇÃO

3 ÉTICA Ética vem do grego ethos, significa “modo de ser” ou “caráter” “morada”, enquanto forma de vida adquirida ou conquistada pelo homem.

4 MORAL Moral do latim mos ou mores, “costume” ou “costumes” significa conjunto de regras adquiridas por hábito. A moral se refere, ao comportamento adquirido ou modo de ser conquistado pelo homem. Conjunto de regras de conduta admitidas em determinadas épocas e consideradas absolutamente válidas.

5 ÉTICA Empresarial, ecológica, ambiental, educacional, política, no trânsito, na educação, na genética, na pesquisa, na saúde, na tecnologia, na ciência e da responsabilidade com o futuro. Condições para uma ação ser ética: Que sua essência esteja em consonância com o BEM, o JUSTO e o COLETIVO O ato e o efeito da ação provoca conseqüências boas ou más. A condição de moralidade de uma ação está na escolha, pois a essência humana é sua liberdade. Ninguém ensina ética, mas a “deliberar”.

6 CONCEITOS E DIFERENÇAS
ÉTICA vem do grego ethos, que significa analogamente “modo de ser” ou “caráter” enquanto forma de vida adquirida ou conquistada pelo homem. MORAL = costume, realização da ação – conjunto de regras, de condutas admitidas em determinadas épocas, consideradas absolutamente válidas.

7 DIFERENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL
ÉTICA: Sua função é teórica. Pergunta: o que é o bem, a justiça, a prudência, o respeito, etc. MORAL: É aquilo que acontece seu caráter é histórico.

8 ÉTICA A ética busca o bem+justiça+bem comum Teoria da felicidade.
Teoria da vida bem sucedida. Ação que vise políticas públicas Ação que vise a benevolência Ação que vise a não-maleficência

9 ÉTICA E MORAL Existe diferença entre ética moral?

10 ÉTICA E MORAL A função da ética é a mesma de toda a teoria: explicar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes. Ela busca o fundamento das normas morais. A moral é aquilo que acontece.

11 O QUE É ÉTICA E O QUE PRETENDE
“A ética é a cognição do bem em forma de teoria. A partir de sua forma teórica, ela se distingue dos ethos praticado de fato” (HARTMANN, Klaus. O mundo da saúde . p. 290). Ela deveria desenvolver aquilo que é compatível ou não com a dignidade do homem. Os requisitos necessários de uma vida boa, e o que impõe “amor à distância” para as gerações futuras. Quanto mais houver reflexão ética, quanto se “delibera” se reflete posturas éticas, tanto mais se abrirá a possibilidade da percepção e avaliação da moralidade das ações. Isto contribuirá para evitar a ambigüidade das ações.

12 POR QUE SOMOS MORAIS A moral é um instrumento para a compensação de nossas limitadas simpatias. Se nós só podemos estar bem numa relação equilibrada de amor e se a relação equilibrada de amor não é possível sem a atitude moral, então temos boas razões para nos entendermos moralmente. Quais as razões para nos comportarmos moralmente? Estão no fato de nos compreendemos como membros de uma comunidade moral em geral – caso contrário veríamos nossos semelhantes como simples objetos e não como sujeitos responsáveis ou dignidade.

13 POR QUE FALAMOS TANTO EM ÉTICA NA ATUALIDADE
Não é por modismo, nem por idealismo, mas por uma questão de sobrevivência. Os anseios que estão em jogo são os da humanidade e podem ser representados pelos fundamentos ecumênicos.

14 FUNDAMENTOS BÁSICOS DA ÉTICA
Dignidade humana – dignidade da vida – “O homem é um fim em si e nunca pode ser tratado como um simples meio” (Kant). Qualidade de vida – É um grito pela dignidade humana. Felicidade – realização humana. Vai além da realização subjetiva: é política, social, cultural, profissional, em nível de esperança e fé.

15 FUNDAMENTOS BÁSICOS DA ÉTICA
Justiça – é o fundamento que sustenta todo agir pelo “JUSTO MEIO”. Autonomia – fazemos nossa própria lei para buscarmos a realização e não a destruição. Eticamente somos feitos para buscar a realização. Sacralidade da vida – a vida não tem preço, tem valor.

16 ÉTICA TRADICIONAL DIMENSÃO DO ESPAÇO = vizinhos, amigos, polis,agir próximo, antropocentrismo. = o futuro é projetado para DIMENSÃO DO TEMPO ao alcance da eternidade

17 A ORIGEM DA MORAL A moral é uma espécie de pharmacon para a vida em sociedade.

18 MANDAMENTOS DA BABILÔNIA (SEC. 14 ª C.)
A ORIGEM DA MORAL MANDAMENTOS DA BABILÔNIA (SEC. 14 ª C.) Não peques contra o teu deus ou contra tua deusa (1º e 2 º mandamento). Não separes o pai do filho (4 º mandamento). Não desprezes teu pai e tua mãe (4 º mandamento). Não digas palavras de revolta (5 º e 8 º mandamento). Não entres na casa do teu próximo (6º 9 º ou 7 º mandamento). Não te avizinhes da mulher do teu próximo (6º e 9 º mandamento). Não roubes a veste do teu próximo (7 º mandamento). Não digas falsidades (8 º mandamento). Não digas ou faças impurezas (6 º mandamento). Não transgridas a Justiça (5 º ou 7 º mandamento). Não faças sortilégios (1 º mandamento). Observa as tuas promessas (1 º mandamento).

19 ÉTICA E TECNOCIÊNCIA Há na atualidade uma nova dimensão de ESPAÇO e de TEMPO. O futuro concreto está na esfera do nosso poder. Há um excesso de poder da ciência e uma onipotência do conhecimento científico.

