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Gestão Ambiental e Responsabilidade Social

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Apresentação em tema: "Gestão Ambiental e Responsabilidade Social"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Profª. Marlon Santos

2 Diretrizes e as atividades administrativas e operacionais, tais como:
GESTÃO AMBIENTAL Diretrizes e as atividades administrativas e operacionais, tais como: planejamento, direção, controle, alocação de recursos e outras realizadas com o objetivo de obter efeitos positivos sobre o meio ambiente, quer reduzindo ou eliminando os danos ou problemas causados pelas ações humanas, quer evitando que eles surjam.

3 O meio ambiente pode ser dividido em seis aspectos:
Ar, água, solo, subsolo, fauna, flora e paisagem. Dada a abundância destes aspectos por um longo período, o pensamento clássico considerou que, muitos bens naturais eram gratuitos e inesgotáveis.

4 ECOLOGIA Ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente que os cerca. Estudo dos seres vivos e o meio ambiente. A palavra "ecologia" deriva do grego oikos, como sentido de "casa", e logos, que significa "estudo". Literalmente, enfim, a ecologia é o estudo do "lugar onde se vive", com ênfase sobre "a totalidade ou padrão de relações entre os organismos e o seu ambiente” Webster's Unabridged Dictionary

5 Busca pela sustentabilidade
NOVO CONTEXTO Busca pela sustentabilidade Crise Ambiental

6 FATORES IMPULSORES Acidentes Ambientais:
– EUA Resíduos químicos –Hooker Chemical 1952- Inglaterra Emissão de grandes quantidades de enxofre 1976-Itália Grande incêndio numa indústria de pesticida 1989- Alasca Acidente com o petroleiro Exxon-42 mil toneladas de petróleo 2000- Brasil Acidente com um duto da Petrobras- Contaminação da Baía de Guanabara.

7 FATORES IMPULSORES Problemas Ambientais: Poluição
Destruição progressiva da camada de ozônio por gases Extinção de espécies Aquecimento global Crescimento da população mundial Indisponibilidade de água potável

8 FATORES IMPULSORES Globalização Insuficiência de leis
Mercado de Capitais

9 SETOR E POLUENTES Refinaria de Petróleo Têxtil
SO2, NO2, outros, derramamentos. Materiais particulados, outros, ruídos SO2 – Dióxido de Enxofre NO2 – Dióxido de Nitrogênio

10 PARA REFLETIR É comum apontar a Revolução Industrial como um marco importante na intensificação dos problemas ambientais. A maior parte de emissões ácidas, de gases de estufa e de substancias tóxicas resulta das atividades industriais em todo o mundo.

11 OS MOVIMENTOS EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE
1972- Suécia – Primeira Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente – Conferência de Estocolmo Conscientização da sociedade mundial sobre os problemas ecológicos. Representantes de 113 países. 1975- Belgrado- Seminário Internacional de Educação. Conscientização; sensibilização; responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. 1988- Suécia

12 OS MOVIMENTOS EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE
1992- Rio de Janeiro - ECO-92 170 países Objetivo: Identificar ações que combinem o desenvolvimento com a proteção do meio ambiente. Agenda 21. Este documento é considerado “o maior esforço conjunto, feito por governos de todo o mundo, para identificar as ações que combinem o desenvolvimento com a proteção do meio ambiente.” ECO-Rio.

13 OS MOVIMENTOS EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE
2002- África do Sul- II Conferência Mundial em Desenvolvimento Sustentável – Rio +10 participantes. 100 chefes de Estado.

14 RETROSPECTO HISTÓRICO
Parcerias para a sustentabilidade Mudando o rumo Além da obrigação Adaptação resistente Ignorância total 2012 1960 1980 2000 2010 1970 1990 Rio+10 (Johanesburgo) Rio+20 (Rio de Janeiro) Silent Spring Our Common Future ECO'92 Silent Spring - é um livro escrito por Rachel Carson e publicado em Setembro de O livro é amplamente creditado como tendo ajudado no lançamento do movimento ambientalista.[1] Our Common Future - Nosso Futuro Comum, também conhecido como Relatório Brundtland, da Organização das Nações Unidas Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (WCED) foi publicado em 1987. Conferência de Estocolmo Fonte: Business & The Environment Programme, Background Briefings (2004)

15 O MOVIMENTO ECOLÓGICO O ambientalismo, movimento ecológico ou movimento verde consiste em diferentes correntes de pensamento de um movimento social, que tem na defesa do meio ambiente sua principal preocupação, demandando medidas de proteção ambiental, tais como medidas de anti-poluição.

