A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Guião para Elaboração de Projectos”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Guião para Elaboração de Projectos”"— Transcrição da apresentação:

1 “Guião para Elaboração de Projectos”
Curso Tecnológico Desporto ES Pinheiro e Rosa “Guião para Elaboração de Projectos” Organização e Desenvolvimento Desportivo

2 O que é um projecto? “…é um corpo organizado de tarefas que, de uma forma integrada, concorrem para a realização de determinado fim que lhes é comum.” Pires, G. 1995 “ …um conjunto de actividades, implicando a utilização de recursos diversos executados para levar a cabo um determinado objectivo” Mata, C. 2002

3 Componentes de um projecto
Título do projecto Caracterização do problema e justificativa Objetivos Metas Metodologia   Cronograma Orçamento Revisão Bibliográfica

4 Título do Projecto Deve ser apelativo e dar uma ideia concisa do projecto

5 Caracterização do problema e justificativa (Introdução)
Deve ficar claro que o projecto é uma resposta a um determinado problema percebido e identificado pela comunidade ou pela entidade proponente. Deve enquadrar o projecto descrevendo com detalhes a região onde vai ser implantado, o diagnóstico do problema se propõe a solucionar, a descrição dos antecedentes do problema, relatando os esforços já realizados ou em curso para resolve-lo.

6 Caracterização do problema e justificativa (Introdução)
A justificativa deve apresentar respostas à questão PORQUÊ? Deve focar algumas questões que justificam o projecto. Qual a importância desse problema para a comunidade? Existem outros projectos semelhantes sendo desenvolvidos nessa região ou nessa temática? Quais os benefícios (sociais, económicos, ambientais) a serem alcançados pela comunidade e os resultados para a região?  

7 Objetivos O Projecto não pode ser considerado como um fim em si mesmo, mas como um meio para atingir um fim maior. A especificação do objectivos responde Às questões: PARA QUE? e   PARA QUEM? Os objectivos devem ser formulados sempre como a solução de um problema e o aproveitamento de uma oportunidade.

8 Objectivos Dois tipos de objectivos:
Objectivo Geral: Deve expressar o que se quer alcançar a longo prazo, ultrapassando inclusive o tempo de duração do projecto. Este não pode ser visto como fim em si mesmo, mas como um meio para alcançar um fim maior. Objectivos específicos: Corresponde aos resultados esperados no final do projecto. 

9 Metas São os resultados parciais a serem atingidos e neste caso podem e devem ser bastante concretos expressando quantidades e qualidades dos objectivos Ao escrevermos uma meta, devemos nos perguntar: o que queremos? Para que o queremos? Quando o queremos? Cada objectivo específico deve ter uma ou mais metas. Quanto melhor dimensionada estiver uma meta, mais fácil será definir os indicadores que permitirão evidenciar seu alcance.      

10 Metodologia Descrição do projecto abrangendo várias questões do plano: como? com quê? onde? Também deve incluir a metodologia a implementar na avaliação do projecto.

11 Cronograma Os projectos devem ser temporalmente definidos, explicitando-se quando começam e acabam as diversas fases (preparação, actividade, avaliação).

12 Orçamento Previsão das despesas e receitas do projecto

13 Revisão bibliográfica
Avaliza o enquadramento teórico e técnico do projecto.


Carregar ppt "“Guião para Elaboração de Projectos”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google