A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É LIXO PROF. MARLON SANTOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É LIXO PROF. MARLON SANTOS."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É LIXO PROF. MARLON SANTOS

2 O que é Lixo? O lixo é tudo que alguém descarta por não querer mais ou por não perceber uma utilidade imediata. Assim, o lixo é também um resíduo, mas que não foi reaproveitado.

3 CLASSIFICAÇÃO DO LIXO Lixo Orgânico
Restos de comida, folhas de árvore e outros materiais que entram em decomposição facilmente. Podem ser transformados em adubo. Importante: papel higiênico, guardanapos e fraldas descartáveis vão sempre no lixo orgânico.

4 Resíduo Seletivo São resíduos que não possuem origem biológica ou que foram produzidos pelo ser humano. São plásticos, metais, vidros e papéis. A maior parte desses resíduos é reciclável, mas há exceções.

5 RESÍDUOS DE SAÚDE É o lixo produzido por hospitais, postos de saúde, farmácias, ou proveniente de residências, como plásticos das seringas, seringas e agulhas utilizadas para aplicação de insulina, embalagens de medicamentos, scalp, agulhas usadas em casa devem ser devolvidas nos postos de saúde do município, vidros e papéis. Todo esse resíduos não é reciclável. Estes resíduos que foram produzidos dentro das instalações hospitalares.

6 LÂMPADAS FLUORESCENTES
Também devem ser devolvidas às lojas onde foram compradas. Por contarem com material tóxico, não devem ser colocadas nem no lixo orgânico nem no seletivo. A legislação A Lei Estadual nº de , diz em seu artigo 1º: "É vedado o descarte de... lâmpadas fluorecentes... em lixo doméstico ou comercial." A Lei Municipal nº de , por sua vez, afirma: "... lâmpadas contendo mercúrio, após seu esgotamento energético deverão ser entregues em estabelecimentos que as comercializem... para que estes repassem aos fabricantes... para que adotem os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou destinação final ambientalmente adequada."

7 Pilhas e Baterias A partir de uma alteração na legislação, ocorrida em 2010, as pilhas devem ser devolvidas ao fabricante ou à loja em que foi feita a compra. O correto é devolver as baterias nas lojas que vendem os aparelhos. Eles devem receber esse tipo de material. O mesmo deve ser feito com as baterias de notebooks.

8 Óleo de Cozinha Não jogue o óleo usado em frituras na pia. O correto é colocá-lo em embalagens PET (refrigerante ou água), fechar bem e dispor o material para coleta seletiva. Esse óleo vai para as associações de reciclagem e será reutilizado pela indústria, que o transformará em biocombustível ou material de limpeza.

9 MÓVEIS, FOGÕES, GELADEIRAS, TVS
No Ecoponto, o cidadão terá a oportunidade de descartar e a de retirar objetos que estiverem em condições de uso ou com possibilidade de recuperação. A iniciativa prevê também o repasse de materiais que estiverem em boas condições à Fundação Caxias para que sejam destinados às famílias carentes. O que a comunidade pode entregar ao Ecoponto: sofás, armários, cadeiras, camas, colchões, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, equipamentos de informática, som e telefonia usados, objetos que, muitas vezes, são descartados irregularmente em via pública.

10 Para onde vai isso tudo????

11 LIXÃO São depósitos de lixo a céu aberto, sem nenhum tipo de tratamento. Podem ser de dois tipos: oficiais (de conhecimento do Poder Público) ou clandestinos. É comum o lixão contaminar o solo, o subsolo e os lençóis freáticos, destruindo a vegetação nas proximidades e poluindo a água.

12 Aterro Sanitário É um depósito que, antes de receber o lixo orgânico, é preparado para evitar a contaminação do meio ambiente. No Rio de Jeneiro, o Aterro Sanitário de Teresópolis, entregue pelo Estado no dia 23/07/2009 foi estruturado com modernas tecnologias para evitar que o chorume e o gás metano poluam o solo, a água e o ar.  A partir de 2009, o lixo orgânico da cidade passou a ser depositado na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Teresópolis. Trata-se de um moderno aterro, que segue todas as normas ambientais e prevê inclusive produção de energias alternativas a partir dos gases gerados pelo lixo.

