A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE"— Transcrição da apresentação:

1

2 Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE

3 Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE

4 Quais as principais fontes
Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE Quais as principais fontes de poluição?

5 Quais são os principais impactes da actividade humana no ambiente?
Poluição Contaminação Introdução de substâncias ou energia (poluição térmica) pelo Homem que afectam de uma forma directa ou indirecta os organismos e a saúde humana. Presença de compostos em concentrações superiores às normais, podendo derivar de fontes naturais (vulcões, etc.). Poluentes/Contaminantes Compostos biodegradáveis São degradados pelos decompositores e saprófitas, não se acumulando nos ecossistemas por longos períodos de tempo.

6 Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE
Muitos compostos tóxicos acumulam-se no organismo (metais pesados, etc.). Bioacumulação Esses compostos são transmitidos ao longo das cadeias alimentares e a sua acumulação provoca o aparecimento de patologias. Bioampliação

7 Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE
Toxicidade Na maioria das situações, os sintomas só aparecem quando os poluentes estão em elevadas concentrações. Definida pela dose letal (quantidade de composto tóxico que provoca a morte a 50% de uma dada população de organismos). frequência duração da exposição Depende da:

8 Crónicos Agudos Cancerígeno Teratogénico Mutagénico
Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE Efeitos graduais, durante um longo período de tempo. Crónicos A contaminação e poluição afectam os seres humanos e podem ter vários efeitos. Efeito com reacção rápida e geralmente pouco demorada. Agudos Cancerígeno Teratogénico Mutagénico Os poluentes podem classificar-se em três categorias.

9 Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE
Quais os principais impactes da actividade humana nos solos?

10 Quais os principais impactes da actividade humana na água?
Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE Quais os principais impactes da actividade humana na água? A poluição da água, elemento fundamental à vida, é extremamente grave. Eutrofização (natural e cultural) Os cursos de água recuperam após a descarga, com restabelecimento da maioria das populações de organismos. O aumento de nutrientes – descarga orgânica – provoca o desenvolvimento de microrganismos decompositores que consomem o oxigénio, aumentando a Carência Bioquímica de Oxigénio (CBO).

11 As plantas em profundidade não recebem luz.
Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE As plantas em profundidade não recebem luz. Nutrientes Fotossíntese Fitoplâncton Oxigénio Turbação Alimento Em profundidade aumenta a CBO, principalmente em cursos de água com corrente fraca (lagos, rios, etc.). Ocorre a deposição de sedimentos resultantes da morte de muitos organismos. Combate à eutrofização: tratamentos químicos, remoção de plantas, dragagens de sedimentos, etc.

12 fontes dos contaminantes atmosféricos?
Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE Quais as principais fontes dos contaminantes atmosféricos? Primários Resultam directamente da combustão ou evaporação dos combustíveis fósseis, ou de fontes naturais (vulcões, etc.). A queima dos combustíveis fósseis (derivados do petróleo) pelos veículos motorizados, ou pela indústria (produção de energia) é a principal fonte de poluição atmosférica. Os contaminantes podem ser divididos em duas classes: Resultam da reacção dos contaminantes primários na atmosfera, pela acção da luz solar. Secundários

13 Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE
Qual a origem das chuvas ácidas? Compostos químicos como óxidos de enxofre e de azoto combinam-se com a água dando origem a precipitações ácidas.

14 Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE
Quais os principais impactes das chuvas ácidas? O pH reduzido afecta o desenvolvimento dos organismos, principalmente ao nível dos processos reprodutivos. Ocorre a lixiviação de metais pesados e outros poluentes. As emissões gasosas provocam um aumento da acidez das precipitações (água, neve, etc.), que afectam globalmente os ecossistemas. A acidez das precipitações provoca uma dissolução do alumínio no solo, que se torna tóxico em elevadas concentrações, além de afectar o desenvolvimento das plantas (pode provocar a sua morte).

15 Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE
Quais as implicações da poluição atmosférica no Efeito de Estufa? O CO2 e outros gases de estufa reflectem os raios infravermelhos em direcção à Terra funcionando como uma estufa. A concentração dos gases de estufa variou ao longo do tempo, com implicações no nível das águas do mar e no clima do planeta.

16 Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE
Quais as causas e consequências do aquecimento global? O aumento da emissão de gases com efeito de estufa provoca um aumento da temperatura média do planeta, com impactes ao nível do clima e dos ecossistemas.

