A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é a Internet e o que podemos lá fazer

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é a Internet e o que podemos lá fazer"— Transcrição da apresentação:

1 O que é a Internet e o que podemos lá fazer
Projecto de Acompanhamento Pedagógico de Internet Escola Superior de Educação de Viana do Castelo - IPVC O que é a Internet e o que podemos lá fazer

2 E o que precisamos para aceder à Internet?
Mas o que é a Internet? A Internet é uma rede constituída por milhões de computadores em todo o mundo através do qual podes procurar informações, “falar” com outras pessoas de todo o mundo, comprar livros, participar em jogos interactivos, e muito, muito mais! E o que precisamos para aceder à Internet? 1 PC – o computador acede à Internet a partir de um PC ligado a um “fornecedor de serviços Internet” que chamamos de ISP; 1 MODEM – que liga o PC à Internet através das linhas telefónicas. Converte os sinais binários (linguagem do computador, que são basicamente sequências de números 0 e 1 ); 1 ISP – quer dizer “fornecedor de serviço Internet”, funciona como se fosse uma porta através da qual os dados podem entrar e sair; Servidores – a informação passa através dos servidores até chagar ao seu destino.

3 Por isso, vamos estar atentos e qualquer dúvida, perguntem, ok.
Como podes ver na aula de hoje iremos aprender alguns passos sobre a Internet. Aqui, iremos aprender a ver a barra de ferramentas da Internet e para que serve; Iremos aprender a pesquisar, utilizando os motores de busca, como o “GOOGLE”; Vamos, descobrir como se guarda uma página da Internet na nossa pasta e nos “FAVORITOS”; Como podemos imprimir uma página da Internet directamente. Por isso, vamos estar atentos e qualquer dúvida, perguntem, ok.

4 Vamos, então começar por descobrir quais as possibilidades que temos para aceder à Internet.
Para entrar na Internet, tens de procurar este ícone Ele refere-se ao programa chamado “Internet Explorer”, que nos permite explorar as páginas de Internet. Esse símbolo pode estar no Ambiente de Trabalho, então clicas, com o rato, duas vezes em cima do ícone Internet Explorer Caso, não encontres esse ícone no Ambiente de trabalho, não te preocupes. Fazes o seguinte: 1.º - Clica em Iniciar; 2.º - Clica em Programas; 3.º - Por fim, escolhe o Internet Explorer.

5 Se aguardares um pouco irá aparecer-te uma janela deste género.
Agora vou passar a explicar-te um pouco das funções de cada um destes ícones.

6 Vou agora explicar-te, para que servem os ícones:
Retroceder – volta para a página anterior à que estamos a visualizar; Avançar - vai para a página seguinte; Parar – suspende o carregamento da página. É utilizado quando a página demora a carregar; Actualizar – recarrega a página que estas a visualizar no momento; Homepage – é a página que se encontra definida quando acedemos à Internet; - Favoritos – aqui podes guardar os endereços das páginas que mais gostas, para mais tarde a visualizares. Para as poderes ver aparece-te uma coluna do lado esquerdo da página; - Imprimir – serve para imprimires uma página da Internet directamente; Endereço – aqui é o espaço reservado para tu escreveres o endereço das páginas que pretendes navegar; Ir para – é onde tu clicas, após teres escrito o endereço da página para entrares na página que pretendes

7 Quando queres ver alguma página que não te lembras o endereço, ou queres pesquisar sobre um tema à tua escolha, deves utilizar um motor de busca que te dará todas as informações e imagens que pretendas. Por exemplo vamos aprender a fazer uma pesquisa no Motor de Busca “GOOGLE”

8 Como podes guardar uma página da Internet na tua pasta?
Para guardares uma página da Internet na tua pasta, tens de seguir os mesmos passos que no Microsoft Word: - Ficheiro – Guardar Como – escolhes o sítio onde está a tua pasta (Ambiente de Trabalho – Abres a tua pasta - Guardar

9 Para guardares as páginas de Internet nos FAVORITOS, para mais tarde ires navegar mais um pouco, basta: Clicares em cima do ícone de Favoritos e aparece-te a caixa do lado esquerdo onde te vai mostrar as páginas que já tens lá guardadas. Depois carregas em adicionar e aparece-te uma caixa parecida com esta, que contém o nome da página. Carregas em OK, e assim fica a tua página guardada.

10 Por fim, para imprimires uma página da Internet, na sua totalidade, directamente, basta:
ires ao menu FICHEIRO – Imprimir - Imprimir

11 Agora que já aprendeste alguma coisa da Internet, que tal pores em prática o que aprendes-te e fazeres as tuas próprias pesquisas? Vamos começar?


Carregar ppt "O que é a Internet e o que podemos lá fazer"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google