A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEATRO “O DENTINHO” EB/1 JI S.GONÇALO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEATRO “O DENTINHO” EB/1 JI S.GONÇALO"— Transcrição da apresentação:

1 TEATRO “O DENTINHO” EB/1 JI S.GONÇALO Esta actividade decorreu no âmbito da articulação curricular com apresentação de um teatro de fantoches “o dentinho” que vai de encontro aos projectos a Ler +, Passe e Passezinho, sensibilizando as crianças para uma alimentação saudável e cuidados a ter com a higiene oral. Como combinado na primeira reunião de articulação curricular, todos os docentes envolvidos no projecto (Pré e 1º Ano) dinamizarão a hora do conto nas primeiras segundas-feiras de cada mês utilizando diferentes formas de contar histórias, incentivando ao gosto pela leitura. Coube à turma B dar início a este projecto.

2 Teatro de fantoches “O dentinho”
(Aparece o rebuçado)                                                                                REBUÇADO - Olá! Já viram quem eu sou?... Não?... Eu sou um rebuçado e todos os meninos gostam de mim. Pudera ... sou tão docinho! ... (aparece o dente a gemer) - Olha, olha ... O que é que tu tens, dentinho? DENTE - Deixa-me! É por tua culpa que estou assim. Andava sempre a trincar rebuçados Ai! E agora estou doente. Desaparece da minha vista porque não posso ver rebuçados quando estou com dor de dentes. - Essa é boa! Por minha culpa?! Mas eu sou um rebuçado... sou muito docinho... e não faço mal a ninguém. (aparece o chocolate) CHOCOLATE - Olá, amigo rebuçado! Olá, amigo dente ... tens ar de estar doente. - O que eu acho é que a culpa deve ser dos chocolates que comeste!

3 - De que é que eu tenho a culpa? REBUÇADO
CHOCOLATE - De que é que eu tenho a culpa? REBUÇADO Da doença do amigo dente. Toda a gente sabe que os chocolates fazem mal aos dentes. Ora essa ! Eu até me derreto na boca dos meninos. Os rebuçados é que fazem mal aos dentes. - São mas é os chocolates! - Os rebuçados! - Os chocolates (brigam algum tempo e o dente continua a gemer) ( Uma maçã espreita  e aparece) MAÇÃ Eu acho que a culpa é dos dois. Pobre dentinho! Se tivesses comido mais maçãs em vez de rebuçados e chocolates ... Baaaaah!!! Ora, ora, o que tu querias era ser tão doce como nós e não ter tanto caroço lá por dentro. - E tu ... o que querias era ser tão vermelhinho como eu. - Calem-se e reparem quem vem ali.

4 - Bom-dia, meus meninos e minhas meninas.
(aparece o dentista) DENTISTA - Bom-dia, meus meninos e minhas meninas. (espera por as crianças o cumprimentarem também e   ... se for caso disso  ... manda-as falar mais alto) Ora vejam lá se são capazes de adivinhar quem eu sou?! ... Uso bata branca ... trabalho com uma cadeira que sobe e desce ... e tiro as dores de dentes aos meninos ... Conseguem adivinhar ??? (espera um pouco pela resposta) - Pois é,eu  sou o vosso amigo dentista. (o dente começa novamente a gemer e o dentista aproxima-se dele e examina-o) - Ora aqui está quem precisa da minha ajuda. REBUÇADO - Mas antes, sr. dentista, diga-nos lá quem tem razão: qual de nós é o culpado da doença do amigo dente? - Bem ... comer muitos rebuçados e chocolates faz mal aos dentes. Por isso vocês os dois têm culpas. MAÇÃ - E eu? E eu?

5 Ah! Tu és uma grande amiga dos dentes. Só lhes fazes bem.
DENTISTA Ah! Tu és uma grande amiga dos dentes. Só lhes fazes bem. Agora... se o nosso amigo dente não andasse esquecido da escova dos dentes... e se lavasse os dentes depois das refeições... mesmo depois de comer maçãs... agora não estava doente. (vira-se para o dente ) - Anda cá que eu vou-te tratar. (puxa de um instrumento) DENTE - Ai! Ai! Tenho medo! - Então, então ... não te sentes mal? Não estás com dores? Queres ou não ficar bom? Vais ver que não custa nada ... só te quero tratar.  ( trata o dente ) Pronto! Então, estás melhor? - Ah! Muito melhor! Obrigado! - Bem... mas agora muitas maçãs, poucos rebuçados e chocolates e... (tira do bolso uma escova de dentes) ... e a escova de dentes ... se não, voltas a ficar doente. - Mas, afinal, os dentistas são nossos amigos! - Pois é! (abraçam-se a rir).

6

7 Assim foi trabalhada a historia pela Turma B…


Carregar ppt "TEATRO “O DENTINHO” EB/1 JI S.GONÇALO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google