13

14 Responsabilidades por cada tipo de resíduo:
Comercial(até 50 Kg)-Prefeitura Domiciliar –Prefeitura Serviços de saúde -Gerador (hospitais ...) Público –Prefeitura Industrial -Gerador (indústrias) Agrícola -Gerador (agricultor) Entulho -Gerador

15 Destinos dos Resíduos:
Depósitos a céu aberto: Apresentam perigos como a poluição de águas subterrâneas e cursos d’água vizinhos, proliferação de animais parasitas, odores de fermentação. Depósitos em aterro sanitário: Lixo depositado dentro de um buraco protegido para ele não infiltrar a terra. Não cria prejuízos ou ameaças à saúde e à segurança pública quando feito de maneira correta. Incineração: Processo de queima do lixo. É um processo caro, exige dispositivos que evitem ou minimizem a poluição do ar. Compostagem: É a degradação do lixo pelas bactérias. Os resíduos orgânicos de fácil degradação são moídos e revirados por alguns dias, para facilitar a ação das bactérias. Reciclagem: Reciclar é reaproveitar os materiais na fabricação de novos produtos.

16 HÁ 4 FORMAS DE COLETA SELETIVA:
Coleta porta a porta - Domiciliar: assemelha- se ao procedimento clássico da coleta normal do lixo. Coleta seletiva em postos de troca: Neste caso a pessoa recebe algum bem ou benefício, tais como alimentos, vale-transporte, vale- refeição, descontos em troca do resíduo.

17 Coleta seletiva por catadores: geralmente é uma atividade informal, executada por catadores de rua (autônomos ou em cooperativas). Coleta seletiva em PEV - Postos de Entrega Voluntária ou em LEV - Locais de Entrega Voluntária: Cada material deve ser colocado num contêiner específico, onde deve constar o nome do reciclável e as cores padronizadas:

18 - AZUL: PAPEL - VERMELHO: PLÁSTICO - VERDE: VIDRO - AMARELO: METAIS - PRETO: MADEIRA - MARROM: ORGÂNICO - CINZA: RESÍDUOS EM GERAL; NÃO RECICLÁVEIS, MISTURADO, CONTAMINADOS, NÃO PASSÍVEIS DE SEPARAÇÃO.

19 SAIBA O QUE DE SER SEPARADO:
Lixo seco: papel, papelão, plásticos, vidros e metais. Lixo úmido: restos de comida e sobras de cozinha. Se você morar em casa e houver lugar com terra, esses materiais podem ser transformados em um excelente adubo. Não recicláveis: papel higiênico, papel plastificado, papel de fax ou carbono, cerâmicas e lâmpadas comuns. Lixo especial: pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, pneus, embalagens de agrotóxicos, lixos de serviços de saúde, entre outros. Eles devem devolvidos ao local de onde foram comprados, mas antes guarde-os separadamente.

20 VANTAGENS DA COLETA SELETIVA:

21 Benefícios Ambientais:
-Reduz os custos com a disposição final do lixo (aterros sanitários, incineradores), pela diminuição do volume de lixo a ser disposto; -Aumenta a vida útil dos aterros sanitários; -Diminui os lixões clandestinos e os gastos com limpeza pública; -Melhora as condições ambientais e a saúde pública do município. - Ocorre uma maior conscientização ambiental da população;

22 Benefícios Sociais: -Gera empregos diretos e indiretos; -Ocorre o resgate social dos indivíduos, através da criação de associações/cooperativas de catadores ou do seu trabalho nas Centrais de Triagem; -Estimula a cidadania e a participação comunitária. -Contribui para a melhoria da qualidade de vida.

23 Gerenciamentos de Resíduos de Serviços de Saúde RDC 306/04
Resolução da Diretoria Colegiada de numero 306/04 (RDC 306/04) Ela nos informa como devemos proceder no armazenamento e descarte de resíduos hospitalares e a suas especificas embalagens, Conforme verificado existem 4 níveis de Inativação de Produtos produzidos pela saúde.


Carregar ppt "O QUE É LIXO PROF. MARLON SANTOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google