20 IMPERATIVO PARA O NOSSO TEMPO
“Age de maneira tal que os efeitos de tuas ações não coloquem em risco a possibilidade de vida no futuro” (Hans Jonas).

21 ÉTICA PARA O NOSSO TEMPO
A ética do futuro Responsabilidade em relação ao frágil Ética como exercício de cidadania Ética e educação Ética ambiental: pensar globalmente e agir localmente Ética como limite prudencial

22 MODELOS ÉTICOS Ética social – compreensão do homem como sujeito naturalmente empírico – separação entre ética e religião. Consiste em determinar se o interesse está exclusivamente vinculado ao amor próprio, ao egoísmo, ou também se supõe intenções altruísticas.

23 ÉTICA SOCIAL “Mínimo Moral”
Benevolência = “fomos feitos para a sociedade e para o bem de nossos semelhantes, devemos ser zelosos de nossa própria vida, saúde e bens privados”.

24 MODELOS ÉTICOS A ética do dever - É para o indivíduo. “Procede apenas segundo aquela máxima, em virtude da qual podes querer ao mesmo tempo em que ela se torne uma lei universal”. (Ou) “Procede de maneira que trates a humanidade, tanto na tua pessoa como na de todos os outros, sempre e ao mesmo tempo como fim, e nunca como puro meio”. (Ou) “O homem é um fim em si mesmo e não pode ser usado como meio” (Kant).

25 EXPLIQUE? Qual o sentido de uma ação por dever.
Qual o sentido de uma ação conforme o dever.

26 MODELOS ÉTICOS Ética da responsabilidade
Ética da convicção (Max Weber).

27 MODELOS ÉTICOS Ética da responsabilidade com o futuro e em relação com a técnica (Hans Jonas). Fundamentos da teoria da responsabilidade? Está na idéia de que a natureza tem um fim: existir, ser, continuar existindo para sempre. De que adiantará tudo isso se um dia o homem cessar de existir?

28 Fundamentos da teoria da responsabilidade?
Responsabilidade pelas consequências Responsabilidade paterna e política Responsabilidade com o frágil Resposabilidade com o vulnerável Precaução Temor Prudência

29 IMPERATIVOS CATEGÓRICOS PARA OS TEMPOS ATUAIS
Age de tal maneira que os efeitos de tua ação não conduzam à possibilidade de destruição da existência futura. Age de tal modo que os efeitos de tua ação não sejam destruidores da possibilidade futura dessa vida. Não comprometas as condições de continuidade indefinida da humanidade sobre a terra. Inclui em tua escolha presente como objeto do teu querer a integridade futura do homem.

30 MODELOS ÉTICOS Ética discursiva ou comunicativa (Jürgen Habermas).
A ação comunicativa Ação instrumental

31 ÉTICA DISCURSIVA A ação comunicativa supõe o entendimento entre indivíduos que procuram, pelo uso de argumentos racionais, convencer ou se deixar convencer a respeito da validade da norma. Ela requer sociabilidade, solidariedade, cooperação, entendimento e consenso. A intenção precisa ser ética.

32 FUNDAMENTOS DA ÉTICA DO DISCURSO
A simetria entre os interlocutores Predisposição para o diálogo. Todos podem problematizar qualquer afirmação. Todos podem introduzir no discurso qualquer afirmação desde que seja ética. Todos podem expressar suas posições, desejos, necessidades. Não se pode impedir nenhum falante de fazer valer os direitos, estabelecidos nas regras anteriores, mediante coação interna ou externa.

33 DELIBERAÇÃO Uma norma só será declarada correta se todos os afetados estiverem de acordo ou consentirem. Ela não satisfará o interesse de um, mas de todos os envolvidos.

34 BIOÉTICA “A ciência da sobrevivência humana” (Potter).
“Bioética como uma ponte para o futuro” (1971). “Bioética global” (1988). “Bioética profunda”. “Questões emergentes e persistentes”. “Bioética e justiça social”

35 BIOÉTICA E TECNOCIÊNCIA
PROJETOS TECNOLÓGICOS DO SÉCULO XX: a)Projeto Manhattan (1943) - Microcosmo b) Projeto Apolo (1969) - Macrocosmo c) Projeto Genoma Humano - De sujeito o homem tornou-se objeto da ciência.

36 BIOÉTICA Definição: Estudo sistemático das dimensões morais – incluindo visão, decisão, conduta e normas – das ciências da vida e da saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas num conteúdo interdisciplinar. Nascer. Quando começa a vida? Conceito de pessoa. Vulnerabilidade. Viver. Dignidade de vida e busca de qualidade. Final da vida. O que significa dignidade humana na fase final da vida? Vulnerabilidade.

37 BIOÉTICA Nascer: aborto, reprodução assistida, clonagem, pesquisas com células tronco, terapia gênica. Viver: responsabilidade, precaução, prudência Final da vida: eutanásia, distanásia, mistanásia e ortotanásia.

38 ATIVIDADE Aborto, Reprodução assistida, Clonagem,
Pesquisas com células tronco, Terapia gênica.

39 PRINCIPIALISMO - Benevolência - Não-maleficência - Justiça - Autonomia
- (Princípio da reverência à vida)

40 PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS
- Dignidade Humana - Justiça - Autonomia - Liberdade - Qualidade de vida - Felicidade

41 BIOÉTICA É SABEDORIA PRÁTICA
O sábio começa a fazer o que quer ensinar, depois ensina... Prov. Chinês


Carregar ppt "A base da ética na saúde: valorização da vida humana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google