16 MOVIMENTO ECOLÓGICO & ECOLOGIA
“Ecologia é o estudo das interações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente” & "Movimento ecológico na visão contemporânea, passou a existir da aplicação dos conhecimentos científicos da ecologia com a inclusão do ser humano como co- responsável pela manutenção do equilíbrio desta interação.

17 RELAÇÃO SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE
Macroquestões ambientais Desafios e perspectivas

18 MACROQUESTÕES AMBIENTAIS
O aumento da temperatura global da terra - Efeito Estufa Destruição progressiva da camada de ozônio buraco da camada de ozônio A poluição industrial

19 MACROQUESTÕES AMBIENTAIS
Indisponibilidade de Água Potável: 97% da água é salgada-mares e oceanos 3% da água doce- 2% geleiras e 1% consumo 1,2 bilhões de pessoas estarão passando sede até –ONU. Extinção das espécies: O Brasil detém cerca de 15% a 20% da biodiversidade global. (é dessa biodiversidade que virão os futuros medicamentos, novos alimentos e os combustíveis que substituirão o petróleo).

20 IMPACTO AMBIENTAL Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: I - a saúde, a segurança e o bem - estar da população; II - as atividades sociais e econômicas; III - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; IV - a qualidade dos recursos ambientais.

21 . DESAFIOS Uso com racionalidade dos recursos da natureza.
Respeito à capacidade de suporte(regenerativa) dos ecossistemas. Compromisso com as gerações futuras. Utilização de novas tecnologias. Uso de substituto renováveis (energia eólica, energia solar…) .

22 DESAFIOS Foco apenas no crescimento econômico não leva em consideração a questão dos riscos de esgotamento dos recursos naturais, sobretudo os não renováveis e o impacto das atividades econômicas na degradação do meio ambiente.

23 PRINCÍPIOS LIGADOS A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Prevenção: mais vale prevenir a degradação, a poluição e o prejuízo social do que mais tarde ter que reparar o erro (evitar prejuízos); Participação: o processo decisório deve prever a divulgação das implicações das decisões que estão sendo tomadas fomentando a participação dos interessados

24 PRINCÍPIOS LIGADOS A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Precaução: deve-se antes avaliar as conseqüências ambientais e sociais de uma ação (agir com consciência); Pro - atividade: as ações devem ser orientadas mais pelas oportunidades e não só pelos problemas;

25 PRINCÍPIOS LIGADOS A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Compensação: havendo piora localizada das condições anteriores como resultado de qualquer ação, deve haver compensação aos prejudicados; Compromisso com melhorias contínuas: compromete-se a fazer progresso contínuo em direção a sustentabilidade (visão do longo prazo);

26 PRINCÍPIOS LIGADOS A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Princípio do poluidor pagador: o responsável por degradação, poluição ou danos de qualquer espécie deve arcar com os custos de remediá-los

27 VISÃO DE DESENVOLVIMENTO FOCO NO CRESCIMENTO ECONÔMICO
Satisfação dos acionistas ou interesse dos sócios- proprietários; Satisfação dos distribuidores (maximização das margens de lucro); Satisfação dos fornecedores (bons preços nas partidas fornecidas); Satisfação dos empregados; Satisfação dos consumidores (quando não são satisfeitas, recorrência ao Código de Defesa do Consumidor)

28 VISÃO DE DESENVOLVIMENTO FOCO NO EQUILIBRIO E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Satisfação dos consumidores (norteando as ações da empresa); Satisfação dos empregados (valorização do capital humano); Satisfação dos fornecedores (preços compatíveis nas partidas fornecidas); Satisfação dos distribuidores (margens responsáveis de lucro); Satisfação dos acionistas ou sócios-proprietários.

29 METAS DO MILÊNIO- ONU Erradicar a extrema pobreza e a fome
Atingir a universalização do ensino fundamental Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher Reduzir a mortalidade infantil Melhorar a saúde materna Combater o HIV/Aids, malária e outras doenças Garantir a sustentabilidade ambiental Promover uma parceria mundial para o desenvolvimento

30 AS EMPRESAS E O MEIO-AMBIENTE

31 INDICADORES EMPRESARIAIS
Comprometimento da empresa com a causa ambiental Educação Ambiental Gerenciamento do impacto no meio ambiente e do ciclo de vida de produtos e serviços Minimização de entrada e saídas de materiais

