A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colectores Solares Trabalho realizado por:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colectores Solares Trabalho realizado por:"— Transcrição da apresentação:

1 Colectores Solares Trabalho realizado por:
Escola Secundária da Ramada Colectores Solares Trabalho realizado por: Bruna Lourenço, 10ºB, nº5 Raquel Gordinho, 10º B, nº 20 Vera Loureiro, 10ºB, nº2 Para a disciplina de Físico-Quimica

2 Introdução O uso dos colectores (painéis) solares tem vindo a crescer nos últimos anos, devido às consequências da utilização das energias que degradam o meio ambiente alterando assim o clima do nosso planeta. Uma forma de tentar ajudar a resolver o problema é recorrer, cada vez mais, à utilização de energias limpas e ilimitadas, neste caso o Sol. Antes Uso de combustiveis fosseis, como consequência a degradação do ambiente Depois Aproveitamento da energia solar para fins domesticos, afim de conservar o meio ambiente

3 Sistemas térmicos Sistemas térmicos são constituídos por: colector solar, circuito de circulação, unidade de depósito (acumulador) e unidade de controlo.

4 O que são colectores solares?
Colectores solares são a parte mais exposta de um sistema solar térmico. Estes devem ser colocados de modo a ficarem direccionados à maior exposição solar, para absorverem a maior quantidade possível de energia.

5 Função Os Colectores Solares usam a luz solar para armazenar energia sob a forma de calor para depois ser aplicada em diversos fins.

6 Quais os tipos de colectores solares?
Existem 2 tipos de colectores solares: Vidrados Planos CPC – concentradores parabólicos compostos Tubo de vácuo Não Vidrados

7 Colectores Planos Os colectores solares planos são os mais utilizados
São constituídos por: Vidro Absorvedor Isolamento Caixa Características: É através da placa de absorção que circula a água, encarregada de transferir o calor recebido. A maioria destes colectores planos produzem temperaturas até 70ºC acima da temperatura ambiente.

8 Funcionamento Topicos de funcionamento: Radiação incide no vidro;
Propaga-se até atingir a placa absorsora e este aquece; A placa aquecida emite radiação térmica com maior comprimento de onda; A radiação não consegue atravessar o vidro (mau condutor); Ficando retida na caixa do colector, aumentando assim, a temperatuda do fluido térmico.

9 Concentradores Parabólicos Compostos
Os CPC são adequados para serem utilizados a elevadas temperaturas. São constituídos por: Vidro Absorvedor Isolamento Caixa Espelho

10 Colectores de tubos de vácuo
O que os diferencia dos outros colectores é o facto de terem na sua constituição tubos de vidro transparente, que contem no seu interior tubos metálicos.

11 Colectores não vidrados
São colectores constituídos por tubos de metal ou plástico, cobertos por cores escuras (negro), e no seu interior circula água. Não têm nenhum isolamento adicional, logo o ganho de temperatura é muito limitado (20 ºC a 30ºC)

12 Aplicações São utilizados em: Água quente sanitária
Aquecimento de espaços Aquecimento de bairros Piscinas Indústria Refrigeração solar


Carregar ppt "Colectores Solares Trabalho realizado por:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google