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PublicouJúlia Feliz Alterado mais de 10 anos atrás
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Criação, produção e uso de Objetos de Aprendizagem
Cesar A. A. Nunes Escola do Futuro – USP Faculdade SENAC C. Ex. e Tecnologia Oort Tecnologia Congresso Internacional de Educação a Distância – 31/08/02
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Qual a definição Objeto de Aprendizagem?
Qualquer recurso digital que possa ser reutilizado e ajude na aprendizagem (Wiley) Palavras importantes: digital reutilizável aprendizagem
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Para que servem os L.O.? São adaptáveis a necessidades, habilidades, formação, interesses e estilos cognitivos de cada aprendiz Permitem costurar conteúdo, ritmo, dificuldade, ... Acessíveis em qualquer lugar e qualquer tempo
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Problemas com a metáfora do Lego
Qualquer peça pode ser combinada com qualquer outra As peças podem ser montadas da maneira que você escolher É tão simples e divertido que mesmo crianças são capazes de montar
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Metáfora do átomo Nem todo átomo é combinável com um outro átomo qualquer Átomos só podem ser “agregados” em certas estruturas, prescritas por sua própria estrutura interna É necessário algum treino para “agregar” átomos
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Mundo ideal Repositórios de objetos – guardados e catalogados para uso e distribuição abrangente Acopláveis em tempo real, sob demanda, e distribuídos conforme a necessidade
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Objetivos do Curso (1) Apresentar diversos objetos de aprendizagem e discutir suas características Identificar os pré-requisitos para um autor de objetos de aprendizagem Discutir as diferentes tecnologias para produzir e armazenar L.O. Apresentar esquemas e processos de catalogação de L.O.
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Objetivos do Curso (2) Discutir as possibilidades de recombinação e o uso de objetos de aprendizagem em ferramentas de gerenciamento de curso Apresentar as vantagens e dificuldades na utilização pedagógica dos L.O. Apresentar projetos que estão utilizando L.O. Discutir exemplos significativos para a audiência do curso
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Um pouco de história Educational Object Economy –
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O herdeiro atual Multimedia Educational Resource for Learning and
Online Teaching
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Mais alguns parentes IEEE - Learning Object Metadata (LOM)
Instructional Management System (IMS) Sharable Content Object Reference Model (SCORM) Ariadne, ESCOT, Canarie, …
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Exemplos de Objetos de Aprendizagem
Afinação – multidisciplinar (Thinkquest) Equações – exercício (RIVED) Morph – motivação Potências de dez – interligação Pássaros – novos conceitos Linha do tempo – pré-autoria (LabVirt)
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Exemplos de projetos baseados em L.O.
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O projeto RIVED Red Internacional Virtual de Educacion – Argentina, Brasil, Peru, Venezuela Projeto colaborativo Mapeamento em módulos Aluno ativo Hands-on, minds-on e reality-on
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Necessidades no RIVED Esquema para classificação das partes dos módulos LOM, IMS (objetos de aprendizagem) Módulo dividido em atividades educacionais EML Esquema para feedback Professores, desenvolvedores, ...
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Criação dos objetos de aprendizagem no RIVED
Finalidade educacional motivação, visualização, indução, dedução, levantamento de pré-concepções, aplicação, ... Tecnologias utilizadas reuso, tradução, personalização, ...
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Catalogação - LOM Autoria e controle de versão
Aderência a algum padrão de metadados Requisitos técnicos Características educacionais Permissões de uso Taxonomia
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Ciclo de produção de um applet - LabVirt
Especificação e Encomenda Solicitação Avaliação Aluno e Professor (na escola) Professor Universitário (no núcleo) Professor Universitário e Administrador de Componentes (no núcleo) Utilização Disponibilização Construção Gestor e Desenvolvedor (no núcleo) Desenvolvedor (no núcleo) Aluno e Professor (na escola)
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Ciclo de produção de um applet - catalogação
Especialista (no núcleo) Administrador de Componente Desenvolvedor/ Fábrica 1.1 Solicitação 2.1 Reuso (consultas) 3.1 Projeto 1.2 Análise Didática e de Conceitos de Física 2.2 Análise da viabilidade 3.2 Construção Aquisição 1.3 Especificação Técnica 2.3 Encomenda Técnica 3.3 Teste de Componentes 2.4 Catalogação 3.4 Liberação 1.4 Aceite Repositório Componentes (applets) 1.5 Integração
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Combinação de objetos SCORM (Sharable Content Object Reference Model): especificações técnicas e guias para Modelo de agregação de conteúdo –identificação e agregação de recursos em conteúdos estruturados de aprendizagem Ambiente de execução – comunicação e rastreamento de conteúdo em ambiente baseado na Web
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SCORM – visão geral
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SCORM – categorias de objetos de aprendizagem - Assets
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SCORM – categorias de objetos de aprendizagem - SCO
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SCORM – cat. de L.O. – Content Aggregation
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SCORM – foco principal Computer Based Instruction (CBI)
Interactive Multimedia Instruction Intelligent Tutoring Systems Network Tutorial Simulations Web-based training
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SCORM – evolução de CBI e ITS: novas necessidades
Definir L.O. reutilizáveis Desenvolver novos modelos de conteúdo Desenvolver modelos de avaliação do aprendiz Criar novos modelos para sequenciamento de conteúdo Criar repositórios de conhecimento
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SCORM – as ...ilidades Acessibilidade, interoperabilidade, durabilidade, reusabilidade Objetos que permitem rastreamento: padronização da informação a ser rastreada Sequenciamento e navegação determinados na agregação de objetos (Content packaging)
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SCORM X LOM Os metadados do LOM são mapeados e aplicados a assets, SCOs e Content Aggregations SCO + metadados = content package Content packaging: orientações para colocar metadados e arquivos físicos em um arquivo .zip ou em CD-ROM
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Uso das especificações do SCORM
Content aggregation Model – especificações para agregar recursos e definição de metadados Run-time environment – interoperabilidade entre conteúdo baseado em SCOs e LMS Launch, API, Data model
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Interação com Learning Management Systems (LMS)
Blackboard, WebCT, Learning Space, ...
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Interação com LMS
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SCORM – para o futuro Outros modelos de dados e de run-time
Incorporação de objetos de simulação Incorporação de objetos de suporte à performance Desenho de novos modelos de conteúdo Incorporação de tecnologias de jogos
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Cuidados Wiley – www.reusability.org Instrução Clip-Art
O uso e a junção dos objetos de aprendizagem não podem ser totalmente independentes da teoria instrucional Necessidade de uma “Learning Object Design and Sequencing Theory”
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Educational Modeling Language (EML)
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EML – modelo integrado
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EML – unidades de estudo
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EML – modelo de aprendizagem
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EML – unidade de estudo e atividades
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Vantagens em produzir e suas dificuldades (ferramentas)
Pista de testes, conservação de energia Reprodução de curvas Luz em espelhos Empuxo Mathworlds TRAILS – training and resources for assembling interactive learning systems
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Ferramentas e linguagens
Javascript – para material na web Asp, jsp, php + vbscript, java, perl – conteúdo dinâmico e rastreamento Java, flash (com actionscript), Director (com Lingo) – para simulações Facilidades: wrapers, linha MX, coursebuilder, ...
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Modos de distribuição Repositórios (metadados + zip) LMS CD-ROM
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Rastreamento e avaliação
Projeto: “Novas Tecnologias, Novas Formas de Aprender?” Metacognição Situações motivadoras Rastreamento e feedback Ex. pitágoras, semelhanças de triângulos
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Contato: Cesar Nunes cnunes@futuro.usp.br 3091-6325
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