A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adolescência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adolescência."— Transcrição da apresentação:

1 Adolescência

2 Índice Introdução O que é a adolescência Os órgãos da raparigas
Etapas de desenvolvimento das raparigas Os órgãos dos rapazes Etapas de desenvolvimento dos rapazes Os problemas na adolescência A higiene na adolescência A gravidez na adolescência Inquérito Conclusão Bibliografia

3 Introdução Este trabalho tem como tema a adolescência.
A curiosidade sobre o que se está a passar com o nosso corpo e cabeça e ainda vai acontecer, é o que vamos descobrir neste trabalho. Procurámos informações em livros, Internet, etc.… Este trabalho vai ser elaborado por Diogo Martins, Francisca Melo, Humberto Lourenço, Joana Dias e Rita Duarte. Espero que gostem.

4 O que a adolescência? A adolescência é uma etapa muito complicada que começa a partir dos 10 até aos 16. Na adolescência as raparigas, e os rapazes, começam a sofrer alterações no seu corpo, na sua mente e nas suas relações sociais.

5 Órgãos das Raparigas

6 Órgãos das raparigas

7 Órgãos das raparigas

8 Legenda dos órgãos das raparigas
1 – ovários 2 – vagina 3 – uretra 4 - colo de útero 5 – trompos de falópios

9 As etapas das raparigas
Puberdade – esta é a altura em que, nas raparigas, começam a surgir as alterações características da adolescência. Voz – é nesta altura que as raparigas mudam de voz Curvas – é nesta altura que se começa a ganhar curvas para que mais tarde consigam ter bebés. Menstruação – começa-se a ter a menstruação, sinal que se começa a ser uma mulher Acne – é habitual que as raparigas, mais que os rapazes, comecem a ter os bicos / borbulhas Pêlos – as raparigas começam a ter pêlos, nas axilas, pernas, buço e zona púbica Mamas - as raparigas começam a sentir a adolescência com o crescimento das mamas Novos Odores - começam a surgir novos odores (resultado dos suores com os pêlos)

10

11 Os órgãos dos rapazes Um homem produz cada dia cerca de 20 milhões de espermatozóides, que são armazenados. Os espermatozóides são as células sexuais masculinas, cuja função é fecundar óvulos Femininos. O processo de formação dos espermatozóides dura cerca de 64dias. A produção de espermatozóides começa durante a puberdade, por volta dos 13anos, e continua durante toda a vida, mas vai decrescendo a partir dos 50anos aproximadamente. Em cada ejaculação são expelidos entre e milhões. Os espermatozóides não ejaculados degeneram e são reabsorvidos pelo corpo.

12 As etapas dos rapazes A puberdade é a etapa na qual, no rapaz, começam a crescer os testículos e o pénis. A voz fica mais grave. Os rapazes têm uma “maça na garganta” que fique mais grave. “Pêlos”Os rapazes começam a ter pêlos nos órgãos genitais, nas axilas e no rosto, a barba. “Acne” é comum tanto nos rapazes como nas raparigas e caracteriza-se pela formação de borbulhas na pele, mais especificamente no rosto. “testículos” os rapazes começam a ter o crescimento dos testículos para mais tarde com a mulher conseguir ter filhos. “Pénis” É na altura da puberdade que começa a crescer o pénis. Novos odores - os rapazes por causa dos pêlos começam a deitar novos odores.

13 Os problemas na adolescência

14 Os problemas na Adolescência.
Todos os adolescentes vivem problemas durante esta fase da sua vida. Já se julgam crescidos, capazes de resolver os seus problemas mas afinal, falando uns com os outros descobrem que têm muitos problemas. Muitas vezes não conhecem porque é que o seu corpo está a mudar Muitas vezes não percebem porque mudam tantas vezes de humor Não gostam de falar com adultos sobre as suas dúvidas Acham que o grupo de amigos é que os pode ajudar

15 Perguntas : sobre os problemas na adolescência
Já tiveste problemas na adolescência ? O inquérito foi respondido pelo 6ºA por 16 pessoas.

16 A higiene

17 A higiene na adolescência
Todos nós temos de adquirir hábitos de higiene diários tanto a nível da lavagem do nosso corpo, como a nível da higiene oral. Mas quando tens borbulhas, que se costuma designar por acne, é necessário ter alguns cuidados. Vamos então dar-te algumas dicas: -Nunca espremas as borbulhas porque podes infecta-las, ficando marcas na cara. -Ao lavar a cara não esfregues violentamente -Se tiveres muitas borbulhas contacta um médico especialista—dermatologista ou endocrinologista(é um especialista no sistema hormonal) Não te preocupes porque as borbulhas são resultados da actuação das hormonas no nosso sistema reprodutor. Com o tempo as borbulhas desaparecem.

18 Perguntas: sobre a higiene na adolescência
Tomas banho todos os dias? Atenção: deves tomar banho porque mesmo não fazendo desporto suas e podes ficar a cheirar mal etc…

19 A gravidez

20 Gravidez na Adolescência
A gravidez durante a adolescência, em meninas com 15 anos ou menos, é uma gravidez considerada de risco. A Organização Mundial de Saúde considera a adolescência como o período de 10 a 20 anos na vida de um individuo. Uma jovem de 14 anos, por exemplo, não está preparada para cuidar de um bebé, muito menos de uma família. Com isso, entraremos em outra polémica , o de mães solteiras. Por serem muito jovens, os rapazes e as raparigas não assumem um compromisso.

21 Perguntas sobre a gravidez na adolescência
Achas que se deve engravidar na adolescência ? Este trabalho foi respondido por 20 pessoas.

22 Inquérito 1 -Sabes o que é adolescência?
2 -Sabes o que acontece durante a adolescência? 3 -Já te começou a crescer pelos púbicos? 4 -Sabes o que é a acne? 5 -Já começaste a ter o acne? 6 -Tens cuidados higiénicos necessários no teu dia a dia? 7 -Sabes o que é a violência doméstica? 8 -Já assististe a alguma situação que consideres violência doméstica? 9 -Já foste alvo de violência doméstica? 10 -Interessaste por saber o que está a acontecer com o teu corpo?

23 Balanço dos Inquéritos

24 Conclusão O trabalho realizado ajudou a descobrir e conhecer o que acontece ao corpo do rapaz e da rapariga quando chegam à adolescência. Mas as mudanças não são só físicas mas também há muitas modificações na maneira de ser e pensar dos adolescentes. Muitos problemas aparecem e algumas vezes não se sabe lidar com eles.

25 Bibliografia livros: “Sou uma adolescente” “Sou um adolescente”
“O grande livro da sexualidade” “Sexo para adolescentes” Internet: wikipedia.com Google imagens

26 Trabalho realizado por:
Diogo Martins Francisca Melo Humberto Lourenço Joana Dias Rita Duarte


Carregar ppt "Adolescência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google