17 poluição na camada de ozono?
Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE Quais os impactes da poluição na camada de ozono? O ozono é fundamental para impedir a passagem da maioria das radiações Ultra-Violeta (UV). A diminuição da camada de ozono implica um aumento do número de mutações que podem originar cancros de pele, etc. Os átomos de cloro libertados dos CFC reagem com o ozono formando monóxido de cloro e oxigénio molecular. Os “buracos de ozono” são mais visíveis nas zonas polares.

18 Resulta da poluição e de reacções atmosféricas.
Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE Embora a camada de ozono na estratosfera se encontre em regressão, na troposfera tem aumentado a concentração de ozono: Resulta da poluição e de reacções atmosféricas. O ozono é um gás muito tóxico para os organismos e afecta os indivíduos (principalmente os que têm problemas respiratórios). Os tratados internacionais são essenciais para controlar a emissão de ozono.

19 Como funciona uma ETAR? Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE
Como tratar os resíduos líquidos produzidos pela actividade Humana? As ETARs são Estações de Tratamento de Águas Residuais, que permitem remover: nutrientes em excesso, microrganismos e resíduos sólidos, etc. Como funciona uma ETAR? Tratamento preliminar Tratamento primário Tratamento secundário Tratamento terciário

20 Tratamento preliminar
Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE Tratamento preliminar Visa eliminar os resíduos sólidos de grandes dimensões, quando estes passam por tapetes e crivos. Os resíduos podem ser encaminhados para uma incineradora, para serem eliminados.

21 Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE Tratamento primário
No tratamento primário ocorre separação de materiais gordurosos (óleos, etc.). O tanque de sedimentação contém um conjunto de braços giratórios que visam separar a Matéria orgânica. Os materiais sólidos recolhidos do fundo do tanque designam-se por lamas em bruto.

22 Tratamento secundário
Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE Tratamento secundário O tratamento secundário visa a eliminação de parte da matéria orgânica, pela acção de decompositores e saprófitas. O arejamento é essencial na manutenção dos níveis de O2 para que ocorra uma decomposição eficiente, sem maus odores. Os microrganismos depositam-se no fundo do tanque, sendo bombeados novamente para o sistema, entrando como lodos activados. Alguns sólidos e microrganismos são adicionados às lamas brutas.

23 Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE
Tratamento terciário No tratamento terciário ocorre uma separação biológica dos nutrientes, evitando fenómenos de eutrofização. Ocorre uma série de reacções com intervenção de microrganismos, convertendo-os em compostos insolúveis ou gases, que facilmente se separam da água em tratamento. Os organismos em excesso, e o material que sedimenta adicionam-se às lamas.

24 Que destino pode ser dado
Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE Que destino pode ser dado produzidas na ETAR? As lamas brutas são focos de contaminação, quando despejadas no meio ambiente. Preparação de compostos Pasteurização (secagem) Estabilização com cal Digestão anaeróbia Elas podem ser convertidas em fertilizantes para a agricultura. Estes tratamentos possibilitam a aplicação das lamas sob a forma de fertilizantes (no estado líquido ou sólido).

25 Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE
Como tratar os resíduos sólidos urbanos (RSU)?

26 Os aterros sanitários permitem armazenar os resíduos sólidos urbanos.
Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE Os aterros sanitários permitem armazenar os resíduos sólidos urbanos. Evitam a contaminação dos recursos de água dos solos por lixiviação de compostos perigosos. Permitem aproveitar o gás resultante dos processos de decomposição, como por exemplo, o metano. Aproveitamento dos espaços para lazer, após o preenchimento completo dos depósitos. Constituem uma alternativa às lixeiras a céu aberto, altamente poluentes e sem controlo.

27 Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE
Co-incineração em fornos de indústrias, como por exemplo, as cimenteiras. Resíduos perigosos ou nas regiões urbanas, quando existem elevadas quantidades de resíduos. Permite reduzir a quantidade de resíduos, produzir energia e controlar e emissão de gases.

28 Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE
Que alternativas existem para diminuir os impactes da produção de resíduos? Reduzir Reutilizar Reciclar Diminuir o consumo humano, para diminuir a exploração de recursos naturais (matérias-primas). Aproveitar alguns compostos para novas aplicações, evitando a acumulação de resíduos, e o gasto excessivo de recursos. Produzir novas matérias a partir dos resíduos, diminuindo o impacte ambiental da actividade humana. Estas medidas ficaram conhecidas como a política dos 3R.

29 Compostagem Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE
Que alternativas existem para diminuir os impactes da produção de resíduos? Compostagem Permite aproveitar os materiais biodegradáveis. Baseia-se na decomposição dos materiais, formando fertilizantes. Economicamente pouco dispendioso e ambientalmente vantajoso.


Carregar ppt "Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google