A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

- Coração -Vasos Sanguíneos - Circulação do Sangue

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "- Coração -Vasos Sanguíneos - Circulação do Sangue"— Transcrição da apresentação:

1 - Coração -Vasos Sanguíneos - Circulação do Sangue
Sistema Circulatório - Coração -Vasos Sanguíneos - Circulação do Sangue

2 É constituído pelo coração e vasos sanguíneos
Sistema Circulatório O que é o Sistema Circulatório? É um conjunto de órgãos que tem como função realizar a circulação do sangue por todo o corpo. É constituído pelo coração e vasos sanguíneos

3 O Coração O que é o coração?
O coração é um órgão que funciona como uma bomba, é constituído por um poderoso músculo, o miocárdio, por 4 cavidades ( duas aurículas e dois ventrículos), e por 4 válvulas.

4 Como se designam as cavidades do coração?

5 A função das válvulas é só deixar passar o sangue numa só direcção.
Válvulas do Coração Qual a função das válvulas? A função das válvulas é só deixar passar o sangue numa só direcção. A- Válvula sigmoidal fechada B- Válvula sigmoidal aberta

6 O que acontece dentro do coração?
Ciclo Cardíaco O que acontece dentro do coração? Cada ciclo cardíaco é caracterizado por contracções sucessivas das aurículas e dos ventrículos, seguidas pelo relaxamento geral, quando o sangue entra no coração.

7 Vasos Sanguíneos Vasos Sanguíneos Características Função
Paredes espessas e elásticas. Saem do coração e levam o sangue a todo os órgãos do corpo. Saem sempre dos ventrículos Paredes elásticas e finas Conduzem o sangue dos órgãos ao coração. Entram nas aurículas. São vasos microscópicos de paredes muito finas Fazem a comunicação das artérias com as veias, irrigando todos os órgãos.

8 Circulação do Sangue Como circula o sangue no organismo? Faz-se por duas fases: a grande e a pequena circulação.

9 CIRCULAÇÃO DO SANGUE Grande Circulação Pequena Circulação
O sangue arterial sai do ventrí- culo esquerdo transportado pela artéria aorta que o leva às células. Nas células, passa a sangue venoso voltando ao coração transportado pelas veias cavas que se abrem na aurícula direita. O sangue venoso sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar que o leva aos pulmões onde se dá a hematose. Já como sangue arterial volta ao coração transportado pelas veias pulmonares que se abrem no aurículo esquerdo.

10 Cuidados a ter com o Sistema Circulatório
Fazer exercícios Físicos Alimentação equilibrada Controlar a tensão arterial Não Permanecer muito tempo de pé Controlar as infecções

11 Como é constituído o sistema circulatório.
O que deves saber! Como é constituído o sistema circulatório. Como circula o sangue no organismo. Como trabalha o coração. Quais são os cuidados a ter com o sistema circulatório.


Carregar ppt "- Coração -Vasos Sanguíneos - Circulação do Sangue"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google