32 AÇÕES EMPRESARIAIS Gestão do impacto ambiental
Treinamento, formação e capacitação no uso sustentável de recursos naturais Programas de premiação para projetos e ações ambientais Garantia de acesso à água potável Programa de tratamentos de resíduos Inovação de produtos e processo a partir do desenvolvimento sustentável Mudança do modelo de gestão a partir de critérios ambientais Premiação e reconhecimento público de projetos ambientais Promoção do meio ambiente de forma sustentável

33 COMO AS EMPRESAS AFETAM O MEIO-AMBIENTE?
Pelo uso físico de áreas onde se instalam Pelo uso de matérias-primas e insumos de produção Pelo consumo de água, energia, combustível Com a movimentação de cargas e pessoas da empresa e para a empresa Através do uso dos seus produtos ou serviços

34 COMO AS EMPRESAS AFETAM O MEIO-AMBIENTE?
Na prestação de assistência técnica (óleos, graxas, peças velhas) Pela geração de resíduos sólidos e despejos industriais Com a emissão de poluentes (partículas, gases, odores, barulho) Através de testes e pesquisas de processos industriais e produtos Com o descarte dos produtos colocados à disposição dos consumidores

35 COMO AS EMPRESAS SÃO AFETADAS PELO MEIO-AMBIENTE?
Por emissões da própria indústria ou de terceiros (partículas, gases, odores, barulho) Através de pressões de vizinhanças Com exigências de usuários e consumidores Por meio das legislações ambientais Por exigências de órgãos ambientais Pela escassez de matérias-primas e insumos Pelo custo dos investimentos em controles de proteção ambiental

36 COMO AS EMPRESAS SÃO AFETADAS PELO MEIO-AMBIENTE?
Por movimentos e ações de organizações não- governamentais Por imposições e exigências (políticas e diretrizes) da holding e/ou matriz Por exigências do fornecedores Por restrições de uso do solo Por diretrizes e normas de acordo de instituições nacionais e/ou internacionais (ISO, ABNT, UNIÃO EUROPÉIA, CÂMARA DE COMÉRCIO INTERNACIONAL)

37 ECOBUSINESS Definido usualmente como o negócio ambientalmente consciente, que busca sempre a produção mais limpa possível e o mínimo de impacto ambiental.

38 NEGÓCIOS POTENCIAIS NA ÁREA DE ECOBUSINESS
Coleta, transporte, tratamento, deposição e reciclagem de resíduos Serviços, sistemas e equipamentos de saneamento Produção de alimentos e produtos naturais Desenvolvimento e aplicação da biotecnologia Fomento de atividades relacionadas à biodiversidade

39 NEGÓCIOS POTENCIAIS NA ÁREA DE ECOBUSINESS
Produção de sistemas e equipamentos de controle ou eliminação da poluição Editoração de publicações e multimídia (livros, revistas, vídeos, jornais) Gerenciamento ambiental Serviços de contabilidade ambiental

40 NEGÓCIOS POTENCIAIS NA ÁREA DE ECOBUSINESS
Preparação e venda de apólices de seguro ambiental; Execução de análises de risco e desenvolvimento de tecnologias ambientalmente saudáveis; Implantação de projetos e atividades de turismo ecológico; Execução de avaliações, estudos e relatórios ambientais; Desenvolvimento e aplicação de eco-tecnologias;

41 NEGÓCIOS POTENCIAIS NA ÁREA DE ECOBUSINESS
Produção de embalagens reutilizáveis e ambientalmente compatíveis; Marketing ecológico; Desenvolvimento de publicidade com cunho ecológico-institucional; Realização de auditorias ambientais e análises ambientais do ciclo de vida de produtos e serviços

42 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS AMBIENTAIS
Os organismos internacionais, públicos ou privados, a legislação ambiental, os órgãos de governo nacionais, estaduais e municipais responsáveis pelo meio ambiente, as organizações não-governamentais ambientalistas e os consumidores vão aumentar suas exigências e pressões sobre empresas poluidoras ou exploradoras da natureza. O Código Florestal, recentemente aprovado, ainda que controverso, busca conciliar a prevenção ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais, regulando seus reflexos sobre as atividades empresariais, os consumidores e a comunidade em geral.

43 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS AMBIENTAIS
Os mercados internos e externos vão ser cada vez mais exigentes quanto à compatibilidade ambiental de produtos e serviços. As empresas dependentes de recursos naturais renováveis ou não, e as que são consideradas poluentes, terão pela frente tarefas complexas e árduas para manter a sua competitividade e a própria sobrevivência.

