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IT Governance and Business Value

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Apresentação em tema: "IT Governance and Business Value"— Transcrição da apresentação:

1 IT Governance and Business Value

2 IT Governance and Business Value
Um dos aspectos mais críticos na gestão das TI, ou “IT Governance”, e que tem um impacto significativo no retorno dos investimentos, é o conceito de alinhamento das TI com a estratégia da organização de forma a criar valor para o negócio – “Business Value”. Acreditamos que a necessidade de alinhamento crescerá em importância à medida que as organizações tiverem de se adaptar mais rapidamente aos mercados, de reagir à necessidade de mudar de orientação ou de modelo de negócio. Neste sentido, queremos com este inquérito entender qual o impacto que as TI (sistemas de TI e respectivas aplicações) têm no negócio e, quais os processos utilizados pelas grandes organizações portuguesas no sentido de garantir o seu alinhamento.

3 Quão importantes são as TI para a execução dos processos de negócio da sua organização?

4 Independentemente de medir o seu impacto, na sua opinião, qual o contributo das TI para o sucesso do negócio da sua organização?

5 Com que frequência os projectos de TI têm como suporte um plano de negócios?

6 Com que frequência são quantificados os benefícios tangíveis e intangíveis a atingir, para o negócio, com um projecto de TI?

7 Com que frequência é delegado a um executivo da organização a responsabilidade de garantir que os benefícios definidos para o projecto de TI sejam de facto cumpridos?

8 Das seguintes opções, qual aquela que mais se aproxima da forma de reporting dos projectos de TI na sua organização?

9 Com que frequência os projectos de TI são revistos e alterados para reflectir novas realidades de negócio?

10 Dentro do departamento de TI, quais as tecnologias/áreas que considera mais interdependência terem com a estratégia da sua organização?

11 Em que tipo de situações são utilizados Service Level Agreements (SLA’s), na implementação e gestão de projectos de TI?

12 Na sua opinião, qual o impacto que uma estratégia de Outsourcing, de todo ou parte dos SI, tem na capacidade de alinhamento das TI com o negócio?

13 Na implementação de projectos de TI, o chefe de projecto é:

14 Qual considera ser o papel das TI na definição da estratégia da sua organização ?

15 Comentário Uma grande maioria das organizações inquiridas é utilizadora de Outsourcing de TI e pretende continuar a utilizar, demonstrando que efectivamente o conceito está já solidamente instalado no mercado. A agudização da crise económica deu provavelmente um forte contributo para tal, já que no ano passado o uso e as intenções de usar se ficavam pelos 60%. Não deixa de ser curioso, aliás, verificar que ocorreu uma drástica alteração de opinião dos que nos anos anteriores tinham optado pela hipótese «não utiliza e não pretende utilizar», passando de cerca de 40% (44% em 2003 e 41% em 2004) para apenas 7% De notar o facto de, em qualquer das pesquisas, ser praticamente nulo o número dos que escolheram a resposta «Utiliza mas deixará de utilizar», traduzindo uma significativa fidelidade dos que já possuem o estatuto de utilizador. Os resultados são obviamente diferentes da mesma questão relativa aos Sistema de Informação. Efectivamente, o facto de o BPO estar ainda em fase emergente e de consolidação surge claramente expresso nas respostas do painel.

16 Se, todavia, cerca de um terço das organizações fazem já uso deste tipo de Serviços de Outsourcing, isso significa que o mercado está a reagir muito positivamente à oferta que ele oferece. Reforçando esta ideia surgem os 20% que afirmam não serem ainda utilizadores mas que tencionam vir a sê-lo. Por outro lado, o facto de rondar os 40% a percentagem que entende nunca vir a utilizar BPO deve ser visto com a relatividade que estas coisas invariavelmente encerram, ou seja, não será de admirar que de hoje a um ano à mesma questão as respostas sejam em muito menor número. Apesar do sucesso que os Serviços de Outsourcing têm tido é sabido que as resistências, sobretudo nos primeiros tempos, não têm sido poucas. A principal questão é, diríamos inevitavelmente, o receio de perda controlo sobre os processos, referida por 7 em cada 10 dos inquiridos Surge depois um grupo de dois itens: - A especificidade de processos internos, mencionada por 54% - Os custos ou dificuldade em medir o retorno do investimento, alvo da preocupações de 50% dos membros do painel

17 Firms that do IT Governance well can have up to 20% greater profitability than firms with poorer governance, given the same strategic objectives. MIT, Peter Weill

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