A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 UNIVERSO Distâncias no Universo Professor António Nunes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 UNIVERSO Distâncias no Universo Professor António Nunes"— Transcrição da apresentação:

1 1 UNIVERSO Distâncias no Universo Professor António Nunes
Que unidades se usam para medir distâncias no nosso dia-a-dia? Um caracol percorre, em média, uma distância de 12 centímetros por minuto. Uma pessoa a caminhar percorre, em média, uma distância de 80 metros por minuto. Um automóvel, numa viagem do Porto a Lisboa percorre, em média, uma distância de 90 quilómetros por hora. Para exprimirmos distâncias no nosso dia-a-dia, usamos, por exemplo, o centímetro, o metro e o quilómetro.

2 Que unidade se usa para medir distâncias no Sistema Solar?
A Lua encontra-se a km da Terra. A Terra encontra-se a cerca de km do Sol. Distâncias expressas em metros ou em quilómetros, entre planetas ou entre planetas e o Sol, dão números demasiado grandes… Para exprimir distâncias no Sistema Solar, os astrónomos usam a unidade astronómica.

3 A unidade astronómica  Uma unidade astronómica (UA) é a distância média da Terra ao Sol.  Esta distância é cerca de 150 milhões de quilómetros. 1 UA ≈ km Se compararmos as distâncias entre a Terra e os planetas e a Terra e as estrelas (para além do Sol) verificamos que estas são muito maiores… Os astrónomos usam outras unidades.

4 Que unidades se usam para medir distâncias para além do Sistema Solar?
Alfa de Centauro é a estrela mais próxima de nós a seguir ao Sol; encontra-se a cerca de km da Terra. Esta distância é muito, muito grande! É cerca de vezes superior à distância a que Plutão se encontra da Terra!... Para medir distâncias para além de Sistema Solar, os astrónomos usam unidades, sendo uma delas o ano-luz (a.l.).

5 O ano-luz Um ano-luz (a.l.) é a distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano. 1 a.l. ≈ km Repara! Se a velocidade da luz no vácuo é de km/s, então a luz percorre cerca de: km em um segundo km em um ano ? Porquê ?

6 Se a luz percorre 300 000 km por segundo, então, percorre:
1 a.l. ≈ km Como sabemos? Se a luz percorre km por segundo, então, percorre:  km por minuto Se 1 minuto = 60 segundos é km x 60 = km  km por hora Se 1 hora = 60 minutos é km x 60 = km  km por dia Se 1 dia = 24 horas é km x 24 = km  km por ano Se 1 ano ≈ 365 dias é km x 365 = km

7 A quantos anos-luz se encontra Alfa de Centauro da Terra?
Alfa de Centauro encontra-se a km da Terra. Então: 1 a.l. km x a.l. km x = A estrela Alfa de Centauro encontra-se a 4,2 a.l. da Terra. x = 4,2 a.l. Repara! Se Alfa de Centauro se encontra a 4,2 a.l. da Terra, a luz que hoje vemos “saiu” da estrela há 4,2 anos!...

8 Aprendi que…  Para exprimirmos distâncias no nosso dia-a-dia usamos, por exemplo, o centímetro, o metro e o quilómetro.  O quilómetro é uma unidade muito pequena para exprimir distâncias no Sistema Solar.  A unidade astronómica (UA) é a distância média da Terra ao Sol.  A unidade astronómica é a unidade que se usa para exprimir distâncias no Sistema Solar.  Um ano-luz (a.l.) é a distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.  Para exprimir distâncias para além da Sistema Solar pode-se usar o ano-luz.  Se uma estrela se encontra a 4,2 a.l. da Terra, a sua luz demora 4,2 anos a chegar à Terra. FIM


Carregar ppt "1 UNIVERSO Distâncias no Universo Professor António Nunes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google