44 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS AMBIENTAIS
O gerenciamento ambiental, a auditoria ambiental e a certificação ambiental passarão a ser difundidos e/ou exigidos cada vez mais, com fortes reflexos principalmente sobre as empresas exportadoras de países em desenvolvimento. As diretrizes e normas internacionais e nacionais que tratam da questão ambiental em empresas continuarão cada vez mais na ordem do dia, pois elas representam uma busca permanente da compatibilidade ambiental com as atividades empresariais.

45 Por que uma empresa deve melhorar seu desempenho ambiental ?

46 POR QUE UMA EMPRESA DEVE MELHORAR SEU DESEMPENHO AMBIENTAL ?
Aspectos básicos tradicionais: SATISFAÇÃO X PREÇO CONDIÇÕES DE ENTREGA X ASPECTOS AMBIENTAIS

47 POR QUE UMA EMPRESA DEVE MELHORAR SEU DESEMPENHO AMBIENTAL ?
Maior satisfação dos clientes preferência pelos produtos da empresa Melhoria da imagem junto aos clientes, colaboradores, governo, ONG, etc Conquista de novos mercados fator de competitividade / cliente passa a aceitar pagar um pouco mais pela ‘qualidade de vida’ Redução de custos eliminação de desperdícios / análise do processo de produção / uso racional dos recursos e energia

48 POR QUE UMA EMPRESA DEVE MELHORAR SEU DESEMPENHO AMBIENTAL ?
Melhoria do desempenho - maior produtividade - ações gerenciais e treinamento - gestão ambientalXgestão da qualidade Redução dos riscos menor possibilidade de acidentes/multas/abalo da imagem/melhor renegociação com seguradoras Maior permanência do produto no mercado sem ocorrências de reações adversas dos consumidores / melhor imagem frente aos consumidores e financiadores

49 POR QUE UMA EMPRESA DEVE MELHORAR SEU DESEMPENHO AMBIENTAL ?
Maior facilidade na obtenção de financiamentos Maior facilidade na obtenção de certificação Garantir um ambiente saudável para as gerações futuras DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

50 TRIPÉ DAS RESPONSABILIDADES EMPRESARIAIS LUCRO E RESPONSABILIDADES EMPRESARIAIS
AMBIENTAL RESPONSABILIDADE ECONÔMICA SOCIAL LUCRO ($$$): não é a finalidade da empresa, mas sim um resultado de seu trabalho, sendo uma medida de seu desempenho (atendendo bem -> vende mais -> melhores preços -> lucro)

51 CONTA DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE DORES DE CABEÇA VENDAS MANTER-SE NO MERCADO, OU SEJA, ASSEGURAR A SUSTENTABILIDADE.

52 OTIMIZAÇÃO ECONÔMICA E AMBIENTAL NAS EMPRESAS
AÇÕES/OBJETIVO ELEMENTOS RESULTADO ÁGUA E ENERGIA MATÉRIAS PRIMAS INSUMOS SOLO EMBALAGENS OTIMIZAÇÃO ECONÔMICA E AMBIENTAL EVITAR EVITAR REDUZIR REDUZIR RECICLAR RECICLAR REUTILIZAR REUTILIZAR MELHORAR MELHORAR JUNCHEM, P. A., 1995.

53 COMPONENTES E INFLUÊNCIAS DO AMBIENTE MACRO E MICRO EMPRESARIAL
MEIO AMBIENTE NATURAL AMBIENTE MICRO Política e Legislação Sociedade Acionistas e proprietários Consumidores Concorrentes Vizinhança Fornecedores EMPRESA Ciência e Tecnologia Economia Bancos e seguradoras JUNCHEM, P. A., 1995.

54 MUDANÇAS NA EMPRESA ATRAVÉS DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
ABORDAGEM CONVENCIONAL ABORDAGEM CONSCIENTE Assegurar lucro transferindo insuficiências para o preço dos produtos LUCRO Assegurar lucro controlando custos e eliminando ou reduzindo perdas, fugas e ineficiências Descartar os resíduos da maneira mais fácil e econômica RESÍDUO Valorizar os resíduos e maximizar a reciclagem; destinar corretamente os resíduos não recuperáveis INVESTIMENTO Protelar investimentos em proteção ambiental Investir em melhorias do processo e qualidade total (ambiental) Cumprir a lei no que seja essencial, evitando manchar a imagem da empresa LEGISLAÇÃO Adiantar-se e antecipar-se às leis, projetando uma imagem avançada da empresa MEIO-AMBIENTE Meio-ambiente é um problema! Meio-ambiente é uma oportunidade!


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